Planejando sua viagem e se perguntando o que fazer na Islândia? Esse destino único combina paisagens naturais deslumbrantes, fenômenos geológicos impressionantes e uma rica cultura que atrai viajantes do mundo todo.

A Islândia tem atrações para qualquer época do ano: no inverno, você pode se emocionar com a aurora boreal e admirar paisagens congeladas; já no verão, os dias longos permitem explorar trilhas, vulcões e glaciares incríveis e presenciar o sol da meia noite.

Além disso, o país é perfeito para road trips pela Ring Road, que circunda a ilha, passando por praias de areia preta, cânions espetaculares e hot springs relaxantes. Prepare-se para uma aventura inesquecível em uma terra de contrastes, onde a natureza é protagonista!

Existem muitos passeios na Islândia e nós vamos te mostrar mais sobre cada um deles a seguir:

ring road islandia
Nossa road trip pela Ring Road – Foto: @gaiavani

O que fazer na Islândia em 2025

A Islândia é o destino perfeito para quem curte roadtrips e natureza. A geografia do país e a organização das estradas permitem que os principais pontos turísticos da Islândia sejam facilmente acessados por elas.

Inclusive, é possível mergulhar na Fissura de Silfra, ponto único no planeta que marca a divisão entre as placas tectônicas Eurasiana e Norte-Americana.

Agora, se você está perdido procurando o que fazer na Islândia, selecionamos os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira abaixo:

Passeio Por que é imperdível? Link
Hot Springs Para essa experiência relaxante e única em fontes de águas termais Conferir preço
Tour das cachoeiras e praia Reynisfjara Para apreciar cachoeiras super diferentes e a praia de areia negra e colunas de basalto Conferir preço
Visita guiada às cavernas de gelo Para apreciar cavernas fascinantes e os tons surreais de azul do gelo Conferir preço
Tour de Caiaque pela Lagoa Jökulsárlón Para os aventureiros remarem em meio aos icebergs Conferir preço
Tour da Aurora Boreal Para presenciar um dos mais belos fenômenos da natureza Conferir preço
Snorkel pela fissura de Silfra Para mergulhar num lugar único no mundo, divisor de placas tectônicas Conferir preço

 

o que fazer na Islandia
Nós na Península de Snaefellsness – Foto: @gaiavani

#DicaDaGaia: Quando estivemos por lá, alugamos um motorhome e vivemos todas estas aventuras incríveis. Foi a escolha perfeita, fizemos todo o processo antes da viagem, aqui no Brasil pela Motorhome Trips, e caso você queira fazer o mesmo, temos cupom de desconto! Use MALADEAVENTURAS que pode ser ativado via whatsapp.

O que fazer na Islândia: cachoeiras

Podemos afirmar que as cachoeiras são parte importante dos principais pontos turísticos da Islândia. Acredita-se que o país tenha cerca de 10.000! Se você está planejando sua viagem e buscando o que fazer na Islândia, explorar suas cachoeiras icônicas é uma atividade obrigatória.

Cada cachoeira na Islândia tem suas próprias características: algumas impressionam pela potência e tamanho, enquanto outras encantam pela singularidade de suas formações geológicas ou pelo cenário digno de filme. Separamos nossas favoritas a seguir:

1. Skógafoss

Skógafoss é, sem dúvida, um dos mais famosos passeios na Islândia. Considerada por muitos como a queda d’água mais bonita do país, ela também conta com uma localização muito privilegiada.

Na região Sul do país, é bem fácil chegar lá saindo de Reykjavik, em uma viagem que dura cerca de 2h. A cachoeira é facilmente acessível e merece uma visita em qualquer época do ano. O cenário é tão mágico que lá foram filmadas cenas das séries Vikings, Game of Thrones e do filme Thor.

Vale saber: Essa é a maior cachoeira da Islândia, e caminhando, é possível chegar muito pertinho da queda d’água. Mas você irá se molhar! Não se esqueça de se proteger com roupas à prova d’água.

A Skógafoss se destaca pelos seus arco-íris, que surgem sempre que o sol ilumina a nuvem de gotículas formada pelo impacto da água. Isso acontece principalmente no verão, quando o cenário em volta é bem verdinho. A vista é espetacular!

Apesar disso, a visita a Skogafoss também é uma opção de o que fazer na Islândia no inverno. Isso porque nessa época do ano, a paisagem fica simplesmente fantástica! Tudo em volta fica coberto de gelo e a experiência é completamente diferente.

Como mencionamos, nós estávamos em uma viagem pela Islândia de motorhome. Mas encontramos esse tour bem completo que passa pelas 2 cachoeiras mais próximas de Reykjavik e ainda te leva até um glaciar muito bonito. Vale a pena conferir os detalhes para reservar sua vaga.

cachoeiras da islandia Kvernufoss
O cenário é tão mágico que lá foram filmadas cenas das séries Vikings, Game of Thrones e do filme Thor. – Foto: @gaiavani

2. Gullfoss

Juntamente com a área geotermal de Geysir e o Parque Nacional ThingVellir, a Gullfoss faz parte das atrações do Golden Circle, uma das rotas mais clássicas de turismo no Sul da Islândia.

O visual da cachoeira é incrível, independente da época do ano. Em dias ensolarados, é possível ver belíssimos arco íris, e no inverno a paisagem se transforma com gelo e neve em um visual impressionante.

Considerada como a terceira cachoeira mais poderosa do Europa, ela já fez parte de uma polêmica discussão para torná-la uma hidrelétrica. A proposta ameaçava a integridade do local e sua rica simbologia cultural. Felizmente, isso não aconteceu, e hoje Gullfoss é não apenas um símbolo de preservação ambiental, como também um marco histórico e um dos principais pontos turísticos da Islândia.

cachoeiras islandia gullfoss
Gullfoss faz parte das atrações do Golden Circle, uma das rotas mais clássicas de turismo na Islândia – Foto: @gaiavani

3. Svartifoss

A Svartifoss é diferente de todas as cachoeiras que citamos antes, e por isso achamos que ela é um dos passeios na Islândia que são imperdíveis! Seu nome, que significa “queda negra” em islandês, faz referência ao contraste impressionante entre a água cristalina e as colunas hexagonais de basalto negro que formam o cenário ao fundo.  A paisagem é tão icônica que foi inspiração para a arquitetura da igreja Hallgrímskirkja, um dos principais pontos turísticos de Reykjavik.

Com cerca de 20 metros de altura, Svartifoss não impressiona pela potência de sua queda, mas sim pelo visual singular, que parece ter saído de um cenário de filme. Ela é um verdadeiro deleite para os olhos e com certeza é diferente de tudo o que você já viu!

Localizada no Parque Nacional Vatnajökull, a cachoeira exige um pouco de esforço para ser alcançada. Por isso, antes de ir, é bom saber que para chegar lá é preciso fazer uma pequena trilha, de cerca de 1,5 km. No percurso, você vê diversas outras cachoeiras e as paisagens são lindas, claro.

A visita no inverno é surreal! Isso porque a cachoeira congela parcialmente, tornando a paisagem ainda mais única. A água se transforma em gelo ao redor das colunas, enquanto um fino véu d’água continua a fluir por trás da camada congelada. É incrível!

o que fazer na Islândia Skaftafell cachoeira svartifossCachoeira Svartifoss – Foto: @gaiavani

4. Seljalandsfoss

A Seljalandsfoss está nas principais listas de o que fazer na Islândia não é à toa. Ela é uma das cachoeiras mais fotografadas da Islândia, e fica ao Sul do país, a cerca de 2h saindo de Reykjavik.

Com uma queda d’água de aproximadamente 60 metros, Seljalandsfoss se destaca não apenas pela altura, mas pela experiência única que proporciona: é possível caminhar atrás da cachoeira! Um pequeno caminho leva os visitantes até a parte traseira da queda, oferecendo uma perspectiva completamente diferente. Por isso esteja preparado para se molhar.

Outro detalhe que torna a visita ainda mais especial é a proximidade de Gljúfrabúi, uma cachoeira escondida dentro de um cânion a apenas 10 minutos de caminhada de Seljalandsfoss. Conhecida como a “cachoeira secreta”, Gljúfrabúi oferece uma experiência mais aventureira e completa o passeio com chave de ouro.

Já comentamos desse tour pelas cachoeiras Skógafoss e Selkalandsfoss super interessante que encontramos no Civitatis. Nós já compramos passeios e ingressos ao redor do mundo nessa plataforma e aqui na Islândia também garantimos algumas aventuras.

cachoeiras islandia no inverno Seljalandsfoss
A Seljalandsfoss é uma das cachoeiras mais fotografadas da Islândia, e fica ao Sul do país – Foto: @gaiavani

5. Kirkjufellfoss

Kirkjufellfoss não é impressionante pelas enormes quedas d’água e nem por sua força ou potência. O que destaca essa cachoeira é sua paisagem icônica. Isso porque ela fica aos pés da famosa Kirkjufell, montanha que é considerada uma das mais fotografadas da Islândia. A combinação desses dois elementos formam uma paisagem tão incrível que até mesmo foi cenário da série Game of Thrones.

O local é muito procurado para o turismo na Islândia. Ele é tão famoso que, dependendo do horário e época que você for, pode ser que encontre um movimento grande de pessoas. Por isso, a nossa dica para tirar melhores fotos é: se possível, chegue cedo!

O acesso à Kirkjufellsfoss é fácil, com uma curta caminhada até os melhores pontos para observação e fotografia. Há várias plataformas e ângulos perfeitos para capturar a cachoeira com a montanha ao fundo.

melhores cachoeiras islandia Kirkjufellfoss
A cachoeira tem esse nome porque fica aos pés da famosa Kirkjufell, montanha que é considerada uma das mais fotografadas da Islândia – Foto: @gaiavani

6. Godafoss

A Godafoss, que fica no Norte do país, é muito procurada por turistas que buscam o que fazer nessa região da Islândia. Ela se destaca por sua beleza e formato semicircular, que lembra um pouco as quedas das Cataratas do Niágara. Ela pode não ser a maior nem a mais potente, mas muitos a consideram a mais bonita da Islândia. Além disso, sua história é muito interessante.

Seu nome significa “Cachoeira dos Deuses” e é cercado por muita história. É contado que durante a transição religiosa no ano 1000, a Islândia enfrentou pressão do rei da Noruega para adotar o cristianismo. O líder da assembleia nacional decidiu que o cristianismo seria a religião oficial, porém permitiu que os antigos costumes pagãos continuassem. Como símbolo dessa mudança, ele lançou os ídolos dos deuses nórdicos na Godafoss, dando à cachoeira o nome “Cachoeira dos Deuses”.

Hoje, Godafoss é um lugar que combina natureza deslumbrante com importância histórica. Trilhas bem sinalizadas ao redor da cachoeira permitem que os visitantes explorem a região por diversos ângulos, garantindo vistas espetaculares e ótimos pontos para fotos.

E é claro que você pode conhecê-la em um tour guiado. O bom é que o transporte está incluso!


Leia também: Seguro viagem Islândia: qual é o melhor? quanto custa? é obrigatório?


7. Hengifoss

Hengifoss está situada dentro do Parque Nacional Vatnajökull, o maior parque nacional da Islândia e o segundo maior da Europa. Seu nome significa “Cachoeira Suspensa”, isso porque a água despenca por um penhasco íngreme, dando a impressão de que está “pendurada” no ar.

O grande destaque de Hengifoss são suas camadas de rocha basáltica com finas faixas de argila vermelha, um fenômeno natural que cria um contraste impressionante. Essas tonalidades avermelhadas, resultado de processos vulcânicos ao longo de milhões de anos, dão à cachoeira uma aparência única.

Antes de conferir essa beleza natural islandesa, saiba que para chegar à Hengifoss é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 2,5 km. Isso dá cerca de 1 hora de caminhada, partindo do estacionamento local. Apesar disso, vale muito a pena, pois o caminho é lindo, nele você verá outra cachoeira, a Litlanesfoss.

Hot springs
As Hot Springs são uma atração imperdível na Islândia – Foto: @gaiavani

O que fazer na Islândia: hot springs

As Hot Springs são uma atração imperdível no país! Recomendamos que você escolha pelo menos uma para o seu roteiro de turismo na Islândia. É possível escolher entre opções mais clássicas, modernas ou rústicas, em meio a natureza. O que vale é ter essa experiência relaxante e única na sua visita.

8. Blue Lagoon

A Blue Lagoon é a principal fonte de água termal do país, e é a atração top 1 da maioria das listas do que fazer na Islândia. Ela é famosa pelas águas azul claríssimas quentinhas e com propriedades que fazem bem para a pele, como sílica e enxofre. A experiência é muito relaxante!

Esse passeio na Islândia é super concorrido por ser o mais clássico das hot springs, e por isso é bom garantir seu ingresso com antecedência e chegar mais cedo. Além disso, ela também é conhecida por seu valor mais elevado em relação a outras atrações similares no país.

Apesar disso, a lagoa é muito bem estruturada e com certeza vale a pena a visita. Porém, se você está com o orçamento mais curto ou tem interesse em visitar outros estilos de hot springs, não se preocupe! Há diversas outras opções para ter essa experiência na Islândia.

turismo na islândia inverno - blue lagoon
Não dá vontade de sair da Blue Lagoon. Foto: @gaiavani

9. Sky Lagoon

A Sky Lagoon é outra opção do que fazer na Islândia no inverno ou no verão. Inaugurada em 2021, ela tem um estrutura moderna e de alto nível, com direito a piscina com borda infinita com uma vista maravilhosa! Além disso, ela conta com um ritual de spa com 7 passos, que incluem banhos quentes e frios, sauna e esfoliação corporal, uma experiência bem completa.

A Sky Lagoon é uma opção interessante porque fica bem próxima da capital da Islândia, Reykjavik. Recomendamos comprar o seu ingresso já com o transporte incluído. Saindo de Reykjavik, você chega lá em apenas 13 minutos!

10. Laugarvatn Fontana

Se você procura o que fazer na Islândia e está com o orçamento mais curto, a Laugarvatn Fontana é uma excelente alternativa. Apesar do preço mais acessível, ela é cheia de charme!

Com vista para um lago encantador e montanhas nevadas ao fundo, o local oferece várias piscinas com temperaturas que variam de 32°C a 40°C. Além disso, lá é possível provar o pão geotérmico, preparado debaixo da terra com o calor natural que também aquece as piscinas: uma experiência deliciosa e única!

Além disso, a Laugarvatn Fontana é uma excelente parada ao longo do Golden Circle. É possível combinar a visita com passeios como o tour da Aurora Boreal ou o snorkel pela fissura de Silfra.

melhores passeios Islandia
A Laugarvatn Fontana é uma excelente alternativa com preço mais acessível, e é cheia de charme! – Foto: @gaiavani

11. Hrunalaug

Para quem busca passeios na Islândia mais autênticos e em harmonia com a natureza, Hrunalaug é uma escolha certa. Situada em meio a uma paisagem deslumbrante, típica da Islândia, essa hot spring é pequena, rústica e muito charmosa.

Hrunalaug também se destaca pelo preço mais acessível em comparação com outras fontes termais no país, sendo uma excelente alternativa para quem quer economizar sem abrir mão de vivenciar essa experiência. É o refúgio ideal para relaxar e se desconectar, aproveitando as águas quentinhas enquanto está cercado de beleza natural.

Hrunalaug hot spring islândia
Hrunalaug hot spring é pequena, rústica e muito charmosa. – Foto: @gaiavani

12. Vok Baths

Se você procura um passeio no Leste da Islândia, este local oferece uma experiência única: suas piscinas ficam sobre um lago! O interessante é que essa região é conhecida por ser mais fria e pouco associada a fontes termais. O Vok Baths se destaca pela vista incrível do lago e da natureza.

Além disso, a água quente que brota do solo no Lago Urriðavatn é tão pura que é a única água geotérmica potável da Islândia. No Vök Baths, você pode experimentar essa água pura e ainda aproveitar o bar de chá de cortesia, tornando a visita ainda mais inesquecível.

O que fazer na Islândia: aventura

A Islândia é um destino imperdível para os mais corajosos que curtem aventuras, como explorar fissuras tectônicas submersas, remar entre icebergs ou aventurar-se em cavernas de gelo cristalino. Preparamos uma lista de atividades imperdíveis para os aventureiros que buscam o que fazer na Islândia.

13. Snorkel em Silfra

Nadar na Fissura de Silfra é um dos passeios mais incríveis na Islândia. Localizada no Parque Nacional Thingvellir, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Esse ponto único no planeta marca a divisão entre as placas tectônicas Eurasiana e Norte-Americana, criando uma paisagem de tirar o fôlego.

O grande diferencial de Silfra é sua água incrivelmente pura, filtrada por rochas vulcânicas ao longo de décadas, garantindo uma visibilidade impressionante de até 100 metros. Mergulhando ou praticando snorkel, você pode explorar os deslumbrantes cânions subaquáticos, com tons de azul surreais.

Decidimos viver essa aventura! Já mergulhamos em diversos lugares pelo mundo, mas nunca em uma água tão gelada, com média de 2ºC! Vestimos a roupa de mergulho apropriada para as águas congelantes e pronto! A experiência do mergulho em Silfra dura 20 minutos e é incrível! Quando retornamos para o barco, fomos recebidos com um chocolate quente divino!

Recomendamos muito! Garantimos nosso passeio comprando com antecedência por esse link.

silfra islandia
Fissura de Silfra Islândia, divisão entre as placas tectônicas Eurasiana e Norte-Americana – Foto: @gaiavani

14. Tour de caiaque pela Lagoa Jokulsarlon

Já pensou em navegar entre os imponentes icebergs da Islândia, cercado por uma paisagem de tirar o fôlego? O tour de caiaque pela Lagoa Jökulsárlón é uma das formas mais incríveis de ver maravilhas naturais bem pertinho.

Considerada uma das atrações mais impressionantes da Islândia, essa lagoa glacial, a maior do país, encanta com seus inúmeros icebergs que flutuam em suas águas. E o melhor: você pode se aproximar deles a bordo de um caiaque!

Além do cenário espetacular, o passeio reserva surpresas como a possibilidade de avistar focas nos arredores da lagoa. Em dias claros, as águas se transformam em um espelho, refletindo as montanhas ao redor e criando um espetáculo único.


Agora, informações relevantes sobre o tour de caiaque:

  • os viajantes frequentemente comentam que os caiaques são fáceis de manobrar
  • os guias oferecem suporte total, com instruções detalhadas e explicações sobre a geografia local
  • mesmo quem não tem experiência consegue aproveitar o passeio de forma tranquila
lagoa Jokulsarlon
Jokulsarlon – Foto: @gaiavani

15. Blue Ice Caves em Vatnajökull

Um dos momentos mais memoráveis da nossa viagem foi a visita guiada às fascinantes cavernas de gelo. Essas formações naturais são verdadeiras obras de arte, com padrões únicos e tonalidades de azul cristalino que mudam constantemente devido às condições climáticas. Isso significa que em cada visita é possível ver padrões e desenhos completamente diferentes.

No entanto, aventurar-se por essas cavernas sem a orientação de um guia especializado pode ser extremamente arriscado. Elas escondem perigos invisíveis, como rachaduras que podem surgir de repente e tetos de gelo que, com o aumento da temperatura, podem desabar.

Por isso, contar com a expertise de um guia não é apenas uma precaução, mas uma garantia de segurança. Além disso, eles conhecem os melhores ângulos e pontos para registrar fotos incríveis. Esse foi um dos poucos passeios na Islândia que contratamos um guia e usamos o site do GetYourGuide.

o que fazer na Islãndia
Blue Ice Caves em Vatnajökull não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer na Islândia.

16. Experimentar tubarão “podre”

Você experimentaria essa iguaria local? Esse prato muito diferente faz parte da rota de quem procura o que fazer na Islândia e muitos visitantes, incluindo nós, decidem encarar este desafio. Essa carne, chamada Hakarl, é naturalmente tóxica para o ser humano, por isso ela fica 4 meses maturando.

Esse prato tradicional, que remonta aos tempos vikings, é conhecido tanto pelo sabor intenso quanto pelo processo único de preparo, que envolve a fermentação e secagem da carne do tubarão de águas muito profundas da Groenlândia.

Os locais costumam recomendar combinar o Hákarl com um shot de brennivín, uma aguardente tradicional islandesa, para suavizar o impacto e completar a experiência cultural. Nós não apreciamos muito o sabor, mas achamos que valeu a pena a experiência. E você, experimentaria esse prato típico?

gastronomia islandesa
Nós não apreciamos muito o sabor, acho que deu para perceber, rs. Porém, a experiência é válida – Foto: @gaiavani

O que fazer na Islândia: paisagens de perder o fôlego

Quem busca o que fazer na Islândia, com certeza se interessa pelas paisagens surreais do país. Elas são tão diversificadas quanto impressionantes, variando de praias de areia preta a cânions espetaculares e lagoas glaciais. Se você está planejando sua viagem e quer explorar os melhores cenários que a Islândia tem a oferecer, confira esta lista de lugares imperdíveis!

17. Stuðlagil Canyon

O Cânion Stuðlagil, localizado no leste da Islândia, encanta os visitantes com suas impressionantes colunas de basalto e águas azul esverdeadas. Essas colunas são do mesmo tipo das encontradas em Reynisfjara Beach, porém Studlagil tem a maior concentração dessas colunas no país.

Esse passeio na Islândia, que é perfeito para quem ama a natureza e quer explorar paisagens de tirar o fôlego. A área é extremamente preservada e intocada, por isso é importante estar atento à preservação e à segurança pessoal, já que não há infraestrutura turística nos arredores.

Vale saber que o rio Jökla, que corta os cânions, pode apresentar cores diferentes de acordo com a época da sua visita. A famosa tonalidade azul-esverdeada é encontrada na época mais fria, enquanto no final do verão, devido ao derretimento glacial, a cor pode mudar para um cinza claro característico de rios glaciais.

É importante destacar que esse cânion fica em uma região mais isolada e não há qualquer estrutura por lá, por isso, muitas pessoas optam em fazer o passeio ao cânion Stuðlagil com guia.

#DicaDaGaia: vale a pena investir em um chip de internet. Ao visitar esses lugares em meio a natureza, é fundamental se manter conectado. Precisamos muito de uma boa conexão de internet para nos comunicar e também nos localizar nessas áreas mais remotas. Na Islândia, usamos o chip SIM Local e ele não nos deixou na mão. E não deixe de utilizar nosso cupom AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto!

passeios islandia
Vestrahorn Mountain – Foto: @gaiavani

18. Vestrahorn Mountain

A Vestrahorn Mountain fica no sudeste da Islândia e é uma formação geológica que se destaca por seus dois picos distintos e sua proximidade com a lagoa glacial Jökulsárlón e os Fiordes Orientais. O reflexo da montanha nas águas deixa a paisagem ainda mais incrível.

A região ao redor de Vestrahorn é um paraíso para fotógrafos, e se você procura o que fazer na Islândia no inverno, essa localização pode ser uma excelente opção para observação da aurora boreal. Além disso, a área é habitada por focas, oferecendo oportunidades para observação da vida selvagem.

aluguel de motorhome na islandia
A localização da Vestrahorn Mountain pode ser uma excelente opção para observação da aurora boreal – Foto: @gaiavani

19. Reynisfjara Beach

Qualquer lista de o que fazer na Islândia inclui as famosas praias de areia preta, e a nossa não pode ser diferente. Podemos dizer que a Reynisfjara Beach, que fica na costa Sul do país, é a mais famosa e icônica delas, e vale todo o hype. A praia fica a cerca de 180 km de Reykjavik, e é não apenas uma das mais incríveis e únicas da Islândia, como do mundo.

Isso porque a paisagem dela é surreal, muito diferente de tudo o que já tínhamos visto. A areia preta de origem vulcânica é cercada de colunas de basalto hexagonais impressionantes. Além disso, no mar, destacam-se os Reynisdrangar, pilhas de rocha que emergem das águas.

Apesar de sua beleza, Reynisfjara é conhecida por suas ondas traiçoeiras e correntes fortes. As ondas podem surpreender os visitantes, por isso é essencial manter uma distância segura da água e seguir as orientações de segurança locais.

Para quem tem como base Reykjavik (o que é bem comum), um tour de 1 dia que inclui Reynisfjara Beach e outros pontos turísticos pode ser uma boa pedida!

praias ring road islandia
A exótica e perigosa Reynisfjara Beach, com suas colunas de basalto e areia negra – Foto: @gaiavani

20. Diamond Beach

Localizada próxima ao famoso lago Jokulsarlon, esta é uma praia que fica na Costa Sul islandesa. Caso você esteja na região, combinar esses dois passeios na Islândia é uma excelente ideia.

Enquanto Jökulsárlón encanta com seus icebergs flutuantes na lagoa, a Diamond Beach se destaca pela areia preta vulcânica, onde pedaços de gelo espalhados brilham como diamantes sob a luz do sol, originando seu nome, Diamond Beach.

Essa paisagem natural é um dos cenários mais famosos da Islândia, e por isso, atrai turistas do mundo todo. Lá é o lugar perfeito para tirar fotos incríveis e, se você tiver sorte, observar focas nadando nas águas ou até mesmo avistar orcas no horizonte. Mas cuidado! As ondas podem ser muito fortes, por isso recomendamos sempre manter uma distância segura da água para evitar acidentes.

turismo em hofn na islândia
Diamond Beach. Foto: @gaiavani.

21. Mulagljufur Canyon

Se você curte aventura e belas paisagens, considere uma visita ao Mulagljufur Canyon. Este cânion que fica no Sudeste islandês oferece trilhas por paisagens cobertas de musgo verde e vegetação exuberante, com cachoeiras belíssimas ao longo do percurso, como Hangandifoss e Múlafoss.

O trekking aqui é considerado de nível moderado, e é recomendado para quem tem experiência no esporte. Com aproximadamente 6,4 km de extensão somando ida e volta e elevação de cerca de 300 metros, a trilha é linda e em dias claros tem vista panorâmica para glaciar Vatnajökull, e da montanha Hvannadalshnúkur.

Essa é uma excelente opção do que fazer na Islândia no verão, que é quando as trilhas estão acessíveis. Isto porque no inverno as trilhas ficam úmidas, tornando o trajeto muito perigoso.

turismo na islandia roteiro
O Mulagljufur Canyon não pode ficar de fora do seu roteiro. Foto: @gaiavani.

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer na Islândia

Com tantas atrações maravilhosas, é normal surgirem dúvidas na hora de decidir o que fazer na Islândia. Isso pode acontecer até com os viajantes mais experientes. Então, vamos responder as principais questões levantadas pelos nossos leitores:

Qual é a melhor época para visitar a Islândia?

Nós visitamos a Islândia em outubro, no início do inverno, e escolhemos essa época para equilibrar dois desejos: ver a aurora boreal e evitar o frio mais rigoroso. Para nós, foi o período ideal, mas quando nos perguntam qual é a melhor época para visitar a Islândia, sempre respondemos: depende do que você busca em sua viagem.

Enquanto durante os meses mais frios do ano as chances de ver a aurora boreal são bem maiores, é durante o verão que acontece a alta temporada no país. Com um clima mais ameno e dias intermináveis graças ao sol da meia noite, o verão é perfeito para explorar as diversas trilhas do país e participar de atividades ao ar livre!


Independentemente da estação, a Islândia é um destino que combina com todos os perfis de viajantes.

o que fazer na Islandia
Antes de decidir como se locomover pela Islândia, é interessante considerar a geografia do país. Foto: @gaiavani

Como se locomover pela Islândia

Antes de decidir como se locomover pela Islândia é interessante considerar a geografia do país. A principal via de locomoção é a Ring Road, uma estrada que circunda todo o país. No entanto, estradas menores e mais remotas, como as F-Roads nas áreas do interior e nas Highlands, são de cascalho, exigem veículos 4×4 e geralmente só estão abertas no verão devido às condições climáticas.

Desta forma, existem algumas opções para conhecer o país.

  • Base em Reykjavik com tours guiados: Essa opção é bastante cômoda. A vantagem é que se hospedado em Reykjavik é possível ficar em um local mais bem estruturado e fazer bate e volta para visitar os principais pontos turísticos da Islândia. Sites como Civitatis e GetYourGuide tem muitas opções de tours com o transporte incluído.
  • Aluguel de carro com hospedagem em hotéis: Essa é uma alternativa atraente para quem quer ter a experiência de dirigir pelos cenários da Islândia, que parecem de filme! Você pode se hospedar nas cidades base como Reykjavik, Vík, Höfn, Egilsstaðir, Akureyri e Blönduós.
  • Aluguel de motorhome/campervan: Essa é, sem dúvida, a nossa opção favorita. Exploramos o país dessa forma e foi incrível! Algumas coisas que nos fizeram amar essa opção foi a independência que tivemos para explorar a natureza e procurar aurora boreal e também a economia de cozinhar nossas próprias refeições.

#DicaDaGaia: Nós alugamos nosso motorhome com a Motorhome Trips, e foi super tranquilo. Eles nos auxiliaram na escolha do melhor veículo para o nosso tipo de viagem e nos ajudaram a organizar tudo antes da viagem. Use nosso cupom de desconto MALADEAVENTURAS que pode ser ativado via Whatsapp.

roteiro motorhome islandia 7 dias
Alugar um motorhome na Islândia foi uma experiência incrível!  – Foto: @gaiavani

O que fazer na Islândia no inverno

O inverno é a melhor época para realizar o sonho de presenciar o espetáculo da aurora boreal. Além disso, é uma excelente ideia se aquecer em uma hot spring!

O que fazer na Islândia no verão

No verão, as temperaturas são mais amenas, e por isso é a melhor época para as trilhas e atividades ao ar livre:

o que fazer na Islândia
E conseguimos presenciar uma Aurora Boreal! Foi emocionante! – Foto: @gaiavani

O que fazer no sul da Islândia?

O Sul da Islândia abriga muitas das paisagens naturais mais icônicas do país, como lagoas glaciais e praias de areia preta e cachoeiras incríveis. Fizemos uma listas das mais imperdíveis na nossa opinião:

O que fazer no norte da Islândia?

O Norte da Islândia combina história, beleza natural e cultura. Algumas das atrações mais famosas de lá são:

islandia
Gente, olha que incrível!!! Blue Ice Cave – Foto: @gaiavani

Quais as cachoeiras mais lindas da Islândia?

  1. Skógafoss
  2. Gullfoss
  3. Svartifoss
  4. Godafoss
  5. Hengifoss

Quais as melhores fontes de água termal da Islândia?

  1. Blue Lagoon
  2. Sky Lagoon
  3. Laugarvatn Fontana
  4. Hrunalaug
  5. Vok Baths

Pronto para fazer os passeios mais incríveis pela Islândia?

Agora que você já sabe o que fazer na Islândia, aproveite todos os passeios imperdíveis que indicamos e inclua no seu roteiro. Certamente você ficará tão maravilhado quanto nós!

Ah, e caso ainda tenha alguma dúvida, é só deixar uma mensagem aqui embaixo, ok? Boa viagem!!


Leia também:

Turismo na Islândia: 19 dicas essenciais para quem está planejando uma viagem para o país

Aurora Boreal na Islândia: melhor época? quanto custa? vale a pena?

Islândia de motorhome: quanto custa, roteiros e dicas para uma viagem incrível

Motorhome trips é confiável? Saiba tudo sobre essa empresa de aluguel de motorhome para brasileiros

O que fazer em Reykjavik: roteiro para 1, 2 e 5 dias de viagem

Onde ficar em Reykjavik: melhores bairros e hotéis


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *