Quando estava planejando a minha viagem para o Deserto do Atacama fiquei com muita dúvida sobre o que levar na mala, já que é um destino inóspito, com um clima bem único e desafiador, principalmente no inverno, época que eu fui (junho 2022).

Mas, depois de pesquisar bastante e comprar alguns equipamentos importantes para essa viagem, consegui estruturar a minha própria lista de o que levar para o Atacama e vou compartilhar tudo com vocês, inclusive dicas para quem vai em outra época do ano, como o verão.

Continue lendo para não ter problemas na hora de fazer uma mala para o Atacama! Tem dicas valiosas para evitar qualquer perrengue durante a viagem!


Fazendo a mala para o Deserto do Atacama

Você está com sua viagem marcada para o deserto do Atacama e não faz ideia do que colocar na mala? Eu sei que esse pode ser um momento assustador, mas estou aqui para te ajudar nessa tarefa que até parece difícil, mas com o planejamento certo você verá que é mais fácil do que pensa.

melhor roteiro atacama
Prepare-se para viver experiências únicas no Atacama. Foto @brenomadeira

Montar uma mala de viagem requer estratégia. Por mais que a gente tenha vontade de colocar o guarda-roupa inteiro dentro dela, é preciso parar e pensar no que realmente é necessário. Em um lugar como o Atacama, isso é ainda mais importante. Quais são as melhores roupas para o deserto do Atacama? Continue comigo que você vai descobrir.


Como é o Clima no Deserto do Atacama

O clima no deserto do Atacama é bem diferente do que estamos acostumados. Se durante o outono e a primavera você encontra temperaturas mais agradáveis, verão e inverno são épocas de extremos. Vejamos o porquê disso:

Atacama no inverno:

Durante o inverno é comum as temperaturas despencarem. Inclusive, em certos lugares, tempestades de neve fecham estradas e atrações. Além disso, as baixas temperaturas e o vento intenso deixam a sensação térmica ainda menor. Entrar nas lagunas, por exemplo é tarefa apenas para os mais corajosos. Assim, se você vai viajar nesse período e não sabe o que levar para o Atacama, certifique-se de colocar roupas bem quentinhas na mala.

Mas, não podemos esquecer de que estamos falando de um deserto, onde a temperatura tem uma variação enorme durante o dia. Ao 12h, por exemplo, o sol esquenta bastante, então vale a pena sempre estar com uma roupa mais leve por baixo – o famoso efeito cebola. Se vestir em camadas é essencial.

geysers del tatio
Geysers Del Tatio, passeio imperdível no Atacama! Foto: @nandahudson

Atacama no verão:

Essa é a época de alta temporada no Atacama. No entanto, embora estejamos falando de Atacama no verão, os meses entre dezembro e fevereiro são conhecidos como inverno altiplânico. Isso significa que existem grandes chances de chover ao final da tarde.

Então, se você via viajar para o Atacama no verão, já se prepara com um casaco impermeável, para não passar perrengue.

Durante o verão as temperaturas se elevam, nos falaram que fica quente MESMO! Roupas leves, protetor solar, garrafinha de água, boné ou chapéu e óculos de sol são mais do que necessários. Mas à noite é sempre bom ter um casaquinho à mão, já que, como falamos, a temperatura oscila muito no deserto e você pode pegar temperaturas mais baixas.


O que levar para o Atacama: itens essenciais em qualquer época do ano

Independente da época do ano, as temperaturas no deserto podem variar bastante dentro de um mesmo dia. Vale a pena investir em peças para sua mala para o Atacama que sejam versáteis e confortáveis. Confira a seguir alguns itens essenciais que não podem ficar de fora da sua lista de roupas para o deserto do Atacama.

1. Mochila de ataque

No topo da lista de o que levar para o Atacama está a mochila de ataque. Ela é perfeita para carregar seus pertences, roupas extras e até os equipamentos de fotografia durante os passeios! Nós somos fãs da marca sueca Fjallraven – além de lindas, as mochilas são super práticas e cabem bastante coisa. Foi super útil pra mim durante a viagem!

roteiro atacama passeios
A mochila da Fjallraven foi minha super companheira nessa viagem! Foto: @nandahudson

2. Garrafa de água

Manter-se hidratado no deserto é quase uma questão de sobrevivência. Então, se você está pensando em o que levar para o deserto, a garrafa de água é muito importante. Com o clima seco, mantenha a sua hidratação constante!

3. Boné / chapéu / óculos de sol

Mesmo durante o inverno, é bom lembrar que, por conta da altitude, o sol está mais próximo da terra na região. Por isso, não esqueça de se proteger dos raios ultravioletas!

O que levar para o Atacama: como arrumar a mala pro deserto
Salar do Atacama. Foto: @nandahudson

Na maioria dos passeios existem poucos lugares com sombra. Bonés, chapéus e óculos de sol são itens para sua mala Atacama que vão te ajudar a se proteger contra a exposição excessiva ao sol.

A Columbia é uma marca parceira nossa de viagem e eles possuem uma super variedade de bonés tanto para homens, quanto para mulheres. Os chapéus também possuem muita tecnologia para o produto atender a todos os esportistas, com proteção UV. Já na Decatlhon você encontra diversos tipos de óculos de sol e em todas as faixas de preço.


Aproveite para ler:
Cupom de desconto Columbia: 10% de desconto para compras no site da Columbia


4. Protetor Solar

Protetor solar é outra coisa que não pode ficar de fora da sua lista de o que levar para o Atacama. Ele é a principal proteção contra o sol que você terá. É importante escolher uma marca de boa qualidade com bom fator de proteção. De preferência, tenha uma versão para corpo, uma para o rosto e uma só para os lábios.

As melhores marcas da atualidade são:

  • L’Oréal
  • Isdin
  • Vichy
  • La Roche-Posay
  • Avéne
  • Nivea
  • Bioré

5. Hidratantes

Você sabia que o deserto do Atacama é o mais seco do mundo? Por isso, o hidratante jamais pode ficar de fora da sua mala de viagem. Minha pele sofreu bastante por lá e se não fossem os hidratantes para corpo e rosto, minha pele estaria seca até hoje! hahah.

Agora se você também sofre com olho seco, não esqueça de levar um colírio lubrificante com você!

necessaire atacama
Produtos para a pele que levar para o Atacama! Foto: @nandahudson

6. Casaco corta-vento

O vento será um companheiro constante durante seus passeios pelo deserto, principalmente em locais onde a altitude é maior. O casaco corta-vento é uma peça ótima e normalmente não esquenta, mas protege bem contra as rajadas de vento.

Na Columbia você encontra modelos cheios de estilo para mulheres e homens. Com certeza é uma peça de roupa que não pode faltar na sua mala.

7. Roupas de banho

Ué, devo incluir roupas de banho na minha lista de roupas para o deserto do Atacama? SIM! Nem só de areia vive o deserto do Atacama. Você terá oportunidade de tomar banho tanto nas lagunas quanto nas Termas de Puritama. No verão fica super fácil de encarar a água gelada das Lagunas. Já no inverno, um pouco mais difícil. Mesmo assim, não deixe de levar roupa de banho para, quem saber, você viver essa experiência!

Outro ponto são os hotéis no Atacama. Muitos deles tem piscina, spa, jaccuzzi… Nos hospedamos no incrível Nayara Alto Atacama, que tinha piscina aquecida! Então, sem dúvidas, as roupas de banho não podem faltar!


Qual sapato levar para o Atacama?

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas em quem está arrumando uma mala para o Deserto do Atacama. Foi uma dúvida minha, então, vou colocar alguns pontos importantes para você saber:

  • San Pedro de Atacama, a cidade principal do deserto, é toda de terra! Então, não vá com um tênis branco… nas primeiras horas ele vai ficar marrom!
  • Se for viajar no inverno, aposte em um sapato bem quentinho para ajudar a manter a temperatura do corpo.
  • Escolha calçados bem confortáveis, você vai andar bastante nos passeios e também no centrinho!
  • Se for fazer algum trekking mais difícil, como o Vulcão Láscar ou Cerro Toco, precisará investir em uma ótima bota de trekking, para aguentar temperaturas extremas e que seja impermeável
  • Se for fazer os passeios mais tradicionais, uma bota confortável, quentinha e com uma boa sola é o ideal.

Minha escolha: Bota de trekking da Sketchers

Antes da viagem, eu estava em busca de uma bota que fosse quentinha, impermeável e confortável. Me deparei com o modelo Trego Base Camp Feminina da Sketchers e adorei a experiência. Essa é uma bota ótima para caminhadas longas, em terrenos mais planos. Ainda não tive a oportunidade de usa-la em trilhas mais intensas, mas posso afirmar que para longas caminhadas, ela é muito boa.

O que eu mais gostei foi que ela manteve meu pé bem quente em todos os momentos que eu usei, principalmente durante o passeio para os Geysers Del Tatio, onde pegamos temperatura negativa.

É uma boa bota para viagens de natureza, onde não envolve trilhas pesadas, em terrenos acidentados.

bota trekking atacama
Minha bota de trekking da Sketchers foi ótima para essa viagem! Foto: @nandahudson

Bota de borracha da Melissa

Eu levei apenas dois calçados: a bota para caminhada que falei acima e uma bota preta, bem básica, da marca brasileira Melissa. É um coturno, desses mais brutos, que protegem bem o pé. Mas, ela não esquenta nadinha os pés, então, eu só usava a meia térmica com ela e ajudou muito.

Ela é confortável, resistente à água (usei na neve e foi ótima! Não afundei os pés, já que ela não é totalmente impermeável, mas funcionou muito bem), além de ser neutra e boa para usar com looks mais arrumadinhos para sair à noite.

Eu também teria levado um tênis mais casual, mas por conta do pouco espaço na mala, optei apenas por esses dois calçados e achei que fiz boas escolhas!


Temos um post muito bom aqui no blog, com dicas de como escolher a Bota de Trekking ideal para você.
Vale a pena a leitura, pode te ajudar a encontrar a melhor opção para a sua viagem.


Roupas de frio para o Atacama: dicas para enfrentar as baixas temperaturas

Se você vai fazer sua viagem na mesma época que eu e não sabe o que levar para o Atacama em Maio, Junho, Julho e Agosto, não deixe de ver as dicas que tenho para você. Nada de deixar de fazer passeios por conta do frio né? Sabendo se agasalhar, você poderá aproveitar toda a sua viagem sem nenhum problema.

1. Usar a técnica das 3 camadas

Minha dica de ouro para qualquer destino muito frio no inverno é usar a técnica das 3 camadas. Nessa técnica, a primeira camada é sempre composta de roupas mais finas. Elas são responsáveis por eliminar o suor do seu corpo, te mantendo seco. Já a segunda tem como objetivo manter a temperatura corporal. Por fim, na terceira, entram as peças que vão lutar contra o vento e a umidade.

Sei que parece meio complicado de entender, mas logo vou te mostrar quais roupas vão em cada camada.

– Primeira camada

Talvez a primeira camada seja uma das mais importantes. Nela utilizamos as roupas térmicas, também conhecidas como segunda pele. Ela deve ser sempre mais apertadinha e confeccionada com tecidos leves e térmicos, como o Neoprene.

Minha dica é que você não utilize nada por debaixo dela. A segunda pele deve ficar colada ao corpo para ajudar a isolar o calor.

No site da Columbia, recomendamos esse modelo feminino. Já para os homens os modelos são esses.

– Segunda camada

A segunda camada é a que chamamos de isolante térmico. Para ela, o ideal é usar roupas nem muito grossas, nem muito finas. O importante é que elas possuam forração de qualidade, como um fleece quentinho! Eu amo fleece, é aquela roupa que abraça, sabe?

Vale a pena investir em um fleece bem quentinho, com certeza você vai usar em outras viagens e quem sabe até mesmo na sua cidade, caso você more em um lugar frio.

> Fleece Feminino da Columbia, a marca que a gente sempre usa e recomenda

> Fleece Masculino da Columbia

> Opções de Fleece no site da Decatlhon

– Terceira camada

Por fim, a terceira camada é quase a sua “armadura”. Nela vai o casacão de neve, por exemplo, ou um bom casaco corta-vento, caso a temperatura não esteja tão baixa.

Recomendo os modelos impermeáveis com capuz, bolsos e zíper bem fechados! Para essa viagem, eu comprei um bom casaco de neve no site da Decatlhon, da marca Wedze. Além de fazer um roteiro pelo Atacama, aproveitamos a ida ao Chile para passar alguns dias em Santiago esquiando, então, aproveite o casaco para as duas ocasiões: me protegi do frio do deserto e usei para esquiar. Achei um ótimo custo x benefício, o casaco é ótimo, quentinho e veste muito bem. Clique aqui para conferir.

A Columbia também tem ótimos modelos de casaco de neve, com uma tecnologia ainda melhor. Vale a pena conferir alguns modelos clicando aqui.

o que levar para o atacama
Esse casaco de neve foi um ótimo investimento para levar na mala pro Atacama! Foto: @nandahudson

E a mesma coisa vale para a parte de baixo. Nesse dia, que estava bem frio, usei uma calça térmica + a calça de neve por cima, que é impermeável e corta-vento. O combo perfeito para aguentar as temperaturas baixas sem prejudicar o passeio!

2. Manter as extremidades aquecidas

E é claro que não podemos esquecer das extremidades do corpo. Alguns acessórios são perfeitos para sua lista de o que levar para o Atacama. Continue lendo para descobrir quais são:

– Gorro / balaclava

O gorro ou a balaclava servem para proteger sua cabeça. A vantagem da balaclava é que ela deixa só os olhos de fora. Já o gorro é mais indicado na hora das fotos.

A Columbia tem uns modelos ótimos de gorros que você não pode deixar de conhecer. Um é mais bonito que o outro e deixa o look ainda mais estiloso!

– Luva

Por sua vez, as luvas vão proteger suas mãos quando o frio estiver mais intenso. Parece besteira, mas muita gente acaba passando sufoco no deserto porque esqueceu as luvas!! Eu usei bastante, principalmente nos passeios que começavam bem cedinho, como a visita aos Geysers Del Tatio. Nesse dia, saímos do hotel antes do amanhecer – estava mais ou menos -5 graus! A luva foi essencial neste momento. Quando saíamos à noite para jantar, também levava a luva, já que a volta para o hotel era sempre congelante.

A dica é comprar uma luva que seja touchscreen, para você conseguir mexer no celular facilmente, sem precisar ficar tirando. Separei alguns modelos legais pra você:

> Luva térmica femina com touch screen
> Luvas com alta tecnologia da Columbia

– Cachecol

Não vamos esquecer de proteger a região do pescoço. Um cachecol quentinho é providencial em passeios que começam muito cedo, ou já são no final da tarde ou à noite, como o Tour Astronômico. Uma alternativa bem interessante ao cachecol que eu usei em minha viagem é a gola. Particularmente acho a gola mais prática!

o que levar atacama
Acessório indispensáveis: óculos de sol, chapéu e gola quentinha! Foto: @nandahudson

– Meia térmica

Por fim, a meia térmica é mais um item da sua mala Atacama. Para minha viagem, a melhor aquisição foi uma meia térmica da marca Solo. Ela é feita com lã merino e além de ser muito boa, deixa o pé quentinho e sem suar. Eu paguei R$129,00 nela, mas o investimento compensou bastante, foi realmente muito útil!

Encontrei outas boas opções de meias térmicas para você garantir para a sua viagem. Veja abaixo:

> Meia feminina quentinha da Columbia

> Opções de meias térmicas na Decalthon

3. Escolha um bom casaco!

Muitos seguidores nos perguntaram “como se vestir no deserto do Atacama?”. Principalmente no inverno, diria que a principal dica é escolher um bom casaco. Claro que alguns modelos podem ser bem caros, mas a qualidade e a durabilidade deles certamente vai compensar.

Agora se você não tem o dinheiro para o investimento até a data da sua viagem aqui vão duas dicas que podem ajudar. Em primeiro lugar, veja se algum amigo não possui um casaco mais robusto para te emprestar durante a viagem. Além disso, veja se a sua cidade possui lojas que alugam roupas de inverno. Muito provavelmente a locação sairá mais barata.

4. Roupas frescas – mesmo no inverno!

Como falei acima, a temperatura no Deserto do Atacama pode variar bastante ao longo do dia. Para você ter uma ideia, durante a madrugada os termômetros chegam a marcar -5 graus e já ao meio-dia estar 18 graus.

lagunas escondidas atamaca
A cor da água é linda demais! Foto: @nandahudson

Dessa forma, é importante também levar roupas mais frescas na mala de inverno. Sabe aquilo que chamamos de efeito cebola? A gente começa o dia mais aquecido e ao longo dele vai tirando algumas camadas até ficar confortável para a gente.


Atacama no verão: o que levar?

Já no verão, a recomendação é que você opte por mais roupas frescas. Normalmente as temperaturas são bem quentes ao longo do dia todo. Então, o melhor é ter roupas de malha mais frescas para fazer seus passeios.

Por outro lado, a noite pode esfriar. Assim sendo, é válido levar um bom casaco, corta-vento e até blusa e calça térmica para garantir e evitar qualquer perrengue. Não acho que seja necessário levar roupas muito pesadas, como calça de neve e meia térmica, mas é bom estar preparado.



Seguidores do Mala de Aventuras tem desconto nos tours da FlaviaBia Expediciones!

Quem acompanha as nossas viagens aqui no site e no Instagram @maladeaventuras, já sabe que sempre buscamos roteiros e passeios fora do comum. Gostamos de ir em busca daquela experiência diferenciada, com maior conexão com a natureza, exclusividade e conforto.

Durante as minhas buscas para decidir com qual agência fazer os principais passeios do Atacama, encontrei a FlaviaBia Expediciones e não tive dúvidas: a agência oferece tudo o que a gente procura, além de ser uma das mais renomadas da região.

Eles oferecem tours para os principais atrativos da região, como Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas, Lagunas Escondidas de Baltinache, Geysers Del Tatio, Vallecito, Salar do Atacama… sempre com um toque especial.

flaviabia expediciones atacama
Almoço em um dos locais exclusivos da FlaviaBia Expediciones! Foto: @nandahudson

Os passeios de dia todo, com café da manhã e almoço incluído foram os meus preferidos. A comida estava sempre deliciosa, tudo preparado com carinho pela equipe FlaviaBia. Destaque para as sobremesas: o doce de leite caseiro, as tortinhas de morango, o bombom de morango com chocolate branco… Só de lembrar dá água na boca!

Além disso, eles oferecem também os tours para quem curte fazer trekking! Já pensou em subir um vulcão ativo? O Vulcão Láscar é uma aventura e tanto, que pode ser realizada junto com os guias super profissionais da empresa.

Os grandes diferenciais da FlaviaBia Expediciones são:

  • Atendimento humanizado
  • Veículos selecionados
  • Número de passageiros limitado
  • Guias certificados
  • Rotas e horários alternativos
  • Equipamentos de segurança
  • Seguro passageiro por assento em veículos

Fica aqui a minha dica de melhor agência de turismo para você fazer os passeios no Deserto do Atacama. Nossa experiência foi maravilhosa!

Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações e valores sobre os passeios. Seguidores do Mala de Aventuras tem um desconto especial, é só preencher com seus dados para receber!


    Pronto para viajar para o Atacama?

    E aí, gostou das nossas dicas de como montar sua mala Atacama? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.


    Você também vai gostar de ler:

    Pontos turísticos Deserto do Atacama: 15 lugares imperdíveis para conhecer no deserto mais seco do mundo

    Onde ficar no Atacama 2022: as melhores opções

    Roteiro Atacama: o melhor do Atacama em 5, 7 ou 9 dias de viagem


    OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
    Quem escreve | @nandahudson
    Quem escreve
    Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
    • Sobre
      Sobre o Mala de Aventuras
      Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
    • Organize a sua viagem!
      Descubra quais ferramentas nós e
      outros viajantes profissionais usamos
      para economizar nas viagens!
    • Nossos presets!

      Sua fotos incríveis com apenas um clique!
      Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

    • Posts em destaque
    • E-Book fotografia
      ebookMDA
    • Publicidade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.