A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, surpreende com praias paradisíacas e cidades charmosas. As mais famosas e conhecidas pelos turistas são Búzios, por todo o seu charme e Arraial do Cabo, com seu mar azul cristalino “a la Caribe”.

Porém, Cabo Frio, a sétima cidade mais antiga do Brasil, não deve ficar de fora do seu roteiro. E se você está se perguntando “o que fazer em Cabo Frio?”, pode ficar tranquilo. Por lá você vai encontrar praias lindas, ótimos hotéis e restaurantes, bairros charmosos e bucólicos, mirantes de tirar o fôlego e, claro, muita diversão para toda a família.

Pista de skate, feirinha de artesanato, uma rua só com lojas de bikini…. Vem descobrir o que fazer em Cabo Frio!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


O que fazer em Cabo Frio: dicas de como chegar e onde ficar

Cabo Frio, como falamos acima, está localizado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. São em média 150km da cidade do Rio de Janeiro, e você pode ir facilmente de carro ou ônibus.

Escrevemos um post super completo com todas as dicas de Cabo Frio. Aproveite para saber mais sobre qual companhia de ônibus pegar e como é o trajeto até Cabo Frio:


Dicas de Cabo Frio: como chegar, quando ir, passeios e dicas de viagem


o que fazer em cabo frio
Cabo Frio tem praias maravilhosas!

Temos duas ótimas dicas de hospedagem em Cabo Frio: a pousada Recanto da Passagem fica localizada no bairro chamado Passagem, que é puro charme, fazendo a gente voltar no tempo!

A pousada conta com uma estrutura muito legal, quartos super aconchegantes com varandas com vista para o canal. Clique aqui para ler mais informações e fazer a sua reserva!

A segunda dica é o Hotel Winn Mandai, localizado na Praia do Foguete, a 10 minutos da Praia do Forte. O hotel não é tão central, mas é uma ótima opção para quem quer sossego e estar na beira da praia. Clique aqui para ler mais informações e fazer a sua reserva!


1. Passar o dia na Praia do Forte

A Praia do Forte é a principal e mais conhecida da cidade de Cabo Frio. Na sua orla, muitos prédios, hotéis e restaurantes, além de diversos quiosques no lado direito da praia.

Dependendo da época, você vai encontrar a água super cristalina, bem parecida com a de Arraial. A areia branquinha deixa a paisagem mais bonita e única.

cabo-frio-praia-do-forte
Praia do Forte, parada obrigatória em Cabo Frio

Porém, por ser bem central, fica super lotada em finais de semana e, principalmente, feriados. Cheia de verdade!

Há muitos ambulantes vendendo de tudo. Destaque pro bolinho de bacalhau do portuga e pro folhado de frango do Trindade. Além de açaí, empadinhas, amendoim e claro, água de côco que não pode faltar.


2. Visitar o Forte São Mateus

É na Praia do Forte que está o Forte São Mateus, construído em 1616! Uma verdadeira relíquia, que antigamente era usada para proteger a cidade contra invasores.

Hoje, ele funciona como um belíssimo mirante. De lá, temos um visual lindo da Praia do Forte.

Se você tiver interesse em conhecer a fundo a história do Forte São Mateus, pode conversar com alguns historiadores que costumam ficar por lá.


3. Praia do Peró

A Praia do Peró é uma das mais queridinhas pelos turistas. Areia branquinha e águas cristalinas, além de vários ambulantes e quiosques na orla.

É uma ótima praia para passar o dia todo. Adoro caminhar de uma ponta a outra e pegar jacaré!

Para chegar na Praia do Peró, saindo do centro de Cabo Frio, você pode pegar um uber, táxi, ir de carro ou de ônibus. De ônibus é um pouco mais complicado, pois você terá que caminhar por um bom trecho.

praias cabo frio
Curtindo a Praia do Peró, em Cabo Frio!

Leia também – Praias de Búzios: guia completo com as melhores praias da cidade


4. Caminhar até o mirante da Praia das Conchas

Ao lado da Praia do Peró, está a Praia das Conchas. Nessa praia, o mar é ainda mais cristalino e calminho! Não deixe de caminhar até o mirante que fica entre a Praia do Peró e a Praia das Conchas. Em menos de 20 minutos de trilha, você chega no topo do morrinho e tem um belíssimo visual das duas praias!


5. Passear no Canal Itajurú

Esse é um programa super legal para fazer pós praia! No Canal de Itajurú tem vários restaurantes e lojinhas. Destaque para o Restaurante do Zé, um dos mais tradicionais da cidade, que serve uma picanha na pedra muito gostosa e por um bom preço.

Depois, vá caminhando pela rua do canal, pare para tomar um sorvete ou um café e aprecie um belíssimo pôr do sol.

Como chegar: vá de ônibus, carro ou uber! É só colocar “Canal Itajurú” no waze para encontrar.


Gostando das dica de o que fazer em Cabo Frio? Continue lendo que vem mais passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro!


6. Passar o dia na Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês chama atenção pela sua água transparente, com diversos tons de azul.

É uma ilha pequena – o local ideal para quem quer praticar SUP ou caiaque em águas bem calminhas e rasas, e também é ótima para levar as crianças e deixá-las mais soltas.

Na ilha em si não tem nada além de muita árvore e pequenos trechos de areia para estender a canga. Na alta temporada ou feriado deve ficar bem cheia, é melhor evitar para não ficar disputando espaço com ninguém.

ilha do japonês em cabo frio
Água cristalina e quentinha da Ilha do Japonês! Uma ótima dica de o que fazer em Cabo Frio

Como chegar: Existem duas formas de chegar até a Ilha do Japonês. A primeira é pegando um barco táxi, que sai do Bairro da Passagem e custa R$ 20,00 por pessoa (ida e volta).

A outra forma de chegar é ir de carro até o estacionamento mais próximo da ilha, que fica no caminho para a Praia do Peró, no Bairro da Ogiva.


Leia também: Ilha do Japonês, um cantinho de água rasa e transparente em Cabo Frio


7. Fazer compras na Rua dos Bikinis

Um passeio clássico e imperdível para quem busca o que fazer em Cabo Frio é comprar bikinis por ótimos preços!

O Shopping Gamboa, mais conhecido como Rua dos Bikinis, reúne mais de 150 lojas de moda praia, fitness e acessórios. Vale a pena dar um passeio por lá e renovar as roupas de praia por bons preços.

rua dos bikinis cabo frio
Vale a pena fazer compras na Rua dos Bikinis, em Cabo Frio!

Como chegar: Rua José Rodrigues Póvoas, Cabo Frio – RJ – CEP: 28924-180


8. Fazer um bate-volta em Arraial do Cabo

O paraíso das águas cristalinas está a menos de 30 minutos de Cabo Frio. Que tal fazer um bate-volta até Arraial do Cabo? Por lá você vai encontrar praias paradisíacas como As Prainhas e a Praia do Forno, um pôr do sol fantástico no Pontal do Atalaia e a chance de ver muitas tartarugas pra lá e pra cá.

o que fazer em cabo frio
Água super cristalina de Arraial do Cabo! Vale a pena fazer um bate-volta!

Que saber mais sobre Arraial? Então leia agora mesmo o nosso guia completo:
Dicas de Arraial do Cabo: como chegar, quando ir, passeios e dicas de viagem


9. Experimentar o bolinho de bacalhau do Portuga

Como falei ali em cima, na Praia do Forte passam muito ambulantes o dia todo! E alguns deles são vendedores do bolinho de bacalhau do Portuga, que faz o maior sucesso! É realmente um bolinho de bacalhau delicioso.

Além de vender na Praia do Forte, há uma loja do Portuga, na Avenida Nilo Peçanha, que fica perto da praia. Vale a pena ir até lá no final da tarde para devorar os bolinhos!

bolinho de bacalhau do portugal em cabo frio
O famoso bolinho de bacalhau do Portuga! | Foto: guiaforte.com.br

Também há a opção de comprar mini bolinhas e levar congelado para casa.

Como chegar: Av. Nilo Peçanha, 500 – Centro, Cabo Frio – RJ, 28907-060


10. Jantar em algum restaurante do Bairro da Passagem

O Bairro da Passagem é um charme! Datado de 1616, você vai encontrar construções históricas, preservadas desde então. Inclusive, várias construções são patrimônio histórico e cultural.

Não espere algo grande como Paraty – o bairro é bem pequenininho, mas com vielas charmosas e casinhas coloridas. No pólo gastronômico do Bairro da Passagem, que nada mais é do que a praça, chamada Lago São Benedito, tem vários restaurantes – de botecos à bistrôs.

o que fazer cabo frio
Não deixe de tomar bons drinks nos restaurantes do Bairro da Passagem, em Cabo frio

Escolha o que mais combina com você e tenha uma ótima noite, curtindo a brisa fresca de Cabo Frio e bons drinks!


11. Andar de skate na Pista de Skate de Cabo Frio

Você sabia que tem uma pista de skate com padrões internacionais em Cabo Frio? Ela tem 1668m² e contempla tanto as modalidades street – através da simulação dos obstáculos de rua, como escadas, corrimões e bancos – como da modalidade vertical, através de um bowl de alto nível de performance, que poderá sediar etapas de circuitos amadores e profissionais, de abrangência nacional e internacional.

o que fazer cabo frio pista de skate
Não deixe de dar uma volta de Skate em Cabo Frio!

Incrível, né? Se você curte o esporte, não deixe de levar o seu skate ou patins e arriscar algumas manobras por lá!

E o melhor: a pista de skate fica de frente pra Praia do Forte! Ótimo programa pós praia!

Com chegar: Av. Macário Pinto Lopes, 884


12. Ir na feirinha conferir o artesanato local

Outro programa bem legal para fazer depois da praia, é conferir o artesanato e produtos diversos na feirinha de Cabo Frio. Eu frequento a cidade desde pequena, e sempre adorei passar na feirinha para comprar pulseirinhas de miçanga e aquele colar que vem com um pingente de grão de arroz, com o seu nome escrito! Quem já ouviu falar nisso?

Óbvio que hoje em dia não há tanta coisa por lá que me atrai, mas é um passeio super gostoso. Dica: experimente as balinhas de côco com diversos recheios que vendem por lá.

Como chegar: R. Urano, 194 – Vila Nova, Cabo Frio – RJ


Gostou das dicas de o que fazer em Cabo Frio? Essa é, sem dúvidas, uma região lindíssima, que merece ser conhecida! A única dica é evitar a alta temporada, caso você não goste de lugares muito cheios. Nos feriados, principalmente carnaval e ano novo, a cidade fica lotada e é até difícil de encontrar um lugar na praia.

Mas, fora da alta temporada, você vai curtir uma praia vazia e linda só para você, além de todos os passeios incríveis que tem na região.


Mais posts sobre a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro:

O que fazer em Arraial do Cabo: 10 passeios imperdíveis

Onde se hospedar em Arraial do Cabo: Hotéis e Pousada com ótimo custo x benefício

Onde ficar em Búzios: hotéis nas melhores praias


 

O que fazer em Cabo Frio: 12 passeios imperdíveis para o seu roteiro
Quem escreve | @nandahudson
O que fazer em Cabo Frio: 12 passeios imperdíveis para o seu roteiro
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter
    O que fazer em Cabo Frio: 12 passeios imperdíveis para o seu roteiro

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    O que fazer em Cabo Frio: 12 passeios imperdíveis para o seu roteiro
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *