Você sabia que BH leva o título de capital nacional dos botecos? São 12 mil bares e botecos, o maior número por habitantes em todo o Brasil. Ou seja, este é um excelente destino para foodies! Mas não só de queijin e cafezin vive essa cidade mineira. Por isso, vem comigo conferir o que fazer em Belo Horizonte!
Essa cidade grande com ar de interior é uma mescla de aconchego com grandiosidade. E para te ajudar a planejar a sua viagem, montei um super guia com absolutamente tudo que você precisa saber para essa visita: como chegar, onde se hospedar, qual é a melhor época para visitar e quantos dias ficar. Isso sem falar na lista completinha de passeios imperdíveis e restaurantes irresistíveis para incluir no roteiro!
Antes de começar, aqui vai uma super dica: reserve seus passeios e atividades com antecedência para otimizar seu tempo e curtir ao máximo a sua viagem!
Por aqui, a gente sempre usa o site Civitatis em viagens nacionais. Eles tem uma ótima variedade de tours, como esse tour por Ouro Preto e Mariana e esse tour por Congonhas e Sabará.
Dicas de viagem Belo Horizonte
Confira algumas dicas importantes para planejar sua viagem até Belo Horizonte e aproveitar o máximo possível. Importante ressaltar que, muitos lugares podem solicitar passaporte para a vacina de COVID-19, por isso, esteja sempre com ele em forma de print, download ou impresso. Para acessar o comprovante de vacina, acesse o site do Conecte SUS.
Como chegar em Belo Horizonte?
Belo Horizonte está localizada na área central do território mineiro e a melhor entrada para os turistas é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins (CNF), que recebe voos das principais capitais brasileiras.
De Confins até o centro da capital mineira são aproximadamente 40km de distância. Portanto, será necessário alugar um carro um pegar um taxi para ir até sua hospedagem em BH. O trajeto leva cerca de 1 hora.
Outra alternativa para visitar Belo Horizonte é viajando de carro. Deixo abaixo a quilometragem para você ter uma ideia das distâncias e considerar essa opção:
- São Paulo x Belo Horizonte: 590km
- Rio de Janeiro x Belo Horizonte: 442km
- Vitória x Belo Horizonte: 515km
- Brasília x Belo Horizonte: 757km
- Salvador x Belo Horizonte: 1400km
- Porto Alegre x Belo Horizonte: 1700km
Onde se hospedar em Belo Horizonte?
Estar bem localizado faz toda a diferença durante a sua viagem, pois assim você poderá fazer alguns roteiros a pé, sem gastar tempo e dinheiro com deslocamento. Dessa forma, os bairros mais recomendados para se hospedar em BH são: Savassi e Centro.
Enquanto a Savassi tem a melhor estrutura hoteleira e uma das noites mais animadas de BH, com uma boa variedade de bares e restaurantes, o Centro tem um ambiente mais popular, hotéis mais baratos e atrações históricas e culturais. Se eu tivesse que escolher um dos dois, não pensaria duas vezes na Savassi, por questões de segurança.
Aqui vão minhas sugestões de hotéis para a sua estadia na Savassi:
- Novotel BH Savassi – Nota 9,1 no Booking
- Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte – Nota 8,7 no Booking
-
eSuites Savassi Toscanini – Nota 8,7 no Booking
Qual é a melhor época para visitar Belo Horizonte?
Você pode optar por visitar a cidade em qualquer época do ano, mas para evitar as fortes chuvas ou o frio intenso que costumam afetar o estado de Minas, é recomendado escolher os meses de abril e maio, e setembro e outubro.
Quantos dias em Belo Horizonte?
Se o objetivo é Belo Horizonte em 2 dias, é possível visitar museus e os principais parques e pontos turísticos. Mas se pretende aproveitar com calma e conhecer um pouco mais de gastronomia, é recomendável uma estadia de pelo menos 4 dias.
Como se locomover em Belo Horizonte?
Muitos lugares podem ser visitados com caminhadas de alguns minutos, como é o caso do Mercado Central, da Praça da Liberdade ou dos arredores do Mercado Novo. Mas se você pretende visitar a Praça do Papa ou parques mais afastados, é importante economizar tempo e energia, por isso, o recomendado é pegar um taxi ou Uber.
O que fazer em Belo Horizonte: TOP 3
Agora que você já sabe como chegar e onde se hospedar, vem descobrir os principais pontos turísticos de Belo Horizonte para adicionar no seu roteiro de viagem:
1. Mercado Central: o coração de MG em um só lugar
Se nós estamos falando de um lugar que vai dar água na boca, nós estamos falando do Mercado Central de Belo Horizonte. Com nove décadas de existência e mais de 400 lojas, o local une as feiras da Praça da Estação e da Praça da Atual Rodoviária.
Você vai encontrar temperos de várias regiões do estado, barracas de frutas, bebidas, flores, além de uma variedade gigantesca de queijos para degustar e comprar. Doces de leite e de frutas não podem faltar, mas se seu foco não for o paladar, não tem problema, existem diversas opções de artigos para casa, desde canequinhas com o estilo mineiro à panelas de barro e ferro.
Vale saber: o mercado tem horários de funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo e feriados 8h às 13h. O estacionamento funciona no segundo andar diariamente, das 7h às 21h. Além disso, possui acessibilidade por meio de elevadores, rampas de acesso e disponibilizando cadeiras de rodas.
2. Mercado Novo: o casamento perfeito entre os velhos e novos tempos
Mercado Novo, o irmão mais novo do Mercado Central, foi fundado em 1963 e possui uma vibe mais moderna. Por lá, você encontra grande variedade de bares, restaurantes, exposições de artes, barbearias, brechós, música popular brasileira e muito mais. O movimento é maior na parte da noite, apesar de ser o horário que a maioria das lojas estão fechadas.
Procura por um lugar noturno para bater uma boa prosa com muita comida boa? Esse é o ponto perfeito, mas se pretende visitar as lojas, recomendamos ir mais cedo, de segunda à sábado das 09h às 20h, alimentação das 11h às 22h. Aos domingos acontece o delivery.
3. Praça da Liberdade com seus museus e centros culturais
Não muito distante dos mercados, está a Praça da Liberdade, o programa perfeito para quem busca o que fazer em Belo Horizonte com crianças. Conhecida como a sede de prédios importantes para Minas Gerais, ela abarca um conjunto rico de arquitetura, design, jardins e cultura, além de ser um dos lugares abertos em Belo Horizonte para passear.
O cartão postal da região é o Edifício Niemeyer. Desenhado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, ele traz o simbolismo das montanhas de Minas, por meio de suas curvas. Esse prédio é residencial, mas um lugar maravilhoso para levar os pequenos, que com certeza ficarão intrigados com o tamanho e altura, além de render várias fotos do lado de fora.
O segundo destino das redondezas é o Palácio da Liberdade, com suas fachadas, jardins, orquidários, arquitetura com inspiração francesa e objetos de grande valor histórico. É possível visitá-lo nos fins de semana, com grupos reduzidos de até 12 pessoas, às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. Os horários de visita devem ser previamente agendados no site do APPA – Arte e Cultura.
Em terceiro, temos o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, as programações tem um objetivo pedagógico e diverso, seja com exposições, mostras de filmes, livrarias e cafeterias. Perfeito para curtir uma tarde aconchegante, aproveitando as atrações em Belo Horizonte. O CCBB funciona todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças.
E não paramos por aí! Além dos três destaques, na Praça da Liberdade você encontra o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa FIAT de Cultura, o Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro.
O que fazer em Belo Horizonte: bares e restaurantes
Se você veio até aqui para saber o que fazer em Belo Horizonte a noite, o seu momento chegou! Se bem que dá para curtir essas dicas para um Happy Hour, uma tarde de sábado ou um almoço de domingo!
4. Savassi
O conhecidíssimo bairro Savassi atrai muitas visitas, para quem curte um cineminha, para aqueles que gostam de ir às compras, para os amantes da culinária mineira e para os grupos de amigos que não trocam a resenha de bar por nada! São mais de 200 opções para escolher.
Bares imperdíveis em Belo Horizonte para incluir no roteiro:
- Redentor,
- Wäls Gastropub,
- Dona Lucinha e
- Casa Cheia.
5. Bares da rua Pium-i
Na zona-sul de BH você encontra uma rua badalada e recheada de bares para tomar uma cerveja ou uma cachacinha mineira.
Com música ao vivo, um happy hour de qualidade, cozinhas variadas, o bairro atrai muitos jovens e é ótimo para curtir com a família. Muitos bares abrem apenas aos finais de semana, o que facilita suas possibilidades de lazer se está buscando o que fazer em Belo Horizonte no final de semana.
- O Vibe de Domingo tem uma vibe mais balada e proporciona uma experiência de música ao vivo.
- O Albanos Hub Cervejeiro é especializado em produção de cerveja própria.
- A Cia do Boi Pium-í é considerada um lugar bacana para a criançada e uma opção boa para quem gosta de degustar carnes.
- O Almanaque: cerveja bem gelada, ambiente agradável e muita gente bonita.
O que fazer em Belo Horizonte: o ar livre na capital
6. Esplanada do Mineirão
Agora o papo é sobre atividades ao ar livre. A Esplanada do Mineirão é o lugar certo para quem ama pedalar, caminhar, andar, se aventurar no skate ou patins e, conta também com muitos shows/festivais. De quebra você ainda pode ter uma visão privilegiada da Lagoa da Pampulha.
7. Pampulha: uma das belezas naturais de Belo Horizonte
Localizada na região norte de BH, a região da Pampulha é um bairro super residencial, mas conta com uma bela arquitetura moderna e alguns cartões postais, como a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer e que é símbolo de inovação, dentro da arquitetura. Para os fiéis, vale saber que as missas acontecem aos domingos às 7h, 10h30 e 18h com número limitado de pessoas.
A Lagoa da Pampulha também vale ser visitada, pois oferece a possibilidade de caminhadas e ciclismo no seu entorno. E se você pretende ver o pôr do sol, esse é um dos lugares perfeitos.
8. Feirinha hippie de domingo
Presente na Av. Afonso Pena, a Feirinha Hippie acontece todo domingo, das 7h00 às 14h00. Nela você terá a oportunidade de garimpar produtos variados, desde roupas, calçados, cama, mesa, banho, artesanato e muito mais.
No Instagram oficial da feirinha, acompanhe um pouco mais dos produtos que você encontrará por lá. Mas saiba que compras ao ar livre são só umas das possibilidades oferecidas na Afonso Pena. Durante sua passagem, você com certeza avistará os painéis de arte urbana, como a icônico “Deus é Mãe”.
9. Praça do Papa: ideal para assistir ao pôr do sol em Belo Horizonte
Se o seu planejamento for de 2 dias em Belo Horizonte, esse é o lugar ideal para finalizar a sua viagem, pois a Praça do Papa proporciona uma visão linda de toda a cidade.
Aliás, ela está na lista de lugares legais para ver o pôr do sol em BH e ainda oferece várias atrações culturais, apresentações de teatro, shows e dança.
Curiosidade: ela foi apelidada dessa forma, por conta da missa campal realizada pelo Papa João Paulo II, em 1980.
10. Parque das Mangabeiras e Parque da Serra do Curral
O Parque das Mangabeiras abriga um dos maiores e mais belos redutos de BH. Ele conta com quadras, trilhas, pista de skate, playground, uma vasta área verde e muito mais. É um lugar de paz e tranquilidade para você que ama esportes, relaxar, lazer e o contato com a natureza.
Os horários de funcionamento são de terça-feira a domingo, das 8h00 às 17h00, com entrada gratuita.
Pertinho dali, a cerca de 5 minutos de carro, fica o Parque da Serra do Curral. De lá, é possível ver vários pontos turísticos da cidade, desde a Lagoa da Pampulha, a Avenida Afonso Pena, o Morro do Elefante e muito mais. A variedade de fauna e flora, sendo de mata atlântica e cerrado, chega há mais de 125 espécies de aves.
Os horários de funcionamento são de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (com entrada permitida até às 16h).
Dica: fazer um tour guiado faz TODA a diferença na sua viagem. Dessa forma, você vai ficar por dentro da história e das curiosidades acerca do destino.
O que fazer em Belo Horizonte: fora do roteiro tradicional
11. Bairro de Santa Tereza com seus barzinhos e restaurantes charmosos
Contando com cinco praças, o Bairro de Santa Tereza parece guardar memórias vivas do passado e pessoas que sentam nas calçadas para conversar além de barzinhos e restaurantes típicos.
O Bar do Bolão, por exemplo, completou 60 anos recentemente. Com um cardápio variado, além dos pratos tradicionais, ele pode ser uma ótima opção para incluir no seu roteiro. O restaurante Santa Pizza também é um dos mais famosos do bairro.
12. Praça Raul Soares, uma ida até a Europa
Inspirada nos jardins europeus, a Praça Raul Soares faz o encontro entre oeste e leste, centro e sul da cidade.
O que fazer em Belo Horizonte: arredores de BH
Que tal aproveitar a ida à BH para conhecer vários outros pontos turísticos de Minas Gerais distantes alguns km da capital?
Confira excelentes opções de bate e volta de Belo Horizonte:
13. Serra do Cipó
Localizada a apenas 90km de BH, a Serra do Cipó possui cachoeiras deliciosas e uma infinidade de trilhas e atividades ao ar livre. É um destino e tanto para quem curte esportes radicais como: rapel, ciclismo, alpinismo e trekking.
A principal atração da região é o Parque Nacional Serra do Cipó. Não é preciso pagar para acessá-lo, mas você deve se planejar para chegar cedo por lá, pois há um limite de 150 visitantes por dia, sendo a entrada por ordem de chegada, sem sistema de agendamento prévio.
O destino também é muito procurado por casais que buscam pousadas charmosas para curtir a dois. Deixo aqui três sugestões para quem pretende visitar a região:
- Pousada Meraki – Nota 9,1 no Booking
- Pousada Flor de Pequi – Nota 9,1 no Booking
- Pousada Canto das Águas – Nota 8,0 no Booking
14. Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Piedade em Caeté
Caeté é um município da região metropolitana de BH que fica a 1h de distância (de carro). Contando com um turismo religioso, seu principal ponto turístico é o Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Piedade.
A Basílica é um ponto turístico de Belo Horizonte bastante conhecido. Com vista exuberante, ela abriga a padroeira de Minas Gerais, a Nossa Senhora da Piedade.
Durante sua visita, não deixe de conhecer:
- a Basílica Ermida;
- o observatório Frei Rosário, que é mantido pela UFMG (mas suspendeu suas visitas desde março de 2020, confira o site para atualizações);
- o Calvário;
- a hospedagem na Casa dos Peregrinos Dom Silvério;
- o espaço Padre Virgílio Reis onde podem ser feitas refeições, além de compras em sua lojinha.
- e o Restaurante Costa, onde você pode provar deliciosos pratos mineiros.
As taxas de visita são R$ 10,00 por pessoa (isenção: até 12 anos de idade). Meia entrada: maiores de 60 anos de idade. Para informações com mais detalhes, visite o site da Basílica.
15. Cidade histórica de Sabará
Com apenas 20 minutos de distância da grande Belo Horizonte, a história de Sabará tem início como arraial de bandeirantes. O local só tornou cidade em 1838.
Com muitos atrativos turísticos, separe ao menos uma tarde para a visita. O Centro Histórico com o Conjunto Arquitetônico da Rua Dom Pedro II é tombado pelo IPHAN e ótimo local para fotos coloridas. Nele é possível visitar prédios como o Solar do Padre Correia, a Casa Azul, o Sobrado de Dona Sofia e a Casa da Ópera – o segundo teatro mais antigo do Brasil.
16. Congonhas (obras de Aleijadinho)
A apenas 1h20 minutos de Belo Horizonte está Congonhas, cidade onde o escultor Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) deixou suas obras.
No Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é possível avistar 13 de suas esculturas em pedra e sabão. E pelo Circuito do Ouro, que agrupa 15 municípios com ligações culturais, artísticas e históricas entre si, existem várias obras do artista para ver mais de pertinho.
Ainda em Congonhas, você encontrará uma variedade de artesanatos, relógios, jarros, castiçais, compoteiras, cinzeiros e outras peças em pedra-sabão, além de pedras semipreciosas, colchas, bordados e objetos em madeira. Ou seja, é o local perfeito para encontrar peças de decor e lembrancinhas.
17. Cordisburgo (Gruta)
Em torno de 120 km da grande capital está Cordisburgo. A cidade abriga a Gruta do Maquiné, conhecida por suas esculturas naturais e estalactites no teto da caverna.
Abrigo de comunidades pré-históricas, a gruta conta história por aproximadamente 650 metros de galerias e sete salões, oferecendo iluminação e passarelas para uma experiência magnífica.
A entrada é no valor de R$ 25,00 reais com horário de funcionamento de segunda à domingo das 8h30 às 16h30 e aos feriados no mesmo horário.
18. Voo de parapente na Serra da Moeda e Restaurante La Vinícola Mirante
Na procura de algo mais radical, a 34 km de BH, você pode ter a experiência de pular de parapente na Serra da Moeda. A sensação é que você vai tocar o céu enquanto plaina por paisagem de tirar o fôlego.
Depois do voo, uma boa dica é visitar o Restaurante La Vinícola Mirante. Ele fica a 1.500m de altitude e oferece uma vista única da região!
Para marcar um voo, confira o site da Escola de Parapente BH.
19. Inhotim
O Instituto Inhotim é sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil , além de ser considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Ela não está muito longe de Belo Horizonte, já que fica na cidade de Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.
O ingresso custa R$ 50,00. Crianças até 5 anos não pagam. Estudantes identificados, crianças de 6 a 12 anos e maiores de 60 anos pagam meia (R$ 25,00). Na última 6ª de todo mês, a entrada é gratuita para todos (exceto em feriados, quando há cobrança de ingresso), mediante retirada prévia pela plataforma Sympla, bilheteria oficial. Clique aqui e saiba mais.
20. Mariana e Ouro Preto
Se tem um bate e volta de Belo Horizonte imperdível é o combo Ouro Preto e Mariana. Com belíssima arquitetura histórica, as duas cidades fazem parte do Circuito do Ouro, ambas oferecem uma variedade de restaurantes, museus, arquitetura barroca e igrejas, além de muitos mirantes para ter uma vista diferenciada de cada parte da cidade.
Confira nossa seleção de tours próximos de BH que selecionamos para vocês:
Dúvidas frequentes de quem busca o que fazer em Belo Horizonte:
Ao planejar uma viagem, é super normal surgirem algumas dúvidas. Por isso, vamos saná-las para te ajudar a ter a melhor experiência do que fazer em Belo Horizonte!
Qual é a melhor cachaçaria de Belo Horizonte?
A bebida, que tem um lugarzinho único no coração dos mineiros, pode ser encontrada em diversas cachaçarias de BH. Veja aqui a lista do Sou BH!
E se você realmente curte a bebida, programe sua viagem para participar da Expo Cachaça, a maior e mais conceituada vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça
Qual é o melhor pão de queijo de Belo Horizonte?
De versões simples a recheadas, doces ou salgadas, na Pão de Queijaria você encontra opções das mais inusitadas para a maior paixão mineira. São cinco sabores de pão de queijo para escolher: canastra, salitre, parmesão, d’ Alagoa e gruyère. Hmmmm! Já deu água na boca só de pensar nessas delícias, né?
O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias?
Para os amantes dos passeios ao ar livre, história e arte, é importante reservar um dia para explorar tudo o que a Praça da Liberdade tem para oferecer, desde museus, memoriais e centro artísticos.
No segundo dia, procure relaxar com uma bela caminhada na esplanada do Mineirão, visite a Pampulha e os pontos turísticos dos arredores. Se você preferir, pode trocar este dia mais relax por uma animada visita aos mercados Central e Novo.
E para fechar o terceiro dia, não deixe de conhecer a feirinha hippie. É possível garimpar itens para a casa, roupas descoladas e peças de época.
Recomendo também guardar energia para curtir as noites de Belo Horizonte, que são regadas de muitas opções para aperitivos, uma boa cachacinha mineira e música boa.
O que fazer em Belo Horizonte em 5 dias?
Separamos aqui um roteiro bem rápido de diversas atividades que você pode fazer em 5 dias pela capital mineira.
- Dia 1 – Mercado Central e Mercado Novo
- Dia 2 – Circuito Cultural Praça da Liberdade e Savassi
- Dia 3 – Lagoa da Pampulha e Mirante do Mangabeiras
- Dia 4 – Bate e volta em Ouro Preto
- Dia 5 – Bate e volta no Instituto Inhotim.
O que fazer em Belo Horizonte a noite?
Consagrada como capital nacional dos botecos (são 12 mil bares e botecos), Belo Horizonte tem várias atividades noturnas. Aqui vai nossa sugestão de lugares badalados para visitar a noite em BH
- Cine Santa Tereza: é um cinema público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com entrada gratuita. A opção perfeita para quem ama biblioteca, cinema, cultura e bons drinks.
- Cine Belas Artes: localizado no bairro de Lourdes, na Gonçalves Dias cheia de charme e arquitetura, ele possuí uma boa programação de filme e ótimo para tomar um café.
- Mercado Novo: ótimo para petiscos, aquela cervejinha e um bom papo com os amigos.
- Savassi: uma inifinidade de botecos para escolher. Ou quem sabe fazer um pub crawl!
O que fazer em Belo Horizonte e arredores?
Em Belo Horizonte você pode optar por programações de museus, parque de diversões ou até mesmo parques naturais. Já nos arredores as opções são igualmente infinitas, desde de cachoeiras na Serra do Cipó, até acervos de arte contemporânea, em Inhotim.
Dica de city tour em BH?
Temos dicas!! Para quem gosta de ir com tudo planejadinho, a gente super indica esse tour da Civitatis. Confira aqui em baixo mais informações:
Lugares para ir em BH em casal?
Tem coisa mais linda do que poder aproveitar Belo Horizonte a dois? Pois é, pensando nisso, separamos um top 3 de lugares ótimos para os casais e para todos os gostos:
- Roda gigante: disponível no Parque Guanabara, a roda gigante pode ser uma ótima opção para quem ama luzes, brinquedos e uma noite cheia de risadas. O programa perfeito para casais super românticos.
- Mirante das Mangabeiras: com um panorama de quase toda a cidade, o mirante é a opção para casais que curtem a natureza juntos. Não tem erro, o mirante fica logo depois da praça do Papa.
- Museu de Arte da Pampulha (MAP): é considerado um ótimo lugar para apreciar a arquitetura modernista mundial. Por lá vocês podem praticar juntos Yoga, Pilates, voltas de bicicleta e é óbvio, uma vista linda.
Onde ir em BH de graça?
Sim, Belo Horizonte tem muitas opções gratuitas, citei diversas ao longo desse artigo, mas vamos fazer um top 3 de algumas que você não pode deixar de conferir:
Assim, você não tem motivos para não curtir tudo que a cidade tem para oferecer!!
Pronto para viajar para BH?
E aí, gostou das nossas sugestões de passeios em BH? Conta para gente nos comentários qual é o seu favorito e não esqueça de compartilhar conosco suas experiências pela capital mineira.
Você também pode gostar de ler:
Lugares para viajar perto de SP, MG e RJ: 10 destinos de natureza
Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza
O que fazer em Paraty: 20 passeios imperdíveis
Obrigado muito bom parabéns
ÓTIMAS DICAS!
Ficar sem sair por falta de roteiros em Bh e quase impossível, ainda mais com estas dicas. Obrigada
BH é mesmo uma cidade super vibrante! Eu estive novamente na cidade em Out/23 e AMEI revisitar meus locais preferidos na capital mineira. =)