Domingo de sol no Rio? Dia de trilha, claro. E foi a vez da Trilha da Urca, caminhada leve que proporciona um visual maravilhoso da Baía de Guanabara.

Morro da Urca é onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar. Fazia anos desde a minha última ida até o topo, e chegar lá por trilha foi uma ótima experiência: zero custo, praticamos exercícios e ficamos em contato com a natureza.

A caminhada começa no canto esquerdo da Praia Vermelha, na Pista Cláudio Coutinho. Essa pista contorna o mar e é um ótimo spot para praticar exercícios como caminhada, corrida e bike. #ficadica

1

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Bem sinalizada, a entrada da trilha é marcada com uma placa e de cara já podemos ver a subida que começa bastante íngreme, formando degraus com troncos e raízes de árvores. Demoramos 30 minutos para chegar até o topo e a maior parte do caminho era formada por escadas naturais. Não é preciso muito treino, é só subir em um ritmo legal, com algumas pausas para respirar, beber água e observar os miquinhos que ficam espalhados pela mata!

trilha morro da urca

Lá do alto podemos apreciar uma vista maravilhosa da enseada de Botafogo, aterro e a praia do Flamengo, Urca e o conjunto disso tudo, deixando a paisagem sensacional e fazendo todo esforço valer a pena!

visual morro da urca

Ficamos um tempo observando a paisagem, sentados em uma das várias cadeiras e espreguiçadeiras espalhadas por lá. Você também vai encontrar restaurante, Rei do Mate e lojinhas de souvenires. Portanto, pode ser uma boa opção subir a trilha e almoçar ou fazer um lanchinho lá no alto com a vista maravilhosa. É claro que os preços são mais caros, para turistas, mas nada tão absurdo.

trilha pão de açúcar

Dicas

#1 Se você não quiser descer a trilha, pode optar por esperar até às 19h e descer de Bondinho. Os funcionários liberam a catraca depois desse horário!

#2 A trilha é bastante escorregadia, vá com tênis com boa aderência! Vi algumas pessoas subindo a trilha de chinelo, mas recomendo ir com sapato fechado.

#3 Água é indispensável!

#4 A trilha fica em área militar, o que a faz ser bem tranquila.

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

8 Responses

  1. As fotos ficaram bacanas e o post tbm.
    Já fiz duas vezes essa trilha e é molezinha! É uma pena que tenha que pagar agora (R$20,00) pra descer! E sobre os preços dos alimentos lá em cima, na minha opinião, não compensa comprar. Descordando de você, acho muito abusivo! Mas a trilha é boa e o visual lá em cima, super bacana!

    1. Oi Wallyson!
      Puxa, que pena… Não sabia que agora precisamos pagar.
      Mas ainda vale o passeio ne? Se pensarmos que o preço cheio é bem salgado..
      Quanto aos preços, é pra turista ne? Nossa opção é sempre levar um lanchinho na bolsa, mas a gente descreve o que tem disponível no lugar. 🙂
      Beijos e boas trilhas!

    1. A trilha do Telégrafo é ótima, Davi! Apesar de ser bem longe de tudo (Zona Sul, Zona Norte ou até a Barra ficam longe), o visual é muito legal e nos permite fotos super criativas.

    1. Oi Rafa!
      Tem um estacionamento na rua mesmo e tenho quase certeza que o valor é o praticado nas demais ruas cariocas, R$2,00. Varia em relação ao tempo praticado, as vezes é por 2h ou pelo dia inteiro.
      Será que ajudei? rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *