Que tal juntar a galera e fazer uma trilha num domingo de sol? Continuando a série Mala de Aventuras Explora, nós fizemos exatamente isso e fomos conferir a trilha do Morro Dois Irmãos.

Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40min de subida até uma das vistas mais bonitas da cidade.

De um lado você avista desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon, do outro, estão a vista da Pedra da Gávea e a Praia de  São Conrado – ambos extremamente convidativos para um mergulho após a caminhada para refrescar o corpo e a alma.IMG_2965A dica é acordar bem cedo para não sofrer demais com o calor durante a trilha, uma boa opção é ir assitir ao amanhecer lá de cima, com o nascer do sol no horizonte surgindo das águas. Já citamos aqui no blog o nascer do sol na Pedra Bonita, outro spot excelente para isso!

Para chegar na entrada da trilha você precisará pegar um ônibus que passe pela Av. Niemeyer até a entrada do Vidigal. A gente combinou nosso ponto de encontro ali e esperamos a galera chegar para pegar a Kombi que nos levaria até a entrada da trilha – o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal. Esse serviço é circular e não precisamos esperar muito para a próxima sair.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Avisamos ao motorista onde iríamos descer e fomos morro acima, passando por dentro da comunidade e vendo o mar azul lá embaixo por entre as casas. Ao chegar lá, pedimos direção em uma pequena venda que tinha na esquina (última parada antes da trilha e boa opção para comprar uma água e uns biscoitos para os esquecidos).

IMG_0387DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO

Passando pela lateral do campo de futebol, começamos a subida de cerca de 1,5km até o topo. Após alguns minutos paramos para descansar no primeiro mirante da trilha, com uma vista diferente da Rocinha, podendo observá-la de cima. Os bloquinhos que se encaixam uns aos outros mais parece uma arquibancada de apreciação da Praia de São Conrado – que vista privilegiada que eles tem!

DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO

40 minutos depois já podemos suspirar com a vista lá de cima. Que visual incrível! Com vista panorâmica de 360 Graus, é bem possível entender o porquê do apelido carinho de Cidade Maravilhosa. Podemos ver longe: do Cristo até as Ilhas Cagarras, passando pelo Leblon, Ipanema, Lagoa, Floresta da Tijuca, a Rocinha e o Vidigal.IMG_3052IMG_0336

No fim da caminhada, nada como um mergulho na Praia de Ipanema para celebrar a cidade maravilhosa com o incrível por do sol por trás do Morro Dois Irmãos.

DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO

COMO CHEGAR

Pegue um ônibus até a Avenida Niemeyer (Integrada 1, 2 ou 8). Ao descer na entrada do Vidigal, pegue um transporte alternativo (kombi ou mototaxi) até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal. Esse serviço custa em torno do valor da passagem de ônibus.

DICAS

Acorde cedo para ver o nascer do sol. E não se esqueça do protetor solar, bastante água e um lanchinho para comer enquanto aprecia a vista.

É SEGURO?

A comunidade do Vidigal foi pacificada em 2012 com a instalação de uma UPP e tornou-se referência para atividades turísticas. Há albergues, centros culturais e alguns barzinhos e até baladas à noite. Mas vale lembrar que devemos sempre tomar cuidado no Rio.

Acompanhe nossas AVENTURAS também no Facebook | Instagram | Youtube

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

17 respostas

  1. “Mas vale lembrar que devemos sempre tomar cuidado no Rio.”
    Tem que tomar cuidado em qualquer lugar do Brasil ¬¬

    1. Oi Octavio!

      Estamos falando de trilha no RIO, por isso a ênfase na cidade. É claro que temos que tomar cuidado em qualquer lugar.

      Beijos

  2. Muito boa esta trilha, a vista é simplesmente MARAVILHOSA, essa foi a minha primeira trilha e adorei, não parei mais. Vale a pena quem nunca foi.

    1. Oi Queila, tudo bem?
      Eu fiz por conta própria e achei tranquilo. Mas se você preferir ir com guias, tem um grupo que chama “Desbravando Rio” que faz esse tipo de caminhada. Procura no facebook que vc encontra eles!
      Beijos

  3. Olá, eu e uma amiga queremos fazer a trilha e conhecer o Cristo no mesmo dia. Acha que dá? O que aconselha fazer primeiro, a trilha e depois Cristo ou o contrário?

    1. Oi Priscila!

      Dá para fazer os dois no mesmo dia sim!
      Sugiro que você vá primeiro ao Cristo por causa da fila. Principalmente em finais de semana e feriado, fica bem cheio, então é bom você pegar o primeiro horário da visita. A trilha é tranquila, você não vai levar tanto tempo, mas cuidado para não pegar o sol de 12h, fica complicado caminhar com aquele sol de rachar!

      Espero ter ajudado!
      Beijos!

  4. Olá, eu e uns amigos queremos fazer essa trilha a um tempo..mas gostaria de saber se dá para ir de carro e se tem algum lugar para estacionar lá em cima ou você aconselha a ir de ônibus mesmo?

    1. Oi Andrezza!
      Olha, eu acho que o melhor é pegar o moto taxi ou a kombi mesmo.
      Pelo que vi quando fui lá, as ruas são bem apertadinhas e não tem tanto lugar pra estacionar.
      Se você deixar seu carro ali no finalzinho do Leblon já rola, fica pertinho 🙂
      Beijos e boa trilha!

    1. Oi rodrigo, minha irma ja foi ver o nascer do sol e adorou! Acho tranquilo sim, vai com lanterna e equipado. O ideal é ir com alguem que ja conheça pra garantir. beijos e boa trilha!

  5. Olá! Eu gostaria de saber se é viável fazer todo o trajeto na comunidade a pé. Minha prima foi na semana passada e disse que a kombi custou 20 reais por pessoa :/

    1. Oi Pedro! Esse valor de kombi é surreal! Custa 3 reais por pessoa. eles devem estar aumentando por ser turista, sei la… Dá pra subir a pé sim! Vá pela entrada esquerda subindo toda vida e pergunte se necessario. Boa trilha!

    1. Oi Akila, tudo bem?
      Já fiz trilhas aqui no Rio com duas empresas e gostei bastante: @desbravandorio e @kmon_adventure. Confere no Instagram!
      Bjs,
      Gaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *