Já falamos por aqui que todo tempo livre é muito bem aproveitado por nós! Nesse feriado, fui com o meu namorado e um casal de amigos conhecer a praia de Itacoatiara, em Niterói.

#Itacoatiaradise, como muitos chamam por aí, virou uma hashtag bem famosinha no Instagram, e não é por menos: cada clique por lá encanta, e nem precisa de filtro!

Além da praia que é boa para surf, há também duas trilhas: o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante. Fizemos a trilha do Costão e a recompensa não poderia ter sido melhor!Costão de ItacoatiaraSe você mora no Rio ou em cidades próximas, é bom se programar. Itacoatiara fica há uns 30 minutos do centro de Niterói, é importante contar com mais esse tempinho para chegar até lá. A nossa ideia era ver o pôr do sol lá do alto do Costão, mas, com tanta violência no Rio, acabamos optando por ir mais cedo, e voltar da trilha ainda com o dia claro.

Fica a dica para quem for com um grupo grande, o pôr do sol lá do alto deve ser incrível!Costão do ItacoatiaraComo chegar na trilha do Costão de Itacoatiara:

trilha do Costão fica na Rua das Rosas, número 24, no canto esquerdo da praia. Há um posto de apoio ao visitante, administrado pelo INEA. Para controle deles, é preciso anotar o nome e telefone antes de subir.

A trilha começa com mata fechada, e é bem íngreme a todo momento. Andamos cerca de 15 minutos (subiiindo) e logo chegamos em um pátio, com três bifurcações. Ali, você opta pelas trilhas que vão até a Pedra do Elefante, Enseada do Bananal e Costão. Seguindo a direção da placa, chegamos na parte aberta, onde continuamos a caminhada em um “chapadão”.costãoMuita gente desiste nessa hora, já que é preciso “escalar” em algumas partes. Olhando de baixo, fica ainda mais íngreme, mas não é impossível e dá pra ir tranquilo. A dica é ir com um tênis próprio, com sola boa e confortável!

Andamos mais 15 minutos até chegar no topo da pedra. Durante todo o caminho pudemos observar partes do mar, que se misturavam com as pedras e o verde das árvores e cactos. Uma paisagem liinda que rendeu ótimas fotos!

A trilha do Costão fica na frente da Pedra do Elefante, que é essa pedra bem grande, lembrando um elefante. Vou voltar lá com a Gaia, o visual deve ser ainda mais incrível lá do alto! Se alguém já foi, deixa aqui algumas dicas pra gente 😉Costão do ItacoatiaraChegando no topo do costão, nos surpreendemos com o visual: a praia de itacoatiara com a água transparente, o pão de açucar, o cristo, a pedra da gávea… um visual liiindo para a cidade maravilhosa!Costão de ItacoatiaraFicamos lá em cima apreciando a vista durante algum tempinho, mas descemos para curtir o final de tarde na praia de itacoatiara. Que clima bom! A praia é realmente um pedacinho do paraíso, com areia fininha, água clara e visual lindo para montanhas e mar.

Obs: as fotos de vestido foram para a marca de roupas Lithium. O óculos de madeira espelhado também é da marca! Quem gostou, pode comprar online aqui.
Praia de ItacoatiaraSe você for até lá, não deixe de experimentar o famoso combo sanduíche natural + mate orgânico. Eu comi o de frango desfiado com cenoura, maionese, batata palha e ovo de codorna, e super recomendo! Li no blog Viajadoras que são duas empresas que “lideram”: os azuis e os amarelos. Parece que os azuis se gabam por colocarem 3 ovos de codorna nos sanduíches, ao invés de dois. hahahha! De resto, são bem parecidos, e o preço do sanduíche + mate é R$10,00.Praia de ItacoatiaraO entardecer na praia foi lindo, com direito a pôr do sol atrás da montanha. Os quiosques na beira da praia ainda dão um clima especial, com música ao vivo, DJ e bebidinhas gostosas.

Passamos um dia delícia em Itacoatiara, e, apesar de longe, já quero voltar lá pra curtir mais um pouquinho!Costão do ItacoatiaraINFORMAÇÕES ÚTEIS

– A trilha tem 2km de extensão e você levará em média 30 minutos para ir e 30 minutos para voltar.

– Como já falei ali em cima, o ideal é ir com um tênis próprio para caminhada (aquelas botinhas são perfeitas!) que tenha boa sola e sejam confortáveis.

– Levar água é indispensável! A trilha é curta, mas, por ser muito íngreme, cansa bastante.

– O melhor é ir em grupo, para ficar mais seguro.

– Aproveite o dia todo em Itacoatiara. Recomendo chegar bem cedo para curtir a praia e fazer a trilha do Costão. Outra opção é a Pedra do Elefante.

– Se você não mora perto de Niterói, pode dar uma olhadinha em alguns hotéis e pousadas aqui.

 

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique! Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

27 respostas

      1. Itacoa é demais mesmo, fico contando os dias para chegar o final de semana e ir pra lá. 🙂 Ah, e você falou que não sabe onde leu a informação dos sanduiches azuis e amarelos, será que não foi no Viajadora? Falamos exatamente sobre isso no nosso post de Itacoatiara! Muita coincidência!
        Um Beijão! :*

        1. Oi Mari!

          hahah pode ter sido, conheci seu blog há um tempo atrás! Vou atualizar essa parte colocando o credito pra vcs 😉
          Obrigada por avisar, eu realmente não lembrava onde tinha lido essa info. hahaha

          Beijos

  1. Já subi a Pedra do Elefante, é uma trilha que pode ser feita em 3 horas. Começa no alto da estrada que liga Itaipu com Itaipuaçu. A maior parte do caminho é em mata fechada, no fim a vista compensa demais. O costão fica parecendo uma pedrinha de lá.

    1. A gente quer muito ir na Pedra do Elefante. Mas você acha melhor ir com guia? Por causa da mata fechada e tal.
      Deve ser uma trilha incrível!

  2. É realmente linda a vista lá de cima! Subi tanto o Costão quanto a pedra do Elefante e vale muito a pena!

  3. Oi Nanda!

    Que bom que gostou da trilha e que recomenda 🙂
    Sobre os sanduíches, sim são duas “empresas” mais conhecidas. Os “amarelos” são a galera do Marcelo Natural e o mate deles é com limão. Os “azuis” são do Sergio e sim, tem um ovinho de codorna a mais no sanduba deles ehehe

    Se vocês ainda pensam em subir a Pedra do Elefante (mais conhecida por aqui como Mourão), deixo um texto sobre a trilha: https://exploreniteroi.wordpress.com/2015/07/31/explore-alto-mourao/ (vocês também podem acompanhar a gente no facebook.com/exploreniteroi, porque temos várias dicas de passeios e trilhas bem legais na cidade). Dá pra ir sem guia, porque a trilha é bem sinalizada, subimos com nossos leitores há 15 dias e foi mega tranquilo. A única diferença pro Costão é que a escalaminhada é mais pesada. Mas nada que precise de cordas nem equipamento de escalada. Dá pra subir numa boa, com calma.

    A vista é incrível e vale super a pena.

    Se quiserem qualquer dica sobre Niterói, me coloco à disposição.
    Beijos

  4. Olá gata, estive no morro do elefante e foi incrível, tenho certeza que irá gostar, a lembrando leve muita agua, bananada e amendoin se possivel, lá é mais complicado de subir pq tem muitas escaladas mais nao é impossivel irá compensar quando chegar no topo é simplismente lindoooo bjs

  5. Adoro a praia de Itacoatiara !! Fui 3x …e na próxima vou subir a trilha!! Já c sdds !! Mto boa a praia e lanches….Bjos

  6. O Mourao (Pedra do Elefante) não é tão dificil fazer!! Se você for de carro até o mirante de itaipuaçu e for de lá para a trilha, deve levar 1 hora para subir!! Tem uma leve escalada, nada d+ !!!
    A Trilha é bem sinalizada , porem tem uma ou duas bifurcações , na duvida é sempre a trilha da esquerda! Só lembrar disso que você chega tranquila!! Ah , e sobre o Costão de Itacoatiara , da para ir ver o por do sol sem medo, até com pouca gente!

    1. Oi Guiga!

      Que legal, obrigada pelas dicas!!! Estamos querendo fazer a Pedra do Elefante muito em breve! =)

      Beijos!

  7. Recomendo que acessem a Pedra do Elefante pela trilha indicada pelo colega acima, e que começa logo no início da descida da estrada para Itaipuaçu. A trilha que começa em Itacoatiara é muito mais íngreme e difícil.

  8. Oi Nanda, gosto muito de subir a pedra do elefante, a trilha não é difícil e esta bem aberta. Em alguns trexos da trilha a descidas e quase no final a uma pequena escalada, nada impossível.

  9. Olá Nanda, realmente está é uma das mais belas trilhas e vistas!!!
    Quero complementar sua matéria dizendo que está trilha faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca-PESET que como disse é administrado pelo Inea. O horário de abertura é das 8 as 18 h no período de horário de verão.
    Por esta portaria que passou não é permitido a subida para a Pedra do Elefante ou Auto Mourão. A trilha está interditada por apresentar um grande risco aos visitantes.
    A subida para a Pedra do Elefante se dá pela Serrinha de Itaipuacú, é só entrar um trevo antes de Itacoatiara, lá também tem um belo mirante.
    É sempre legal divulgar o contato da Unidade de conservação, neste caso o PESET, para que os visitantes possam tirar suas dúvidas. Telefone da sede de atendimento aos visitantes é 21-2709-9176.
    Obrigado,

  10. Vocês não podem deixar de experimentar o suco betacaroteno que é vendido lá, deixa a pele macia com um lindo bronze e faz bem para o kabelo tbm! Imperdível galerinha

  11. Nada te agradeço pelas dicas, estava em busca de grandes experiências e consegui ter graças ao seu blog, segui todas as suas dicas mas gostaria de ressaltar uma informação que não tinha.
    Para a galera que usa meio de transporte público e mora próximo ao Centro do Rio de Janeiro uma dica boa é pegar o ônibus 707 Itaipu e descer na cabine da policia e ir andando em direção à praia, ao chegar na praia virar a esquerda e seguir reto. Ali já terá pessoas para informar onde se encontra o inicio da trilha. Eu gastei com ida e volta 20 reais da Taquara até o local. Ah e não se esquecendo de levar uma garrafa de 2litros pois uma pequena não dá vazão em um dia ensolarado. Beijinhos e boa trilha à todos!!!!

    1. Oi Marcely!!

      Que bom que gostou das dicas! E muito obrigada por complementar com essas informações!

      Beijos!

  12. Ola, gostaria de saber se demora muito para sair do centro do Rio. Quero muito fazer essa trilha mas pelo google aparece um tempo de 3h…
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.