O que fazer em Cusco em 3, 5 e 7 dias de viagem
O que fazer em Cusco em 3, 5 e 7 dias de viagem

O que fazer em Cusco em 3, 5 e 7 dias de viagem

Um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo e principal porta de entrada para Machu Picchu, Cusco é uma cidade simplesmente fascinante. Se você está planejando uma viagem ao Peru e quer saber o que fazer em Cusco, está no lugar certo.

Neste guia, você vai encontrar todas as dicas essenciais para explorar esse destino histórico, cheio de cultura, paisagens impressionantes e experiências inesquecíveis.

Embora muita gente veja Cusco apenas como um ponto de passagem numa viagem Machu Picchu, a antiga capital do Império Inca merece muito mais atenção. A cidade encanta com seu centro histórico preservado, ruínas arqueológicas, mercados típicos e uma vibe única.

Ao longo deste post, você vai descobrir que vale a pena reservar alguns dias para conhecer Cusco com calma e desvendar todos os seus segredos e sua beleza.

cusco peru
Plaza de Armas e a Catedral de Cusco – Foto: @nandahudson

O que fazer em Cusco: TOP 5 passeios

Se você ainda não sabe o que fazer em Cusco, pode ficar tranquilo: atrações não faltam, e o mais difícil será escolher apenas algumas para incluir no roteiro Peru. A cidade oferece uma enorme variedade de passeios, que vão desde construções históricas impressionantes e importantes sítios arqueológicos até paisagens naturais de tirar o fôlego e uma história rica e fascinante.

Para quem já está curioso para descobrir quais são os melhores passeios em Cusco, preparamos o nosso TOP 5. Ainda assim, vale a pena continuar a leitura para conhecer os detalhes de cada atração e, de quebra, descobrir outros passeios imperdíveis que podem deixar sua viagem ainda mais completa.

Passeio Por que é imperdível?
Parque Saqsaywaman Esse é o parque arqueológico mais próximo de Cusco, depois de Machu Picchu, talvez seja o lugar mais impressionante da região.
Ruínas de Pisac O sítio arqueológico de Pisac é reconhecido pelo seu sistema de plataformas na encosta da montanha, é imperdível.
Salineras de Maras Se a história do Peru chega aos 10 mil anos, as salinas são formações com aproximadamente 110 milhões de anos!
Montanhas Coloridas Ver montanhas coloridas? Só aqui! As cores são resultado de milhões de anos de transformações geológicas.
Laguna Humantay Localizada a mais de 4.200 metros de altitude, a lagoa encanta por suas águas azul-turquesa rodeadas por montanhas nevadas.

#DicaDaGaia: Quem nos levou para explorar Cusco e arredores foi a Viagens Machu Picchu. Eles cuidaram de todos os detalhes e nos mostraram os melhores passeios por lá.

E o melhor é que os leitores do Mala de Aventuras garantem 5% de desconto em qualquer passeio da agência. Basta preencher o formulário através deste link para garantir o seu desconto além de poder solicitar mais informações!

O que fazer em Cusco: principais pontos turísticos

Em um local de extrema altitude, a cerca de 3.400 metros acima do nível do mar, Cusco é um mergulho em uma cultura milenar encantadora. Com construções históricas em estilo barroco, muralhas, becos e ruazinhas de pedra, uma breve caminhada pela cidade nos permite conhecer muito sobre a cultura andina. Aqui deixamos os principais pontos turísticos da cidade.

Tanto os sítios arqueológicos quanto os pontos turísticos próximos se tornam bem mais interessantes se você fizer com um guia.

1. Plaza de Armas

A Plaza de Armas é o principal ponto de referência da cidade, além de ser ela própria um ponto super legal para visitar em Cusco. Ao redor dela ficam várias outras atrações turísticas e o local é geralmente ponto de encontro para os outros passeios pela cidade. 

Essa praça é realmente muito bonita, toda decorada e cheia de flores, e vale a pena sentar-se em um dos bancos para observar o movimento de quem passa por lá. No entorno você também encontra várias lojinhas de souvenir, como manda a tradição dos lugares mais turísticos no mundo todo.

Há também duas igrejas bem importantes para a cidade localizadas na praça: a Iglesia de la Compañía de Jesús, que foi construída no século 16 em estilo barroco andino, e a Basílica Catedral de Cusco, que merece uma visita ao seu interior.

Defonitivamente, é um passeio que não pode faltar no roteiro de quem busca o que fazer em Cusco!

Dica da Gaia: Imperdível é apreciar a praça do Café Capuccino! De lá você tem uma vista panorâmica da Plaza de Armas.

cusco peru
Plaza de Armas no centro de Cusco é a vista do Café Capuccino – Foto: @gaiavani

2. Basílica Catedral de Cusco

A Basílica Catedral de Cusco é um dos monumentos mais imponentes da cidade, sendo uma das maiores do mundo. Ela possui três naves e doze capelas, e seu interior é super rico em imagens, quadros e artesanatos feitos por artistas locais.

A Catedral reúne características do gótico, do maneirismo e do barroco, e demorou quase cem anos para ser construída. Nos altares, há obras cusquenhas conhecidas. A mais famosa delas é a “Última Ceia”, de Marcos Zapata, em que o prato principal é o típico cuy assado.

Mais uma opção imperdível para que quer saber o que fazer em Cusco.

Informações úteis: A Catedral abre  de segunda a sábado das 10:00 às 17:00 horas — domingo: 13:00 às 17:00 horas. O bilhete para entrar na atração custa 40 soles. 

3. Qoricancha

Ainda na região Central de Cusco e próximo à Plaza de Armas, você também pode visitar Qoricancha. Lá funcionava o mais importante templo religioso e político dos Incas. Era neste local também que aconteciam cerimônias tradicionais e os estudos de matemática e astronomia. 

Qoricancha também era o principal santuário do deus Sol (Inti). Um passeio por lá é uma viagem na história dos Incas, além de uma verdadeira aula de arte e arquitetura. Lá você pode visitar alguns espaços, como o famoso Templo do Sol, o Recinto do Arco Íris, o Templo das Estrelas, o Salão dos Sacrifícios e os Jardins Sagrados e Fontes.

Se você quer saber o que fazer em Cusco com crianças essa é uma das melhores opções, um lugar super didático!

viagem ao peru
Qoricancha, aqui funcionava o mais importante templo religioso e político dos Incas – Foto: @gaiavani
  • Informações úteis: o local funciona de segunda a sábado, de 8h30 às 17h30. Domingos, de 14h às 17h. A entrada custa 15 soles.

4. Mercado de San Pedro

Um passeio que adoramos fazer nas cidades que visitamos é passar nos mercados populares. Neles você encontra tudo o que há de mais local e típico de uma cultura, como frutas e legumes regionais, tecidos, especiarias, artesanato e pratos tradicionais. 

No caso do Mercado de San Pedro, ele ainda é um lugar menos lotado de turistas, o que permite uma experiência bem mais local da cidade. Por lá você encontra vários ingredientes diferentes que provavelmente vai acabar se esquecendo o nome – até ler de novo quando estiver com algum cardápio de um restaurante local!

Essa é uma boa dica para quem busca o que fazer em Cusco de graça.

Mercado San Pedro Cusco
Para uma experiência autêntica, visite o Mercado San Pedro
  • Informações úteis: o Mercado de San Pedro funciona de segunda a sábado de 6h30 às 18h00, domingos de 6:30 às 16:00

5. Centro Artesanal de Cusco

Para quem gosta de levar lembrancinhas dos lugares, o Centro Artesanal de Cusco é um ótimo lugar para encontrá-las (bem melhor do que as lojas da Plaza de Armas, aliás). Além de produtos diferentes daquele padrão de souvenir mais tradicional, você tem abertura para pechinchar com os vendedores antes de comprar.

Lá você encontra objetos dos mais variados: de cerâmica, roupas, sapatos, tecidos e bijuterias, por exemplo. Os preços podem variar bastante de uma barraca para a outra, principalmente ao notarem que você é turista. Por isso, nunca compre de primeira alguma coisa que você gostar e negocie sempre.

Uma ótima opção de o que fazer em Cusco à noite, já que o Centro artesanal fica aberto até às 22:00.

o que fazer em Cusco
O artesanato peruano é incrível e super colorido – Foto: @nandahudson
  • Informações úteis: o Centro Artesanal de Cusco funciona diariamente, de 9h às 22h. 

6. Parque Saqsaywaman

O Parque de Saqsaywaman é o mais próximo de Cusco, a aproximadamente 2km da cidade, e, depois de Machu Picchu, talvez seja o lugar mais impressionante da região. Com uma história que soma 10 mil anos, trata-se de um dos mais valiosos sítios arqueológicos do Peru e ocupa uma área de pouco mais de 3 mil hectares.

Saqsaywaman tem grandes pedras (as maiores já vistas em todos as zonas arqueológicas incas), de cerca de 9m de altura, que foram encaixadas em sua construção. O lugar é considerado uma fortaleza pelos pesquisadores, embora nunca tenha sido usado com fins militares. 

Para que você aprenda muito e aproveite ainda mais seus dias, sugerimos um tour que a Viagens Machu Picchu tem para Saqsaywaman + Santuário animal de Ccochahuasi. Como o passeio dura o dia inteiro, você vai visitar outros lugares igualmente impressionantes com um guia fera na história e cultura da cidade!

Queria saber o que fazer em Cusco com crianças? Certamente elas vão amar passear por aqui aprender sobre a história do lugar e ter contato com as lhamas e outros animais!

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

#DicaDaGaia: Com a Viagens Machu Picchu. Você pode fazer tours avulsos ou personalizar seus passeios.

E o melhor é que os leitores do Mala de Aventuras garantem 5% de desconto em qualquer passeio da agência. Basta preencher o formulário através deste link para garantir o seu desconto além de poder solicitar mais informações!

Cusco Peru
Parque de Saqsaywaman é o mais próximo de Cusco – Foto: @nandahudson
  • Informações úteis: o local funciona diariamente, de 7h às 17:30h. 

7. Pedra dos 12 ângulos

A Pedra dos 12 Ângulos é um verdadeiro símbolo da engenharia inca e está entre as atrações históricas mais famosas para quem busca o que fazer em Cusco. Localizada na rua Hatun Rumiyoc, no centro histórico, ela impressiona pelo encaixe perfeito de seus doze ângulos, sem o uso de argamassa, uma técnica que resiste ao tempo há séculos.

A pedra fazia parte do antigo Palácio de Inca Roca e hoje está integrada a uma construção colonial. A visita é rápida, gratuita e indispensável para entender a sofisticação da arquitetura do Império Inca enquanto você explora as ruas históricas da cidade.

essa é mais uma opção para quem busca o que fazer em Cusco de graça!

cusco
Pedra do 12 ângulos

8. Museu Inka

 Para quem quer aprofundar o conhecimento sobre a história andina e entender melhor o que fazer em Cusco além dos sítios arqueológicos, o Museu Inka é uma parada obrigatória. Administrado pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, o museu reúne um dos acervos mais completos sobre a cultura inca e pré-inca.

O Museu Inka abriga cerâmicas, tecidos, múmias, ferramentas e exposições que explicam o cotidiano, a religião e a organização social dos povos andinos. A visita ajuda a compreender tudo o que você verá ao longo da viagem, especialmente nos arredores de Cusco.

Bela opção para quem busca passeios culturais em Cusco.

  • Informações úteis: funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 16h.

9. San Blas

Durante nossa última visita à cidade conhecemos esse bairro jovem e descolado que fica pertinho do Centro Histórico.

Passeando por Cusco, descobrimos San Blas, e se você busca uma atmosfera mais boêmia, basta subir as ladeiras até o bairro que é o refúgio dos artesãos. Lá, ele se destaca por suas ruas estreitas e cheias de charme, ateliês, galerias de arte e cafés aconchegantes. Em San Blas você encontrará uma versão mais autêntica da cidade.

Além do clima artístico, o bairro oferece belas vistas da cidade e uma atmosfera mais tranquila em comparação ao centro histórico. Para quem busca o que fazer em Cusco, é o local ideal para passear sem pressa, comprar artesanato local e sentir o lado mais autêntico dessa cidade encantadora.

Um belo passeio que não custa nada, é para você que busca mais uma opção de o que fazer em Cusco de graça.

bairro san blas cusco
Ficamos encantadas com a vibe de San Cristóbal e também de San Blas. É ou não é um cantinho charmoso? Foto: @nandahudson

10. San Cristóbal

Para quem gosta de fugir um pouco do circuito mais turístico, o bairro de San Cristóbal é a pedida!

Localizado em uma área elevada da cidade, ele abriga a Igreja de San Cristóbal, construída sobre antigas fundações incas. Existe um mirante próximo à igreja em uma esquina charmosa e instagramável, o Mirador Siete Borreguitos, de onde é possível ter uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Cusco, especialmente ao pôr do sol.

É um passeio curtinho, mas que rende ótimas fotos e uma experiência mais relaxante onde você poderá apreciar e contemplar com calma a paisagem de Cusco.

O que fazer em Cusco: arredores

Há muito o que fazer em Cusco e, quando levamos em conta os arredores da cidade, o leque de opções se torna ainda mais amplo e surpreendente. Nos arredores de Cusco, você encontra passeios repletos de história, cultura e natureza, perfeitos para quem quer ir além do centro histórico.

Se você buscava por informações de o que fazer nos arredores de Cusco, prepare-se para descobrir atrações imperdíveis bem pertinho da cidade. São paisagens simplesmente deslumbrantes que tornam a experiência ainda mais especial.

11. Valle Sagrado

O Valle Sagrado dos Incas é uma atração praticamente obrigatória para quem se interessa pela história do povo inca e por paisagens de tirar o fôlego. Localizado nos Andes Peruanos, o Vale Sagrado combina sítios arqueológicos impressionantes, antigas construções incas e cenários naturais simplesmente indescritíveis.

Ao longo da região, diversos sítios arqueológicos se espalham às margens do Rio Urubamba, elemento fundamental para o desenvolvimento da civilização inca. A importância do rio está diretamente ligada às avançadas técnicas agrícolas utilizadas pelos incas, já que suas águas tornaram a região extremamente fértil e propícia para a produção local.

Entre os principais pontos de interesse do Vale Sagrado estão Pisac, Moray e as Salineras de Maras, que evidenciam o alto nível de organização agrícola e social do Império Inca. Para quem busca o que fazer nos arredores de Cusco, o Vale Sagrado é, sem dúvida, uma das opções mais importantes e imperdíveis do roteiro.

Caso você esteja viajando por conta própria, um tour com a Viagens Machu Picchu pode facilitar bem a sua viagem.

Dica: Com a Viagens Machu Picchu você pode personalizar os seus passeios, e ainda terá 5% de desconto por ser leitor do Mala de Aventuras, basta preencher o formulário através deste link.

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

passeios Peru
No Valle Sagrado com amiguinhas lhamas, rs! – Foto: @nandahudson

12. Ruínas de Pisac

As ruínas de Pisac, localizadas em uma cidade vizinha de Cusco, são um dos melhores e mais importantes locais históricos do Peru, junto com Machu Picchu e o Templo do Sol. 

O sítio arqueológico de Pisac é reconhecido pelo seu sistema de plataformas na encosta da montanha que era utilizado para a agricultura pelos Incas. As ruínas ainda englobam o maior cemitério Inca e construções em pedra que eram utilizadas para banhos cerimoniais.

A melhor maneira de conhecer as ruínas de Pisac é contratando um tour guiado pelo Vale Sagrado dos Incas, com a Viagens Machu Picchu

  • Informações úteis: o local funciona diariamente de 8h às 17h. 

#DicaDaGaia: contratar um guia faz TODA a diferença na experiência. Afinal, se vamos por conta própria não conseguimos captar a grandiosidade dos locais visitados e da história por trás de cada monumento. Nós fechamos os tours guiados com a Viagens Machu Picchu e contamos com guias em português nos passeios, o que foi fantástico.

E você já sabe, os leitores do Mala de Aventuras garantem 5% de desconto em qualquer passeio da agência. Basta preencher o formulário através deste link para garantir o seu desconto além de poder solicitar mais informações!

13. Zona arqueológica de Moray

Moray é outro complexo arqueológico localizado bem próximo de Cusco, a cerca de 50 km de distância. A história do local ainda está sendo estudada, mas acredita-se que tenha funcionado como uma espécie de laboratório agrícola dos incas, onde eram simulados diferentes microclimas para o cultivo de diversas plantas e alimentos.

A aparência de Moray é bastante curiosa: o sítio é formado por várias plataformas circulares, semelhantes a anfiteatros, com aproximadamente 100 metros de profundidade, além de um sofisticado sistema de drenagem e armazenamento de água.

Há também pesquisadores que defendem a teoria de que o local teria sido utilizado como observatório astronômico. Independentemente de sua função original, a visita vale muito a pena para compreender a genialidade do povo inca.

Geralmente, o passeio ao Complexo Arqueológico de Moray é combinado com uma visita às Salineras de Maras, outra sugestão imperdível para quem procura o que fazer em Cusco, no Peru. Os passeios combinados duram o dia todo e você não vai se arrepender. Faça contato com a Machu Picchu Viagens através deste link, tire suas dúcidas e ainda garanta 5% de desconto!

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

o que fazer em Cusco arredores
Passeio ao Complexo Arqueológico de Moray – Foto: @nandahudson
  • Informações úteis: o complexo funciona de 8:30h às 17h.

14. Salineras de Maras

Outro ponto alto da viagem à Cusco é a visita às Salineras de Maras. Maras é uma cidadezinha a 40km de Cusco e possui um conjunto de aproximadamente 3 mil salinas em uma de suas encostas. Mais impressionante que o número de salinas é o tempo de existência: se a história do Peru chega aos 10 mil anos, as salinas são formações com aproximadamente 110 milhões de anos!


Com cores que variam entre o branco e tons terrosos que mudam de acordo com a luz do dia, as piscinas são abastecidas com as águas de um manancial hipersalino com técnicas que são passadas de geração para geração entre os moradores locais. Por isso, a produção de sal é uma das grandes fontes de renda entre os habitantes de Maras.

Além do lugar ser incrivelmente lindo e um cenário maravilhoso para muitas fotos, você ainda colabora com a população local, já que o dinheiro arrecadado com o turismo é dividido entre os produtores que trabalham no local.

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

Nós, apreciando as Salineras de Maras – Foto: 2gaiavani
  • Informações úteis: o complexo funciona de 8:00h às 17h diariamente.

15. Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains)

Você já deve ter visto por aí fotos de uma montanha colorida no Peru, certo? Para conhecê-la, você precisa ir até Cusipata, uma cidade que fica a cerca de 8km de Cusco, e de lá procurar a comunidade de Pampachiri. 

Já a chegada até o topo pode ser um pouco mais cansativa: é preciso fazer uma caminhada de cerca de 5km, que pode acabar sendo mais difícil do que o normal, já que a altitude piora bastante a sensação de esforço.

As cores são resultado de milhões de anos de transformações geológicas, como degelo e erosões. Além da coloração super diferente que encanta todos os turistas, a paisagem também é cheia de cumes. É um lugar para deixar a criatividade solta e tirar muitas fotos!

  • Informações úteis: a entrada para estrangeiros custa 25 soles e os bilhetes devem ser comprados diretamente na comunidade de Pampachiri, onde a trilha se inicia. Para fazer este passeio, confira aqui nossa sugestão de tour de um dia saindo de Cusco, com a Viagens Machu Picchu. Desta forma toda a logística já está definida, o que inclui também os ingressos.

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

peru montanha colorida
Toda a beleza das cores na Montanha Colorida

16. Laguna Humantay

Um dos passeios naturais mais impressionantes para os amantes de trekking e trilhas e para quem busca o que fazer em Cusco além da parte histórica é a Laguna Humantay. Localizada a mais de 4.200 metros de altitude, a lagoa encanta por suas águas azul-turquesa rodeadas por montanhas nevadas.

O acesso exige uma trilha moderada, que leva mais ou menos 1 hora, o que torna a experiência ainda mais especial para quem gosta de aventura e natureza. Apesar do esforço, a paisagem recompensadora faz da Laguna Humantay um dos passeios mais memoráveis da região. Nós fizemos a trilha e valeu muito a pena, apesar do esforço na altitude.

Para quem prefere fazer passeios sem se preocupar com a logística, aqui temos sugestão de um tour até a Laguna Humantay.

E você já sabe, os leitores do Mala de Aventuras garantem 5% de desconto em qualquer passeio da Viagens Machu Picchu. Basta preencher o formulário através deste link para garantir o seu desconto além de poder solicitar mais informações!

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

passeios cusco
Chegar até aqui e ver esse visual, compensou todo o esforço! – Foto: @gaiavani

17. Ollantaytambo

 Além de ser uma das cidades incas mais bem preservadas do Peru, Ollantaytambo é um ponto-chave para quem explora o que fazer em Cusco e no Vale Sagrado. O complexo arqueológico impressiona por seus terraços monumentais, templos e vistas do vale.

Além das ruínas, a vila mantém ruas de pedra super charmosas, canais de água originais e uma atmosfera histórica única. Importante saber que Ollantaytambo também é um importante ponto de partida para quem segue de trem até Machu Picchu, o que torna a visita ainda mais estratégica no seu roteiro Peru.

Dica: Personalize seu toru com a Viagens Machu Picchu e inclua Ollantaytambo no caminho para Machu Picchu, pode ser uma boa opção.

Clique aqui para reservar sua experiência com desconto

Olhem que charme as ruazinhas em Ollantaytambo – Foto: @nandahudson

18. Machu Picchu

Claro que não poderia faltar a estrela principal: Machu Picchu! Conhecida como uma das maravilhas do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO, não tem uma pessoa que vá à cidade perdida dos Incas e não se espante com a beleza e a energia de lá.

Descoberta no começo do século XX apenas, a história de Machu Picchu revela como os Incas possuíam conhecimentos super avançados de matemática e astronomia. Os sinais de técnicas refinadas de agricultura e acústica também chamam atenção para a época, que antecede a colonização hispânica.

No passeio, você anda pelas ruínas e vê como as enormes pedras foram perfeitamente encaixadas. Além disso, o visual lá do alto sempre tira o fôlego dos turistas e rende fotos lindíssimas da antiga cidade.

A maioria das pessoas opta por se hospedar uma ou duas noites em Águas Calientes para poder acordar cedinho para ir direto para as ruínas, mas veja as opções de tours com a Viagens Machu Picchu, com eles você pode personalizar seu passeio! 

Ah, não esqueça de preencher o formulário através deste link, garanta seu desconto e tire suas dúvidas!

Leia também: Machu Picchu (Peru): como chegar? quanto custa? veja as melhores dicas para visitar em 2026

#DicaDaGaia: Cusco foi uma das paradas do nosso roteiro Peru. E assim como no restante da viagem, não nos preocupamos com nada, pois a Viagens Machu Picchu cuidou de cada detalhe.

Sendo uma das melhores agências de turismo do Peru, super indicamos o serviço. E o melhor é que descolamos um descontinho para os leitores do Mala de Aventuras. Para garantir 5% OFF em qualquer pacote, você só deve reservar por esse link e preencher os dados da planilha.

Roteiro Cusco

Pensando em facilitar o seu planejamento de viagem, já deixamos sugestões de roteiro para 3, 5 ou 7 dias em Cusco.

O que fazer em Cusco em 3 dias

  • Dia 01: Comece seu dia explorando a Plaza de Armas, lá você poderá visitar a  Basílica Catedral de Cusco e apreciar toda sua beleza. Você pode aproveitar e almoçar no Inkagrill Cusco, que fica na Plaza de Armas ou deixar para fazer isso no Mercado de San Pedro.
  • Dia 02: o início do seu segundo dia pode ser visitando Qoricancha, onde funcionava o mais importante templo religioso e político dos Incas. aprenda sobre os estudos de matemática e astronomia dos incas. Em seguida vá conhecer o complexo arqueológico de Saqsaywaman que fica bem pertinho da cidade. Na volta, visite o bairro de San Cristóbal para apreciar um panorama de Cusco do Mirador Siete Borreguitos e em seguida, termine seu dia com um por do sol em algum rooftop de San Blas, bairro super charmoso.
  • Dia 03: Dia de visitar as Salineras de Maras e a Zona Arqueológica de Moray para fechar com chave de ouro!

O que fazer em Cusco em 5 dias

Para quem tem mais 2 dias no Peru, some aos 3 dias acima:

  • Dia 04: No quarto dia em Cusco, sugerimos o trekking até a Laguna Laguna Humantay, é fantástico!
  • Dia 05: Já para o quinto dia, a boa é conhecer as Montanhas Coloridas! A paisagem é única, um lugar para apreciar e registrar esse lugar mágico com muitas fotos!

O que fazer em Cusco em 7 dias

Vai ficar os 7 dias explorando as belezas do Peru? Então acrescente:

  • Dia 06: Visite o Vale Sagrado dos Incas que é uma atração obrigatória com muita história e paisagens de tirar o fôlego. O Vale fica Localizado nos Andes Peruanos, as Ruínas de Pisac ficam por lá, portanto, não deixe de visitar. Continue seu passeio até Ollantaytambo, uma vila super charmosa e em seguida pegue o trem para Machu Picchu.
  • Dia 07: Dia de explorar esse lugar mágico que é Machu Picchu e retorno para Cusco

#DicaDaGaia: Como já informamos, no nosso roteiro Peru a Viagens Machu Picchu cuidou de cada detalhe, super indicamos o serviço. E lembre-se de que leitores do Mala de Aventuras tem desconto! Para garantir 5% OFF em qualquer pacote, você só deve reservar por esse link e preencher os dados da planilha.

Dúvidas frequentes de quem pesquisa o que fazer em Cusco

Ao planejar de uma viagem internacional é natural que surjam aquelas perguntas de última hora. Pensando nisso, reunimos aqui as dúvidas frequentes de quem pesquisa o que fazer em Cusco, para esclarecer todos os detalhes e te ajudar a organizar suas aventuras por essa cidade peruana incrível.

O que fazer em Cusco de graça

Em Cusco você tem algumas opções bem bacanas e que são grátis, confira:

  • Explorar o Centro Histórico ( Plaza de armas, Catedral de Cusco )
  • Caminhar pelo charmoso bairro San Blas
  • Visitar o Mercado de San Pedro
  • Ver a Pedra dos 12 ângulos
  • Tirar fotos panorâmicas de Cusco do Mirador Siete Borreguitos no Bairro San Cristóbal
  • Tirar fotos com lhamas
O que fazer em Cusco com crianças

Aproveite para que as crianças aprendam se divertindo durante a viagem! Veja quantas opções:


O que fazer em Cusco à noite

A vida noturna de Cusco é animada, veja a melhor maneira de aproveitá-la:

  • Faça um tour noturno por Cusco que inclui uma oficina de Pisco Sour, coquetel peruano conhecido mundialmente
  • Vá até algum mirante para apreciar o panorama com a cidade iluminada
  • Tenha uma experiência astronômica no Planetário de Cusco, aprecie o céu andino
  • Aprecie um jantar com espetáculo folclórico andino
  • Explore os inúmeros bares e restaurantes da cidade
  • Caminhe pelo bairro de San Blas, que à noite fica ainda mais charmoso
  • Visite Qoricancha (templo do sol) que a noite conta com iluminação especial
Melhores restaurantes de Cusco

A gastronomia peruana é conhecida no mundo todo por conta dos seus pratos deliciosos e de sabores fortes. Se a capital Lima é famosa pela oferta variada de excelentes restaurantes, Cusco também faz jus ao sucesso do Peru entre os amantes de uma boa comida. Veja nossas sugestões de restaurantes em Cusco:

Aqui estão alguns dos melhores restaurantes de Cusco para você visitar na sua viagem! Nós testamos e aprovamos todos!

Melhores cafés de Cusco

Para quem, como nós, não dispensa conhecer um bom café durante viagens, veja nossas sugestões em Cusco, alguns estão até entre as 100 melhores cafeterias do mundo!

Onde ver o por do sol em Cusco
Sugerimos assistir ao pôr do sol em Cusco a partir do Mirador Siete Borreguitos, localizado no bairro San Cristóbal. De lá, você terá uma vista panorâmica incrível da cidade, que fica ainda mais bonita com as cores do entardecer.

E então, já sabe o que fazer em Cusco?

Nós, do Mala de Aventuras, esperamos que com nossas dicas você já tenha preparado seu roteiro em Cusco! agora é só arrumar as malas e partir! Que sua viagem seja perfeita e inesquecível e caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre Cusco, é so deixar uma mensagem aqui embaixo que tentaremos te ajudar, ok?
Boa viagem!

Leia também:

Viagem ao Peru: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Roteiro Peru: sugestões para 7, 10 e 15 dias de viagem

Agências de Turismo Cusco (Peru): as 5 mais confiáveis

Seguro viagem Peru 2026: é obrigatório? qual é o melhor? quanto custa?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Gaia Vani
Gaia Vani

Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

4 comentários em “O que fazer em Cusco em 3, 5 e 7 dias de viagem”

  1. CAMILA R TRINDADE

    oi, querida. obrigada pelo conteúdo tão rico. uma dúvida: esses passeios pelo getyourgide que vc indicou, na sua maioria não contemplam ingressos, certo? mesmo fazendo eles, é benéfico ter o bilhete turístico? obrigada

    1. Oi Camila! Sim, os tours costumam incluir transporte + guia. Já a entrada, pode ser adquirida no local ou através desse boleto turístico. Se você for visitar os highlights, pode valer a pena. Até porque o preço é razoável. Chequei agora e, se não me engano, está custando S./130.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima