Embora a Costa Rica seja um país pequeno, esse é um destino que oferece várias atividades e lugares incríveis para visitar: são praias selvagens, cachoeiras, montanhas e até mesmo vulcões! Por isso, neste post nós vamos te ajudar a descobrir o que fazer na Costa Rica com dicas e roteiros para conhecer o país chamado de PURA VIDA.
A Costa Rica é conhecida por ser “uma das nações mais felizes do mundo”, bem como “um dos países com mais verde do mundo”, o que não é nenhuma surpresa, considerando a abundância de praias mundialmente conhecidas, tanto no Oceano Pacífico quanto no Mar do Caribe, com cultura, flora, fauna e paisagens incrivelmente diversificadas.
Sua capital, San José, abriga instituições culturais como o museu do ouro pré colombiano e cerca de um quarto do território do país é ocupado por floresta protegida cheias de diferentes espécies da vida selvagem. São ao todo 35 Parques Nacionais e 8 Reservas Biológicas.
Num roteiro pela Costa Rica você vai poder curtir florestas, águas azul turquesa, praias de areia fina e muita fauna e flora, afinal o país é um lugar perfeito para o ecoturismo!
O que fazer na Costa Rica: principais cidades e pontos turísticos
Vamos, então, direto ao assunto. Vamos conhecer o principais pontos turísticos na Costa Rica, aqueles que você não pode deixar de fora do seu roteiro.
01. La Fortuna
La Fortuna é uma das melhores regiões para quem procura o que fazer na Costa Rica e adora aventura e contato com a natureza. Lá você vai encontrar águas termais, passear pelas lavas de um vulcão e se refrescar nas cachoeiras de cor azul celeste!
São tantas opções que pode ser até um pouco difícil escolher quais são as melhores para você, mas calma que iremos te ajudar.
Com certeza o Vulcão Arenal deve estar em primeiro lugar de sua lista e ele é um grande símbolo da região. A melhor maneira de visitá-lo é indo até o Arenal Volcano National Park onde é possível percorrer pelas trilhas que são feitas pela própria lava do vulcão.
A Catarata La Fortuna também é um lugar incrível. Possui uma queda d’água de 75 metros e é realmente impressionante. Se tiver disposição, você pode descer os 500 degraus até a base da cachoeira e tomar um banho refrescante. Só cuidado com o volume da água. Se ele estiver muito alto, infelizmente não será possível entrar na cachoeira. Essa atração é paga e custa $ 21 e dispõe de banheiros e chuveiros.
Em La Fortuna, você também irá encontrar várias Águas Termais que são aquecidas devido ao Vulcão Arenal. Existem vários hotéis e resorts que possuem acesso a águas termais em suas propriedades, mas também há uma opção gratuita. Porém, por ser gratuita ela acaba sendo mais concorrida e ficando mais cheia.
Nós tivemos uma experiência bem legal no Ecotermales Fortuna, um “santuário” de águas termais para você relaxar bastante! Por lá, você paga o day use e pode aproveitar o dia todo as piscinas quentinhas que estão espalhadas pelo lugar. Bastante natureza em volta, uma boa estrutura com banheiros, lockers e restaurante. Vale a pena reservar ao menos uma tarde do seu roteiro para viver essa experiência bem relax!
Você pode visitar diversos pontos de águas termais, observar bichos preguiça ou fazer uma linda trilha pelo rio Celeste.
Se você gosta de esportes radicais, em La Fortuna é possível fazer rafting ou ainda um tour por pontes suspensas – ótimas pedidas para quem busca aventura e adrenalina.
02. Monteverde
Monteverde é considerada uma das maravilhas naturais da Costa Rica e é o lugar ideal para quem busca aventura e natureza. Uma das principais características deste lugar é a chuva frequente e grande presença de nuvens.
Devido às condições climáticas e a altitude elevada do local, o tempo fica constantemente nublado. A neblina que dá um toque pra lá de especial em Monteverde, mas é claro em dias de sol você conseguirá aproveitar mais e ver a belíssima paisagem para ao vulcão Arenal.
Você vai encontrar várias atividades na região e uma das principais é a tirolesa. São vários ecoparques que oferecem essa opção, entre eles: SkyAdventures, Selvatura Park e o Extremo Park. Todos são incríveis.
Outra atração são as “cloud forests” ou florestas nubladas. Essas florestas estão acima dos 1500 metros de altitude. Elas possuem trilhas com uma boa estrutura e de fácil acesso que podem variar entre 1 e 5 km de extensão e você pode ir por conta própria ou contratando um guia local.
Em Monteverde, também é possível caminhar pelas pelas pontes suspensas em meio a floresta e também observar a vida animal. Existem mais de 400 espécies de aves no local e dentre as mais famosas estão os beija-flores e tucanos. A Civitatis oferece vários passeios onde você poderá fazer trilhas e também conhecer uma reserva com quatis, pássaros e bichos preguiça, entre muitas outras espécies.
03. Manuel Antonio
O Parque Manuel Antonio é o menor parque do país, mas é o mais visitado e você pode facilmente passar o dia inteiro! Com seus 683 hectares, possui as mais variadas e belas paisagens. Aqui, é possível observar vários animais como tamanduás, macacos cara brancas, bichos preguiças, guaxinins, iguanas, entre outros.
Para avistar os animais, você irá percorrer as trilhas do local e todas são tranquilas. O parque conta ainda com três praias: Playa Manuel Antonio, Playa Espadilla Sur e Playa Gemelas.
A Playa Manuel Antonio é a mais bonita. Tem areia branquinha e fica a uma caminhada de 30 minutos desde a entrada do parque. Costuma também ser a mais cheia. Já a Playa Espadilla Sur é mais calma e também fica próximo a entrada do parque. A Playa Gemelas recebe esse nome devido a formação rochosa que acaba formando duas praias (pois gemelas = gêmeas) mas apenas uma delas é acessível.
O parque funciona das 7h às 16h (fechado às terças) e a entrada custa entre U$ 18. Infelizmente não é permitido entrar com comida no parque, mas lá você encontra opções para comer (mas não tão baratas).
Caso seu objetivo for avistar os animais, recomendamos que contrate um guia. Nós fizemos isso e foi incrível observar tantos animais em seu habitat. E é impressionante como que os guias conseguem encontrar animais que estão bem escondidos!
Aliás, vale a pena dizer que durante todo o passeio eles levam um monóculo para a gente observar os animais bem de pertinho, já que muitos deles, como a preguiça por exemplo, ficam no topo das árvores.
04. Santa Teresa
Santa Teresa fica localizada no lado oeste da Península de Nicoya e, ao mesmo tempo que ela é bem turística, possui um clima meio selvagem como se fosse um lugar ainda não explorado. Tem uma vibe relaxada e praias lindas.,
Existem várias praias no local e a principal é a Playa Santa Teresa. Por lá rolam muitas aulas de surf e yoga, além de várias pessoas relaxando e tomando sol. A 7 km de Santa Teresa você vai encontrar Mal Pais, uma vila de pescadores com praia de mesmo nome. E, entre as duas praias temos Carmen. Por lá, você encontra opções de restaurantes, mercadinhos e várias lojas.
Não podemos deixar de fora a Playa Hermosa, localizada ao norte da Playa de Santa Teresa, ela é a mais indicada aos iniciantes do surf. Temos ainda a Playa Manzanillo e, que embora não faça parte de Santa Teresa em si, é uma praia maravilhosa e praticamente deserta que você pode incluir em seu roteiro.
05. Tamarindo
Tamarindo é uma cidade agitada e turística, mas que mantém seu charme com bons restaurantes e praias lindas. Dentre as muitas opções de praias, a mais famosa é a Playa Tamarindo. Com sua grande faixa de areia, ela é ótima para curtir uma tarde e fazer caminhadas. O pôr do sol por aqui é incrível pois o céu fica todo colorido e as cores refletem na areia molhada da praia.
Inclusive, você pode fazer um passeio de barco para mergulhar em uma praia isolada e depois ver o por do sol da Playa de Tamarindo.
Tamarindo também é um lugar conhecido por oferecer aulas de surf. Você pode fechar um curso no estilo intensivão e curtir muito esse esporte.
Algumas outras praias da região são: Playa Calzón de Pobre, Playa Flamingo com areia branca e águas claras, Playa Conchal (embora tenha esse nome, não vimos muitas conchas por lá), Playa Minas, que possui um mirante incrível, entre tantas outras.
Aqui não faltam opções e um dia pode acabar sendo pouco para você conseguir conhecer e aproveitar bem essa região, mas a gente fala disso mais pra frente.
06. Caribe da Costa Rica
Não faltam praias lindas com cenários paradisíacos na Costa Rica. O país conta com o oceano pacífico e com o mar do caribe e é desse lado que temos Puerto Viejo.
Essa é uma pequena e charmosa cidade com influência jamaicana. Fica bem próxima à fronteira com o Panamá, na região sudeste da Costa Rica e a maioria das praias estão a menos de 30 minutos de distância uma da outra.
A principal praia da região é a Playa Puerto Viejo que conta com restaurantes, lojinhas e comércio. A Playa Cocles é a mais indicada para surfistas e costuma ser mais movimentada. Já a Playa Punta Uva possui palmeiras que quase tocam o mar. É linda demais!
07. Tortuguero
Em Tortuguero temos um grande parque nacional de mesmo nome que abriga uma grande diversidade ecológica, uma rica fauna e flora e é famoso por ser um dos pontos principais de desova de tartarugas marinhas em todo o mundo.
O único acesso ao parque se dá através de um barco pelo Rio La Suerte e o principal atrativo da região são os passeios para observação de animais e vegetação.
O parque está aberto diariamente das 6h às 15:00h e a entrada para estrangeiros custa $ 16.
Onde ficar na Costa Rica: top 10 hotéis
Existem ótimas opções de resorts, hotéis e pousadas charmosas na região e selecionamos para você uma lista com os melhores hotéis na Costa Rica para que você possa analisar e selecionar a opção ideal para a sua viagem!
01. Nayara Tented Camp (La Fortuna)
O Nayara Tented Camp fica localizado em La Fortuna e possui restaurante, piscina, bar e academia. Também conta com sauna e hidromassagem além de paisagens de tirar o fôlego. Por ser um dos melhores hotéis da região, o preço é mais elevado.
Os quartos são super espaçosos, com vista para o verde e cama super confortável, Os banheiros possuem banheira e a decoração mistura estilo tropical com muita madeira, fibras naturais e toques de modernidade.
- Diárias para casal a partir de: R$ 6.360,00 – VER PREÇOS
- Café da manhã incluso
- Nota no Booking: 9.8 / 83 avaliações
Avaliação em destaque:
“Excepcional! Propriedade muito bonita, localização excelente, atendimento muito simpático. Altamente recomendado .” Tomas em 1o fevereiro de 2024
02. Volcano Lodge (La Fortuna)
Situado aos pés do Vulcão Arenal, o Volcano Lodge Hotel & Thermal Experience é um hotel que conta com jardins lindíssimos e dispõe de piscina e outras opções de lazer. Também conta com serviço de quarto e há estacionamento disponível no local.
Os quartos são bem amplos, com camas grandes, perfeitos para uma noite de sono tranquila e silenciosa.
- Diárias para casal a partir de: R$ 1.227,00 – VER PREÇOS
- Café da manhã incluso
- Nota no Booking: 8.7/ 1835 avaliações
Avaliação em destaque:
” Lugar encantador, amei a vista e estrutura do hotel! As fotos são inferiores ao espaço. Piscinas termais excelentes, a parte de exercício é super agradável e o salão de jogos tem variedade ótima de atividades. A varandinha do quarto é uma delícia. Gostaria de ter ficado mais um dia. ” Ana em 28 de janeiro de 2024
03. Montana Del Fuego (La Fortuna) – nossa escolha!
O Montana Del Fuego foi a nossa escolha para ficar em La Fortuna, bem próximo de todas as atrações. O resort oferece vistas de tirar o fôlego do vulcão de Arenal além de dispor de belas acomodações situadas entre jardins e uma floresta tropical regenerativa.
Na área externa, você vai encontrar piscina ao ar livre, piscina infantil, piscinas com águas termais. Com certeza é uma excelente opção de onde ficar na Costa Rica!
Nos hospedamos em um chalé bem amplo, com cama super confortável e muito bem equipado com ar condicionado, frigobar e hidromassagem.
- Diárias para casal a partir de: R$ 3.153,00 – VER PREÇOS
- Serviço All-inclusive
- Nota no Booking: 8.0/ 120 avaliações
Avaliação em destaque:
“Vista do hotel para o vulcão, restaurante muito bom, equipe muito cordial e gentil. Passeios e spa, quartos amplos, tour da manhã muito bonito, com águas termais” Cintia 19 fevereiro de 2024
04. Shana By The Beach (Manuel Antônio) – nossa escolha!
O Shana By The Beach é um hotel boutique elegante situado em uma colina de Punta Quepos, a 5 minutos a pé da Praia Biesanz (linda demais!) e a 10 minutos da praia do Parque Nacional Manuel Antonio! Esse hotel é, sem dúvida, a melhor opção para quem quer uma hospedagem incrível em Manuel Antonio.
Nós ficamos duas noites por lá e adoramos a experiência, desde o café da manhã que é bem completo, até a piscina reservada apenas para adultos, com uma vista espetacular para o topo das árvores e o mar.
Não podemos deixar de citar a quantidade de macacos que vimos por perto do hotel. Macaco Bugio e macaco cappucino são os mais avistados ao redor do hotel.
Oferece Wi-Fi gratuito, piscina ao ar livre com terraço e um spa luxuoso com banheira de hidromassagem. Também possui ótima localização.
O quarto é muito confortável, amplo e com uma decoração bem bonita. Destaque também para o banheiro, com um chuveiro super tecnológico!
- Diárias para casal a partir de: R$ 1.336,00 – VER PREÇOS
- Café da manhã incluso
- Nota no Booking: 8.8 / 2.758 avaliações
Avaliação em destaque:
“Lugar absolutamente fantástico para ficar: 2 piscinas, uma só para adultos com vista linda de morrer. O restaurante é adorável: pode ir de alto nível ou mais casual à beira da piscina com excelentes vistas. Todos os funcionários são super simpáticos. Amei a nossa estadia aqui, ótima maneira de terminar nosso passeio pela Costa Rica” Mark 4 de março de 2024
05. Selina (Manuel Antonio)
O Selina Manuel Antonio não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores hotéis da Costa Rica. Esse é um hotel com ótima localização e dispõe de piscina e deck de yoga com vista 360º para a floresta. Conta ainda com cozinha compartilhada, restaurante e atividades ao ar livre como rafting. Perfeito para quem busca onde ficar na Costa Rica barato.
A rede Selina oferece quartos compartilhados e suítes. Tem uma vibe mais jovem, descolada. É uma ótima opção para quem vai viajar sozinho e quer conhecer novas pessoas!
- Diárias para casal a partir de: R$ 653,00 – VER PREÇOS
- Nota no Booking: 8,0/ 1.295 avaliações
Avaliação em destaque:
“Pousada incrível! E as pessoas sempre dispostas a ajudar. Muito bom!” Marcela 2 de março de 2024
06. Hotel Costa Verde (Manuel Antonio)
O Hotel Costa Verde é bem diferentão e você pode se hospedar em um quarto que foi construído dentro de um avião! Mas, para garantir essa experiência fantástica, você precisará fazer a sua reserva com antecedência, já que esses quartos são bem concorridos.
Não chegamos a nos hospedar por lá, mas fomos visitar a hospedagem e ficamos encantadas. Ainda deu para subir o drone e fazer uma foto aérea do quarto principal, dentro de um avião, para te deixar com ainda mais vontade de viver essa experiência!
O hotel possui ainda três piscinas e estacionamento gratuito. Fica muito bem localizado, vale a pena investir nessa hospedagem!
- Diárias para casal a partir de: R$ 1.250,00 – VER PREÇOS
- Nota no Booking: 8.9 / 354 avaliações
Avaliação em destaque:
“Quarto muito agradável, muita vida selvagem ao redor .” Mads em 4 de março de 2024
07. Canaima Chill House (Santa Teresa)
O Canaima Chill House é um hotel boutique eco-friendly e oferece suítes rústicas, hidromassagem ao ar livre, piscina e serviços de massagem. Possui estacionamento grátis e fica somente a 500 metros da praia de Santa Teresa.
Os quartos transmite muito conforto, paz e serenidade, com cores suaves e muita fibra natural para aconchego.
- Diárias para casal a partir de: R$ 643,00 – VER PREÇOS
- Nota no Booking: 8,5 / 397 avaliações
Avaliação em destaque:
“A relação preço qualidade. Era perto o suficiente da cidade, um lugar tranquilo e quarto espaçoso e confortável.” Hector em 27 fevereiro de 2024
08. Hostel Somos (Santa Teresa)
O Hostel Somos é um belo hostel que fica localizado a apenas 200 metros da praia de Santa Teresa e oferece estacionamento privativo grátis, além de piscina e cozinha compartilhada.
O hostel possui quartos privativos e quartos mistos. Os privativos inclusive, possuem varanda com terraço e pequena sala de estar.
- Diárias para casal a partir de: R$ 1.336,00 – VER PREÇOS
- Nota no Booking: 8,6 / 161 avaliações
Avaliação em destaque:
“Localização perfeita para a praia. Equipe do hotel e restaurante muito simpática. A casa é moderna, bem cuidada, limpa, amo a área da piscina. O quarto era bom, tudo limpo e ar condicionado.” Laurenz 20 fevereiro de 2024
09. Jardin Del Eden Boutique Hotel (Tamarindo)
O Jardin Del Eden é um hotel exclusivo para adultos e oferece acomodações com vista para o mar e jardim. Possui também uma praia privativa no centro da Praia de Tamarindo. Está localizado na melhor área de Tamarindo com restaurantes e atrações por perto. Olha essa piscina no meio da natureza que incrível!
Os quartos são amplos, claros, com camas grandes e possuem varanda com uma bela vista para a floresta com o marzão ao fundo.
- Diárias para casal a partir de: R$ 2.058,00 – VER PREÇOS
- Café da manhã e jantar incluídos
- Nota no Booking: 9.1 / 361 avaliações
Avaliação em destaque:
“Hotel maravilhoso. Restaurante com jantares muito bons. O hotel possui um beach club na beira do mar com toda segurança e conforto, fora o excelente bar. Também possui acesso à rua principal de Tamarindo, o que facilita muito os passeios. A equipe foi toda muito atenciosa” Gustavo 22 de janeiro de 2024
10. Zulu Surf Hotel (Tamarindo)
Finalizando nossa lista dos melhores hotéis na Costa Rica, temos o Zulu Surf Hotel que também é exclusivo para adultos e possui restaurante, bar e terraço.
Todos os quartos possuem banheiro privativo e ar condicionado e alguns tem também área de estar.
- Diárias para casal a partir de: R$ 720 – VER PREÇOS
- Café da manhã incluído
- Nota no Booking: 8.3 / 464 avaliações
Avaliação em destaque:
“Hotel bem localizado no centro de Tamarindo e bem equipado. Decoração muito agradável. Não tinha café da manhã incluso, mas tivemos descontos em restaurantes próximos.” Bruno 3 de março de 2024
Preciso de seguro viagem para a Costa Rica?
Essa é uma das principais dúvidas de todo viajante e a resposta é… não! Não é obrigatória a contratação de um seguro viagem para sua viagem com destino a Costa Rica.
Até abril de 2022, a Costa Rica exigia um seguro viagem para viajantes não vacinados contra a Covid-19 e um certificado de vacinação para os que já estivessem vacinados. Mas essa exigência caiu e não se faz mais necessária a contratação de um seguro viagem.
Porém, a Costa Rica é um país que oferece diversas atrações ao ar livre e uma grande variedade de esportes radicais, atividades que não são isentas de risco e podem acabar comprometendo toda a sua viagem em caso de imprevisto.
Além disso, uma simples consulta médica pode custar 45 mil colones, algo em torno de 90 dólares! Isso sem falar em remédios, exames, internações, etc. Esses gastos, juntos, podem somar o valor da sua viagem inteira ou até mais. Por isso, a gente sempre indica que você contrate um seguro viagem Costa Rica.
Gostamos de utilizar essa ferramenta de comparação para fazer a cotação de um bom seguro viagem Costa Rica. Usamos tanto o serviço que temos um CUPOM AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto na hora de fechar a compra.
Roteiro Costa Rica: o que fazer em 7, 10 ou 15 dias de viagem
Aqui nós vamos te dar opções de roteiro para 7, 10 e 15 dias de viagem e fazer com que seus dias na Costa Rica sejam os melhores!
O que fazer na Costa Rica em 7 dias
Se você dispõe de um roteiro Costa Rica com 7 dias inteiros, recomendamos que você reserve 5 dias em La Fortuna e 2 em Manuel Antonio.
- Dia 1: Em La Fortuna, visite o Vulcão Arenal + Catarata La Fortuna
- Dia 2: Trilha pelo rio Celeste
- Dia 3: Tour por pontes suspensas
- Dia 4: Águas termais da região + observação dos bichos preguiça
- Dia 5: Rafting no rio Burío ou tour do café e chocolate
- Dia 6: Parque Manuel Antonio + rapel e tirolesa nas cachoeiras.
- Dia 7: Explorar as praias em Manuel Antonio ou fazer um passeio de caiaque e snorkel na Baía de Biesanz
O que fazer na Costa Rica em 10 dias
Se você procura o que fazer na Costa Rica em 10 dias, saiba que nós achamos que esse é o tempo ideal para sua viagem. Após ficar 5 dias em La Fortuna e 2 em Manuel Antonio, recomendamos que fique os outros 3 dias em Santa Teresa. Sendo assim:
Dias anteriores +
- Dia 8: Playa Santa Teresa + aulas de surf (ou yoga)
- Dia 9: Playa Hermosa + Visitar o centrinho da cidade
- Dia 10: Vila de pescadores Mal Pais + praia Cueva + praia Carmen
Roteiro Costa Rica 15 dias
Caso você disponha de 15 dias na Costa Rica fazendo turismo, você pode ficar mais tempo em La Fortuna, Manuel Antonio e Santa Teresa e também adicionar Tortuguero em seu roteiro. Sendo assim, veja nossa sugestão de roteiro Costa Rica 15 dias:
Dias anteriores +
- Dias 14, 15 e 16: Explore o Parque Nacional de Tortuguero – 3 dias é um ótimo período para observar a desova de tartarugas marinhas, fazer lindos passeios ecológicos para observar a natureza e relaxar nas praias desertas da região.
Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer na Costa Rica
Um roteiro para a Costa Rica pode envolver atividades de natureza, gastronomia, adrenalina, ou simplesmente relaxar na praia… Assim sendo, listamos algumas das dúvidas mais frequentes dos nossos leitores, ao planejar uma viagem para o país Pura Vida. Caso a sua pergunta não esteja aqui, não deixe de tirar sua dúvida nos comentários.
Quais são as melhores praias da Costa Rica?
A Costa Rica possui praias lindíssimas com paisagens exuberantes. Dentre as muitas opções, três delas se destacam e estão no nosso top 3 e também no do TripAdvisor. Veja agora quais são as melhores praias da Costa Rica:
- Playa Manuel Antonio: Localizada dentro do parque com o mesmo nome tem entrada a $ 21 e é a praia principal. A água do mar é bem quentinha com areia branca e fina e como o parque limita o número de visitantes, acaba não ficando tão cheia. Não esqueça de levar (além dos chinelos) um tênis de caminhada para fazer as trilhas, que são de fácil acesso.
- Playa Tamarindo: Embora a praia possua areia mais escura que as demais, o pôr do sol é lindo e os barzinhos no entorno ficam lotados de turistas que querem apreciar o espetáculo tomando drinks. As águas são calmas, a extensão de areia é ótima para caminhar e há boa estrutura de restaurantes e banheiros.
- Playa Samara: Praia com grande extensão areia e infraestrutura com vários bares e restaurantes na orla. Possui várias atividades na água como surf, aluguel de caiaque e pranchas de stand up paddle. Ambulantes passam vendendo água de coco, bebidas e comidas.
Quantos dias ficar na Costa Rica?
A Costa Rica é um país incrível cheio de coisas para fazer e lugares para se visitar. Nós consideramos que 10 dias é o tempo ideal para você conseguir montar um bom roteiro sem deixar nada de fora. E para quem se pergunta qual o lugar mais visitado da Costa Rica e que não pode ficar de fora do roteiro, sem dúvida é o Parque Nacional Manuel Antonio.
O que fazer na Costa Rica sem gastar muito?
Para quem viaja com o orçamento mais apertado, selecionamos abaixo algumas sugestões de o que fazer na Costa Rica sem gastar muito:
- Parque Nacional Manuel Antonio
- Tour pelas pontes suspensas de Arenal
- Parque para observação de Preguiças
- Tour do café e chocolate
- Tour pela Catarata do Rio Fortuna
O que fazer na Costa Rica de graça?
Embora a Costa Rica não seja um país exatamente barato, como dissemos ao longo do post, há boa opções de passeios sem custo. Veja o que fazer na Costa Rica de graça:
- Free tour por San José
- Playa Hermosa
- Playa Espadilla Norte
- Parque Nacional Cahuita
- Praia de Tamarindo
O que fazer na Costa Rica com crianças?
Para quem viaja com os pequenos, há boas opções para incluir na programação, afinal a Costa Rica possui vários passeios que proporcionam muito contato não só com a natureza, mas também com a fauna e a flora. Confira o que fazer na Costa Rica com crianças:
- Parque para observação de Preguiças
- Tour pela reserva Curi Cancha
- Tirolesa em Monteverde
- Pedalboard no lago Arenal
- Tour pelo Parque Nacional Tortuguero
O que fazer na Costa Rica a dois?
Para quem viaja pela Costa Rica em casal, há muitos programas interessantes, seja você do time dos aventureiros ou do time dos que preferem só relaxar. Veja o que fazer na Cosa Rica a dois:
- Passeio pelo Rio Celeste e Águas Termais
- Passeio de caiaque e snorkel na Baía de Biesanz
- Parque Nacional Manuel Antonio
- Tour do café e chocolate
- Trilha para o Vulcão Arenal + Águas termais
Qual é o melhor hotel para ficar na Costa Rica?
São inúmeras opções de hotéis para você se hospedar na Costa Rica, entretanto, aqui nós vamos falar sobre algumas opções que consideramos com a melhor relação custo/benefício:
É seguro viajar pela Costa Rica?
Sim! Muita gente se pergunta se é seguro viajar pela Costa Rica, mas, na verdade, a Costa Rica é o país mais seguro da parte central do continente americano e um dos que mais recebe mulheres viajando sozinhas. É considerado também um dos países mais seguros do mundo, sendo comparado a lugares como Espanha e Itália.
A economia do país vem, principalmente, do turismo e os costarriquenhos se importam muito com o bem-estar de seus visitantes para que voltem sempre. Mas é claro que, por se tratar de uma cidade grande, algumas medidas de segurança devem ser adotadas, tais como evitar deixar objetos pessoais sem supervisão, evitar andar sozinho altas horas da noite, etc.
Qual moeda levar para a Costa Rica?
Uma das maiores dúvidas de quem está planejando ir à Costa Rica é saber qual moeda levar. A moeda oficial do país é o Colón costa-riquenho, mas no Brasil você dificilmente irá encontrá-lo. E, caso consiga, a cotação não será nada favorável.
Os meios de pagamento aceitos no país são: Colón costa-riquenho, dólares americanos, cartão de crédito, cartão de débito e cartão pré-pago. O real não tem aceitação no mercado costarriquenho então você vai sempre precisar realizar câmbio.
Recomendamos levar dólares e trocar também pela moeda local em casas de câmbio. Também é possível ir até um caixa eletrônico e realizar um saque utilizando seu cartão de débito ou crédito. Só cuidado com as taxas do cartão. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38% e a cotação será a do dia da transação.
Quais documentos são necessários para viajar para a Costa Rica?
Para viajar a Costa Rica, você precisará de alguns documentos. São eles:
- Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.
- Ter comprovação dos voos de ida e volta.
- Ter comprovação de hospedagem.
- Vacina contra febre amarela que deve ter sido tomada pelo menos 10 dias antes da data da sua viagem.
É importante ressaltar que não é necessário visto para viajar para a Costa Rica se sua estadia for de até 90 dias. Além disso, seguro viagem, teste de Covid-19 e/ou comprovante de vacinação contra Covid-19 também não são mais necessários para entrar no país.
Chip de Internet para a Costa Rica
É praticamente impossível viajar hoje em dia sem conexão com internet. A gente depende de uma internet estável para quase tudo e é importantíssimo poder contar com um serviço de qualidade e evitar perrengues na nossa tão sonhada viagem.
Para sua viagem a Costa Rica, nós recomendamos o chip America Chip que possui um serviço de ótima qualidade e internet ilimitada! Além disso, todo o processo de compra do chip é simples e online: basta efetuar a compra e aguardar o chip chegar no seu endereço! Outra super vantagem é que o valor total pode ser parcelado no cartão de crédito.
Se você gostou da ideia de ter internet ilimitada na sua viagem à Costa Rica, aproveite o nosso cupom de desconto MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto na compra do seu America Chip.
Dicas de viagem: Costa Rica
Agora que você já descobriu os melhores pontos turísticos da Costa Rica, passeios e experiências, nós temos algumas dicas para que a sua viagem seja perfeita. Você vai descobrir qual é a melhor época para ir à Costa Rica, o que fazer, quais são os documentos necessários e muito mais.
Qual é a melhor época para visitar a Costa Rica?
Se você quer saber qual é a melhor época para visitar a Costa Rica, pode apostar na época seca, ou seja, entre os meses de dezembro e abril. É nessa época que chove menos por lá. Nos demais meses, as chances de pegar chuva aumentam e podem atrapalhar bastante os passeios.
A época chuvosa na Costa Rica costuma ir do começo de maio ao final de novembro. Porém, os meses de setembro a outubro são os que mais chovem. Então, se puder, evite essas datas.
Por experiência própria: evitem os meses que são considerados mais chuvosos. Nós fomos em novembro para a região de La Fortuna e Manuel Antonio. Achamos que, por ser transição de estações, pegaríamos dias ensolarados e um pouco de chuva, mas, não foi assim. Pegamos uma semana inteira de bastante chuva e isso acabou atrapalhando o nosso roteiro, já que os passeios na Costa Rica são trilhas e praias. Não há muito o que fazer com chuva.
Esse é um tipo de viagem que você precisa ir na melhor época para ter a melhor experiência!
Quantos dias passar na Costa Rica?
Em um destino com tantos lugares lindos para ver e visitar, a pergunta “quantos dias passar na Costa Rica?” é super pertinente. Podemos dizer que 7 dias nesse paraíso acaba sendo muito pouco. O tempo ideal para poder conhecer todos os lugares imperdíveis que a Costa Rica tem a oferecer é de 10 a 15 dias.
Se você dispor de apenas 7 dias, recomendamos escolher ao menos duas regiões como La Fortuna e Manuel Antonio. Agora, se você possui de 10 a 15 dias, saiba que esse é o tempo ideal para conhecer as principais regiões com calma. Apesar de ser um país pequeno, as principais regiões turísticas ficam afastadas e você precisa de mais tempo para conseguir conhecer tudo sem pressa.
Como se locomover na Costa Rica?
Há diferentes formas de se locomover no país que vão desde alugar um carro a até mesmo pegar um voo doméstico. Abaixo, você verá todas as opções e quais as que a gente mais recomenda.
01. Carro alugado (nossa escolha!)
A melhor forma de se locomover na Costa Rica (a que a gente mais recomenda) é alugando um carro. Assim você irá conseguir chegar aos principais destinos com mais tranquilidade sem se preocupar tanto com os horários.
Essa opção também sai mais em conta, ainda mais se você estiver viajando com mais pessoas e puder dividir esse valor.
Algumas informações necessárias sobre alugar carro na Costa Rica:
- É possível alugar um carro somente com sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não sendo necessário tirar a PID (Permissão Internacional de direção)
- Outro requisito é ter acima de 23 anos
- Também é necessário levar um cartão de crédito internacional com limite liberado para uso no exterior. As locadoras costumam bloquear um valor referente a um caução que é liberado ao final do seu período de aluguel se você não tiver causado nenhum prejuízo ao carro alugado.
- Também é recomendado, se possível, que você opte por um veículo 4×4 devido às estradas de chão.
Com relação às estradas, de uma forma geral são todas muito bem sinalizadas e o que pode mudar são as condições do asfalto. Uma informação importante é que as ruas na Costa Rica não tem nome e sim números. Portanto, para evitar se perder, recomendamos que utilize o Waze.
Para aluguel de carro, nós recomendamos essa ferramenta de comparação. A RentCars disponibiliza um serviço 100% online onde você pode comparar os preços das melhores locadoras da região e escolher o que fica melhor para você. Você faz a reserva online, paga e lá na hora apenas retira o carro. Poupa bastante tempo e dinheiro!
02. Transfer
Há também a opção de contratar um transfer que irá te deixar nos principais destinos na Costa Rica. Nós sempre usamos e recomendamos a Civitatis que possui roteiros incríveis com várias opções de transfer.
Além de possuir guias que falam português, são extremamente pontuais e profissionais.
03. Voos domésticos
Optar por fazer voos domésticos pode ser uma boa forma de viajar pela Costa Rica. Você poupará tempo e irá desfrutar de vistas incríveis pela região. também é mais fácil de chegar a destinos como Tortuguero que são mais difíceis de alcançar por via terrestre.
Porém, por ser uma opção mais rápida, acaba sendo mais caro. Então, vale a pena fazer as contas e pesar os prós e contras para assim definir se essa opção é a melhor para você.
Pronto para escolher o que fazer na Costa Rica?
Por fim, agora que você sabe quais os melhores pontos turísticos da Costa Rica, o que fazer e a melhor época para viajar, já pode começar a fazer as malas…
E caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários aqui embaixo, que iremos te ajudar. Ah… E se você já esteve por lá, compartilhe suas experiências com a gente, vamos adorar saber!
Boa viagem =)
Você também vai gostar de ler:
La Fortuna, Costa Rica: o que fazer na região do vulcão Arenal e cachoeiras azuis
Manuel Antônio na Costa Rica: o que fazer, onde ficar, roteiro e mais
Viagem para a Costa Rica: 20 dicas que você precisa saber antes de ir
Fui para a costa rica, país lindo demais. Acabei voltando com alguns colones que nem sabia que tinha kkkk. Se alguém tiver interesse pode me chamar no [email protected]