Não é à toa que o Rio de Janeiro leva a fama de “Cidade Maravilhosa”. Mar azul cercado por montanhas, calor praticamente o ano todo, um dos melhores carnavais do Brasil e, sobretudo, um clima super gostoso de praia, surf e muito samba.
Mas não pense que só os pontos turísticos mais famosos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana devem estar no seu roteiro ao visitar o Rio. Se você curte trilhas e paisagens deslumbrantes, precisa conhecer as 10 trilhas no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego!
Já fizemos todas elas e listamos aqui pra vocês as nossas preferidas. São trilhas incríveis no Rio de Janeiro, para você conhecer durante a sua visita! Dá para entender porque qualquer gringo pira e como nós, brasileiros, somos realmente privilegiados por termos essa cidade linda – mesmo com todos os problemas – no quintal de casa!
Trilhas no Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de ir
No Rio de Janeiro, você vai encontrar trilhas para todos os níveis! A Pedra Bonita, por exemplo, é mais leve, tem fácil acesso e é mais segura. Já a Pedra da Gávea demanda mais energia e condicionamento físico, mas garante uma das paisagens mais lindas.
É muito importante ficar atento com a sua segurança. Se for a sua primeira vez fazendo trilhas no Rio de Janeiro, contrate um guia ou uma agência para te levar nas trilhas! Ou, vá com amigos e pessoas mais experientes em fazer trilhas.
Além de tomar cuidado com o trajeto, usando uma boa bota de caminhada e equipamentos necessários, é importante se preocupar com a segurança no caso de assaltos – sim, acontece com frequência no Rio de Janeiro (infelizmente) e por isso é tão importante ir com guias.
Uma boa dica é optar pelos finais de semana – as trilhas mais cheias dão uma segurança maior, assim você não estará sozinho. Mas, se você só puder ir durante a semana, combine com antecedência com guias da região (abaixo daremos dicas de passeios para você reservar com antecedência!).
Dito isso, alguns itens essenciais para fazer trilhas no RJ, são:
- Protetor Solar
- Água (1.5l por pessoa)
- Repelente
- Boné
- Tênis / Bota para caminhada
- Mochila
CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR
Você pode garantir 10% de desconto em todos os produtos do site da Columbia acessando o site através deste link. É automático, o desconto será aplicado em todos os produtos e você não precisa digitar nenhum cupom!
CUPOM DE DESCONTO FJALLRAVEN
Se você também é fã dos produtos da marca Fjallraven, assim como nós, não deixe de aproveitar o cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto em qualquer compra através do site da marca.
Trilhas no Rio de Janeiro: Top 10 trilhas com vista de tirar o fôlego
Para você, aventureiro, que quer saber qual a trilha mais bonita do Rio de Janeiro ou se há trilhas com cachoeira pela região, estamos aqui para te apresentar as TOP 10. Como falei acima, selecionei apenas trilhas que nós já fizemos e adoramos!
Você pode escolher o melhor horário para ir, mas te garanto que no nascer do sol ou no pôr do sol, a paisagem fica ainda mais especial e deslumbrante. É claro que não são todas que a gente consegue acessar bem cedinho para o nascer do sol, mas, dependendo da trilha que você escolher, recomendo demais que levante para ver as luzes da cidade apagando, enquanto o sol nasce do horizonte!
Agora, vamos conferir as 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego!
01. Pedra Bonita
Essa é a trilha queridinha de muitos cariocas! Fácil acesso, trilha leve e uma paisagem de tirar o fôlego – é isso que te espera na trilha da Pedra Bonita.
A Pedra Bonita está situada no Parque Nacional da Tijuca (considerada a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem! Você sabia disso?), entre a praia de São Conrado e a Barra da Tijuca. É vizinha da Pedra da Gávea, que vamos falar mais abaixo, mas considerada bem mais leve e tranquila.
Dependendo do seu ritmo, você vai levar entre 30 minutos e 50 minutos – a trilha é realmente tranquila, boa parte do tempo com subidas leves, bastante espaço para caminhar e até algumas escadas de pedra no caminho. É bem sinalizada e é considerada segura – apesar de sabermos que no Rio de Janeiro nada é 100% seguro, certo? Portanto, todo cuidado é pouco e a gente sempre recomenda que você vá com guia ou com um grupo de pessoas.
É na Pedra Bonita que está a Rampa do Voo Livre, ponto de encontro dos amantes de parapente e asa delta no Rio de Janeiro. Inclusive, contamos Como é voar de parapente no Rio de Janeiro. Clique para ler!
Como chegar na Pedra Bonita
A Pedra Bonita fica na Estrada das Canoas em São Conrado. O acesso até o portão de entrada pode ser feito pela linha de ônibus (448 – Maracaí), mas sugerimos que você vá de carro ou Uber, pois a subida até a entrada da trilha é muito íngreme e você se cansará com mais facilidade. Se você optar por ir de carro, poderá estacionar bem pertinho da entrada da trilha.
Se estiver lotado, provavelmente você terá que parar na beira da Estrada das Canoas, o que significa que você vai caminhar por mais 15 minutos até chegar na entrada da trilha.
Caso opte por ir com um guia local, recomendamos sempre a agência Desbravando Rio. Toda a equipe é super profissional e vão te ajudar a ter a melhor e mais segura experiência possível em qualquer trilha do Rio de Janeiro.
Horário: Todos os dias, das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Só é permitido que se inicie a trilha até às 15h.
Clique para reservar o tour guiado para a Pedra Bonita
02. Pedra da Gávea
Temida por muitos e amada por outros. Há quem nunca tenha chegado ao topo por medo de enfrentar a “carrasqueira”, parte da trilha onde temos que escalar uma pedra bem íngreme, perto de um penhasco. Fora isso, a trilha da Pedra da Gávea é longa, mas tranquila. O visual é parecido com o da Pedra Bonita, porém bem mais amplo e mais alto!
Lá do alto você vê o contraste da floresta com o mar, um desenho da natureza! Por mais cansativo que seja, o visual compensa, afinal é o melhor ângulo da cidade maravilhosa. A sensação de ter chegado no topo é demais, uma verdadeira recompensa depois de tanto esforço!
Você pode optar por fazer a trilha via Pico dos 4 – leva, no total, cerca de 8h, com paradas em pontos estratégicos para fotos, como a Garganta do Diabo, uma espécie de caverna, com visual lindo! Além das paisagens diferentes, é um caminho mais difícil, consequentemente, mais vazio. Indicamos fazer essa trilha apenas com guia!
Essa é uma trilha considerada pesada e leva cerca de 3h para completar um trecho (pelo caminho normal. Via Pico dos 4, leva em torno de 4h ida e 4h volta). Vá preparado!
Aproveite para ler: Como escolher a bota de trekking ideal para você
Como chegar na Pedra da Gávea
Para começar a trilha da Pedra da Gávea, você deve ir até a Estrada do Sorimã, que é acessada pela Barrinha. No final dessa estrada existe uma pracinha onde estacionamos os carros e uma placa indicativa do Parque Nacional da Tijuca com um mapa e um resumo das informações da trilha.
Horário: Diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Só é permitido que inicie a trilha até às 14h, para que dê tempo de voltar antes do fechamento do parque.
03. Morro Dois Irmãos
O Morro Dois Irmãos é um dos cartões postais do Rio de Janeiro! É difícil nunca ter visto antes as duas montanhas “gêmeas”, que já foram cenário de muitas fotos! E que tal vê-la por outro ângulo?
O que se vê de cima do Morro Dois Irmãos, após uma trilha que parte do Vidigal, é imperdível. Uma beleza sem fim! E não é só o cume do Morro Dois Irmãos que garante uma bela vista – há alguns mirantes no caminho.
O primeiro, com vista para a Rocinha (maior favela da América Latina) é impressionante. Um mar de casinhas que realmente te deixa impactado. Já o segundo, tem vista para a Serra da Carioca, Gávea, Corcovado e Pedra Bonita. Não é a toa que essa é uma das melhores trilhas Rio de Janeiro.
Curiosidade: o Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa com aproximadamente 533 metros de altitude. Antigamente, as terras do seu entorno eram usadas como pastos e lavouras, e em seguida foram transformadas em canaviais até o século XIX. Só em 1930 que começou a ocupação urbana da área, onde nasceu o Alto Leblon e o Vidigal. No seu ponto mais alto, a vista é 360°, ou seja, podemos ver toda a Zona Sul da cidade e até um pouquinho de outras regiões.
Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40min de subida até uma das vistas mais bonitas da cidade.
Como chegar no Morro Dois Irmãos
A entrada para a trilha do Morro Dois Irmãos é por dentro do Morro do Vidigal, mas já avisamos que é super tranquilo e é um trajeto feito com frequência por muitos turistas. É necessário pegar uma van ou um mototáxi para cruzar a comunidade até o ponto onde a trilha começa. Os preços são bem acessíveis e você não pagará mais de R$10.
A entrada do Morro do Vidigal fica na Avenida Niemeyer, como há diversas linhas de ônibus pelas proximidades, nós aconselhamos planejar o seu trajeto usando o Moovit, um aplicativo que você coloca a sua partida e destino e vê as melhores opções de transporte.
Também há diversas empresas especializadas que reúnem grupos para fazer esse passeios, como a Desbravando Rio. Nós aconselhamos, principalmente para quem não está acostumado com trilhas. Mas vale lembrar que é preciso ter um bom condicionamento físico, já que a trilha leva 45 minutos e tem algumas partes bem íngremes e com mata fechada.
Não se esqueça de levar água, protetor, um lanche e não leve uma mochila muito pesada.
#DicadaNanda: Para quem está pesquisando onde fazer trilha no Rio de Janeiro e curte passeios de aventura, vale entrar em contato com a Desbravando Rio para conhecer tudo sobre as melhores trilhas da região! Os guias são super experientes e sua trilha será feita com total responsabilidade e segurança.
04. Pedra do Telégrafo
Provavelmente você já viu alguma foto de pessoas penduradas em uma pedra, dando a ilusão de que não tem nada embaixo e elas estão correndo risco! Mas, tudo isso é ilusão de ótica – motivo pelo qual a Pedra do Telégrafo ficou super famosa e recebe, ainda hoje, muuitos turistas todos os dias, para tirar a famosa foto!
A Pedra do Telégrafo fica em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A região fica a cerca de 50km de distância do Centro! É distante da Zona Sul do Rio de Janeiro, mas vale a pena fazer o passeio e aproveitar para conhecer outras praias e trilhas dessa região tão rica.
Com a alta popularidade da pedra, a trilha principal até o topo está bem aberta e é preciso prestar atenção apenas nas bifurcações – a trilha para as Praias Selvagens é a mesma. Siga sempre rumo acima, pois não há muitas sinalizações.
Lá no alto o visual é diferente. Nada clichê. Ao invés de vermos o Morro Dois Irmãos, clássico do cartão postal do Rio, encontramos uma imensidão de horizonte, onde o azul do mar se mistura com o azul do céu. Podemos ver as praias selvagens, as praias da zona oeste do Rio e também, beeem ao fundo, a Pedra da Gávea.
É preciso um pouco de preparo físico, pois há trechos bastante inclinados! E a dica para evitar fazer a trilha com muita gente e evitar e fila para tirar a foto na Pedra do Telégrafo (sim, isso tem acontecido!) é optar por ir durante a semana ou bem cedinho nos finais de semana. O nascer do sol é lindo por lá também, vale a pena!
Veja também: Pedra do Telégrafo: onde fica, como chegar e dicas para a sua trilha
Como chegar na Pedra do Telégrafo
Ela está localizada na Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Basta seguir pela estrada Roberto Burle Marx até o centro de Barra de Guaratiba.
A trilha começa próxima ao quartel do Exército, o Campo de Prova da Marambaia. Dali, começa uma ladeira e é bom ir se orientando com os moradores. Uma dica é subir de mototáxi (tem inclusive um ponto de ônibus bem ali).
A linha de ônibus que deixa mais próximo é a 867, então planeje o seu trajeto pois é provável que tenha pegar mais de um ônibus para chegar lá.
E não deixe de incluir essa opção de trilha no Rio de Janeiro para iniciante. Se esse é o seu caso, pode ainda contar com a Desbravando Rio para auxiliar no passeio.
Veja também: O que fazer em Barra de Guaratiba | Rio de Janeiro
05. Trilha da Urca
A trilha para chegar até o Morro da Urca é leve e bem tranquila, uma ótima opção para quem procura trilhas no Rio de Janeiro para iniciantes. É uma boa alternativa para apreciar o visual lá do alto sem precisar pegar o bondinho. Ótimo programa para fazer em um domingo com a família!
A trilha leva cerca de 30 minutos, é bem sinalizada e segura, até porque fica dentro de uma área militar. Lá no alto há opções de restaurantes e lanchonetes, que atendem as pessoas que chegam pela trilha e também quem chega de bondinho. Afinal, o Morro da Urca é a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar.
Dica: Se você não quiser descer a trilha, pode optar por esperar até às 19h e descer de Bondinho. Os funcionários liberam a catraca depois desse horário!
Como chegar no Morro da Urca
O acesso é bem fácil: basta chegar até a Praia Vermelha, Zona Sul do RJ. A trilha começa no canto esquerdo, na Pista Cláudio Coutinho.
De metrô, é possível descer na estação de Botafogo e pegar uma linha de integração para a Praia Vermelha. De ônibus, a linha 107 deixa ali pertinho, mas ainda assim aconselhamos planejar o seu trajeto no Moovit.
06. Mirante Dona Marta (por trilha!)
O visual do Mirante Dona Marta é o nosso preferido, de tirar o fôlego! Então, se você me perguntar qual a trilha mais bonita do Rio de Janeiro, essa com certeza vai ser a minha resposta. Você pode comprovar vendo essa foto a seguir que tiramos em um nascer do sol – parece até uma pintura!
E se você não é muuuuito fã de fazer trilhas, pode ficar tranquilo: essa é uma opção perfeita para quem quer ver o Rio de Janeiro do alto, sem muito esforço. Mas, se você é do time que gosta de uma boa aventura, também pode acessar o Mirante por uma trilha, que tem início na Favela Santa Marta.
A Trilha Morro Dona Marta começa pela Favela Santa Marta. Você deve pegar o elevador inclinado e subir até o alto da favela. De lá, caminhar pela trilha, no meio da mata, até chegar ao mirante. O percurso total fica em torno de 30 a 50 minutos.
É uma trilha bastante movimentada nos finais de semana, mas, ainda assim, achamos mais garantido ir com guia, alguém que conheça bem a região. Aproveitamos, mais uma vez, a Desbravando Rio para fazer o passeio.
Mas, se preferir, para chegar ao mirante Dona Marta de carro é bem fácil: ele fica no caminho para o Corcovado. Suba pela Estrada das Paineiras e a partir daí é só seguir as placas. Não tem como errar. Ao chegar, você encontrará um amplo estacionamento.
Não recomendo que você vá de ônibus, pois é bem afastado e deserto. Ir de Uber é uma boa opção, mas vale a pena combinar com o motorista para ele te esperar lá mesmo, já que pode ser difícil conseguir algum Uber para retornar, principalmente se você for no nascer do sol.
07. Trilha das Praias Selvagens
O circuito da trilha das Praias Selvagens passa por cinco praias: Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda, Praia do Inferno e Praia das Conchas. Se você está pesquisando onde fazer trilha no Rio de Janeiro e não é iniciante, esta é uma ótima opção.
Essa trilha é um pouco mais pesada, portanto você levará em torno de 5 horas, mas tem um visual incrível que compensa: uma vez no alto, você terá toda a vista das praias selvagens, além da Barra e Recreio.
Outro destaque desta trilha é a Pedra da Tartaruga, com 98 metros de altura (!) no total, onde muitos fazem rapel de quase 50 metros e a Pedra da Lua (na praia Funda), que rende fotos bem divertidas, devido à sua formação com buracos semelhantes às crateras lunares. A Pedra da Tartaruga é uma das trilhas no RJ mais visitadas.
Como chegar na Trilha das Praias Selvagens
Você deverá seguir pelas praias do Recreio dos Bandeirantes até o final da praia de Grumari. Seguindo pela serra do Grumari, é só virar a direita na Estrada Burle Marx, em direção ao final da praia do Canto, em Barra de Guaratiba.
Você vai ver do lado direito da praia do canto, uma escadaria entre as casas, com placas sinalizando. A partir deste ponto há uma estrada de terra e é só seguir em frente pela trilha.
Essa é uma das melhores trilhas do Rio de Janeiro para quem curte praias. Após uns 25 minutos de caminhada você encontrará as placas das praias pelo caminho do circuito: à esquerda as praias do Meio (680m), Funda (1.6km) e Inferno (2.2km) e à direita a Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.
Dica: para quem quiser fazer um combo com as trilhas para a Pedra do Telegrafo + Praia do Perigoso, a Desbravando o Rio tem esta opção! Para saber mais, basta clicar aqui!
08. Trilha Garganta do Céu
A trilha para a Garganta do Céu proporciona uma visão diferenciada do Rio de Janeiro. É uma trilha com grau de dificuldade médio-pesada por ser muito íngreme, mas o visual lá de cima compensa muito. São duas horas de trilha (na sombra, ufa!) mas com muito pouca sinalização.
Além disso, você passará por pontos de precipício, portanto, altamente recomendável ir com um guia super profissional que conheça muito bem a região! Outro detalhe importante é que é uma trilha menos conhecida, e, consequentemente, mais vazia.
Se você está buscando qual a trilha mais difícil do Rio de Janeiro, eu poderia facilmente responder que é essa. Mas ter um guia da Desbravando Rio fez toda a diferença em nossa experiência.
Como chegar na Trilha Garganta do Céu
Este mirante com visual surreal fica no Pico dos 4 – Pedra da Gávea. Você deverá fazer o mesmo circuito para a Pedra da Gávea, porém em determinada altura da trilha há uma divisão: caminhando em torno de 1h30 você chegará na Garganta do Céu.
09. Circuito das Grutas e Cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca
O Circuito das Grutas é uma das trilhas no Rio de Janeiro prediletas e desejadas pelos aventureiros de plantão, uma vez que mescla aventura, natureza e refrescantes banhos de cachoeira. É um circuito de nível leve para intermediário, com aproximadamente 9.5 km e você vai levar entre 4 e 5 horas para completar.
Nesse passeio, além dos banhos de cachoeira, você vai conhecer as grutas do Morcego, Major Archer, Belmiro, entre outras. Então, não deixe de considerar essa opção quando estiver buscando por trilhas no Rio de Janeiro com cachoeira.
Como chegar no Circuito das Grutas
Para quem vai de ônibus via Barra da Tijuca e Itanhangá (Estrada das Furnas) ou Tijuca (Av Edson Passos) as linhas indicadas são 301, 302 e 345. De carro ou à pé a entrada para o setor Floresta fica na Praça Afonso Viseu (Alto da Boa Vista) e é possível subir o Alto tanto quem vem da Barra e Itanhangá, quanto quem vem da Tijuca.
10. Trilha pelo Pico da Tijuca
Finalizando nossas dicas de trilhas no Rio de Janeiro, temos o Pico da Tijuca, o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1022 metros de altura. No entanto, a trilha é leve e feita quase em sua totalidade na sombra, uma vez que a trilha vai contornando os morros e a copa das árvores protegem bastante do calor. O percurso dura em média 1h30.
Como chegar no Pico da Tijuca
Para quem vai de ônibus via Barra da Tijuca e Itanhangá (Estrada das Furnas) ou Tijuca (Av Edson Passos) as linhas indicadas são 301, 302 e 345. De carro ou à pé a entrada para o setor Floresta fica na Praça Afonso Viseu (Alto da Boa Vista) e é possível subir o Alto tanto quem vem da Barra e Itanhangá, quanto quem vem da Tijuca.
Dúvidas frequentes de quem procura informações sobre trilhas no Rio de Janeiro
Muita gente procura mais informações sobre quais são as trilhas do Rio de Janeiro, quais são para iniciantes, quais são mais difíceis, quais tem cachoeira e por aí vai. Portanto, para esclarecer essas (e outras) dúvidas dos nossos leitores, vamos falar mais sobre isso agora!
Qual a trilha mais bonita do Rio de Janeiro?
Um dos visuais mais incríveis do Rio de Janeiro sem dúvida é a Trilha do Mirante Dona Marta. Mas não posso deixar de mencionar também a Pedra do Telégrafo, com um visual mais selvagem e igualmente lindo.
Quais são as trilhas do Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro possui muitas trilhas, no entanto, as mais famosas entre os trilheiros são:
- Pedra da Gávea
- Pedra Bonita
- Morro Dois Irmãos
- Pedra do Telégrafo
- Morro da Urca
- Mirante Dona Marta
- Garganta do Céu
- Trilha das Praias Selvagens
- Circuito das Grutas do Parque Nacional da Tijuca
- Pico da Tijuca
- Morro da Babilônia
- Mirante do Pontal
Você pode contar com os guias da Desbravando Rio para se aventurar nas melhores trilhas do Rio de Janeiro. No entanto, também é possível encontrar opções de guia através da Civitatis.
Qual a trilha mais difícil do Rio de Janeiro?
A trilha da Pedra da Gávea é considerada a trilha mais difícil do Rio de Janeiro; além da carrasqueira, que é um enorme paredão de pedra, são quase 3 horas de subida íngreme.
Trilhas no Rio com cachoeira
Nada melhor do que se refrescar depois de tanto esforço em uma trilha, certo? Se você está buscando trilhas no Rio de Janeiro com cachoeira, veja só essas sugestões:
- Trilha da Cachoeira dos Primatas (Horto)
- Trilha da Cachoeira do Amor (Alto da Boa Vista)
- Trilha da Cachoeira do Chuveiro (Parque Nacional da Tijuca)
- Trilha da Cachoeira do Quebra (Parque Nacional da Tijuca)
- Trilha da Cachoeira do Camorim (Parque da Pedra Branca)
Trilhas no Rio para iniciantes
Contudo, se você ainda não tem muito preparo e está querendo começar a praticar, aqui vão algumas sugestões de trilhas no Rio de Janeiro para iniciantes:
- Mirante do Pontal
- Forte do Leme
- Mirante do Caeté
- Mirante do Sacopã
- Morro da Urca
Melhores botas para trilha no Rio de Janeiro
Uma bota de trilha de qualidade é um item importantíssimo na hora de fazer uma trilha no Rio de Janeiro ou em qualquer lugar do Brasil e do mundo, uma vez que ela vai evitar que você torça o pé (sobretudo se tiver cano, para dar suporte ao tornozelo) e vai te dar firmeza para pisar em terrenos instáveis.
A escolha da bota vai depender do tipo de trilha que você vai fazer, de quanto tempo é a trilha, entre outros fatores. Mas, para te ajudar, veja nossas sugestões de botas para trilha da Columbia que são excelentes. Inclusive, nós temos esses modelos! rs
- Columbia Crestwood Mid Waterproof – feminina
- Columbia Trailstorm Mid Waterproof – feminina
- Columbia Newton Ridge Plus – masculina
- Columbia Crestwood Mid Waterproof – masculina
Mas se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de ler tudo sobre as melhores botas de trilha.
Melhores mochilas para trilha no Rio de Janeiro
Escolher a mochila certa também é super importante: detalhes como tamanho, capacidade/litragem, peso, resistência e conforto são fundamentais na hora da escolha da mochila, de acordo com o tipo de trilha que você vai fazer.
Portanto, se você vai fazer trilhas no Rio de Janeiro, vai querer ler este post com tudo sobre as melhores mochilas de trilha. Além dos modelos do post, você também pode considerar investir nas mochilas de ataque da Fjallraven que são super indicadas para trilhas, com excelente qualidade e durabilidade.
Lembrando que com o cupom MALADEAVENTURAS você pode aproveitar 10% de desconto em todos os produtos do site Fjallraven.
Pronto para se aventurar pelas trilhas do Rio de Janeiro?
Por fim, espero que tenha gostado das nossas dicas de trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego! A gente ama ver a cidade do alto, fazer um exercício e estar em contato com a natureza. É ótimo para renovar as energias, sobretudo quando você vai com um grupo de amigos e pessoas queridas!
E, caso você queira descobrir mais lugares incríveis para conhecer no Rio, confira aqui nossa seleção de posts sobre passeios gratuitos, bairros específicos, restaurantes, etc.
Aproveite para salvar todas as dicas no Pinterest!
Aproveite para ler também
Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro
25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro
20 destinos próximos ao Rio de Janeiro para visitar no verão
Olá, gostaria de saber se vocês têm algum grupo de trilha no Rio de Janeiro
Oi Barbara!
Não temos um grupo de trilha =(
Mas fica de olho no nosso facebook que estamos pensando em organizar alguns passeios =)
Beijos!
estamos começando a conhecer as trilhas , acabamos de formar um grupo
Olá bom dia estou no Rio de Janeiro a passei e gostaria de ir a algumas trilhas , vcs indicam alguns guias turísticos?
Oi Carlos,
Se ainda for útil para você, tem alguns grupos que fazem trilhas pelo Rio, procure pelo Desbravando Rio ou 360 sports. 🙂
Beijos
Olá, primeiro quero dizer que são as melhores dicas da internet, amei tudo. Bom procurei em alguns lugares e vi que tem grupos cobrando por passeios em trilhas, eu achava que era tipo um lugar publico, quero saber de vcs se realmente é pago ou só grupos “privados” que cobram?
oi Duh! Obrigada pelo elogio!
As trilhas são públicas, não é preciso pagar nada não, a não ser que seja em algum parque nacional, por exemplo. Mas, acredito que nenhuma do Rio é preciso pagar. O que acontece, é que empresas oferecem esse serviço para quem não está acostumado a ir sozinho, e podem cobrar pelo passeio!
Qual trilha você está pensando em fazer? A Pedra bonita, por exemplo, é bem tranquila! Dá para juntar umas 5 pessoas e ir sem problemas. Beijos e boas trilhas!
Olá galera vou subir a pedra da Gávea na segunda devo iniciar a subida com mas 4 colegas por volta da 8:30 se alguém quiser e não tiver companhia pode se juntar com nosco será ótimo.
Oi Fabiano,
Eu nunca fui na Pedra da Gávea, acredita? A Nanda já subiu a um tempo atrás. Mas segunda fica complicado pra gente.
Boa trilha pra vcs!!
e ai fabiano , como foi a trilha ? foi suave ?
Oi fabiano,eu quer fazer do gavea! Vou a estar no rio 7 do febrero!!!
Oi pessoal, primeiro de tudo gostei muito do site, dicas legais, fotos legais, e muito boa suas dicas e explicações. Ótimo trabalho.
Eu custumo fazer trilhas com meu filho de 11 anos.
Essa pedra do telégrafo e tranqüila pra subir com ele, ele tem 11 anos e bem esperto. Oq VC acha nanda? Abraço.
Oi Leandro! não há problema algum, ainda mais se vocês já fazem trilhas juntos 🙂
É muito bonito o visual de lá e ainda dá pra tirar ótimas fotos!