Mergulhando na Grande Barreira de Corais

Eu li um texto esses dias falando sobre os “20 e poucos anos”. A gente começa a ficar com cada vez mais responsabilidades e afazeres, mas nada se compara ao sentimento de você conseguir realizar um sonho com o seu próprio esforço. Conhecer a Austrália foi o meu primeiro “sonho” realizado, que com certeza vai me dar muito gás para realizar outros que estão por vir.

Comecei o post com esse blá blá blá porque conhecer a Grande Barreira de Corais, em Queensland na Austrália, foi uma das melhores partes desse meu sonho. Que lugar incrível! A natureza é algo emocionante, de tirar o fôlego!

grande barreira de corais

Com 2.300 quilômetros de extensão e até 250 km de largura em alguns trechos, a Grande Barreira de Corais, na costa australiana, pode ser vista do espaço. Possui o maior ecossistema de corais do mundo que fica a uma distância da costa que varia entre 15 km e 150 km. Os principais pontos de acesso a ela são as cidades de Cairns e Port Douglas, de onde saem tours de barco para o local. Também é possível chegar a ela a partir de uma das ilhas da área, como Hamilton Island, no arquipélago de Whitsundays.

Compramos a nossa passagem para Cairns e, quando chegássemos lá resolveríamos qual passeio escolher. Aqui já podemos dar a primeira dica: vale a pena comprar o passeio de barco em Cairns sem reservar antes, mas é importante não ter apenas um dia na cidade. Nós chegamos de manhã e logo fomos procurar reservar o nosso passeio, mas todos os barcos para o dia seguinte estavam esgotados. Éramos 6, o que dificultava um pouco. Atenção se você tiver em um grupo grande, fica mais difícil reservar lugares nos barcos. Tivemos que ficar um dia em Cairns (o que valeu super a pena, alugamos um carro e fizemos o circuito das cachoeiras, chamado Rainsforest, foi ótimo!) mas, se não tivéssemos dias sobrando, talvez não tivesse dado tão certo.

Reservar pela internet pode ser uma boa opção, mas talvez você fique perdido e sem muita escolha. Uma amiga minha não teve uma experiência muito boa, pegou um barco cheio e não conseguiu aproveitar o passeio! Fique atento! Nas lojas são vários opções e eles vão explicando tudo direitinho.

Optamos pelo barco Silversonic, que oferece um dia inteiro conhecendo a Grande Barreira de Corais com três paradas diferentes, café da manhã e almoço incluso. Haviam duas opções: pegar o barco que saía do porto de Cairns ou pagar um pouco a mais e sair de Port Douglas, que fica há 1h de Cairns. Escolhemos a segunda opção, depois de ouvir a opinião de alguns amigos que haviam estado por lá e eles falaram que Port Douglas costuma ser mais tranquilo e tem spots melhores.

silversonic grande barreira de corais

Um ônibus que já estava com valor incluso no passeio nos buscou 6 am na porta do hotel para chegarmos até Port Douglas. Podíamos optar em fazer apenas snorkel ou fazer scubadiving e snorkel. Todas nós optamos por fazer diving, afinal, seria uma experiência única. A Gaia e a Anna já tiraram a carteira de mergulho, então puderam mergulhar nos três spots. Eu, Lu, Stephanie e Du éramos novatas, tivemos apenas um único mergulho de 30 minutos, mas que já foi sensacional! Nas outras paradas mergulhamos de snorkel.

Como éramos novatas no mergulho, tivemos uma aula de instrução de uns 20 minutos. Nos reunimos com outros iniciantes e o instrutor falava em geral do mergulho, os sinais que tínhamos que fazer e já nos preparava para entrar na água. Assim que o barco parasse, já iriamos mergulhar. Eu não achei um bicho de 7 cabeças, mas senti muita pressão no ouvido, o que é normal para um primeiro mergulho. Mas só de ver a beleza toda que tem lá embaixo o corpo se acostuma rapidinho e a vontade de explorar cada vez mais é imensa!

grande barreira de corais mergulho

 

O instrutor era ótimo, super atencioso e calmo, nos passava segurança. Não demos muita sorte com o tempo, que estava nublado, mas não afetou o passeio e muito menos a beleza dos corais. Eram muitas cores, formas e sensações únicas! Vimos o peixinho Nemo que deu origem ao filme Procurando Nemo, cardumes de peixinhos azuis maravilhosos, outros peixes grandes e diferentes, que pareciam até estampados e, para nossa surpresa, quase no final do mergulho um tubarão veio nos visitar!

Grande Barreira de Corais mergulho corais Nemo grande barreira de corais

Nas outras paradas, onde mergulhamos de snorkel, pudemos explorar sozinhas os corais. Haviam partes onde quase encostávamos neles apenas esticando o braço e podíamos ver de perto toda a beleza. Nessa hora apareceu uma tartaruga para deixar o passeio ainda mais incrível!

Entre um spot e outro, serviram almoço no barco mesmo. Havia muita salada, pães, frios, camarão e outras delícias. Eu achei o almoço bem apimentado, mas gostoso. De sobremesa ainda tinham várias frutas. Outro ponto super positivo: o barco tinha wi fi liberado! Enquanto navegávamos para o próximo spot podíamos ficar contando as novidades pra família. Pra mim, o passeio foi nota 10! Valeu cada cents pagos!

snorkel grande barreira de coras

Uma super dica para quem for para a Grande Barreira de Corais: leve a sua GoPro ou câmera a prova d’agua! Eu levei a minha e foi demais, fico vendo os vídeos e relembrando tudo que vi! A Du levou o iPhone com capa à prova d’agua e também foi ótimo, mas apenas para o snorkel, pois tem um limite de profundidade. Se você for mergulhador iniciante, não poderá levar a câmera com você por motivos de segurança, mas se for certificado pode sem problemas. Bom que a Anna e a Gaia levaram para o mergulho e filmaram tudinho. Durante o snorkel aproveitei também pra tirar fotos e vídeos, tudo maravilhoso!

Consegui colocar no youtube uma prévia, mas vamos editar todos os vídeos em um único com os melhores momentos. Deixo uma palhinha de como é esse paraíso! Espero que gostem!

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O Passeio

Você pode escolher pelo passeio que sai do porto de Cairns, o Cairns-based Silverswift ou o Port Douglas-based Silversonic, que foi o que escolhemos. O passeio é bem completo, com todos os equipamentos inclusos. É importante prestar atenção nisso antes de fechar o seu passeio, muitas vezes cobram os equipamentos como snorkel e wetsuit separadamente. Super recomendamos o Silversonic!

Valores

Port Douglas – based Silversonic

Snorkel AUD 214
Snorkel + 1 mergulho para iniciantes AUD 279
Snorkel + 2 mergulhos para quem tem carteira AUD 279

Para ver outros valores e mais informações sobre os passeios, acesse: http://www.silverseries.com.au

Passagem de Avião

*Compramos a passagem de Sydney para Cairns pela companhia aérea TigerAir, a cia com as tarifas mais em conta para viajar dentro da Austrália. A passagem de Sydney para Cairns saiu por AUD 143,45.

O nosso trajeto foi: Sydney > Cairns / Mackay > Sydney.

Depois de Cairns seguimos para Magnetic Island de ônibus e em seguida para Airlie Beach (que fica próxima do aeroporto de Mackay) onde fizemos o passeio para Whitsundays.

Acomodação

Gilligans Backpacker Hostel –  AUD27 o dormitório para 6. A estrutura do hostel era ótima: quarto confortável com banheiro amplo, piscina e ainda tinha um restaurante que tinha um meal backpaker por AUD10. Recomendamos!

Recomendações Não esqueça de levar toalha e roupas secas para trocar depois do mergulho!!!

Desktop2

(No mapa, o trajeto de ônibus que fizemos para chegar de Cairns até Mackay)

Dicas importantes para a sua viagem

Aluguel de carro

Se você for alugar um carro, nós super recomendamos o RentCars para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…). Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site do Real Seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.

Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Real Seguros!

Chip internacional para celular

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.


Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens. 

Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


Buy us a coffee (3)

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.