Esse é um dos destinos mais badalados da atualidade, especialmente para os amantes de sol e calor. Praias deslumbrantes, ruínas maias, cenotes e beach clubs são apenas alguns dos highlights encontrados por quem busca o que fazer em Tulum!
Durante o planejamento da minha viagem, não encontrei um guia na internet que fosse satisfatório com informações detalhadas sobre o destino. E o que encontrei, era mais do mesmo.
Foi aí que arregacei as mangas e me dediquei por alguns dias para preparar esse artigo com o melhor de Tulum. Então, se você curte natureza e tranquilidade, vem comigo descobrir como chegar, onde ficar e o que fazer nesse paraíso do México.
O que fazer em Tulum 2024
De destino coadjuvante, Tulum vem se tornando a grande estrela da Riviera Maya nos últimos anos. A pequena cidade em nada lembra as vizinhas famosas, Cancún e Playa del Carmen. Para quem quer fugir do agito intenso de turistas ou aproveitar a lua de mel, Tulum é o lugar ideal.
A cidade é vibrante, possui gente jovem e alto astral, restaurantes e bares bacanas, e muitos lugares incríveis para curtir a natureza. Aliás, a natureza foi gentil com Tulum. Além das praias, os cenotes e as florestas fazem da região o local perfeito para quem ama o combo água doce + água salgada.
Ademais, a cidade tem um charme próprio com uma aparência despretensiosa, mas, ao mesmo tempo, sofisticada. Um dos pontos importantes para manter esse estilo é a ausência de redes hoteleiras e hotéis de grande porte.
“Aaah, Gaia, mas aposto que nem tudo são flores. Conta aí os podres de Tulum!” A cidade tem crescido em um ritmo aceleradíssimo, porém a insfraestrutura básica não segue a mesma velocidade.
A Zona Hoteleira foi construída em uma localidade que não está conectada à rede elétrica. Por isso, os hotéis e restaurantes dependem de geradores a diesel ligados 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ou seja, rola um certo greenwashing na região. Os belos hotéis em estilo boho-chic a beira mar tem cara de sustentáveis, mas a realidade não é bem assim.
E esse nem está entre os grandes problemas da região. A falta de regulamentação faz com que a construção fique fora de controle, e o que era considerada uma pacata vila está rapidamente se tornando uma réplica de Cancún e Playa Del Carmen – cidades ao norte de Tulum que não conseguiram preservar o seu ambiente.
Os passeios de Tulum mais procurados pelos brasileiros
Agora que você já sentiu a vibe de Tulum, já deixo aqui a listinha dos TOP passeios procurados pelos brasileiros que visitam o destino:
E se você quiser adicionar ao seu roteiro passeios fora da rota tradicional, aqui vão minhas recomendações pessoais:
Pensando em algo mais que pudesse facilitar o planejamento da sua viagem para Tulum, montamos também um MAPA MÉXICO. Já pensou em ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem?
Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis pelo México, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, os melhores museus e monumentos históricos e muito mais.
Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida por R$49. Ficou interessado? Clique aqui!
Você pode se interessar:
Onde ficar em Tulum: pueblo ou zona hoteleira
O que fazer em Tulum: cenotes
Quem pesquisa o que fazer em Tulum logo se depara com uma variedade de passeios até os diversos cenotes da região. Mas o que são esses tais cenotes? Eles são poços formados pela água que escapa de rios subterrâneos.
Considerados lugares sagrados para os antigos maias, eles são MUITO lindos e bem diferentes uns dos outros. Por isso te aconselho a separar alguns dias para visitá-los, pois vale muito a pena.
Quanto custa? Como eles estão em propriedades privadas, é necessário pagar uma taxa de visitação que varia entre 200 e 600 pesos mexicanos.
1. Gran Cenote
A apenas 10 minutos de carro de Tulum Pueblo, o Gran Cenote é um dos pontos turísticos de Tulum mais visitados. Sua água azul-turquesa é impressionante. Ele possui uma área aberta e outras dentro de cavernas.
É possível praticar snorkel no Gran Cenote. De vez em quando tartarugas podem ser avistadas nadando em suas águas. A estrutura é boa e você encontra banheiro, guarda-volume e estacionamento.
2. Cenote Dos Ojos
Configurado entre os melhores cenotes de Tulum (México) é o Cenote dos Ojos. Ele fica entre Playa del Carmen e Tulum e é conhecido como um dos melhores para mergulhar na região.
A curiosidade desse cenote é que eles parecem dois olhos, por isso o nome dele. As duas piscinas naturais são ligadas por uma caverna subterrânea e, se você tiver coragem, pode atravessá-las em um mergulho de cilindro.
3. Cenote Sac Actun
Em seguida, o Cenote Sac Antun é uma ótima opção de o que fazer nos arredores de Tulum e ele pode ser facilmente visitado no mesmo dia que o Cenote Dos Ojos, já que ambos ficam no mesmo caminho. Esse é o cenote queridinho dos mergulhadores de cavernas.
Além do lago natural, o Sac Actun integra a maior rede de cavernas submersas do mundo! O mergulho de cilindro é uma experiência única na região. Ao longo do caminho, milhares de formações rochosas impressionam e deixam o cenário ainda mais bonito.
Ah! E uma dica importante sobre Sac Actun: dê preferência para visitá-lo nas horas mais quentes do dia, pois as águas desse cenote são MUITO frias!
4. Cenote Calavera
Muito provavelmente você já viu o Cenote Cavalera em alguma foto no Instagram. Diversos blogueiros já tiraram fotos em seu balanço suspenso que fica bem no centro da cratera desse cenote em Tulum.
No entanto, o Calavera é mais um lugar para fotos do que para ficar relaxando em si. Ele não fica em uma região muito bonita e não possui qualquer estrutura para o turista.
Ele fica a 10 minutos de carro de Tulum Pueblo e na mesma rota que leva ao Gran Cenote. Então você pode conjugar a visita aos dois no mesmo dia, mas não precisa gastar muito do seu tempo por aqui!
5. Cenote Casa Tortuga
Outro cenote que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Tulum (México) é o Casa Tortuga. Ele fica entre Tulum e Playa del Carmen e, na verdade, é um conjunto de 4 cenotes.
O mais legal do passeio é que você verá cenotes de diferentes características. Dois deles são abertos e os outros dois são fechados. Acho legal passar um tempo em cada cenote para ter a experiência completa. Minha dica é separar ao menos 4 horas para esse passeio.
Vale saber: o local conta com ótima infraestrutura turística, com guarda volumes, banheiros, bares e restaurantes. Ah! E as águas dos cenotes desse complexo possuem temperatura agradável, mesmo se você estiver em Tulum no inverno.
6. Suytun
Absolutamente deslumbrante: assim é o cenote Suytun. Ele fica nos arredores de Valladolid e vale a pena ser visitado.
Apesar de ser lindo e super fotogênico, Suytun não é o melhor cenote para quem quer nadar. Seu poço é bem raso e a água geladíssima! Além disso, os donos do local exigem a utilização do colete para entrar na água. Então preferi tirar apenas fotos.
Dica: se você quiser conhecer os melhores cenotes de Valladolid em um único dia, recomendo esse tour que passa pelo Chukum, Suytun e Chichikan.
Se você preferir visitá-lo por conta própria, saiba que os grupos de excursão fazem a visita logo cedo. Então, se você esperar um pouco, vai ter essa beleza praticamente só para você. Ah! Ele também pode ser visitado no mesmo dia que o Cenote San Lorenzo Oxman, já que são bem próximos.
7. Ik-Kil
Por fim, o cenote Ik-Kil também está localizado nas proximidades de Valladolid e possui um visual belíssimo. Ele possui 60m de diâmetro e 50 de profundidade e está rodeado de muita vegetação.
Ele fica dentro de um parque com uma boa infraestrutura turística, com lanchonetes e lojinhas. Ou seja, ele é uma ótima pedida para quem busca o que fazer em Tulum com crianças.
Dica: você pode visitá-lo de carro partindo de Tulum em uma viagem de cerca de 2 horas ou fazer um tour combinado com Chichen Itza.
O que fazer em Tulum: ruínas maias
Para quem curte turismo cultural, as ruínas maias estão entre os principais pontos turísticos de Tulum (México). Conhecer os vestígios desse povo antigo é sensacional e extremamente enriquecedor.
Tenho certeza que você ficará surpreso, assim como eu, com a organização da civilização maia e intrigado com os prédios suntuosos construídos séculos atrás.
Veja algumas ruínas próximas a Tulum para incluir em seu roteiro:
8. El Castillo
Reinando imponente em um penhasco à beira-mar, o El Castillo é o maior e mais imponente templo Maia do Sítio Arqueológico de Tulum. O prédio era utilizado como templo religioso e foi dedicado ao deus Kukulkan, mas acredita-se que o edifício tenha sido usado também como farol.
Todo o conjunto de construções é fantástico e muito bonito. Ainda hoje é possível ver os vestígios de antigas máscaras em alto relevo nas paredes.
Se você quiser mergulhar na história Maia, recomendo fazer essa visita guiada para fazer uma imersão nessa cultura secular.
9. Zona Arqueológica de Muyil
Outro sítio bem interessante é a zona arqueológica de Muyil. Essa região era bastante ativa no tempo dos maias e hoje restam vestígios imponentes dessa antiga civilização.
Existem três grupos de construções já escavadas e a principal delas é uma pirâmide com 15m de altura. A visitação é bem legal, mas se você quiser ficar por dentro da história do local, sugiro fazer um tour guiado saindo de Tulum, pois não há guias no sítio.
O que fazer em Tulum: melhores praias
É claro que as praias não poderiam ficar de fora dessa super lista de o que fazer em Tulum. As praias do Caribe são deslumbrantes e, mesmo com o aumento da presença de sargaço (algas amarronzadas) na água mais recentemente, o visual é incrível.
Algo importante a se lembrar é que muitas das melhores praias de Tulum são privativas. Assim, para entrar nelas é preciso pagar uma taxa, caso você não esteja hospedado no hotel ao qual a praia pertence.
10. Baía Akumal
Em primeiro lugar, a praia da Baía Akumal fica a 20 minutos de carro de Tulum Pueblo e para acessá-la é preciso pagar uma taxa de entrada. Emoldurada por um belo coqueiral, a praia possui areias brancas e águas transparentes.
Por ser uma praia de baía, as águas de Akumal são bem calmas. Por isso, ela é queridinha das famílias e uma ótima sugestão de o que fazer em Tulum com crianças.
Ah! E você sabia que a Baía Akumal recebe visitantes ilustres? É super comum ver tartarugas nadando nas águas límpidas. Recomendo fazer esse mergulho de snorkel com as tartarugas para uma experiência ainda mais inesquecível.
11. Playa Paraiso
Em seguida, a Playa Paraíso é considerada uma das melhores praias de Tulum. Seu acesso é gratuito e seu visual é o clássico caribenho, com areias claras, muitos coqueiros e águas azul-turquesa.
Ao longo de sua extensão existem diversos hotéis e bares bem bacanas. Eu escolhi o Ikal Beach Club para passar o dia e adorei a vibe pé na areia, as tendas a beira mar e o atendimento . O lugar é também um hotel e, ao consumir, é possível usar a piscina e as demais dependências o dia todo.
12. Playa Ruínas
Playa Ruínas é um dos cartões-postais de Tulum. É nela que ficam as famosas ruínas Maias de Tulum. Apesar de pequena, essa praia possui um visual arrebatador. Prepare a câmera, pois você vai tirar muitas fotos por aqui.
A fama de Playa Ruínas faz com que ela esteja sempre mais movimentada do que as outras. Então, se você deseja aproveitar o mar com mais calma, é melhor ir bem cedinho. Aí você terá a praia só para você.
13. Laguna Nopalitos
Fora do circuito mais badalado de quem busca o que fazer em Tulum, a Laguna Nopalitos é um verdadeiro tesouro. Aberta ao público apenas em 2020, a lagoa fica em meio a selva e é absolutamente surpreendente!
Por aqui, você encontra o Milum Lake Club, que oferece estrutura de praia com deck de madeira, redes e kayak para os visitantes. Dessa forma você curte essa beleza da natureza no mais alto estilo.
14. Laguna Kaan Luum
Esse é um dos segredos mais bem guardados da Riviera Maya. A Laguna Kaan Luum ainda é pouco conhecida pelos turistas e é simplesmente um dos lugares mais lindos que visitei durante minha viagem à Tulum.
Multicolorida, ela possui águas que variam entre azul celeste, verde esmeralda e marrom avermelhado ao longo do ano. Isso se deve ao fato dela estar numa região de mangue, que é afetada pelos furacões do verão.
Se você pretende visitar a região entre dezembro e abril, pode ficar tranquilo que você encontrará águas assim clarinhas e deliciosas para nadar.
Agora vem a parte interessante: essa lagoa é também um cenote. Sua parte central possui águas chegando até aos 80 metros de profundidade. Apenas mergulhadores podem entrar nesta área.
Já a parte mais superficial é mais calma e é perfeita para relaxar, uma vez que é rasa, com águas clarinhas e mais quentes do que as dos cenotes normais por ser ao ar livre.
Há um deck de madeira, redes dentro d’água e um mirante para observar a beleza que é estar totalmente imerso na natureza. Apesar de rústico, o local conta com banheiros e um pequeno bar.
O que fazer em Tulum: parques
Que tal adicionar uma dose extra de diversão na sua viagem? Eu mesma não consegui visitar os parques próximos a Tulum (México) durante minha viagem, mas minha irmã que mora por lá disse que vale MUITO a pena visitá-los.
Voltei pra casa morrendo de vontade de voltar pra Riviera Maya e incluir uns 2 dias de parques no roteiro. Por isso, resolvi listá-los aqui para que você possa considerar se vale adicioná-los na sua viagem!
15. Xel-Há
Bem no centro da Riviera Maia, o Xel-Há está entre os lugares mais divertidos da região. Se você curte parques de diversão e natureza, esse será seu lugar favorito de Tulum (México).
Ele conta com cavernas, cenotes, lagoas e muitas atividades. O mergulho é sensacional e os mais corajosos vão adorar as tirolesas. São tantas atividades legais que eu sugiro separar um dia inteiro para esse parque.
16. Parque Xcaret
Esse talvez seja o parque mais famoso da região! O Xcaret é um parque aquático ecológico localizado na Riviera Maya, entre Tulum e Playa del Carmen.
Com mais de 30 anos de tradição, o parque possui uma grande área dentro da floresta, incluindo rios, cenote, cavernas… São mais de 50 atrações recomendadas para todos os integrantes da família.
Além de um grande santuário ecológico, o Xcaret é também um lugar para ver de perto toda a riqueza da cultura mexicana.
17. Sian Ka’an
Esse é um parque diferente dos listados acima. Sian Ka’an é uma reserva ecológica a cerca de 30 km de Tulum (México). O local é um conjunto de ilhas, rios, cenotes e praias quase desertas de beleza sem igual.
Dentre as atividades para fazer na região, destacamos passear em um 4×4, fazer trilhas, passear de barco, mergulhar… São muitas opções de atividades ao ar livre para quem curte avenutra.
Dica: fiquei doida nesse tour que encontrei na Civitatis com direito a passeio de barco e almoço a bordo, mas não deu tempo de incluí-lo no meu roteiro.
O que fazer em Tulum: bares e beach clubs
Para curtir as melhores praias de Tulum com estilo, minha dica é passar o dia em uma espreguiçadeira de um dos Beach Clubs a beira mar. Importante saber que a maioria deles possui consumação mínima (ou cobram entrada) e muitas das opções tem um preço bem salgado, mas ainda é possível encontrar algumas opções mais em conta.
Eu AMEI curtir um dia de praia com boa infraestrutura, ter acesso a bons drinks, piscina, DJs tocando no Ikal Beach Club (que mencionei acima)… Agora, se você só quer mesmo curtir a praia, a Playa Paraíso é uma opção bem democrática e é possível estender sua canga de graça em sua faixa de areia.
Agora vamos aos bares e beach clubs mais badalados de Tulum:
18. Kin Toh / Azulik
Primeiramente, o Kin Toh pertence ao Hotel Azulik, um dos mais sofisticados e caros de Tulum. Você pode visitar o bar mesmo sem ser hóspede. O local segue o estilo eco-luxo e é uma verdadeira obra-prima arquitetônica.
O que chama a atenção no Kin Toh é que algumas mesas ficam em espécies de ninhos suspensos. Lá do alto, a vista da floresta é de tirar o fôlego, tornando o local perfeito para curtir o sunset.
Dica: os preços aqui são beeem salgados aqui (USD 50 as entradas, USD 100 os pratos principais, USD 25 os drinks…). Então indico o local apenas para drinks no por do sol.
- Taxa de consumação mínima: USD 100 (recomendo reservar com antecedência e conferir a taxa de consumação, que pode variar ao longo do ano).
19. Mia Beach Club / Selina
O Mia é um dos beach clubs em Tulum (México) ideal para quem curte festas. Além de boa comida e dos drinks de primeira, a vibe do Mia Beach Club é sempre muito acertada com DJs renomados. E mais: o ambiente conta com diversos lugares para tirar fotos instagramáveis.
Se você quiser reservar uma espreguiçadeira, certifique-se de fazer isso com antecedência. E para que você tenha uma ideia de preços, um prato no almoço gira em torno de USD 30.
- Taxa de consumação mínima: USD 75 (entrar em contato para conferir valor, já que taxa pode variar de acordo com a estação).
20. Papaya Playa Project
Rústico e charmoso, o Papaya Playa Project é um dos melhores beach clubs de Tulum. A decoração em estilo boho chique deixa o ambiente bem bonito e com uma atmosfera descolada.
O local é famoso por seus pratos mexicanos e drinks refrescantes. O PPP também possui diversas atividades, incluindo aulas de yoga, piscina, torneios de vôlei de praia e até sessões de cinema noturnas.
- Taxa de consumação mínima: USD 75 (assim como os demais, recomendo entrar em contato com o local previamente a sua visita para conferir os valores atualizados).
21. Taboo
O Taboo é um clube bem completo: é restaurante, bar e boate. O que atrai muita gente para esse beach club é a bela vista do mar de Tulum. Seu terraço é bastante disputado ao final da tarde e à noite.
Considerado um dos bach clubs mais caros de Tulum, o Taboo cobra USD150 de consumação mínima. Os drinks são caros e eu fico me perguntando se vale mesmo a pena gastar isso tudo. Daí fica a seu critério. Ah! E não esquece de entrar em contato para checar esse valor de consumação.
22. Ziggy’s Beach Club
Enfim, localizado na região central da Praia de Tulum, o Ziggy’s Beach Club tem como grande diferencial oferecer opções de comidas saudáveis e veganas. Os preços aqui são um pouco mais amigáveis (USD25 um prato no almoço, USD 15 um drink…).
Dica: rola música ao vivo diariamente no fim do dia. Então essa é uma boa opção para quem busca o que fazer em Tulum a noite.
- Taxa de consumação mínima: 50 dólares.
O que fazer em Tulum: Carretera Tulum
Carretera Tulum é como é conhecida a rua turística desse balneário mexicano. Aqui você encontra vários restaurantes bacanas, lojas charmosas e lugares instagramáveis para fotos. Eu mesma encontrei várias lojinhas liiindas que eu amei, mas os preços… Tudo uma facada! kkkkk
Eu como a foodie que sou, deixo aqui minha seleção com o que realmente vale a pena investir um dinheiro. Aqui abaixo você encontra os melhores bares e restaurantes da Zona Hoteleira de Tulum:
23. Arca
O Restaurante Arca talvez seja O restaurante de Tulum. Sua especialidade é a cozinha mexicana contemporânea e, apesar de ser do preço salgado, ele fornece uma verdadeira experiência gastronômica. Aliás, o Arca está entre os 50 melhores restaurantes da América Latina de 2022.
Desfrutamos de pequenos pratos no estilo “tapas”, que deviam ser compartilhados. Observamos a cozinha aberta onde os pratos eram preparados direto no fogo (uma homenagem à cultura maia local). E curtimos cada sabor proposto pelo menu sazonal preparado apenas com ingredientes locais. Os sabores dos pratos eram super ousados.
Para ocasiões especiais, se você aceita uma dica de o que fazer em Tulum à noite, reserve uma mesa no Arca!
24. Casa Banana
O Casa Banana é um restaurante de raízes argentinas com um espaço acolhedor e rústico onde a comida é protagonista. O fogo e a lenha, sempre à vista na cozinha aberta, impregnam de sabores requintados cortes de carne e peixe (há também opções veganas!).
Aliado a uma proposta de mixologia de alta qualidade, seleção de vinhos e atendimento diferenciado, eles criam uma experiência completa voltada aos clientes mais exigentes. Aliás, se você está procurando o que fazer em Tulum a dois, sugiro um date aqui.
25. Casa Jaguar
O Casa Jaguar é um dos restaurantes mais charmosos de Tulum (México). Sua arquitetura em estilo boho chique é bastante atraente e fica ainda mais bonita no jardim do estabelecimento. Seu cardápio é bem variado e abrange a cozinha internacional.
Para uma noite animada e descontraída, essa é uma das melhores opções da Carretera Tulum. Os drinks são excepcionais e o clima é bem gostoso!
26. Matcha Mama
Especializado em comida saudável, o Matcha Mama é um lugar que eu super recomendo para refeições frescas em Tulum (México). Eles servem açaí, saladas de fruta, smoothies… Tudo planted based e gluten free.
Além das combinações deliciosas de frutas, o ambiente é uma graça! Vai dizer que essa casinha de madeira branca com pinturas feitas a mão não é super instagramável?
27. Sferik
Ao passear descalço pelo museu de arte contemporânea do Hotel Azulik, o SFERIK Museion, eu me senti como se estivesse em um casulo gigante. O local está totalmente imerso na natureza e segue uma linha de arquitetura orgânica fantástica.
O piso acompanha o desnível natural do terreno, as passarelas suspensas são feitas de madeira bejuco, as paredes são onduladas e se abrem aqui e ali para o céu brilhante e a densa floresta tropical dos arredores.
O ambiente tem uma pegada onírica surreal e foi projetado para que os espectadores pudessem experimentar arte juntamente com os elementos naturais de Tulum.
O espaço criativo interdisciplinar e compreende exposições de alguns dos melhores artistas visuais do mundo, oficinas artesanais e residências artísticas inovadoras com foco em projetos interdisciplinares que culminam em novas formas de experimentar e criar arte.
Para visitar, é necessário pagar USD20 e o ticket dá direito a uma visita gratuita ao Uh May, outra unidade do museu que fica a 40 minutos de distância em um local ainda mais imerso na natureza.
O que fazer em Tulum: Tulum Pueblo
Depois de apresentar os melhores cafés, bares e restaurantes da Zona Hoteleira, vou levar você para o outro lado da cidade: Tulum Pueblo.
No centro da cidade, a rua principal é repleta de pequenas lojas locais que vendem souveniers, roupas e bugigangas. Você também encontra dezenas de spots muito charmosos, restaurantes com preços mais acessíveis e cafés apinhados com nômades digitais.
Tulum Pueblo não tem necessariamente o apelo instagramável da Zona Hoteleira a beira-mar, mas tem muitas maravilhas para explorar (principalmente as comidas mais baratas e deliciosas!).
28. Los Morros
Los Morros é uma ótima pedida para o Happy Hour. O carro chefe do restaurante são os frutos do mar frescos. A comida é muito gostosa e o atendimento é de primeira.
Dica: não deixe de provar também os drinks a base de cerveja – super gostosos e diferenciados! Eu adorei o Ojo Rojo, um misto de clamato com limão, cerveja, pimenta do reino e outras especiarias.
29. Mestixa
O Mestixa é uma joia culinária no Centro de Tulum. O ambiente é informal, mas os pratos são memoráveis. Saboreamos o melhor da culinária asiática e mexicana.
Pãezinhos de barriga de porco, bolinhos de camarão cobertos com molho de tamarindo e guarnição de gafanhoto, tempura de camarão servido dentro de uma tortilla de alface com furikake, gengibre em conserva e dashi são alguns dos pratos que encontramos por lá.
30. Burrito Amor
Curte os famosos burritos mexicanos? Então a parada no Burrito Amor, em Tulum (México), é obrigatória! Nesse simpático restaurante você vai provar as delícias mexicanas mais clássicas, dentre elas o guacamole. Há quem diga que é o melhor da região. Tudo isso com ótimo custo – benefício.
31. Canova
Comer no Canova é sentir-se na Itália sem sair do México. O restaurante fica em uma região mais tranquila do Centro de Tulum e é especializado em comida italiana. As pizzas feitas no forno a lenha são maravilhosas e os pratos mediterrâneos são verdadeiras obras de arte.
32. Cetli
Sabe aquela comida com gosto de feita em casa? É assim que você vai se sentir comendo no Cetli. Aqui você vai provar o tradicional bem feito. Com atmosfera intimista, você vê tudo o que a chef cozinha. Sem dúvida, uma experiência incrível.
Confira como foi minha viagem em mais detalhes no YouTube:
Bônus: o que fazer perto de Tulum
Achou que essa SUPER lista de o que fazer em Tulum no México havia chegado ao fim? Aqui vai um bônus para quem escolheu Tulum como base para explorar a Riviera Maya e está considerando visitar destinos próximos:
33. Bacalar
Bacalar é uma cidade na fronteira com o Belize que pode ser visitada a partir de Tulum. Sua principal atração é a chamada Laguna de los 7 Colores cujas dimensões impressionam: 70km de comprimento e 2km de largura. Além dela, outras atrações são bastante procuradas, como o Cenote Azul, o Canal dos Pássaros e a Ilha dos Pássaros.
34. Chichen Itza
Esse bate e volta de Tulum eu considero um MUST! Importante cidade para a civilização maia, Chichen Itza atualmente é o sítio arqueológico mais visitado do mundo. Além de Patrimônio da Humanidade, a antiga cidade é também uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e fica a apenas 2 horas do litoral.
Recomendo demais fazer uma visita guiada até Chichen Itza. Nela você vai mergulhar na história desse lugar tão importante. Eu mesma fiz e recomendo. Fiquei impressionada com os detalhes da pirâmide principal (El Castillo), do observatório de estrelas e demais prédios dessa cidade que foi muito próspera no passado.
35. Valladolid
Em seguida, Valladolid é uma cidade próxima a Chichen Itza que é puro charme. A região de Valladolid conta diversos cenotes, dentre eles o suntuoso Suytun, o San Lorenzo Oxman e o Yokdzonot, também conhecido como Ik-Kil. Além dos cenotes, vale a pena um passeio pelo centro da cidade para conhecer as construções históricas.
Como nós estávamos com carro alugado, dirigimos até Valladolid e aproveitamos para conhecer a cidade e também dois cenotes da região. O passeio foi corrido, mas não me arrependo de ter o colocado em nosso Roteiro Tulum.
#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado que montamos sobre o México. Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, spots para tirar fotos, passeios incríveis, melhores praias… É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver!
Dicas de viagem: Tulum
Com tantas coisas legais para se ver e fazer em Tulum, é preciso planejar seu roteiro com cuidado. Para isso, é importante ficar por dentro de algumas dicas importantes.
Qual a melhor época para viajar? Como se locomover em Tulum? E onde se hospedar? Respondi essas e outras perguntas logo abaixo para te ajudar a planejar o seu roteiro com mais facilidade.
Qual é a melhor época para visitar Tulum?
Definitivamente, a melhor época para visitar Tulum é entre dezembro e abril. Esses meses correspondem ao inverno no México. Sei que pode parecer estranho recomendar um destino de praia no inverno, mas há uma boa razão para isso.
A verdade é que durante o inverno o tempo é mais firme na região. O verão costuma ser mais chuvoso, além de ser a época de furacões. No final das contas, isso pode afetar bastante sua experiência.
Quantos dias ficar em Tulum?
Com tantos pontos turísticos de Tulum para visitar, você consegue passar facilmente duas semanas por lá. No entanto, 5 dias são suficientes para explorar as principais atrações, incluindo as praias, cenotes e ruínas maias.
Como se locomover em Tulum?
Tulum é uma cidade pequena. Assim sendo, para se locomover dentro dela, sugiro alugar uma lambretinha ou bicicleta (USD40 a moto e USD 10 a bike por dia). Entretanto, se você quiser ir a lugares mais distantes, daí o carro será seu melhor amigo.
Nós optamos pela locação de um carro, pois queríamos ter mais liberdade para ir a cenotes e praias mais distantes. Alugamos por um site chamado RentCars. Gosto dele porque consigo comparar os preços das melhores locadoras e ainda consigo pagamento facilitado (dá para parcelar no cartão!).
Onde ficar em Tulum?
As duas principais regiões de hospedagem são a Zona Hoteleira e a região conhecida como “Pueblo”:
Zona Hoteleira
A Zona Hoteleira fica beirando a praia e é dividida em três regiões: norte, central e sul. É aqui que ficam os belos resorts despretenciosamente luxuosos à beira-mar.
A maioria dos hotéis na Zona Hoteleira possuem praias privativas. Além disso, os Beach Clubs são outra atração da região. Neles você curte a praia o dia inteiro com muita classe e conforto.
E quais são os melhores hotéis na Zona Hoteleira de Tulum? Confira a seguir algumas opções:
- Hotéis Luxo: Cabanas Tulum, Azulik, Papaya Playa Project, La Valise Tulum
- Hotéis Conforto: Mayan Monkey, Coco Tulum, Nerea Tulum
- Hotéis Econômicos: Chiibal, Selina, Alquimia Hotel Boutique
Tulum Pueblo
Por outro lado, Pueblo é como chamamos o centrinho de Tulum. Embora não fique tão próximo da praia, se hospedar nessa região tem a vantagem de possibilitar fazer tudo a pé. Ademais, essa região possui mais de onde ficar em Tulum barato.
- Hotéis Luxo: Rubi Tulum, Hotel Muaré Tulum, Kimpton Aluna Resort Tulum.
- Hotéis Conforto: Era Hotel & Spa, Majaro Hotel, Zereno Boutique Hotel
- Hotéis Econômicos: Aldea San Lam, Turquoise Tulum Hotel, Howlita Tulum
Ainda na dúvida de qual região escolher? Confira o artigo sobre onde se hospedar em Tulum: Zona Hoteleira ou Pueblo?
Preciso de seguro-viagem para o México?
Sempre nos perguntam se o seguro viagem para o México é obrigatório e a resposta é: não! O que não significa deixar isso para lá. Nós sempre recomendamos viajar com um, principalmente para destinos internacionais. Aliás, o próprio governo brasileiro sugere que os viajantes contratem seguro para viajar.
Em minhas viagens internacionais, eu costumo usar essa ferramenta de comparação para conferir as diferentes opções de seguro disponíveis para o meu destino. Ela é super prática!
Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Tulum
Com tantas atrações interessantes, surgirem dúvidas sobre o que tem pra fazer em Tulum é bem comum. Por isso, selecionei as mais frequentes para responder aqui.
O que fazer em Tulum de graça
Se o orçamento está mais apertado, não deixe de ver essas sugestões de o que fazer em Tulum de graça:
- Aproveitar as praias gratuitas de Tulum, como a Playa Paraíso
- Passear em Tulum Pueblo
O que fazer em Tulum com crianças
E para finalizar, se você está de viagem marcada para a Riviera Maya com os pequenos, precisa saber o que fazer em Tulum com crianças.
- Passar o dia na praia
- Conhecer os cenotes
- Ir a um dos parques ecológicos
- Explorar as ruínas maias
O que fazer em Tulum a noite
O sol se pôs e você não sabe o que fazer em Tulum à noite? Então anote aí as dicas de passeios:
- Dançar e aproveitar os Beach Clubs
- Saborear uma deliciosa refeição nos restaurantes de Pueblo ou Carretera Tulum
- Passear no centrinho da cidade
O que fazer em Tulum com chuva
Se a chuva chegar e você ficar sem saber o que fazer em Tulum nessas circunstâncias, aqui vão minhas sugestões:
- Ir a um café
- Conhecer o museu do Hotel Azulik, o Sferik, ou se aventurar na outra unidade que fica há 40 min de distância, o Uh May.
- Aproveitar as dependências do seu hotel
- Visitar cenotes cobertos
- Passear por Tulum Pueblo
Melhores restaurantes de Tulum
Não faltam opções de restaurantes em Tulum. Por isso anote as dicas de melhores restaurantes em Tulum:
- Arca
- Casa Banana
- Gitano
- Burrito Amor
- Mestixa
- Wang (um verdadeiro achado em Tulum Pueblo)
Melhores beach clubs de Tulum
Para curtir as praias no mais alto estilo, veja quais são os melhores beach clubs de Tulum:
Melhores cafés em Tulum
Para um brunch ou até mesmo uma refeição descontraída, nada melhor do que visitar um dos cafés em Tulum, México.
Lugares instagramáveis em Tulum
Sabe aquelas fotos que todo mundo ama? É super fácil encontrar lugares instagramáveis em Tulum. Nossas principais sugestões são:
- Playa Ruinas
- Placa Follow That Dream
- Gran Cenote
- Azulik
- Casa Malca
- Matcha Mama
- Coco Tulum
- Raw Love
- Cenote Cavalera
- Cenote Dos Ojos
- Ruínas Maias
Pronto para escolher o que fazer em Tulum?
Tulum (México) é um destino que eu simplesmente AMEI e espero que minhas dicas ajudem no planejamento da sua viagem. Mas caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que irei te ajudar.
Você pode se interessar:
Holbox México: descubra essa ilha ainda pouco conhecida perto de Cancun
Roteiro Cancun: o melhor da cidade em 5,7 ou 10 dias de viagem
O que fazer em Playa del Carmen: 20 passeios imperdíveis
Seguro viagem México: qual é o melhor? quanto custa?