Está planejando uma viagem à Niterói e não sabe qual é a melhor região para se hospedar? Vem com a gente descobrir onde ficar em Niterói e tenha acesso à nossa seleção de 10 pousadas e hotéis super charmosos na cidade.

Niterói é desses destinos super completos: tem passeios culturais, pontos turísticos famosos, spots pouco conhecidos, muita história para contar nos seus monumentos, trilhas e praias incríveis e uma série de restaurantes com propostas super diferentes. 

A cidade oferece opções para todos os gostos e bolsos. Desde os mochileiros aos viajantes de luxo, todos os visitantes encontram a sua tribo e o seu lugar. 

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Neste post, vamos te ajudar a escolher o melhor hotel em Niterói para que a sua visita à cidade seja o mais completa possível! Mas antes, aqui vão algumas dicas essenciais para você que está planejando a sua viagem à Niterói. 

Como se locomover em Niterói

Niterói está a 13 km da capital do estado, Rio de Janeiro, e é conhecida como a Cidade Sorriso. Pode ter certeza que esse apelido não é à toa! Os niteroienses são simpáticos e estão sempre sorrindo. Com o clima delicioso e as paisagens que a cidade tem, é impossível não sorrir e se apaixonar!

ponte rio niteroi
Niterói fica distante apenas 13km da Cidade do Rio de Janeiro

O aeroporto mais próximo da cidade é o Santos Dumont (SDU) e você pode chegar à Niterói de barca, catamarã, carro ou ônibus. A estação das barcas da Praça XV, ainda no Rio, está a uma distância de 1.3 km do aeroporto, o que dá uns 20 minutinhos de caminhada. Da Praça XV, saem barcas e catamarãs até a Praça Araribóia e Estação de Charitas.

Se preferir, nos arredores do aeroporto existem ônibus da empresa Auto Viação 1001 que fazem o trajeto para o outro lado da Baía via ponte Rio x Niterói. E você ainda pode alugar um carro e já sair de lá dirigindo direto para Nikiti.

Aliás, uma das melhores formas de se locomover pela cidade é alugando um carro. Assim, você consegue escapar dos ônibus cheios e planejar melhor o seu roteiro. Indicamos a RentCars para aluguéis de carro e você pode fazer a sua cotação aqui.

o que fazer em niterói
O visual de Niterói para o Rio de Janeiro é deslumbrante!

Se você preferir se deslocar de ônibus, a cidade é bem servida. No centro, logo ao lado da estação das barcas da Praça Araribóia, está o Terminal Rodoviário de Niterói, de onde saem ônibus para todos os pontos da cidade.

A cidade é relativamente pequena, mas o deslocamento pode levar muito tempo nos horários de maior movimento. Entre o centro e a região oceânica, por exemplo, pode ter muito trânsito nos dias de praia ou na hora do rush. Por isso, é essencial escolher bem onde ficar em Niterói.

Rodar por Niterói é bem fácil. Não existem pedágios dentro da cidade e os radares costumam ser bem sinalizados. As placas de sinalização dos trajetos foram renovadas há pouco tempo, o que facilita ainda mais encontrar o que se procura, desde as praias e pontos turísticos de interesse até os bairros e saídas da cidade.


Dica: No geral, Niterói é um destino bastante tranquilo. Mas, infelizmente, como muitas outras na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Cidade Sorriso não é 100% segura. Então tenha sempre muito cuidado ao seguir o GPS, seja prudente e evite algumas regiões que podem ser perigosas. Na dúvida, siga sempre pelos caminhos tradicionais e evite atalhos. 


O que fazer em Niterói

Para facilitar o deslocamento e organizar melhor os passeios, o turismo de Niterói é dividido em Caminhos e Circuitos que contemplam as diferentes áreas de interesse na cidade.

Você pode fazer o Caminho dos Museus no Ingá e circular entre os principais museus históricos e de Arte da cidade, pode fazer o Caminho Niemeyer do início ao fim e conhecer todas as construções do arquiteto mais famoso do Brasil na segunda cidade com mais obras desenhadas por ele no mundo; pode escolher no circuito das praias oceânicas a sua preferida para passar o dia, entre outros tantos caminhos que levam sempre a experiências especiais.

o que fazer em niterói
O MAC é um passeio cultural imperdível em Niterói

Entre as experiências memoráveis para se viver em Niterói estão o salto de parapente no Parque da Cidade, uma visita panorâmica ao Museu de Arte Contemporânea, o samba com feijoada no Quilombo do Grotão, as trilhas do Bananal, Costão e Pedra do Elefante em Itacoatiara, a praia do Sossego, uma cervejinha gelada acompanhada do famoso bolinho de bacalhau do Caneco Gelado do Mário e o camarão no coco do Seu Antônio.


Veja mais: 30 experiências imperdíveis + as melhores dicas para incluir no seu roteiro em Niterói


Qual a melhor época para conhecer Niterói? 

Acompanhando o clima do Rio de Janeiro, Niterói tem temperaturas agradáveis a maior parte do ano. A temperatura média varia entre os 20° e os 35° e o inverno nunca fica muito mais frio que 16°, mas o verão pode ter dias bem quentes, na casa dos 40°.

Com isso em mente, escolha um hotel ou pousada em Niterói que se adapte ao tempo e ofereça facilidades para amenizar o calor ou te aquecer do friozinho. Uma dica é viajar sempre na média estação, assim você encontra temperaturas mais confortáveis e também preços mais baixos.

quando ir niterói
Que tal apostar na primavera ou outono e pegar temperaturas mais amenas em Niterói?

Além do clima, outra coisa a se considerar quando escolher a época para visitar Niterói é a programação cultural e religiosa da cidade. Tradicionalmente, o Carnaval é cheio de blocos de rua que não enchem tanto quanto os do Rio, mas arrastam uma legião de foliões pelas ruas da cidade. 

O melhor bloco do Carnaval de rua de Niterói acontece no sábado seguinte à quarta de cinzas e circula pelas ruas de Icaraí: é o desfile de carnaval da Sinfônica Ambulante, fanfarra queridinha dos niteroienses, nascida e criada na Cidade Sorriso. 

Mesmo com blocos e desfiles por toda a cidade, Niterói ainda é uma excelente escolha para escapar da folia. Você pode curtir dias tranquilos e praias mais vazias na Região Oceânica nessa época para aproveitar o verão e fugir da lotação máxima dos paraísos naturais.

No inverno, as quermesses e festas de São João, o padroeiro da cidade, aquecem o frio de Niterói e são responsáveis por um festival de comidas típicas juninas a cada esquina. O mês de junho é o mais agitado e conta com as tradicionais festas de Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24 e São Pedro no dia 29. 

As igrejas católicas organizam festas que duram pelo menos 3 dias. E a festa de São Pedro ainda conta com festejos nas aldeias de pescadores de Itaipu e Jurujuba, de onde sai a famosa barqueata em homenagem ao santo, com barcos que atravessam a Baía de Guanabara levando imagens, músicas e bandeirinhas.

Por ser mais barata que a capital, Niterói é uma ótima escolha para hospedagem durante as férias, independente da alta ou baixa temporada. Então aproveite para ficar num hotel de luxo com vista para o skyline do Rio ou ainda numa pousadinha no meio do mato, em contato com a natureza. 

melhores bairros de niteroi
Niterói é uma cidade perfeita para uma escapada de fim de semana

Onde ficar em Niterói: melhores bairros

Niterói tem basicamente 3 regiões para se hospedar com tranquilidade e conforto: Centro, Zona Sul e Região Oceânica. Apesar da cidade não ser muito grande, o tempo de deslocamento entre esses 3 pontos pode ser elevado, por causa do trânsito.

A dica para escolher o melhor lugar onde se hospedar em Niterói é saber o que você pretende fazer:

  • Se você vai se hospedar em Niterói, mas quer ir ao Rio com frequência, o ideal é buscar um hotel central.
  • Se vai se dividir entre ir ao Rio e ficar em Niterói, a Zona Sul vai te atender muito bem.
  • E se a sua intenção for curtir as férias no meio da natureza, a escolha certeira é a Região Oceânica.

Dito isto, aqui vão os melhores bairros para quem busca onde ficar em Niterói:

Centro

De modo geral, todo bairro central é um local com muito comércio, pessoas e trânsito. Em Niterói não seria diferente. Contudo, a vantagem de ficar no Centro de Niterói é a facilidade de locomoção.

Há uma farta opção de ônibus para outras regiões da cidade e também para o Rio de Janeiro. Isso sem falar da proximidade com a estação das barcas, que fica a uns poucos minutos a pé. Ou seja, se você pretende explorar ambas as cidade, essa é sua melhor opção.

onde ficar em niteroi
A Zona Sul é uma das melhores regiões para quem busca hospedagem em Niterói

Icaraí

Localizado na Zona Sul de Niterói, Icaraí é um bairro de médio/alto padrão com uma das praias mais famosas da cidade. Com ótima infraestrutura, ele tem comércio farto, boas opções de lazer e uma grande quantidade de opções gastronômicas, entre bares, restaurantes, padarias, etc.

Ele fica entre o Centro e o bairro São Francisco. É um dos bairros mais centrais da cidade e pode ser uma boa alternativa para quem pretende visitar principais pontos turísticos da cidade.

Camboinhas

Camboinhas fica pertinho de outras praias niteroienses de mar aberto, como Piratininga, Itaipu e Itacoatiara. Ela é um refúgio para moradores e também de cariocas nos finais de semana por conta da tranquilidade da região oceânica de lá.

Além de sua bela orla, a praia ainda tem uma vista incrível para o Rio de Janeiro. Ela é a escolha perfeita para quem quer curtir a região praiana de Niterói.

Itacoatiara

Itacoatiara é considerada a praia mais bonita de Niterói e fica em uma área de proteção ambiental, entre as praias de Itaipu e Itaipuaçu. Com águas cristalinas e ondas fortes, ela é a queridinha dos surfistas.

Se você não surfa mas curte uma praia mais relax, super recomendamos Itacoatiara. Contudo, cuidado na hora de entrar no mar devido à forte correnteza. A boa é ficar no canto direito da praia, onde há uma área protegida por rochas. Ela é ideal para quem viaja com crianças.

o que fazer em niterói
A Região Oceânica de Niterói tem uma natureza belíssima

Onde ficar em Niterói: custo

Niterói é uma cidade relativamente barata, se comparada ao Rio. Entre Airbnbs, hotéis e pousadas, você encontra diárias que variam de R$45 a R$2.000. Dependendo do seu estilo de viagem, você tem muitas opções para escolher onde vai ficar hospedado em Niterói. 

É muito comum que os principais hotéis da cidade recebam viajantes a trabalho. Por isso, as tarifas de fim de semana e férias acabam compensando. Essa é uma estratégia usada no setor hoteleiro para atrair visitantes nos dias de menos movimento. 

Também é mais fácil encontrar pousadas em Niterói com bom preço, serviço especial e ótima localização para quem quer ficar pertinho das melhores praias da cidade.

Onde ficar em Niterói barato

A Guesthouse Niterói, por exemplo, é um hotel central, tem boa localização e as diárias começam a partir de R$49 por pessoa. A Guesthouse Niterói fica bem no Centro da cidade, a menos de 3 km do Museu de Arte Contemporânea, o maior cartão postal de Niterói.

O hostel tem piscina, área para churrasco, terraço e café da manhã continental servido todos os dias. Ideal para mochileiros ou para quem viaja sozinho e quer fazer amigos.

Já na Zona Sul, em Icaraí, nossa dica é o DZ9 Bed & Breakfast. Dali é possível ir até o Museu de Arte Contemporânea a pé. A uma distância caminhável, também, estão o Circuito dos Museus do Ingá, a Praia de Icaraí, o Campo de São Bento e até o Plaza Shopping.

O hostel oferece quartos compartilhados e quarto duplo. Ideal para jovens ou casais mochileiros, entre as facilidades estão wifi, transfer para o aeroporto e café da manhã continental. As diárias vão de R$80 no quarto compartilhado até R$180 no quarto duplo.

Para sair da região central e ir de encontro à natureza, uma boa pedida é a Village Pendotiba. Uma pousadinha charmosa na Região Oceânica, perto das principais praias da cidade e com chalés completos.

hospedagem barata em niteroi
Essa é uma ótima alternativa de hospedagem com preço bom na região oceânica de Niterói

Ótima para casais ou famílias, a pousada conta com café da manhã, área externa para churrasco, piscina e ainda aceita pets. As diárias começam em R$140 nos chalés e vão até R$330 no quarto deluxe.  

Onde ficar em Niterói: nossa seleção de hotéis e pousadas

Para facilitar o seu planejamento de viagem, separamos 10 hotéis e pousadas da cidade por região. Vamos conferir quais são?

Onde ficar em Niterói: CENTRO

1. OYO Hotel Fagundes Varela (Nota no Booking 8,0) $$

Instalado entre o Centro da cidade e o bairro do Ingá, o OYO Hotel Fagundes Varela é um hostel novo e super moderno, com instalações para até quatro pessoas.

O hostel fica a uma distância a pé do Plaza Shopping, da Estação das Barcas, do Terminal Rodoviário, do Circuito dos Museus do Ingá, da Praia de Icaraí e do Museu de Arte Contemporânea. Entre as facilidades, estão wifi gratuito, quartos familiares e permissão para pets.

As diárias variam de R$100 a R$338, com café da manhã e impostos incluídos.

2. Quality Hotel Niterói (Nota no Booking 8,5) $$$$

O Quality é um hotel central em Niterói, localizado no bairro do Gragoatá. O hotel conta com duas piscinas, sauna, centro fitness, sala de reuniões, serviço de quarto e a cereja do bolo: uma vista maravilhosa para o skyline do Rio de Janeiro, já que fica na beirinha da Baía de Guanabara.

A localização é excelente, todos os quartos incluem varanda e microondas. O restaurante oferece especialidades regionais e pratos internacionais. As diárias partem de R$281 e vão até R$551 com café da manhã e impostos incluídos.

hotel com piscina em niteroi
O Quality é um ótimo hotel para famílias

Vale saber: Niterói vai ganhar em breve um hotel Ibis, que está em fase de construção no Centro de Niterói. O hotel vai fazer parte do Caminho Niemeyer, já que o prédio foi projetado pelo arquiteto e está inserido no complexo de construções que levam o seu nome.

Onde ficar em Niterói: ZONA SUL

3. Charitas Inn (Nota no Booking 8,8) $$

A 5 minutos a pé da Estação de Charitas, Charitas Inn é uma pousadinha charmosa no coração da Zona Sul de Niterói. Coladinha na Baía de Guanabara, a orla de Charitas tem quiosques com petiscos e bebidas e também é ótima para uma corridinha matinal ou um passeio no fim do dia.

A pousada oferece café da manhã continental, quartos com varanda e camas confortáveis e aquele ar de casa de vó. As diárias vão de R$120 a R$150 com café da manhã e impostos incluídos.

4. Icaraí Bed & Breakfast (Nota no Booking 9,2) $$$

Icaraí é um dos bairros mais centrais da Zona Sul de Niterói. De lá, saem ônibus para quase todos os pontos da cidade, é possível ir a pé para vários locais de interesse e a orla conta com espaço para exercício físico, quiosques com água de coco e ciclovia.

Com uma excelente localização, o Icaraí Bed & Breakfast conta com recepção 24h, área para churrasco, armário de bagagens, duas piscinas e estacionamento privado.

As diárias variam de R$115 em quartos duplos com banheiro compartilhado a R$270 na suíte familiar com até 6 camas e banheiro privativo. Todas as diárias incluem café da manhã e impostos.

onde ficar em niteroi barato
Ideal para quem busca hospedagens baratas em Niterói

5. Terrassé São Francisco (Nota no Booking 9,5) $$$

Um dos bairros mais tradicionais de Niterói, São Francisco é a pérola da Zona Sul. A orla de São Francisco é deliciosa e conta com um calçadão bem largo, ideal para fazer esportes, com barraquinhas de cachorro quente e excelentes restaurantes.

Com o ambiente decorado numa pegada industrial, o Terrassé São Francisco é uma casinha ao pé da encosta, com um visual delícia e ainda é super fresquinho. Entre as facilidades estão um pátio, área para churrasco, spa com sauna, transfer para o aeroporto e ainda aceita pets.

As diárias variam de R$199 a R$350 com impostos incluídos.

6. Best Western Plus Icaraí Design Hotel (Nota no Booking 8,9) $$$

Super moderno e com uma decoração bem clean, o Best Western Plus Icaraí Design Hotel fica a 50 m da Praia de Icaraí, logo atrás da Igreja de São Judas Tadeu.

Além da excelente localização, o hotel de 3 estrelas oferece quartos com banheira, mini bar, academia própria, restaurante e ainda aceita pets. As diárias variam de R$290 a R$423 com café da manhã e impostos incluídos.

onde ficar em niteroi com bom custo beneficio
Ótima opção para quem curte rede de hotéis de qualidade

7. H Niterói Hotel (NOTA NO BOOKING) $$$$$

A 24 km do aeroporto Santos Dumont, o hotel mais sofisticado de Niterói fica de frente pro mar. O hotel H Niterói tem vista para as praias das Flechas e de Icaraí, para o MAC e todo o skyline do Rio de Janeiro. Imagina acordar de frente para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor todos os dias?

Entre as facilidades do hotel, estão um restaurante a la carte, academia, estacionamento, serviço de quarto e piscina infinita. Queridinho dos casais para o dia de noiva e a noite de núpcias, o hotel tem diárias a partir de R$400 no quarto standard até R$2000 na suíte presidencial.

O café da manhã é incluído e ao valor final da diária acrescentam-se impostos e taxas de turismo.

melhor hotel de niteroi
Imagina tomar café da manhã com essa vista!!

Onde ficar em Niterói: REGIÃO OCEÂNICA

8. Pousada Pedras Brancas (Nota no Booking 8,1) $$$

Bem no meio da natureza, com bastante mato em volta e uma piscina para relaxar está a Pousada Pedras Brancas. Pertinho das praias oceânicas, a localização é ótima e o custo x benefício é excelente.

Entre as facilidades estão uma piscina, quartos familiares, estacionamento gratuito para os hóspedes e ainda aceita pets. As diárias variam de R$228 no quarto duplo ou twin até R$390 no quarto triplo, incluindo impostos e café da manhã. Ideal para famílias ou grupos de amigos.

melhor pousada em Niteroi
Uma das melhores pousadas de Niterói

9. Camboinhas BnB (Nota no Booking 9,4) $$$$

Camboinhas é um bairro tranquilo e residencial, ótimo para quem quer curtir as férias longe da agitação da cidade grande. Na região estão as praias de Camboinhas e do Sossego, a Lagoa de Itaipu e fácil acesso para as outras praias da Região Oceânica.

O Camboinhas BnB é uma pousadinha com piscina, estacionamento privado, transfer para o aeroporto e bar. O café da manhã está incluído e pode ser servido a la carte ou no esquema americano.

As diárias variam de R$400 no quarto duplo deluxe com varanda e vista para o mar até R$500 no quarto king com vista para a piscina e a praia.

onde ficar em niteroi na reigão oceânica
Uma ótima opção em Camboinhas

10. Loft na Praia de Piratininga (Nota no Booking 9,7) $$$$

O Loft Praia de Piratininga fica a menos de 2 km da praia de Camboinhas, na Região Oceânica. Entre as atrações mais próximas, estão as praias oceânicas, o Museu de Arqueologia de Itaipu e as melhores trilhas da cidade.

O hotel conta com piscina, estacionamento gratuito, transfer para o aeroporto e cozinha equipada. As diárias custam R$530, com impostos incluídos, e são para aluguel da casa inteira. O quarto tem uma cama de casal e um sofá-cama e é ideal para famílias com criança.

Bônus: Airbnb em Niterói

Studio Mar Azul

Ideal para casais, o Studio Mar Azul tem um visual incrível para a Praia de Itamambuca. Charmoso, o local tem aquele clima praiano rústico chic perfeito para um final de semana ou férias do agito de cidade grande.

airbnb em niteroi
Nada como ficar imerso na natureza e dormir com o barulho do mar

Itacoatiara Design

Outra opção maravilhosa na Região Oceânica de Niterói é a Itacoatiara Design. Ela fica do lado direito da praia e tem um visual maravilhoso para o Costão e a Praia de Itacoatiara.

Como o nome diz, o local preza pelo design e tem espaços amplos e integrados com a natureza. Além disso, há uma ótima infraestrutura para passar uma semana inteirinha trabalhando de home office.

onde ficar em niteroi de frente para a praia
Excelente opção de AIrbnb em Itamambuca

Já escolheu onde ficar em Niterói?

Niterói é uma cidade incrível, não é? Com esse tanto de opções de hotéis, hostels e pousadas, com certeza você vai encontrar o cantinho ideal para curtir a sua estada na cidade. 

Não deixe de comentar aqui embaixo se você tiver, ainda, alguma dúvida. E depois conta pra gente qual a sua escolha.

Boa viagem!


Leia também:

Airbnb em Petrópolis: 10 casas em meio à natureza para se hospedar

Airbnb Búzios: as 10 casas de temporada mais incríveis

Quem escreve | @redthetraveler
Red
Mais uma que foi picada pelo bichinho viajante e não consegue parar quieta num lugar só. Viaja para conhecer outras culturas, fotografar, se conectar com a natureza e comer.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *