Com um pôr do sol de tirar o fôlego, belas praias e paisagens únicas, Santorini é aquele tipo de destino que você se apaixona sem muito esforço: praias incríveis, águas muito azuis e belas casinhas brancas nas encostas da montanha… Portanto, se você está planejando conhecer a ilha mais famosa do Mediterrâneo, vem com a gente descobrir o que fazer em Santorini em 1, 3, ou 5 dias de viagem!
Localizado ao sul da Grécia, um dos 10 países mais acolhedores do mundo, esse destino paradisíaco a 300 km da capital Atenas atrai multidões durante todo o verão europeu (e fora da alta temporada também!). Aliás, esteja preparado para caminhar por ruas apertadas junto de uma infinidade de pessoas do mundo todo. Aceitar que essa é a realidade é um bom começo para aproveitar tudo o que fazer em Santorini.
Mas, além disso, aqui nesse post vamos compartilhar também quantos dias é necessário para conhecer Santorini, como chegar, onde ficar e todas as dicas para montar um roteiro completo – esteja você viajando em família, com amigos ou a dois.
O que fazer em Santorini 2024
Localizada nas águas quentes do Mar Egeu, Santorini é uma das mais belas ilhas arquipélago das Ilhas Cíclades. Nesse arquipélago existem mais de 2 mil ilhas ou ilhotas. Contudo, apenas 25 são habitadas e algumas delas são bem famosas, como Mykonos, Naxos, Antiparos, dentre outras.
Na sua lista de lugares para visitar em Santorini (além das praias, claro!) não podem faltar os passeios de barco, os sítios arqueológicos da região e as vinícolas. Acho que aqui já deu para perceber que dá para ficar facilmente 1 semana inteira por lá, certo?
Então, aproveite nossas dicas e vem com a gente descobrir o que há de interessante para conhecer nessa ilha. Para começar, já vamos logo mencionar quais são os melhores passeios em Santorini – aliás, esses são os mais procurados por brasileiros:
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Tour completo por Santorini | Para descobrir todos os lugares especiais dessa ilha tão linda | Conferir preço |
Passeio de barco pelo Mar Egeu | Para ver de perto porque a Grécia atrai turistas do mundo todo | Conferir preços |
Passeio a Akritíri, Praia Vermelha e Oia | Para visitar um sítio arqueológico importante e ver um por do sol mágico | Conferir preços |
#DicadaGaia: para quem está com pouco tempo e quer otimizar o passeio, uma super dica é fazer este Tour por Oia e Fira para cruzeiros. Um guia vai te levar pelos principais pontos turísticos e vai te mostrar os melhores visuais destas duas cidades!
O que fazer em Santorini: Oia
Definitivamente Oia é um dos lugares que conquistou nosso coração. Sabe aquele tipo de destino onde tudo é bonito? Pois Oia está repleto de lugares instagramáveis para você arrasar nas fotos em Santorini!
Provavelmente você já deve ter visto essa vila em algum filme ou novela, já que as casinhas e igrejas brancas são inconfundíveis. O local é muito romântico e ideal para casais em lua de mel. Então vem com a gente descobrir que fazer em Oia, Santorini:
01. Caminhar sem rumo pelas ruas apertadas de Oia
É claro que nossa recomendação para quem acabou de chegar em Oia é percorrer as ruazinhas apertadas do vilarejo admirando toda a beleza do lugar. Fazer uma visita guiada é uma forma muito legal de conhecer um novo destino: muitas vezes a gente aprende sobre detalhes que sozinhos não nos daríamos conta e a experiência acaba ganhando muito mais conteúdo.
Isso sem contar que dá para fazer novas amizades (sobretudo se você está viajando sozinho/a) ou quer pegar dicas que só os locais conhecem! Os guias costumam compartilhar detalhes pequenos que vão fazer sua experiência em Santorini ainda melhor, como os melhores restaurantes, onde encontrar bons preços e muito mais!
Mas, enfim… voltando para a região de Oia… As casinhas brancas ornadas com boungaivilles deixam o cenário ainda mais charmoso e dá vontade de tirar uma foto em cada esquina. Ao caminhar pelas ruas de Oia, você vai se encantar não só com a arquitetura local, mas também descobrir diversas lojinhas, bares, cafés e restaurantes super acolhedores.
Embora seja necessário um pouco de paciência (dependendo da época do ano as ruas ficam abarrotadas de gente) nada disso tira o brilho do passeio e caminhar pelas pequenas ruas labirínticas é uma delícia!
02. Fazer comprinhas pelas ruas de Oia
O comércio nas ruas de Oia tem de tudo um pouco: compramos uma bolsa de palha maravilhosa, mas você irá encontrar também artesanatos, bijuterias feitas pelos designers locais, souvenirs, objetos de decoração, entre muitas outras coisas.
Uma sugestão para quem está com tempo e não sabe o que fazer em Santorini a pé é se perder pelas ruas por algumas horas, para conhecer a produção local, fazer fotos lindas e provar as delícias da gastronomia grega.
03. Tirar fotos nos famosos domos azuis
Assim que você chega em Oia, os domos azuis contrastando com as construções branquinhas chamam logo nossa atenção… Na verdade, essas construções são igrejas e estão espalhadas por toda a ilha. Quem gosta de fotografia não vai perder uma foto do visual com as igrejinhas de telhado azul – nós mesmas tiramos várias fotos com elas ao fundo.
Vale lembrar que a mais famosa é a que conhecemos por “Three Domes of Santorini”. Esse ponto é um dos cartões-postais mais famosos de Santorini e você não pode deixar de conhecer.
Os três domos famosos ficam próximo ao Melenio Cafe e o restaurante Pelekanos. É preciso ir percorrendo as vielas até chegar em uma bifurcação com uma porta marrom que se abre para o nada. Nesse ponto aconselhamos o caminho da direita para uma foto mais bonita.
#DicadaGaia: Muita gente aproveita esse cenário incrível e contrata uma sessão de fotos em Santorini. Se você estiver visitando a ilha por conta de uma data especial, como lua de mel ou aniversário de casamento por exemplo, achamos super válido contratar esse tipo de serviço e guardar registros incríveis desse momento.
04. Deliciar-se com uma salada grega fresca
Embora a alimentação em Oia não seja das mais baratas, vale a pena sentar-se em um dos restaurantes da cidade com vista para o mar e saborear uma deliciosa salada grega.
Principalmente no calor, a salada grega cai super bem. A receita leva tomate, pepino, pimentão verde, cebola roxa, azeitona e queijo feta. O prato é finalizado com um molho a base de azeite extravirgem e suco de limão ou vinagre de vinho.
Se quiser uma experiência diferente, mas super divertida, que tal aproveitar e mergulhar na culinária local fazendo uma aula super animada de gastronomia grega?
05. Visitar a Igreja de Panagia de Platsani
Em seguida, outra sugestão imperdível de o que fazer em Oia, Santorini, é visitar a Igreja de Panagia de Platsani. Construída, originalmente em 1820, a igreja foi destruída por um terremoto em 1956. Logo após esse evento, a igreja iniciou o processo de reconstrução, que terminou em 1965.
A igreja fica localizada na parte norte da cidade, bem na praça principal de Oia. Como ela é a mais famosa da região, não tem como errar.
Panagia de Platsani possui uma planta quadrada e 5 domos, sendo apenas o maior deles pintado de azul. Bem na frente, a torre sineira possui 6 sinos e um belíssimo mosaico bizantino em cima da porta de entrada. O interior da igreja também é muito bonito e sem dúvida esta é uma boa dica de o que visitar em Santorini.
06. Hospedar-se em um hotel com piscina de borda infinita
Quando você está passeando pelas ruas de Oia é possível reparar que algumas construções possuem piscinas de borda infinita incríveis. Elas pertencem aos hotéis e, se você tiver a oportunidade de ficar em um deles, FIQUE.
Dentre as opções mais fantásticas de hotéis com piscina em Oia estão o Onar Villas, o Marizan Caves e o La Perla.
07. Visitar as ruínas do Castelo de Oia
Também conhecido como Castelo de Agios Nikolaos, o Castelo de Oia é, na verdade, formado pelas ruínas de um castelo bizantino. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais badalados para se ver o pôr do sol em Santorini, tanto que, ao cair da tarde, os turistas se amontoam próximo às muretas do castelo para conseguir o ângulo perfeito para as fotos.
Além de ser um belo ponto para apreciar o pôr do sol, a partir do Castelo de Oia você consegue ver toda a caldeira do vulcão e as ilhas do arquipélago de Santorini. E o melhor de tudo? O acesso ao castelo é gratuito. Uma boa dica de o que fazer em Santorini de graça!
08. Passear em Ammoudi Bay
Outra sugestão de o que fazer em Oia, Santorini, é conhecer a Ammoudi Bay. A baía fica na porção noroeste da ilha, logo abaixo da cidade de Oia. Para chegar até lá, você deve estar preparado para descer cerca de 300 degraus beirando os paredões rochosos.
Emoldurando Ammoudi Bay há pedras vulcânicas de tons avermelhados e marrons. E é justamente dessas pedras que muitos se aventuram a pular direto no mar! E você ? Teria coragem?
Este é outro ponto bem interessante para se assistir ao pôr do sol em Oia. E outra dica de ouro é para que você aproveite o momento em um dos restaurantes em Ammoudi Bay… Existem ótimos bares e tavernas na baía que servem alguns dos melhores frutos do mar da ilha.
Imagine só degustar um saboroso prato de peixe fresco admirando toda a beleza do pôr do sol… Não conseguimos imaginar nada melhor! Aliás, duas indicações bem legais de onde comer em Santorini nessa região são a Ammoudi Fish Tavern e o Dimitris Ammoudi Taverna. Ambos possuem mesas na área externa com vista para o mar.
#DicadaGaia: Claro que nesse paraíso cheio de lugares instagramáveis você vai querer tirar mil fotos, fazer muitos stories e pesquisar passeios, restaurantes e hotéis. Para isso, nada melhor do que um chip com internet ilimitada, que vai te garantir liberdade e flexibilidade para aproveitar o seu passeio ao máximo!
Em nossas viagens, nós utilizamos sempre a America Chip, que tem uma cobertura excelente e te permite comprar o chip online, receber em casa e já chegar no destino conectada! Com o cupom MALADEAVENTURAS você ganha 10% de desconto na compra do seu chip de internet Grécia e não precisa perder tempo pesquisando planos e operadoras ao chegar no seu destino.
O que fazer em Santorini: Fira
Além de Oia, outra cidade em Santorini muito procurada pelos turistas é Fira. Ela é a capital da ilha e berço cultural e econômico de Santorini. Fira se encontra na porção ocidental da ilha e tem como alguns de seus cartões postais o vulcão e duas ilhas vulcânicas chamadas de Palaia Kammeni e Nea Kammeni.
Existem diversos monumentos e atrações na cidade, por isso, selecionamos os mais interessantes para você incluir na sua lista de passeios em Santorini. Vamos lá?
09. Visitar o Museu Pré-histórico de Fira
Sem dúvida sua primeira parada em Fira será o Museu Pré-histórico. Nele você aprenderá não só sobre a história da ilha, como também sobre as descobertas arqueológicas que ocorreram ali. Para quem curte passeios culturais, essa é uma ótima opção de o que fazer em Fira, Santorini em família.
O museu fica bem ao lado da Catedral Metropolitana Ortodoxa. Nas exposições o turista tem a oportunidade de ver de perto achados bem interessantes, tais como espécies de animais e plantas fossilizadas, cerâmicas, esculturas e objetos do cotidiano que dizem muito sobre o passado da ilha.
O ingresso custa 12 euros, porém existe um outro ingresso de 15 euros que dá acesso também aos sítios arqueológicos da cidade. O museu funciona das 8:30 às 15:00 e fecha às segundas.
10. Pegar o teleférico até o porto antigo
Em seguida, um passeio super agradável em Santorini é o teleférico que liga o antigo porto à Fira. A 220m de altitude você tem uma das mais belas vistas do vulcão e do mar Egeu.
A construção do teleférico começou em 1980 quando o fluxo de turistas aumentou bastante em Santorini. O passeio dura apenas 3 minutos, mas é uma delícia, além de ser um cômodo meio de transporte para chegar até a capital. Vale saber: o valor do ticket para subida ou descida é de 6 euros e crianças pagam meia entrada.
11. Caminhar pela Caldeira de Fira até Oia
Os apaixonados por trilha certamente irão amar essa sugestão de o que fazer em Fira, Santorini. A trilha mais famosa da região liga a capital à Oia. Dessa forma, quem busca um passeio até o vulcão de Santorini não irá se arrepender de fazer esse passeio.
A trilha é belíssima e passa por aldeias tradicionais, com paisagens vulcânicas de tirar o fôlego. Isso sem contar a visão do Mar Egeu e das demais ilhas do arquipélago. O trajeto entre Fira e Oia possui 10km e é bem tranquilo, tanto que é acessível para crianças.
O tempo estimado para correr todo o caminho é de, no máximo, 4 horas. Lembre-se de levar água, protetor solar, chapéu e roupas adequadas, pois a maior parte da caminhada é feita no sol. Uma dica bem legal é pegar a trilha logo cedo ou no final da tarde para apreciar o pôr do sol.
Para uma experiência mais completa, recomendamos contratar um passeio guiado, além de aprender mais sobre as tradições locais, a natureza é generosa e nos oferece um belo visual ao longo do caminho. Saiba mais sobre a trilha com guia aqui.
Entretanto, se você não for tão aventureiro para encarar uma trilha pela região, pode optar por um passeio de barco pela Caldeira. A vista é incrível!
#DicaDaGaia: nós gostamos de usar os sites do GetYourGuide e da Civitatis para reservar tours e passeios em destinos internacionais. Assim, evitamos filas na hora de comprar o ingresso nas atrações e aproveitamos melhor a viagem!
12. Fazer um tour pelos bares e restaurantes da vila
E se você é como eu que AMA provar os sabores regionais dos destinos que está conhecendo, não pode deixar de fazer um tour pelos restaurantes em Santorini na vila de Fira. A gastronomia da ilha é sensacional e pode ser definida como uma explosão de sabores e cores. Graças ao solo vulcânico da ilha, os alimentos cultivados aqui possuem sabores únicos.
Fira é a capital gastronômica de Santorini e, além da cozinha grega tradicional você encontra restaurantes de diversas cozinhas do mundo. E nem pense em voltar para casa sem ir em uma das tavernas gregas especializadas em frutos do mar. Elas são marca registradas na Grécia. Aliás, a culinária Grega é uma das mais saudáveis do mundo.
Para acompanhar todas essas delícias, nada melhor do que um shot de ouzo para abrir o paladar e uma taça de vinho, produzido na região, para acompanhar sua refeição. Aliás, uma dica imperdível para quem ama comer bem e a boa gastronomia é fazer um tour gastronômico. Ele dura 4 horas e inclui as melhores iguarias gregas com um guia que te conduzirá pelas tavernas mais especiais da ilha. Vale a pena conferir os detalhes aqui.
Veja a seguir uma lista com restaurantes bem recomendados em Fira:
- Villa & Restaurant Santorini: Ambiente sofisticado e romântico, com vista para o mar. Especializado em culinária mediterrânea e francesa.
- Metaxi Mas: O melhor da cozinha grega tradicional. Uma taverna clássica, com atendimento muito elogiado pelos turistas. Preços entre R$ 120 e R$ 170
- Parea Tavern: Comida tradicional grega simples e bonita. Ambiente acolhedor. Possui opções veganas e vegetarianas.
- Tholoto Restaurant: Ambiente impecável, comida maravilhosa, com o melhor da culinária regional. Ótimas opções veganas e vegetarianas no cardápio. Preços entre R$ 40 e R$ 310
- Solis Occasum Restaurante: Restaurante bastante requintado, com belíssima vista e ideal para um jantar especial à dois. Os pratos são mais caros, mas vale a experiência do local e do atendimento.
O que fazer em Santorini: Imerovigli
Imerovigli é uma charmosa vila em Santorini bem pertinho de Fira e Oia. A região também possui as tradicionais casinhas brancas com janelas azuis, bem características da região. Para você que busca o que fazer em Santorini, veja essas sugestões em Imerovigli:
13. Sunset no Le Moustache
Como já dissemos anteriormente, assistir ao pôr do sol é uma das maiores atrações de Santorini, contudo, os locais mais badalados em Fira e Oia costumam ficar lotados. Assim sendo, ao invés de ir para Oia, optamos por Imerovigli: o sol se põe de frente para a vila e é muito lindo, além de ter um número beeem menor de turistas!
Escolhemos para isso o restaurante Le Moustache e foi uma escolha muito acertada: a comida estava deliciosa (entrada, prato principal e garrafa de vinho em torno de 100 euros para o casal), o serviço é muito bom e tem uma piscina com borda infinita excelente que você pode usar sem pagar nada a mais por isso! Um detalhe importante: é fundamental reservar (por telefone ou e-mail) com antecedência porque costuma ficar muito cheio!
14. Caminhada até a igrejinha de Imerovigli
Essa dica é ótima para quem busca o que fazer em Santorini grátis! Considerada uma das mais belas de Santorini, a igreja Ortodoxa de Anastasis fica bem no centro da cidade, a aproximadamente 300 metros acima do nível do mar.
Atrás desta encantadora igrejinha com as tradicionais cúpulas azuis e torre sineira há um mirante perfeito para fotos, que proporciona uma vista linda da caldeira, do mar Egeu e das luzes do final da tarde/início da noite. Não deixe de incluir esse passeio no seu roteiro Santorini.
O que fazer em Santorini: praias imperdíveis
Antes de tudo, é importante lembrar que Santorini não é tão famosa por suas praias, quanto pelas paisagens vulcânicas. Ainda assim, você encontrará ótimos lugares para tomar banho de mar e aproveitar o sol.
Vamos então desbravar as praias de Santorini?
15. Red Beach
Também chamada de Kokkini Paralia, a Red Beach possui esse nome por conta das imensas falésias avermelhadas que cercam a praia. Essas falésias são originárias de lava vulcânica e criam um visual deslumbrante.
Existem algumas barracas e bares próximos à Igreja de São Nicolau em Akrotiri. Neles é possível comprar alimentos e alugar espreguiçadeiras durante a alta temporada.
A areia de Red Beach é formada por uma mistura de cascalho preto e vermelho. Já o mar tem um incrível tom azul turquesa. Ah! Lembre-se de usar calçados para entrar na água aqui, afinal você não vai querer topar com um dos ouriços que vivem na água…. Já as rochas completam o cenário e do alto você tem uma vista incrível da baía.
Como chegar em Red Beach: Red Beach está a 12km de Fira e seu acesso é feito tanto por terra, quanto pelo mar. De ônibus, o ponto final é bem na descida para a praia. O trajeto leva cerca de meia hora e existem diversos horários de saída ao longo do dia. Já os barcos saem de Fira ou de Akrotiri.
16. White Beach
Em Santorini, praias como a White Beach chamam a atenção por causa dos paredões rochosos que parecem emoldurar a paisagem. A parede branca de pedras cria um lindo contraste com o mar azul turquesa. A água contém muitas pedras e ouriços, então muito cuidado onde pisa na hora de descer do barco.
Devido à dificuldade de acesso, não existem barracas ou bares em White Beach. Apenas é possível alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis na alta temporada. Não esqueça também de levar comida e bebida se sua intenção é passar o dia por lá.
Como chegar em White Beach: o acesso à White Beach é feito somente pelo mar por questões de segurança. Até existe uma escadaria beirando o paredão de pedra, mas esse trajeto é extremamente arriscado.
17. Perissa Beach
Com sua extensa faixa de areia feita de cascalhos vulcânicos, a Praia de Perissa apresenta mar calmo e transparente. Por conta da pouca variação de profundidade e das montanhas que criam uma barreira natural na praia, esse é um ótimo lugar para ficar com as crianças.
A orla em Perissa Beach possui ótima infraestrutura. Você encontra bares, restaurantes, lojas e barracas à vontade. Algo bem legal sobre essa praia é que ela é inclusiva, ou seja, existe infraestrutura para que pessoas com deficiência possam aproveitar o mar sem nenhuma preocupação.
Como chegar em Perissa Beach: essa bela preia está a 12km de Fira e é acessível por via terrestre, seja de carro ou de ônibus.
18. Perivolos Beach
Seguindo pelas praias de Santorini, Perivolos Beach é outra que não pode ficar de fora de seu roteiro. Ela fica entre Perissa Beach e Agios Georgis, na costa sudeste da ilha.
Perivolos é uma das queridinhas dos turistas e possui uma ótima estrutura. Nesta praia, as cadeiras de praias são propriedade dos bares e quiosques, então geralmente há consumação atrelada ao seu uso.
A areia da praia é de origem vulcânica e a água possui um belo tom azul turquesa. Apesar do banho de mar ser delicioso, fique atento, pois essa é uma praia de tombo: isso significa que a profundidade muda drasticamente do nada.
Como chegar em Perivolos Beach: a partir de Fira são apenas 20 minutos de carro até Perivolos Beach. Ao longo da praia existem muitas vagas para estacionas. Mas se você não estiver de carro, os ônibus são uma ótima opção.
19. Kamari Beach
Em seguida, visitar Kamari Beach é uma ótima sugestão para quem busca o que fazer em Santorini naqueles dias de sol escaldante. Ela fica na costa sudeste da ilha e é uma das mais famosas da região.
Com 2km de extensão, as areias escuras de origem vulcânica impressionam. Só tome cuidado, pois quando o sol está muito quente esse cascalho vulcânico torna a caminhada sem calçado praticamente impossível.
A orla de Kamari Beach é bem desenvolvida. Não faltam opções de restaurantes, bares e pubs para sentar e saborear petiscos e drinks enquanto curte a vista. Também é possível alugar equipamentos aquáticos, tais como snorkel e pé de pato.
Como chegar em Kamari Beach: distante 8km de Fira, existem ônibus que deixam bem perto da praia e o trajeto dura cerca de 20 minutos. De carro esse tempo cai para cerca de 10 minutos e você pode estacionar próximo à praia.
20. Eros Beach
Ao sul de Santorini e a 9km de Fira, você encontra Eros Beach. Uma das principais características dessa praia são as falésias em tons claros e marrons que cercam a praia.
A praia é formada por areia vulcânica e águas transparentes. Contudo, a profundidade aqui é grande, então é preciso atenção redobrada. Você encontra um bar e restaurante na praia, bem como estacionamento (caso vá de carro), mas ele não é muito grande, portanto, chegue cedo!
Como chegar em Eros Beach: o acesso por terra é feito por uma estradinha de terra batida. Por causa da proximidade com Fira, é bem fácil chegar até Eros Beach.
Se você está curioso para saber quais são as melhores praias da Grécia para conhecer no verão europeu, não perca nosso TOP 5. Você pode descobrir agora nesse pequeno vídeo de 7 segundos, vale a pena assistir:
O que fazer em Santorini: experiências imperdíveis
E para encerrar nossa lista de dicas de Santorini, temos algumas indicações de experiências bem legais na região. Quando viajamos preferimos ir um pouco além dos pontos turísticos tradicionais para vivenciar experiências que ficam para sempre na memória.
Aqui vão alguns dos passeios mais incríveis da ilha para você inserir no seu roteiro por Santorini:
21. Passeio de barco em Santorini
Fazer um passeio de barco em Santorini é uma das experiências mais legais para incluir na sua viagem. Além de poder admirar a ilha de outro ângulo, também é possível nadar nas águas cristalinas ou nas fontes termais do vulcão e ainda aproveitar o passeio para tirar muitas fotos.
Existem diversas opções disponíveis: alguns passeios saem mais cedo, outros aproveitam as belas luzes do final do dia. Neste caso, recomendamos este passeio de veleiro: como se não bastasse assistir a um por do sol mágico, ainda rola um jantar com as deliciosas (e saudáveis!) iguarias gregas.
22. Mergulho com cilindro em Santorini
Se você curte scuba diving tanto quanto nós, não vá embora de Santorini sem uma visita subaquática no Mar Egeu. Mergulhar em Santorini na Cadeia Vulcânica é uma experiência única: você poderá observar formações de corais super diferentes, cavernas, naufrágios, recifes vulcânicos, além da maior caldeira submarina do mundo!
Para saber mais sobre o mergulho, clique aqui. Apesar de ser com cilindro, não é necessária nenhuma certificação.
23. Passeio de bicicleta em Santorini
E que tal conhecer a ilha de bicicleta? Os entusiastas das atividades ao ar livre vão adorar explorar a ilha em bikes elétricas. Dá para se divertir e curtir a vista aprendendo mais sobre a história local, com paradas para fotos em visuais incríveis à beira de penhascos.
O passeio geralmente dura 3 horas e meia e você deve usar roupas adequadas para essa prática esportiva. Uma ótima sugestão para quem procura o que fazer em Santorini em família ou a dois! Saiba mais.
24. Passeio a cavalo no pôr do sol
Se o passeio de bicicleta elétrica é o favorito dos mais aventureiros, o passeio até o vulcão de Santorini a cavalo é ideal para quem gosta de animais e quer curtir uma experiência mais tranquila. A excursão sai da vila de Megalochori e termina no penhasco da caldeira. O melhor de tudo é a vista lá de cima no pôr do sol. Com toda certeza um momento inesquecível!
25. Degustação de vinhos gregos
Os vinhos produzidos em Santorini possuem sabor especial devido ao solo vulcânico. Por isso, um tour pelas vinícolas da ilha com direito a degustação de vinhos locais é uma experiência bem legal para quem viaja para essa região da Grécia.
Além da degustação, você vai aprender sobre o cultivo e produção da bebida e fazer harmonização com petiscos regionais.
25. Passeio de kayak em Santorini
A costa sul de Santorini apresenta águas bem tranquilas e ótimas para a prática de esportes aquáticos. Explorar cavernas marinhas fazendo um passeio de kayak além de ser divertido proporciona um passeio super agradável com um visual incrível. Além disso, a tranquilidade (e beleza) das águas num belo dia de sol torna a experiência ainda mais agradável!
Para quem quer fugir do agito e ainda aproveitar o que fazer em Santorini no verão, nada melhor do que a aventura no kayak.
26. Casamento grego
Por fim, uma ótima dica de o que fazer em Santorini a noite é ir a um casamento grego. Mas calma! Você não vai se enfiar no meio de uma celebração familiar de algum casal que nunca viu hehe… O espetáculo Casamento Grego ocorre em Fira e é muito divertido. Você realmente tem a impressão de estar em um casamento real.
Com os costumes locais, o espetáculo ocorre ao ar livre e é regado a comida, dança, música e muito mais. Você vai mergulhar de cabeça na cultura grega e sentir-se como um convidado da festa! Não deixe de reservar a sua vaga.
#DicaDaGaia: se você quiser planejar seu roteiro por Santorini de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso MAPA ILHAS GREGAS
Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis em Santorini, Mikonos e Milos, os melhores bares e restaurantes, ótimas opções de hotéis super charmosos, as melhores praias e beach clubs, os melhores museus e monumentos históricos. É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão por R$49,00!
O que fazer em Santorini: sugestões de roteiro
Depois de compartilhar os melhores passeios pela região, montamos também algumas sugestões de roteiro por Santorini para facilitar ainda mais o planejamento da sua viagem.
Será que existe o que fazer em Santorini em um dia de cruzeiro? Se esse é o seu caso, apesar de ser mais corrido, é possível aproveitar muito do que a ilha tem a oferecer. Mas se você procura o que fazer em Santorini em 2 dias (ou mais), também selecionamos sugestões bem legais que vão te ajudar a planejar a viagem dos sonhos.
O que fazer em Santorini em 1 dia
A sugestão de roteiro para quem busca o que fazer em Santorini em 1 dia é ideal para quem não tem muito tempo na ilha. Por isso, é importante saber otimizar seu tempo e conhecer o que há de melhor na ilha.
- Comece explorando as ruas de Oia e apreciando a beleza da paisagem com as igrejinhas de domo azul.
- Pegue um ônibus ou alugue um quadriciclo para conhecer Kamari Beach. Recomendamos almoçar num dos restaurantes da orla.
- Em seguida, visite o Centro Histórico de Fira e, se der tempo, passe no Museu Pré-Histórico.
- Finalize seu roteiro de 1 dia indo para a parte mais alta de Fira e observando a caldeira do vulcão no pôr do sol.
Muitas pessoas que buscam o que fazer em Santorini em 1 dia vão desembarcar na ilha através de um cruzeiro. Se esse é o seu caso, pode optar por fazer um tour por Oia e Fira para cruzeiros. Todo o passeio é planejado pensando nos seus horários de saída e de retorno ao cruzeiro.
O que fazer em Santorini em 3 dias
Se você tem mais tempo para curtir a ilha, temos uma sugestão incrível para aqueles que buscam o que fazer em Santorini em 3 dias.
- Dia 01: Após chegar em Santorini, coloque um calçado confortável e vá explorar as ruazinhas de Oia. Não esqueça de incluir cartões-postais como a Panagia de Platsani e as ruínas do Castelo de Oia. Feche o dia com chave de ouro em Ammoudi Bay em uma taverna grega apreciando o pôr do sol e saboreando pratos locais.
- Dia 02: Dia de praia! Você pode alugar um carro para percorrer as melhores praias da ilha por terra ou então fazer um passeio de barco de dia inteiro para curtir o melhor da ilha. Para a noite, recomendamos conhecer os bares e restaurantes de Fira.
- Dia 03: Que tal fazer a trilha pela caldeira de Fira até Oia? Ou talvez o passeio de bike elétrica? São tantas opções de tours em Santorini que fica difícil escolher um só!
O que fazer em Santorini em 5 dias
E o que fazer em Santorini em 4 dias ou mais? Definitivamente, alguns dias a mais podem fazer bastante diferença no seu roteiro. Portanto você poderá acrescentar alguns passeios que levem mais tempo. Veja só:
- Dia 01: Dessa vez, comece seu roteiro Santorini por Fira. Faça o passeio de teleférico e explore as belezas da vila. Recomendo o final de tarde em um dos restaurantes ou tavernas para apreciar o pôr do sol saboreando delícias regionais.
- Dia 02: Separe o dia para um passeio de barco ou catamarã. Você vai adorar a experiência. O dia pode ser encerrado com chave de ouro na Ammoudi Bay.
- Dia 03: Comece cedinho fazendo a trilha Fira – Oia. Ao chegar em Oia, explore a vila e não esqueça da foto clássica nos Three Blue Domes. Não perca o pôr do sol no Castelo de Oia.
- Dia 04: Separe o quarto dia para aproveitar as praias de Santorini. Você pode escolher algumas delas para visitar e depois ficar em alguma com mais estrutura. Outra sugestão é fazer o passeio de caiaque ou o mergulho. À noite a dica é assistir ao espetáculo do casamento grego.
- Dia 05: Use seu último dia para conhecer outras vilas de Santorini. Alugar um quadriciclo pode ser uma ótima ideia.
Meu roteiro Santorini
Aproveito para compartilhar aqui com vocês o nosso roteiro por Santorini e como optamos por nos locomover pela ilha:
Dia 01:
No primeiro dia, nós optamos por explorar a cidade a pé, utilizando a rede de ônibus, que funciona muito bem e tem a vantagem de custar menos de 2 euros. Assim, começamos o dia na icônica Oia e fomos almoçar em Ammoudi Bay (se você levar biquíni, tem uma baia “secreta” caminhando para a lateral esquerda da praia, onde o banho de mar é uma delícia!)
Dia 02:
Aqui resolvemos alugar um carro para conhecer os lugares mais distantes e valeu muito a pena. Solicitamos no nosso hotel no dia anterior e no dia seguinte o carro já estava lá nos aguardando (eles também foram recolher o carro no hotel, o que foi super prático! Custou entre 40 e 50 euros o dia e colocamos 20 euros de gasolina).
Fomos conhecer as praias Red Beach e Black Beach, em Perivolos. Almoçamos num restaurante chamado Fourty One que é um beach club que fica super badalado no final da tarde, com dj e festinha todos os dias. Adoramos!
A estrutura de praia lá é bem diferente da nossa por aqui: são poltronas e espreguiçadeiras sob tendas brancas lindas e super confortáveis. Os preços são salgados (em torno de 50 euros a última fileira e 25o euros a fileira de frente para o mar, com direito a mimos como uma garrafa de espumante e frutas) no entanto, para quem vai passar o dia inteiro na praia e deseja curtir essa experiência, achamos que vale a pena.
Dia 03:
Neste dia exploramos a vila de Imerovigli e subimos uma trilha até uma igrejinha solitária no alto de um penhasco, super pitoresca. Depois fomos curtir o pôr do sol no delicioso restaurante LeMoustache que, além de lindo é bem menos cheio que o Castelo de Oia.
Aproveite para conhecer os melhores passeios em Santorini. Selecionamos aqueles que são imperdíveis mesmo em qualquer viagem:
Dicas de viagem: Santorini
Existem algumas informações importantes para você programar sua viagem. Por isso, fique por dentro de algumas questões práticas antes de montar seu roteiro para Santorini:
Qual a melhor época para viajar para Santorini? Quantos dias ficar por lá? Qual a melhor forma de se locomover? Preciso ter um seguro-viagem? O que fazer em Santorini com chuva? Procuramos responder essas e outras perguntas para que você consiga planejar seu roteiro com mais facilidade.
Além disso, para facilitar ainda mais seu planejamento de viagem não só por Santorini, mas também por Mykonos e Milos fizemos o nosso MAPA ILHAS GREGAS.
Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis em Santorini, Mykonos e Milos, os melhores bares e restaurantes, ótimas opções de hotéis, super charmosos, as melhores praias e beach clubs, os melhores museus e monumentos históricos.
Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida.
Qual é a melhor época para visitar Santorini?
Embora viajar fora da temporada seja uma saída interessante para quem busca preços mais acessíveis e destinos mais tranquilos, isso não se aplica à Santorini. Uma curiosidade sobre a ilha é que entre novembro e março os hotéis costumam fechar para reformas e ajustes, assim como restaurantes e lojas locais. Além disso, quase não há oferta de transporte para chegar até lá.
Assim sendo, entre abril e outubro você encontra a melhor época para visitar Santorini. Lembre-se que entre os meses de julho e agosto o verão europeu atinge seu pico e a ilha fica lotada de turistas do mundo todo. Por isso, nós escolheríamos maio, junho ou setembro para conhecer os pontos turísticos de Santorini de forma mais sossegada. O clima vai estar ótimo e a ilha não estará apinhada de turistas.
Quantos dias em Santorini?
Antes de tudo, se você estiver em um cruzeiro (como foi nosso caso) provavelmente você terá apenas 1 ou 2 dias em Santorini. Entretanto, se a ilha é seu destino final e você deseja saber quantos dias ficar em Santorini, o ideal é reservar 3 ou 5 dias para aproveitar tudo o que há por lá.
Como se locomover em Santorini?
Locomover-se para conhecer os pontos turísticos de Santorini é até bem tranquilo. Dentre as opções disponíveis você pode alugar um carro, utilizar o transporte público da ilha, ou alugar um quadriciclo, que nós inclusive achamos a melhor opção.
Caso você opte por alugar um carro, recomendamos os modelos menores já que as ruas e estradas da ilha são bem estreitas. Para fazer a cotação do aluguel do veículo sugerimos esta ferramenta de comparação online onde além de comparar os preços das principais locadoras disponíveis na região, é possível garantir o melhor preço.
Outra opção prática, rápida e confortável para se locomover do aeroporto para o hotel é contratar um serviço de transfer da Civitatis. Aliás, é a melhor coisa meeeesmo porque existem pouquíssimos taxis em Santorini e as corridas custam 50 euros para um trajeto de 10 minutos! Surreal!
O transporte público foi nossa opção de locomoção em Santorini. Felizmente, Santorini é bem servida quando o assunto é o transporte público, mas você acaba ficando preso aos horários disponíveis e, por se tratar de um lugar super turístico, as filas costumam ser gigantes e os ônibus andam lotados.
Em uma próxima visita à ilha, nós certamente alugaríamos um quadriciclo. Esse meio de transporte permite mais flexibilidade para conhecer cada cantinho da ilha, os preços de locação são bem acessíveis e você pode dividir o valor com amigos ou familiares. Lembre-se no entanto, de estar munido de passaporte e carteira de motorista.
Onde ficar em Santorini?
Para quem busca onde ficar em Santorini vale saber que há muitas opções, embora não seja tão barato, como já dissemos anteriormente. Com antecedência e planejamento no entanto, dá para encontrar estadias mais acessíveis. Confira nossas sugestões:
Oia
Embora Oia seja a região mais charmosa e visitada da ilha, é também a mais cara. Possui grande oferta de hotéis, muitos restaurantes, lojas e um por do sol fenomenal e super disputado (as ruas ficam lotadas e é difícil conseguir um cantinho para chamar de seu!). A movimentação é intensa dia e noite!
- Hotéis luxo: Art Maisons Oia Castle, Hyperion, Nano Oia Villas
- Hotéis conforto: The Museum Project, Mr and Mrs White Santorini, Lioyerma Cave Villa
- Hotéis econômicos: Oias Sunset, Sunset Queen, Villa Ariadni
Fira
Fira fica mais na região central e também é bastante movimentada. É uma cidade bastante comercial e turística, com vida noturna agitada. Possui opções mais em conta de hotéis.
- Hotéis luxo: The Majestic , The Novarian , Katikies Garden
- Hotéis conforto: Athina Luxury, Delion View, Pnoes Luxury Suites
- Hotéis econômicos: Central Fira, Fira Exo Katikies, Central Santorini Serenity Rooms
Imerovigli
Imerovgli é uma alternativa entre Oia e Fira, com atmosfera mais tranquila, perfeita para viagens mais românticas, com ritmo mais lento. Para quem quer fugir das multidões, Imerovigli é um destino perfeito. Saiba entretanto que se você se hospedar na região, vai precisar de um veículo para se locomover.
- Hotéis luxo: White Pearl Cavalieri, Belle Etoile Villas, Theano Caves
- Hotéis conforto: Merovigliosso, Athiri Hotel, Pearl Inn Hotel (nossa escolha!)
- Hotéis econômicos: Be Santo, Pahos Santorii Suites, Terra Blanca Suites
Preciso de seguro viagem para a Grécia?
Muitos seguidores me perguntaram sobre a necessidade de seguro-viagem para a Grécia. Como o país está dentro da zona do Tratado de Schengen, esse é um item obrigatório na sua lista de planejamento de viagem.
Para entrar na Grécia, você precisará ter um seguro viagem com cobertura de despesas médico-hospitalares de, pelo menos, € 30 mil.
E aqui vai uma super dica: toda vez que fazemos alguma viagem internacional, nós avaliamos as melhores opções disponíveis para o destino através nesta ferramenta de comparação online. Além de ser uma excelente ferramenta de comparação, é possível contratar o seguro no próprio site e ainda dá para parcelar no cartão de crédito. Usamos tanto o serviço que temos o cupom AVENTURAS15 para garantir um desconto de 15% na hora de fechar a compra.
Você pode descobrir mais sobre este destino paradisíaco no vídeo abaixo:
Pronto para embarcar para uma fantástica viagem à Santorini?
Por fim, agora que você sabe o que fazer em Santorini, já está cheio de vontade de conhecer esse paraíso na Grécia, certo?
No entanto, se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários aqui embaixo que iremos te ajudar. Ah! E se você já esteve por lá, compartilhe suas experiências conosco, vamos adorar saber =)
Continue sua leitura:
Rodes: conheça essa fantástica cidade medieval da Grécia
Onde ficar em Santorini: Oia, Fira ou Imerovigli?
Seguro Viagem Grécia (2024): Qual é o melhor seguro? Quanto custa?
Olá! Gostaria de saber qual o Cruzeiro você fez para ir a Grécia? Partiu de onde? Eu e minha amiga queremos ir em setembro, mas ainda não sabemos se vamos de navio ou só de avião. Como temos 60 anos e não falamos inglês pensamos em fazer um cruzeiro pra estes lugares. Gostaria de uma orientação
Oi Marisa!
Eu fiz um cruzeiro inglês voltado para o público inglês, então não recomendaria para vocês. Contudo, a Fê (editora chefe do blog) fez um cruzeiro da Costa Cruise ano passado – o Costa Deliziosa. Ela disse que tinham poucos brasileiros, mas muita gente que falava espanhol, então dava pra se virar bem!
Dito isso, recomendo contratar um tour que fale português/espanhol para poder descer do navio com mais tranquilidade. Na Get Your Guide e na Civitatis costuma ter opções.
Beijos e boa viagem,
Gaia