Está planejando uma viagem para Baía Formosa (RN)? Localizada na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, este destino é perfeito para curtir férias bem relax na beira da praia e sem muita muvuca.

Portanto, se você curte esse tipo de viagem, vem comigo descobrir as belezas da região e tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem. Preparei um guia bem completo com indicações de como chegar, quando ir, onde se hospedar e o que fazer em Baía Formosa.


O que fazer em Baía Formosa (RN): melhores passeios e pousadas

Qual é a melhor época, onde ficar e os melhores passeios em Baía Formosa (Rio Grande do Norte)

Confira a seguir:


Vale a pena conhecer Baía Formosa?

É provável que você tenha ouvido falar sobre Baía Formosa recentemente na mídia por conta do campeão olímpico Ítalo Ferreira. Mas a verdade é que esse destino é muito mais do que a terra natal do campeão do surfe. Em seus 26km de litoral, Baía Formosa abriga praias incríveis e com um visual único.

praia deserta em Baía Formosa
São 26km de praia em Baía Formosa, sendo a maior parte do litoral totalmente inabitada.

A cidade é pouco conhecida turisticamente e ainda mantem uma vibe bem relax de uma vila de pescadores. Isso significa que, apesar de ter opções restritas de pousadas e restaurantes, a cidade é o local ideal para quem busca um refúgio em meio à natureza.

Sem dúvida, as praias são a principal atração da região. Suas águas possuem uma cor linda. Alguns dias ela está com tons de azul, já em outros o verde é surpreendente. Além disso, a Mata Atlântica preservada faz com que Baía Formosa seja ainda mais bonita. Os rios que desaguam por lá são um verdadeiro berçário de vida marinha e possuem grande biodiversidade.

Para quem quer relaxar e gosta daqueles destinos rústicos e good vibes, certamente Baía Formosa (RN) é um lugar que não pode ficar de fora da sua lista de próximas viagens.

foto aérea da praia do sagi
Vista aérea da Praia do Sagi. Foto: @gaiavani

Vem comigo que vou compartilhar minhas dicas para você transformar essa viagem em realidade!

Dicas de viagem: Baía Formosa (RN)

Você sabe em qual Estado fica Baía Formosa? Como chegar até lá? Qual a melhor época do ano para visitar a região? Vou responder essas e outras dúvidas para você aproveitar o melhor de Baía Formosa. Vamos lá?

Como chegar em Baía Formosa (RN)

Antes de tudo, é importante saber como ir pra Baía Formosa. Ela é uma cidade equidistante de duas capitais do Nordeste: de Natal até Baía Formosa são 100km de distância, já de João Pessoa, são 110km.

como chegar em Baía Formosa RN
Recomendo que você alugue um carro para ir até Baía Formosa!

Partindo de ambas as capitais, a melhor forma de se chegar até o destino é de carro. O acesso é feito através da BR-101 (estrada  em ótimas condições), seguindo pela RN-062 (estrada de mão dupla).


Nós alugamos o carro no RentCars, site que faz um comparativo entre as melhores locadoras do país (Localiza, Unidas, Movida…). Você pode fazer a sua reserva online, de forma prática, rápida e segura, é só clicar aqui para ir direto para o site da RentCars.

Dentre suas vantagens, as que mais chamam a atenção:

> Cancelamento gratuito;
> Parcelamento em até 12x no cartão de crédito;
> Desconto de 5% para pagamento no boleto.


Como se locomover em Baía Formosa (RN)

Como a cidade é pequena, ou seja, é bem tranquilo se locomover a pé. Contudo, se você pretende visitar as praias mais afastadas, como a Praia do Sagi, o carro é essencial.

Qual é a melhor época para visitar Baía Formosa (RN)

Definitivamente, Baía Formosa é uma cidade que vale a pena conhecer durante todo ano. Contudo, é preciso ficar atento a alguns aspectos da região.

rio guaju rn
Os meses de outubro e novembro são os ideais para visitar Baía Formosa (RN)

A alta temporada ocorre nos meses de férias de verão (dezembro, janeiro e fevereiro). Prepare-se para águas clarinhas e aquele solzão do Nordeste, mas esteja atento aos custos da viagem. Nesses meses os preços podem aumentar e os hotéis e pousadas esgotam mais rápido.

Já a baixa temporada compreende os meses de março a junho e de agosto a novembro. Para quem quer pegar praias mais vazias e economizar nos hotéis, esse período é o ideal. Por outro lado, os meses de abril a julho são bastante chuvosos, enquanto agosto e setembro são meses de bastante vento.

E é claro que se você está indo para um destino de praia como esse isso pode atrapalhar um pouco seu roteiro. Portanto, recomendo os meses de outubro e novembro para quem quer tempo bom evitando os preços da alta temporada.

Onde se hospedar em Baía Formosa (RN)

Pequena e rústica, Baía Formosa ainda não tem uma estrutura hoteleira muito desenvolvida, mas a cidade vem ficando cada vez mais famosa e opções de onde ficar em Baía Formosa não faltam.

pousadas na praia do sagi
Minha escolha de hospedagem em Baía Fomosa não poderia ter sido mais acertada: a charmosa Pousada Sagi Iti.

Uma delas é a Pousada La Bonita. Encrustada em meio à natureza, ela é um verdadeiro oásis de paz e tranquilidade. Os quartos são confortáveis, o café da manhã é uma delícia, o atendimento dos funcionários é sempre cordial e o melhor de tudo é estar a 40m da Praia da Cacimba.

O ResDelMar Suítes também é um lugar bem interessante próximo à Praia do Porto. As acomodações são novinhas e aconchegantes. O café da manhã é servido diariamente em seu quarto no formato à La Carte.

Se está planejando sua viagem com um orçamento apertado, a Costeira Bacupari pode ser a melhor opção para você. A pousada em si é simples, mas seus quartos são confortáveis e o atendimento é destacado pelos hóspedes.

Por fim, nossa escolha em Baía Formosa foi a Pousada Sagi Iti. Esse refúgio a beira-mar foi um verdadeiro achado em nossa viagem. Os quartos são elegantes e muito confortáveis e o restaurante da pousada é DIVINO!


Para entender melhor os bairros da cidade e definir onde ficar, recomendo a leitura deste post: Pousadas em Baía Formosa: as 10 opções mais charmosas!


O que fazer em Baía Formosa: as melhores praias

A costa do Rio Grande do Norte é famosa por suas praias de cinema. E eu tenho certeza de que você está curioso(a) para descobrir quais são as melhores praias de Baía Formosa e quais são aquelas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

01. Praia do Sagi

Na minha opinião, a Praia do Sagi é a mais charmosa de Baía Formosa. Ela tem aquela vibe rústica que eu AMO, sabe? A praia é quase deserta e em alguns pontos parece que nunca recebeu a visita do homem.

praias de baía formosa
A Praia do Sagi é pura calmaria!

Emoldurada por falésias, a Praia do Sagi é o lugar perfeito para quem quer relaxar. O mar em tons de verde é calmo e a comunidade que vive ali perto é muito acolhedora. E se você é adepto do banho de rio, pode aproveitar o Rio Sagi que se encontra com as águas do mar.

Para visitá-la, é possível alugar um quadriciclo ou bugre no centrinho de Baía Formosa e percorrer alguns quilômetros pela areia. Outra alternativa é hospedar-se algumas noites por lá (recomendo!).

02. Praia da Cacimba

Em seguida, a Praia da Cacimba é uma das mais procuradas de Baía Formosa. Ela fica no centro da vila e é muito visitada por turistas e locais. Sua característica principal são as piscinas naturais se formam nas pedras quando a maré está seca.

Com ótima infraestrutura turística, essa é a praia ideal para quem curte ficar o dia inteiro nas barracas, regadas a petiscos e cerveja. Além disso, ela tem ótima opções de hospedagem e restaurantes próximos, sendo a região mais badalada à noite.

praia baía formosa
Algumas piscinas naturais se formam na maré seca na Praia da Cacimba

03. Praia de Bacopari

A Praia de Bacopari possui 2km de extensão e mar aberto. Isso faz com que hajam mais ondas, para a alegria dos surfistas. Em uma das pontas da praia fica o Morro do Careca, que se parece muito com o que tem em Natal. Já na outra ponta você irá encontrar o Farol de Bacopari.

Recomendo chegar mais cedo aos finais de semana, pois a praia costuma ficar cheia. Também é preciso atenção redobrada ao caminhar, pois na Praia de Bacupari é permitido a passagem de veículos.

cartão postal de Baía Formosa
O Farol de Bacopari é um dos cartões postais de Baía Formosa

04. Baía dos Golfinhos

Localizada ao norte de Baía Formosa, a Baía dos Golfinhos é onde podemos encontrar a vila dos pescadores e onde costumam ficar os barcos. Não raramente é possível ver golfinhos na região e se encantar com a beleza deles.

Lá você também encontra o mirante de onde dá para apreciar a vista e ver os golfinhos. De manhã cedo é o melhor horário para avistar as criaturinhas.

O que fazer em Baía Formosa: os melhores passeios

Depois de conhecer as melhores praias da região, nada melhor do que descobrir os passeios em Baía Formosa que não podem ficar de fora do seu roteiro.

05. Passeio de quadriciclo

Se você curte aventura, o passeio de quadriciclo é uma ótima sugestão para quem busca o que fazer em Baía Formosa. Aluguei meu quadriciclo com a Caribe Tour e percorri praticamente toda a orla em um único dia.

buggy baía formosa
Um passeio imperdível em Baía Formosa: buggy até a Praia do Sagi

No entanto, durante certo ponto do passeio fomos surpreendidas por uma chuva torrencial e eu fiquei apavorada com a possibilidade de meus equipamentos molharem. Mas quem nunca passou por um perrengue em viagem, né? Ainda bem que nosso guia, Ronaldo, conseguiu um saco plástico para proteger os equipamentos e eu até esqueci do perrengue e aproveitei um gostoso banho de chuva.

Tão logo a chuva passou, continuamos a explorar as praias de Baía Formosa. Com certeza, esse é um passeio que eu super recomendo, principalmente para o primeiro dia na cidade!

06. Lagoa da Coca-Cola

A Lagoa da Coca-Cola tem esse nome curioso porque suas águas são escuras e lembram bastante o famoso refrigerante de mesmo nome. Essa coloração é devida a alta concentração de iodo e ferro no solo da lagoa e também por conta da pigmentação das raízes de árvores ao redor da lagoa.

Acessíveis durante o passeio de quadri que mencionei anteriormente, as águas da Lagoa da Coca-Cola são rasas e a temperatura é ótima! Além disso, as areias são branquinhas.

07. Experimentar os espetinhos na beira do Rio Guaju

O Rio Guaju é, normalmente, o ponto final do passeio de quadri e ele marca a divisa entre RN e PB. Além de curtir visual deslumbrante do local, recomendo que você experimente os espetinhos da Dona Moça. Eu experimentei o espetinho de lagosta e adorei! O tempero é divino!

Aproveite também para tomar um banho de rio e apreciar o encontro do Rio Guaju com o mar.

baía formosa o que fazer
Os espetinhos da Dona Moça são simplesmente divinos!

08. Santuário das Tartarugas Marinhas

Durante o passeio de quadriciclo tive o prazer de conhecer o Sr. José e o trabalho maravilhoso que ele desenvolve de preservação das tartarugas marinhas.

Ele fica em uma região de Baía Formosa onde as tartarugas costumam fazer sua desova. Lá ele procura conscientizar os turistas da importância da preservação desses animais e de toda a fauna marinha.

Há uma pequena exposição com ossos de diversos animais e é possível contribuir com o projeto comprando camisetas e lembrancinhas.

Preservação das tartarugas em Baía Formosa
Santuário das Tartarugas Marinhas, Baía Formosa

09. Surfar no Pontal

Claro que na terra do campeão olímpico de surfe, ítalo Ferreira, o esporte está entre os mais praticados. O Pontal é o lugar onde os surfistas se reúnem para praticar a modalidade. Vale a pena conhecer o point e quem sabe até arriscar algumas aulinhas e cair no mar.

10. Passeio de barco pelo mangue

Dentre os passeios em Baía Formosa, o passeio de barco pelo mangue do Sagi é imperdível. Ainda mais se for na companhia do Toreba, um morador local que é um figuraça e faz o passeio ficar ainda mais divertido.

melhores passeios em Baía Formosa RN
O passeio de barco pelo mangue com o Toreba é imperdível em Baía Formosa.

Conhecer o mangue e aprender mais sobre a importância da conservação desse ecossistema tão sensível é incrível. No final do passeio ainda dá tempo de tomar um banho de lama do mangue para hidratar nossa cútis.

11. Mata da Estrela

Conhecer a Mata da Estrela é outra boa sugestão do que fazer em Baía Formosa. A mata é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Lá há uma trilha bem tranquila que vai por dentro da Mata Atlântica preservada.

O trajeto tem 14km ao todo e o ponto final fica na Lagoa de Araraquara. No caminho, você terá a oportunidade de ver diversas espécies de plantas da Mata Atlântica.

12. Mirante da Baía Formosa

Sem dúvidas, a melhor vista de Baía Formosa é a do mirante. Recomendo, especialmente, o pôr-do-sol por lá. Tenho certeza de que as fotos ficarão incríveis!

Ah! E em certos dias, os golfinhos também costumam aparecer, tornando o espetáculo ainda mais bonito.

O que fazer em Baía Formosa: melhores restaurantes

Bateu aquela fome? Em Baía Formosa você encontra ótimos restaurantes. Seja para um almoço ou jantar mais romântico, o carro chefe da região são os frutos do mar e você não pode deixar de experimentar as delícias regionais.

13. Bistrô Sagi Iti

Localizado nas dependências da Pousada Sagi Iti, esse bistrô serve o melhor da culinária nacional e sul-americana com pratos que enchem os olhos.

Restaurantes em Baía Formosa
Este é definitivamente o melhor restaurante da Praia do Sagi! Menu delicioso e atendimento de primeira.

Além de pratos elegantes e muito saborosos, o Bistrô Sagi Iti serve também porções e petiscos maravilhosos. Vale destacar o polvo com cebola caramelizada, os ceviches e os diferentes risotos. A casa também conta com uma carta de drinks bem variada.

O ambiente é agradabilíssimo e pé na areia. Local perfeito para passar o dia curtindo a Praia do Sagi ou um jantar à dois.

14. Cachaçaria Nativos

Se além de provar os melhores frutos do mar você também quiser saborear diferentes rótulos de cachaça, recomendo a visita ao Restaurante e Cachaçaria Nativos.

No cardápio você vai encontrar sabores exóticos, como o pastel de arraia. Mas também poderá saborear clássicos como uma boa lagosta (há quem diga é uma das melhores do litoral do Nordeste) ou camarões ao champanhe.

15. Barraca do Toreba

Também localizada na Praia do Sagi, a Barraca do Toreba é um lugar descontraído, com boa comida e atendimento nota mil. A barraca fica próxima ao manguezal e você pode aproveitar para conhecer junto do passeio de barco !

onde comer em baía formosa
O pastel de camarão da Barraca do Toreba é do jeito que eu gosto: crocante e super recheado!

O Toreba é uma figuraça e sempre recebe os visitante com um sorriso largo no rosto que te deixa até mais confortável.

O que fazer em Baía Formosa com chuva

Em todas as viagens nós estamos sujeitos a uma virada inesperada de tempo. Eu mesma tinha saído para fazer o passeio de quadriciclo quando começou a chover. Mas ainda bem que logo que a chuva passou o sol voltou a brilhar.

A verdade é que não existe muito o que fazer com chuva em Baía Formosa, já que a cidade praticamente vive em função das praias. Contudo, se você estiver hospedado na Praia do Sagi vai encontrar bons restaurantes onde é possível se sentar e comer uns petiscos enquanto a chuva não passa.

Pronto para conhecer Baía Formosa, no Rio Grande do Norte?

Baía Formosa é um destino apaixonante. Sem dúvida, o lugar ideal para relaxar e esquecer de todos os problemas. Se você tem alguma sobre a cidade, basta deixar seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer em ajudar.


Que tal conhecer outras praias do Rio Grande do Norte?

O que fazer em Pipa (RN): 8 lugares imperdíveis para conhecer durante a sua viagem

Onde ficar em Natal: TOP 10 hotéis e pousadas na capital potiguar

Passeios em Natal: 10 passeios imperdíveis para quem visita a cidade pela primeira vez

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique! Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.