O mundo inteiro está em alerta por causa do Coronavirus (Covid-19) e, a melhor forma de se prevenir e prevenir quem você ama, é ficando em casa. Para te ajudar a passar por isso, fizemos uma lista super legal com dicas de o que fazer na quarentena, principalmente para quem, assim como a gente, ama viajar.

Filmes, documentários, livros, ópera online, visita virtual à museus, cursos online…. há uma infinidade de coisas que podemos fazer para passar o tempo em casa. Espero que goste da lista de 10 dicas para viajar sem sair de casa durante a quarentena.


1. Assistir documentários, filmes e programas com o tema viagem

Que tal aproveitar o tempo em casa para “viajar” nos documentários, filmes e programas de TV com o tema viagem?

Na correria do dia a dia a gente acaba não conseguindo dar conta de assistir TV, mas tem muuita coisa boa para se atualizar, principalmente quando o tema é viagem!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Abaixo, vamos listar os nossos preferidos para você “viajar” junto agora mesmo:

Documentários:

  • A Magia dos Andes: Da Argentina à Colômbia, este documentário acompanha cinco personagens que compartilham uma profunda conexão com as montanhas incríveis da América do Sul.
  • Extra | Anthony Bourdain: Parts Unknown: esse documentário expõe os espectadores a áreas do mundo das quais eles nunca ouviram falar. O anfitrião Anthony Bourdain permitiu que os habitantes locais o ensinassem sobre sua cultura, o que inspira uma grande apreciação e respeito entre os que assistem.

Filmes:

  • Crazy Rich Asians (filme de 2018): O filme conta a história de Rachel Chu, uma professora chinesa-americana que viaja para Cingapura para conhecer a família super rica de seu noivo. É muito divertido ver um pouco dessa cultura tão diferente da nossa! É um ótimo filme para ver com a família.
  • Comer, Rezar e Amar: Filme leve e descontraído com ar de sessão da tarde,  é estrelado por Julia Roberts e está disponível no Netflix! Trata-se da história de uma mulher super bem sucedida que se divorcia do marido e resolve partir em uma jornada de auto-descoberta que a leva à Itália (para comer), à Índia (para rezar) e a Bali (para amar).

Leia também: 20 filmes sobre viagem no Netflix 2020


o que fazer na quarentena
O que fazer na Quarentena: assistir filmes, séries e documentários com o tema viagem!

Programas de TV:

  • Morando na Estrada: um seriado exibido pelo Canal OFF, mostrando como é a vida na estrada dos recém casados Marcella Witt e Nelsinho. Muitas aventuras dentro de um carro, passando por lugares incríveis como Austrália e Estados Unidos.
  • Pedro Pelo Mundo: ele viaja pelo mundo para explorar destinos exóticos, mergulhando de cabeça na cultura local. Botsuana, Tóquio, Seoul e Colômbia são só alguns dos destinos que você vai poder acompanhar. É exibido na GNT.
  • Anota Aí: a apresentadora Titi Müller dá uma volta ao mundo passando por cidades como Londres, Kingston, Amsterdã e Macau, em busca de listas com dicas de viagem inusitadas. O programa, exibido no canal Multishow, é super divertido, com dicas muito boas do mundo todo.

2. Assistir canais de viagem no Youtube

O Youtube virou a nova TV, né? Tem gente que já nem assina mais TV à cabo e assiste vídeos no Youtube o dia todo! E não é por menos: tem muita gente talentosa, produzindo um conteúdo tão incrível quanto a TV – e muitas vezes, até melhor!

Abaixo, listamos três canais de viajantes que a gente adora assistir! Vem ver:

  • Mala de Aventuras: óbvio que o nosso canal tem que ser o primeiro da lista, né? Por lá, já publicamos diversos vídeos de viagens que fizemos pelo mundo. Tem Amazônia, Tailândia, Egito, Itália, Califórnia, Argentina e muitas dicas de planejamento de viagem e também de equipamentos de fotografia. Clica aqui para assistir e aproveita para se inscrever!
  • WeLove: o casal Manu e Matheus já conheceram lugares incríveis pelo mundo, como Tailândia, Canadá, África do Sul e Costa Rica. Os vídeos são super bem filmados e editados, dá pra viajar junto com eles!
  • Num Pulo: Paula e Daniel começaram o projeto Num Pulo literalmente “pulando” por aí. Vá direto na playlista “Pulando Por Aí” para ver os vídeos desse projeto super divertido. Além disso, eles lançam, semanalmente, vlogs dos destinos que conhecem pelo mundo. Vale demais conferir!

3. Visitar museus virtualmente

Sabe aquele museu que você sonha visitar? Que tal conhecê-lo virtualmente? É uma ótima dica de o que fazer na quarenta e sair do tédio, aprendendo mais e ficando mais culto sem sair de casa.

o que fazer na quarentena
Já pensou em visitar museus virtualmente?

O Google Arts & Culture se uniu com mais de 500 museus e galerias no mundo todo para oferecer passeios virtuais e exposições on-line de alguns dos museus mais famosos do mundo. Entre eles, o British Museum em Londres, o Museu Van Gogh em Amsterdã, o Guggenheim na cidade de Nova York, Musée d’Orsay, em Paris, Pergamon Museum em Berlin e centenas de outros lugares onde você pode adquirir conhecimento sobre arte, história e ciência.

Demais, né?


4. Montar o foto livro da sua última viagem

A gente ama eternizar as fotos das nossas viagens em foto livros. Foto livro nada mais é do que um álbum impresso e tem vários sites onde você pode montar o seu, do seu jeitinho!

O meu site preferido de todos, que tem a impressão muito boa, layouts bem legais e até ícones (aviãozinho, coração, mapa…) é o Mixbook. A única desvantagem desse site é que ele é dos Estados Unidos, então a entrega para o Brasil fica super cara.

o que fazer na quarentena foto livro
Que tal montar fotolivros para eternizar suas viagens?

Uma boa ideia é você já deixar os seus álbuns montados e, quando todo esse caos de Coronavirus passar e você for para os Estados Unidos, pedir para entregar no seu hotel. Assim sai mais barato!

Outro site, dessa vez, brasileiro, que também gostamos da qualidade (apesar de um pouco inferior ao Mixbook) é o Phooto. O valor é bem acessível, principalmente quando fazem promoções. Eles também vendem pacotes de fotos impressas, que tem boa qualidade!


5. Organizar as suas fotos de viagens

Memória do celular lotada, desktop do computador toodo bagunçado, cartão de memória com fotos de viagem de dois anos atrás…. Que tal aproveitar o tempo livre e organizar as suas fotos de viagem durante a quarentena?

Se você já tem um HD para guardar seus arquivos, ótimo. É só começar organizando as pastinhas. Se não tiver, é bom comprar (vende online em diversos sites!) para conseguir se organizar melhor e desocupar memória do computador ou celular.

Eu gosto de separar minhas fotos por ano e mês, para ficar organizado por data e ficar mais fácil na hora que eu precisar de algum arquivo.

Uma dica é ter dois HDS com o mesmo conteúdo, servindo de backup, para caso aconteça alguma coisa com algum dos dois. É sempre bom ter uma cópia dos arquivos. Ou, você pode também usar o Google Drive ou o Dropbox para guardar seus arquivos na nuvem, sem o risco de perder.


Leia também: Dicas de fotografia de viagem: 15 erros para NÃO cometer


6. Assistir ópera online

Acredita que isso é possível? Se você nunca assistiu à uma ópera e sempre teve curiosidade em saber como é, além de adquirir mais cultura, que tal fazer isso durante a quarentena?

o que fazer na quarentena
Que tal assistir ópera online?

O MET oferecerá Ópera online gratuitamente nas próximas semanas através da sua página oficial. Todas as noites às 19.30 hora local, uma produção diferente.

Para mais informações e para fazer o seu cadastro, acesse: https://t.co/RErIzxA7Zb


7. Cozinhar um prato típico de outro país

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores dicas de o que fazer na quarentena. Viajar vai muito além de ver pontos turísticos: é uma imersão em outras culturas e descobrir novos sabores. Que tal trazer um pouquinho de outros países para dentro da sua casa, através da comida?

Há diversos pratos típicos deliciosos e fáceis de fazer em casa. Escolha um dia da semana e prepare um jantar típico! Eu mesma fiz um jantarzinho mexicano aqui em casa e ficou uma delícia. Preparei Chilli com carne, souer cream e queijo cheddar para acompanhar nachos e rechear os burritos. Para completar, música mexicana tocando, chapelão e decoração para entrar no clima.

o que fazer na quarentena
Jantar mexicano com comidas típicas!

Outras dicas de jantares típicos fáceis de fazer e bem gostosos são: comida árabe, comida tailandesa, comida japonesa (pode pedir delivery!), comida americana (hambúrguer, batata frita.. nada mal hein?), comida francesa, comida alemã. Hummmm!!


8. Fazer curso online de inglês e trocar experiências com pessoas de outros países

A quarentena pode ser uma boa oportunidade para quem quer aprender algum idioma e ainda trocar experiências com pessoas de outros países.

Eu faço aulas de inglês no Cambly, uma plataforma online que nos conecta com diversos professores, de vários cantos do mundo. Já conversei com pessoas que estavam Nova York, Califórnia, Amsterdam, Flórida… Além de aprender, é muito legal essa troca de cultura.

aprender inglês na quarentena
Aprender inglês online e trocar experiência com pessoas do mundo todo!

Esses dias ensinei uma professora como que fazia farofa e falei que era muito comum comer com feijoada aqui no Brasil.

Existem diversos sites e aplicativos para você aprender um novo idioma, mas com já testei e amo o Cambly, é o que eu mais indico pra essa quarentena!


Leia também: 10 motivos para você fazer aula de inglês online no Cambly


9. Atualizar a sua bucket list de viagem

Não é porque você não pode viajar agora, que não pode planejar viagens futuras, né?

Esse é um bom momento de se inspirar com diversos perfis de viagem no Instagram e atualizar a sua Bucket List. Você pode descobrir uma praia maravilhosa, uma cidade que nunca ouviu falar, aquele restaurante renomado que oferece um menu degustação diferente e, assim, já começar a listar tudo o que quer fazer quando o coronovírus for embora.

quarentena instagram de viagem
Seguir perfis inspiradores no Instagram!

Abaixo vou listar alguns perfis no Instagram para você seguir e se inspirar:

@maladeaventuras

@anna.laura

@mariefeandjakesnow

@funduslost

@triptofollow


10. Planejar a próxima viagem

Sabe aquele destino que você sempre quis conhecer? Que tal começar a planejar uma viagem incrível para conhecê-lo?

Quando tudo isso passar e o coronavírus estiver bem longe da gente, tudo vai voltar ao normal e poderemos voltar a viajar e realizar sonhos. Um dos destinos que está no topo da minha lista, por exemplo, é a Índia, e, por ser um país com uma cultura totalmente diferente da nossa, requer um pouco mais de planejamento antes da viagem.

o que fazer quarentena planejar viagem
Que tal já começar a planejar a próxima viagem, para aquele destino exótico que você sempre quis conhecer?

Você pode pesquisar qual é a forma mais rápida de chegar, quais cidades são imperdíveis, quanto custa (para já ir juntando dinheiro!), como é a comida e quais são os melhores restaurantes, quais são as melhores rotas para economizar tempo de deslocamento…! Abre uma planilha no excel, anote tudo e deixe salvo para quando tudo normalizar.

Depois, é só ficar de olho em promoção de passagem aérea! Abaixo, alguns posts de destinos mais diferentes e que exigem um planejamento pré viagem para você já começar agora mesmo a sua pesquisa!

Tailândia:

Quanto custa viajar para a Tailândia: passagem, hospedagem, alimentação, passeios e mais

Viagem para Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Santuário de elefantes na Tailândia: qual escolher e quanto custa

Egito:

Viagem para o Egito: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Roteiro Egito: o melhor GUIA para montar o seu roteiro

Pirâmides do Egito: 10 dicas essenciais para a sua visita

África do Sul:

Quanto custa uma viagem para Cape Town

Roteiro Cape Town: o melhor de Cape Town em 3, 5 ou 7 dias de viagem

Viagem para África do Sul: o que é preciso para planejar a sua viagem


Gostou das nossas dicas de o que fazer na quarentena? Espero que algumas delas tenha te inspirado! Estamos todos juntos nessa luta contra o COVID-19!

O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa
Quem escreve | @nandahudson
O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter
    O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *