Vai conhecer o “Caribe Amazônico” e quer ficar por dentro das melhores praias de Alter do Chão? Então você está no lugar certo!
Esse belíssimo destino a poucos km de Santarém vem ganhando destaque no turismo nacional e internacional por conta de suas praias deslumbrantes e riquezas naturais.
Durante a época da seca, Alter do Chão revela praias de rio que impressionaram até mesmo jornais de fora do país.
Melhores praias de Alter do Chão: lista
Existem diversas praias belíssimas em Alter. Cada uma com seu charme especial. Assim sendo, nesse post você vai conhecer as seguintes praias:
- Ilha do Amor
- Ponta do Cururu
- Ponta do Muretá
- Pindobal
- Lago Preto
- Ponta de Pedras
- Aramanaí
- Ponta do Caxambu
- Praia do Carapanari
- Maguari
Melhores praias de Alter do Chão
Bora desbravar as melhores praias de Alter do Chão? Antes de tudo, tenho uma dica de ouro para quem quer aproveitar ao máximo essas belezas naturais paraenses. Dê preferência para fazer sua viagem no período da seca. Durante o período das chuvas, muitas delas desaparecem por completo e você não aproveitará tanto.
01. Ilha do Amor
Essa é a praia mais famosa de Alter do Chão! Localizada em frente a orla da vila, a Ilha do Amor deu fama e notoriedade à região. Na verdade, a “ilha” é um braço de areia ligada ao continente que divide o Lago Verde e o Rio Tapajós. Mas isso é o de menos, já que o visual é belíssimo, independentemente de ser uma ilha ou não.
Sem dúvidas, ela é a mais procurada pelos turistas e seu fácil acesso é um dos motivos por trás de sua fama. Aliás, já fica a dica: durante a semana a Ilha do Amor é mais tranquila, mas aos finais de semana você precisa chegar cedo para garantir um bom lugar na areia.
Como chegar na Ilha do Amor: O acesso até ela é feito nos barquinhos da Associação dos Catraieiros. Normalmente o valor cobrado pela travessia é de R$5,00. No entanto, no auge da seca chega a ser possível atravessar a pé!
Ao chegar na ilha, você pode optar por se instalar na beira do Rio Tapajós ou do Lago Verde, que é o lado preferido dos turistas. Além do visual mais bonito, é onde você encontrará melhor infraestrutura, com opções variadas de quiosques e restaurantes. Já o lado do Rio Tapajós fica bem movimentado no final de tarde por conta do pôr do sol espetacular
02. Ponta do Cururu
Outra praia que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Ponta do Cururu. Dependendo da época do ano, sua extensão pode chegar a 2km de faixa de areia!
Diferentemente da Ilha do Amor, ela é mais rústica e preservada. Portanto, se você for passar o dia por lá, certifique-se de levar comida, bebida e o que mais precisar para o seu conforto. Em contrapartida, ao final do dia, muitos barcos vêm ver o pôr-do-sol daqui.
Como chegar na Ponta do Cururu: Não há acesso por estrada. Assim sendo, será preciso contratar um tour ou um barco particular para chegar até lá. O trajeto dura cerca de 20 minutos e logo você dá de cara com uma praia de tirar o fôlego.
Sem dúvidas, a Ponta do Cururu é uma praia para quem busca mais sossego e quer apreciar os sons da natureza. Suas águas são morninhas e a areia é dourada. Aos finais de semana ela costuma receber muitos tours, então prefira os dias de semana se quiser ter a sensação de que só há você na praia.
03. Ponta do Muretá
A Ponta do Muretá também é uma ótima pedida para quem busca paz e sossego. Ela não possui nenhum tipo de infraestrutura para o turismo, então é só escolher uma árvore na orla, estender sua canga e aproveitar o dia.
Posso dizer que ela lembra bastante a Ponta do Cururu. Contudo, suas areias são mais branquinhas e a água é quentinha. Assim como em outras praias mais isoladas, os barcos param por lá para que os turistas apreciem o pôr-do-sol no fim do dia. Fora desse horário a Ponta do Muretá é uma tranquilidade só!
Como chegar na Ponta do Muretá: Também não é possível chegar de carro à Ponta do Muretá, então se quiser conhecê-la, deve contratar um barco ou fazer um tour que inclua essa praia. O trajeto dura cerca de 15 minutos.
Esse foi o ponto final do nosso segundo dia de tour pelas praias de Alter do Chão. Fizemos um passeio de barco maravilhoso que incluiu a Illha do Amor, a Floresta Encantada, a Praia de Pindobal e a Ponta do Muretá! Quem levou foi a SerenaTur.
04. Ponta do Caxambu
Próxima da Ponta do Muretá, com apenas mais 5 minutos de barco você chega até a Ponta do Caxambu. Considerada uma praia de semi-baía, suas areias são brancas, há alguma vegetação rasteira e um lago a poucos metros da praia.
Não há restaurantes ou quiosques por lá, então já sabe: vá abastecido com snacks e bebidas para curtir o dia ou o fim de tarde por lá! Ela é uma boa alternativa para quem quer assistir o pôr do sol com tranquilidade já que ela é pouco conhecida entre os turistas.
Como chegar na Ponta do Caxambu: ela também não é acessível por terra, então você deve contratar um tour para conhecê-la.
#DicaDaGaia: fizemos 2 dias de passeio de barco em Alter do Chão e essa foi, sem dúvidas, a melhor forma de conhecer as praias da região.
Quem levou a gente foi a empresa SerenaTur. Gostamos tanto do serviço deles que negociamos um desconto para os seguidores do blog. É só entrar em contato com eles via WhatsApp e falar que é seguidor do Mala de Aventuras para garantir 5% OFF.
05. Pindobal
Com ótima infraestrutura turística, Pindobal é considerada uma das melhores praias de Alter do Chão e é um verdadeiro point entre os turistas e locais. Ela fica às margens do Rio Tapajós e é formada por areias brancas e fofas.
Ao longo de sua orla você encontra vários restaurantes. É possível ficar o dia inteiro por lá, sentar-se em uma das barracas de palha e curtir o dia enquanto toma banho de rio e saboreia peixes e petiscos.
Como chegar em Pindobal: Uma grande vantagem dessa praia é que o acesso pode ser feito de carro. Para chegar até lá você deve seguir por 15 minutos pela Estrada do Pindobal, que costuma ser bem movimentada, especialmente aos finais de semana e feriados. Outra opção é chegar até lá de barco. O trajeto leva 30 minutos.
Ah! Há quem diga que o pôr do sol em Pindobal é um dos mais bonitos de Alter. Então vale a pena ficar até o final da tarde para verificar se o fato é verdadeiro.
06. Lago Preto
Conhecido também pelo nome de Lago do Taparí, o Lago Preto é uma espécie de oásis de tranquilidade próximo à Praia Ponta de Pedras. Por ser uma área de preservação das comunidades ribeirinhas locais, não espere encontrar restaurantes e quiosques por lá.
As águas pretas do lago chamam a atenção logo de cara, mas o mais curioso é que a água fica totalmente azul dependendo do horário do dia e da incidência do sol. Com certeza vale a pena incluir o Lago Preto em seu roteiro!
Como chegar no Lago Preto: Ele é acessível por estrada e fica a 26 km de Alter do Chão. De carro, você leva 30 minutos até a Praia de Itapari e deve seguir a pé a partir daí. De barco, a viagem dura 35 minutos.
07. Ponta de Pedras
Dentre as melhores praias de Alter do Chão, a Ponta de Pedras guarda algumas diferenças na paisagem em relação a outras praias locais. Ela fica nas margens do Rio Tapajós e, além das areias brancas e finas, ela também apresenta formações rochosas, o que não é comum na região.
O trio beleza natureza, fácil acesso e boa infraestrutura fazem da Praia Ponta de Pedras uma das favoritas dos turistas. Por isso, ela costuma estar mais cheia do que as outras, especialmente em finais de semana e feriados.
Como chegar na Praia Ponta de Pedras: Ela possui fácil acesso tanto por estrada, quanto pelo rio. De carro são 27 km até lá e de barco a viagem dura 30 minutos.
08. Praia do Carapanari
A Praia de Carapanari possui um cenário apaixonante. É uma praia tranquila, com areias brancas e finas e pequenas lagoas ao longo da orla.
O acesso até Carapanari é feito por terra ou por barco. Ela fica entre Santarém e Alter do Chão e é famosa por conta do renomado Restaurante do Saulo. Não deixe de programar uma visita para experimentar os sabores locais enquanto aprecia uma bela vista do Rio Tapajós.
Como chegar na Praia do Carapanari: essa praia fica a 40min de carro de Alter do Chão. Devido a sua proximidade com Santarém, recomendo a visita no dia de chegada ou de partida da sua viagem.
09. Aramanaí
Aramanaí foi uma bela surpresa em nosso roteiro por Alter do Chão. Ela fica localizada no município de Belterra e não é muito conhecida na região, mas vale a pena incluí-la em seu roteiro.
São 32km de estrada até lá e parte do trajeto é feito por estradas não pavimentadas. O trabalho a mais vale a pena, pois você vai chegar em uma larga faixa de areia branca com águas transparentes e bangalôs suspensos para poder passar o dia todinho curtindo a praia e sendo bem servido.
A infraestrutura em Aramanaí também é boa. Você encontra restaurantes e pousadas por lá. Além disso, a tranquilidade reina, sendo uma ótima sugestão para quem curte praias mais tranquilas.
Como chegar em Aramanaí: a viagem leva cerca de 1h em estrada de terra sem pavimentação. Vale conciliar com uma visita ao Centro Histórico de Belterra, que no passado foi como uma Fordlândia.
10. Maguari
Localizada a 45km de Alter do Chão, a Praia de Maguari certamente vale o deslocamento até ela. A praia fica localizada dentro da Floresta Nacional dos Tapajós (FLONA), no município de Belterra.
Quando a maré está mais baixa, um belo banco de areia se forma no meio do rio, formando um cenário deslumbrante. Assim como as outras praias acessíveis por terra, aos finais de semana a Praia de Maguari fica bastante cheia. E não esqueça de levar sua própria comida e bebida, pois não existem restaurantes por lá.
Como chegar na Praia de Maguari: Você pode optar por ir de carro em estrada asfaltada ou de barco pelo Rio Tapajós. O trajeto tanto de carro quanto de barco dura, em média 60 minutos.
Pontos turísticos imperdíveis em Alter do Chão
Além das praias, existem outros pontos turísticos que fazem de Alter do Chão um destino surpreendente. Quem gosta do contato com a natureza e de aprender sobre a história local vai amar essas dicas de passeios que eu tenho para mostrar agora.
Canal do Jari
O Canal do Jari é uma ótima dica de passeio em Alter do Chão. Ele liga o Rio Tapajós ao Rio Amazonas e é uma espécie de labirinto aquático com igarapés e igapós que parecem não ter fim. E no Canal do Jari, duas atrações imperdíveis são o Jardim da Vitória Régia e a Trilha das Preguiças.
O Jardim da Vitória Régia começou quando Dona Dulce abriu as portas da sua casa para mostrar aos visitantes a beleza dessa planta tão comum na região. A visita custa R$20,00 e durante o caminho Dona Dulce conta diversas histórias. Mas o melhor fica guardado para o final! Dona Dulce surpreende com iguarias preparadas com a planta. Eu ADOREI!
Já a Trilha das Preguiças está sob o comando da Dona Rosângela. Cabe ressaltar que na época das cheias a trilha é feita de barco, mas na temporada da seca é possível seguir a pé. Dona Rosângela é um amor e o passeio é muito agradável.
Belterra
Belterra é o município vizinho a Alter do Chão e possui uma história curiosa. Lembram de terem estudado Fordlândia nas aulas de história? Então! A cidade foi construída nos anos 1920 a mando de Henry Ford. Seu principal objetivo era a extração do látex, matéria-prima para a produção dos pneus de seus carros.
Entretanto, após a construção da cidade, os altos impostos cobrados pelo governo e uma praga que afetou a produção das seringueiras fez com que Ford abandonasse o projeto.
Anos mais tarde, o filho de Ford o encorajou a tentar a empreitada mais uma vez. Foi aí então que se criou o município de Belterra. A cidade possui 20 mil habitantes hoje e lembra bastante as cidadezinhas do interior dos Estados Unidos. Não deixe de incluir um passeio pelo centro de Belterra e conferir de perto as curiosidades dessa cidade.
FLONA e Comunidade Jamaraquá
A FLONA – Floresta Nacional dos Tapajós é uma das joias da natureza de Alter do Chão. A reserva conta com mais de 527 mil hectares e possui diversas trilhas para explorar. No entanto, recomenda-se que você faça os passeios pela reserva na companhia de um guia credenciado.
O passeio na reserva dura cerca de 4 horas e no caminho você vai apreciar as belezas e a grandiosidade da fauna e flora da Amazônia. Vale lembrar que existe pernoite na reserva dentro das comunidades indígenas locais. Eu, infelizmente, não fiz esse passeio, mas super recomendo, já que todos só me falaram coisas boas dele.
Já a Comunidade Jamaraquá eu conheci pessoalmente e fica a 25km de Belterra. Nela vivem cerca de 24 famílias que tiram seu sustento da floresta. Eles são muito receptivos e você pode ver como vivem da extração do látex e da produção de borracha natural. Com esse material extraído diversos tipos de artesanato são produzidos, tais como bijuterias, cadernos e até calçados.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa por praias de Alter do Chão
Tem dúvidas sobre as melhores praias de Alter do Chão? Pensando nisso, procurei responder algumas dúvidas que nossos seguidores apresentaram. Veja quais são e se algumas delas é a sua também.
Como é a estrutura das praias de Alter do Chão?
Nas praias de Alter do Chão você encontra uma estrutura básica, principalmente naquelas que são acessíveis por terra. Em contrapartida as praias em que só se chegam de barco não costumam possuir qualquer tipo de infraestrutura para o turismo.
Dessa forma, tenha em mente que dependendo da praia que você escolher, será necessário levar comidas e bebidas. Alguns barqueiros até emprestam cooler para colocar as bebidas, portanto é bom alinhar com eles antes de partir para o passeio.
Dá para visitar as praias de Alter do Chão na cheia?
Se você encontrou uma passagem aérea com um bom preço para maio ou junho, deve estar se perguntando se esse é um bom período para visitar a região. Isso porque todos os blogs de viagem recomendam os meses de agosto a dezembro (verão amazônico), pois o período de chuvas em Alter do Chão acontece entre janeiro e julho.
O chamado inverno amazônico é marcado por grande volume de chuvas, mas segundo os próprios nativos, é raro chover o dia inteiro ou ter longos períodos de chuva. Além disso, os preços estarão mais conta, devido à baixa temporada.
E o que fazer em Alter do Chão com chuva? É possível visitar a FLONA, o Canal do Jari, o Rio Arapiuns, entre outros. E apesar do nível dos rios estar bem alto, você conseguirá encontrar algumas faixas de areia para se banhar e ter aquela experiência deliciosa de praia no Rio Tapajós.
Quais as melhores praias de Alter do Chão no pôr do sol?
O pôr do sol é um momento mágico e eu não me canso de apreciá-lo. As melhores praias de Alter do Chão para assistir o pôr do sol são aquelas que ficam às margens do Rio Tapajós.
O local mais famoso para esse momento do dia é a Ponta do Cururu. Contudo, você também pode apreciar o espetáculo da Ilha do amor, Ponta do Muretá e Praia de Pindobal.
Qual é o melhor passeio de barco em Alter do Chão?
Fizemos dois dias de passeio de barco com a Serena Tour. Havíamos separado apenas um dia para fazer um roteiro de barco, mas gostamos tanto que logo agendamos o segundo dia de passeio.
O Sr. Arnaldo conhecia cada cantinho da região e nos levou nos melhores locais nos melhores horários. Tudo funcionou perfeitamente!
Caso você esteja planejando sua viagem para a alta temporada (entre agosto e dezembro), recomendo entrar em contato com eles via WhatsApp para já reservar seu passeio, pois a agenda costuma ser disputada nessa época do ano.
Dica de roteiro pelas praias de Alter do Chão
Como mencionei acima, fizemos 2 dias de passeio em lancha privativa em Alter do Chão. Os roteiros foram montados pelo Sr. Arnaldo, da SerenaTur e foram simplesmente perfeitos!
Dia 01: Canal do Jari, Trilha das Preguiças, Jardim da Vitória Régia, Lago Preto, Ponta das Pedras e Ponta do Cururu.
Dia 02: Illha do Amor, a Floresta Encantada, a Praia de Pindobal e a Ponta do Muretá
Quanto custa um passeio de barco em Alter do Chão
Está planejando uma viagem em família ou com amigos? Uma lancha privativa certamente será o melhor custo x benefício para conhecer as praias de Alter do Chão e curtir muuuito com sua galera.
Aqui vai uma lista com os preços médios de lancha privativa para até 5 pessoas. Vale saber que os roteiros são totalmente customizáveis.
Nós optamos por conhecer vários pontos em um único dia e pedimos a ajuda da SerenaTur para que eles montassem um roteiro com o MELHOR de Alter do Chão. Dito e feito. Adoramos nossos dois dias de passeios com eles.
- Casa do Saulo R$600
- Ponta de Pedras R$500
- Pindobal R$400
- Floresta Encantada e Lago Verde R$300
- Flona Tapajós R$800
- Arapiuns R$1000
- Canal do Jari R$700
- Encontro das águas R$800
Uma alternativa é contratar os coletivos. Aqui vão os preços dos passeios em Alter do Chão compartilhados:
- Flona Tapajós R$180
- Encontro das Águas R$180
- Rio Arapiuns R$200
- Canal do Jari R$170
- Rota Praias R$150
Dá para conhecer as praias de Alter do Chão por conta própria?
É possível, sim, ir de carro por conta própria a algumas das praias da região, tais como Ponta de Pedras e Aramanaí. Contudo, a maior parte delas é acessível somente por barco. Com isso, os passeios de lancha de dia inteiro ainda são preferência de quem procura conhecer as melhores praias de Alter do Chão.
Quais os melhores resorts das praias de Alter do Chão?
Opa, lamento informar que você não vai encontrar resorts e hotéis luxuosos em Alter do Chão. Entretanto, é possível se hospedar em locais bem confortáveis e com atendimento impecável. Alter é um destino bem roots, mas encantador.
Quais as melhores pousadas nas praias da Alter do Chão?
Conforme disse anteriormente, Alter do Chão possui pousadas bem confortáveis. Contudo, se você está em busca de pousadas na beira das praias, é pouco provável que você encontre opções.
Aqui vai uma listinha com as minhas pousadas preferidas na vila:
Caso queira conhecer essas pousadas em detalhes e os preços das diárias, confira nosso artigo com as melhores pousadas em Alter do Chão.
Pronto para viajar e conhecer as melhores praias de Alter do Chão?
Ah! Eu aposto que você já está cheio de vontade de conhecer as melhores praias de Alter do Chão. Qual delas você gostou mais? Conta pra gente aqui embaixo, pois adoramos interagir com você!
Continue o planejamento da sua viagem:
O que fazer em Alter do Chão: 25 pontos turísticos e experiências imperdíveis
Pousadas em Alter do Chão: as 15 mais charmosas
Ótimas dicas de Alter do Chão! Parabéns pelo trabalho!! Irei em setembro deste ano e será muito útil!
Oi Marcela! Alter do Chão é um destino realmente apaixonante! Boa viagem!
Boa tarde !Td bem ?
Boas dicas !Se fosse escolher uns 4 dias inteiros de passeios ,quais você considera os melhores e imperdíveis ?
Obrigada,
Oi Patrícia! Recomendo a leitura do artigo a seguir: https://www.maladeaventuras.com/o-que-fazer-em-alter-do-chao/
Nele você encontra minha sugestão de roteiro para Alter do Chão =)