Está planejando sua viagem e não sabe onde ficar na Chapada Diamantina? Então vem comigo descobrir as melhores cidades na região para se hospedar durante a sua aventura.

Além de te contar um pouco sobre cada uma dessas cidades base, selecionamos 15 acomodações incríveis para você aproveitar ao máximo sua estadia. 

Por que viajar para a Chapada Diamantina?

Se você é como a gente que adora estar em contato a natureza, tenho certeza de que vai amar a Chapada Diamantina. Localizado no interior da Bahia, o local certamente está entre os destinos de ecoturismo mais bonitos do país.

Cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, cânions, rios e paisagens de perder o fôlego é o que te aguardam neste pedacinho de paraíso baiano. Mas a região vai muito além disso! A maioria das vilas possui seu passado colonial muito bem preservados nos casarões coloniais. Então, além de conhecer as belezas naturais, vale a pena explorar a história desses lugares.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Seja você um apaixonado pelo ecoturismo ou apenas um viajante buscando se desligar da correria da vida na cidade, a Chapada Diamantina é aquele destino que vai te cativar e te fazer querer ficar por ali para sempre.

Onde ficar na Chapada Diamantina: as principais cidades

A Chapada Diamantina é GI-GAN-TE! A região ocupa uma área de mais de 40.000 km² e engloba 24 municípios! Ou seja, é natural ficar na dúvida na hora de escolher onde se hospedar por lá.

o que fazer na chapada diamantina
Os principais atrativos da Chapada Diamantina ficam bem distantes uns dos outros

Existem diversas cidades que servem como base para os turistas explorarem o parque e os atrativos nos arredores. Das cidades mais rústicas àquelas mais bem estruturadas, cada uma possui seu charme em particular.

Em minha viagem, eu montei um roteiro que teve 5 cidades como base: Rio de Contas, Mucugê, Andaraí, Lençóis e o Vale do Capão. Eu particularmente AMEI a forma como esse roteiro funcionou. Consegui visitar todos os lugares da minha lista, minimizei o tempo de estrada (na medida do possível) e pude conhecer cada uma das principais vilas da Chapada Diamantina.

Portanto, aqui vai minha primeira dica: divida a sua estadia em duas ou mais cidades para explorar melhor a região. Como as distâncias são muito grandes, vai ser furada ficar em apenas um local.

Lençóis – Chapada Diamantina

Conhecida como a capital da Chapada Diamantina, Lençóis é a cidade com a melhor infraestrutura para os turistas. Embora ela lembre bastante as cidade históricas de MG, ao caminhar um pouco pelas ruas da cidade você já percebe que o ar baiano impera. Além disso, durante a alta temporada a cidade fica bastante movimentada e cheia de opções de lazer.

lençois chapada diamantina
Lençóis é a cidade com melhor infraestrutura turística da Chapada Diamantina

A partir de Lençóis você tem acesso a pontos importantes da Chapada, como o Morro do Pai Inácio, um dos grandes cartões postais da região. Também é possível conhecer a Cachoeira do Mosquito, o Poço do Diabo, a Fazenda da Pratinha e a Gruta Lapa Doce.

Vale do Capão – Chapada Diamantina

Essa região é a mais alternativa da Chapada Diamantina. E embora ela não seja uma vila histórica como as outras, o Vale do Capão é um lugar muito good vibes. E o estilo mais hippie também se reflete nas pousadas.

vale do capão chapada diamantina
Morrão: um dos cartões postais do Vale do Capão

Aqui sinal de telefone e de internet são coisas de outro mundo e isso é um convite para se desconectar  e aproveitar ao máximo sua viagem. Vale lembrar também que o Vale do Capão é a cidade mais próxima da famosa Cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil.

Mucugê – Chapada Diamantina

Provavelmente Mucugê é a menor cidade das que vou citar aqui. São apenas 3 ruazinhas que parecem ter ficado paradas no tempo. Um lugar bastante curioso por aqui é o Cemitério de Santa Isabel, conhecido também como Cemitério Bizantino, pois as sepulturas são miniaturas de igrejinhas e todas são pintadas de branco.

mucugê chapada diamantina
A sossegada vila de Mucugê

A partir de Mucugê é possível chegar até a belíssima Cachoeira do Buracão, um dos passeios mais curiosos e bonitos de toda a Chapada Diamantina na minha opinião.

Andaraí – Chapada Diamantina

Já Andaraí é uma cidade bem simples, localizada na região central da Chapada e um dos destaques são os casarões coloniais. A partir daqui você consegue conhecer pontos que ficam fora do roteiro mais conhecido e convencional do parque.

Igatu Chapada Diamantina
A pitoresca estrada que leva até Igatu

A cidade serve de base para explorar o Pantanal Marimbus e a Cachoeira das Três Barras. Ademais, aqui também é bom ponto de partida para um passeio de SUP até a Pedra da Arara, que eu considero imperdível! Ah! E não perca a oportunidade de visitar (ou até se hospedar!) na pitoresca Vila de Igatu.

Rio de Contas – Chapada Diamantina

Considerada a primeira cidade planejada do Brasil, Rio de Contas tem suas origens lá pelo final do século XVII, quando negros fugidos resolveram criar uma pequena vila. A descoberta de ouro e outras pedras preciosas atraiu a atenção de bandeirantes e trouxe riquezas para a cidade, o que ainda pode ser visto nos casarões coloniais do centro histórico.

ruas de Rio de Contas, na Bahia
A charmosa cidadezinha de Rio de Contas

Apesar de ser uma cidade menos conhecida na região, Rio de Contas é uma verdadeira jóia da Chapada Diamantina! Aqui você consegue conhecer os três picos mais altos do Nordeste, além de outros passeios imperdíveis. Se você quiser conhecer mais sobre eles, não deixe de ler nosso guia sobre Rio de Contas, que está incrível.

Onde ficar na Chapada Diamantina: os melhores hotéis e pousadas

Depois de conhecer mais sobre as cidades que servem de base para quem vai explorar a Chapada Diamantina, chegou a hora de conhecer as melhores opções de hospedagem na região.

Procuramos fazer uma lista bem completa, levando em consideração o quesito conforto, localização e a experiência oferecida para o hóspede em cada uma das opções de acomodação a seguir. Assim vai ser fácil para você escolher onde ficar na Chapada Diamantina.

Curioso(a) para conferir nossa seleção de hotéis e pousadas? Então continue sua leitura.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençóis

Para quem quer saber onde ficar na Chapada Diamantina em Lençóis, espere só para ver nossas sugestões.

  1. Hotel de Lençóis (nossa escolha!)

Com conforto e sofisticação, o Hotel de Lençóis foi a nossa escolha na cidade de Lençóis e não temos do que reclamar. A localização é excelente, bem pertinho do centro e dos restaurantes.

Além disso, a infraestrutura do hotel é uma das melhores da região, com salão de jogos, piscina, parquinho infantil, hidromassagem e um bosque particular para você explorar.

hotel na chapada diamantina
Hotel de Lençóis: uma das nossas hospedagens na Chapada Diamantina.

Os quartos são muito confortáveis e você nota a preocupação com os detalhes e com o bem-estar do hóspede por todo o lado. Algumas unidades como o Romântico Pátio possuem até uma piscina privativa. Ah!  E não vá embora sem provar as delícias do Restaurante Roda D’água no hotel mesmo.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Pousada Vila Serrano

Em meio à natureza e com chalés encantadores, a Pousada Vila Serrano é outra ótima sugestão de pousada na Chapada Diamantina. Além do clima bastante intimista, o que mais chama a atenção no Vila Serrano é que eles são muito preocupados com a questão ecológica.

pousada lençois chapada diamantina
A charmosa Pousada Vila Serrano. Foto: divulgação Booking.

Os quartos possuem estilo colonial e os decoradores arrumaram tudo seguindo o Feng-shui. Cada quarto possui um estilo próprio e todos possuem vista para o jardim, além de estarem equipados com ar-condicionado.

Ademais, quem quer relaxar ao máximo deve aproveitar as aulas de yoga e pilates, além das sessões de massagem e a piscina com borda infinita.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Hotel Canto das Águas

Às margens do Rio Lençóis, o Hotel Canto das Águas vai agradar até os hóspedes mais exigente com toda a sua sofisticação. Os quartos são puro charme e elegância e conseguem misturar com perfeição o rústico e o moderno.

Hotel em Lençois, na Chapada Diamantina
Hotel Canto das Águas. Foto: divulgação Booking.

Também não faltam opções de lazer no hotel. Para os amantes do ecoturismo, por exemplo, existe a opção de fazer trekking, cavalgada e mountain-bike na área em torno do hotel. O restaurante e os bares servem pratos deliciosos e ótimos drinks. Além disso, você também pode optar por relaxar na piscina ou na sauna.

Vale saber: todo o empreendimento foi construído visando agredir o mínimo possível o ambiente.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Terra dos Diamantes Hotel

Por fim, dentre as opções de hospedagem em Lençóis, vale a pena conhecer o Terra dos Diamantes Hotel. Esse empreendimento reúne elegância e conforto para seus hóspedes em meio a muito verde. Inaugurado em 2017, o hotel conta com acomodações novíssimas e cheias de classe. Todos os quartos são muito confortáveis e espaçosos.

A área comum do Terra dos Diamantes também é bem completa e além da piscina oferece diversas opções de lazer para seus hóspedes.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

Onde ficar na Chapada Diamantina: Vale do Capão

Para quem gosta de destinos mais rústicos e alternativos, hospedar-se no Vale do Capão será a melhor escolha. Assim sendo, vamos conhecer as melhores opções de hospedagem por lá?

  1. Lendas do Capão (nossa escolha!)

Às margens do Parque Nacional, a Pousada Lendas do Capão foi uma excelente escolha de onde ficar na Chapada Diamantina no Vale do Capão. Muito aconchegante, a pousada possui apenas 28 apartamentos e um incrível chalé na árvore. Mas já aviso logo, se você quiser ficar nessa maravilhosa casinha na árvore, agende sua visita com antecedência!

melhores pousadas da chapada diamantina
Casa na Árvore do Lendas do Capão

A infraestrutura da pousada é bem completa e totalmente integrada ao meio ambiente, promovendo o menor impacto possível. As acomodações possuem até 70m2, ou seja, são bem espaçosas e confortáveis. Tudo é pensado para você ter a melhor experiência. O restaurante da pousada é imperdível e serve pratos cujos ingredientes são produzidos, em grande maioria, na própria pousada.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Pousada do Capão

Perfeita para quem quer repor as energias, a Pousada do Capão é mais uma boa sugestão de onde ficar hospedado na Chapada Diamantina com total integração à natureza. A pousada está rodeada de trilhas e cachoeiras e o ambiente é muito agradável.

onde se hospedar na chapada diamantina
Pousada do Capão. Foto: divulgação Booking.

Os apartamentos são amplos e possuem vista para o jardim da propriedade. A pousada também dispõe de restaurante, pizzaria, piscina natural, sauna, espaço para massagem e muito mais para você aproveitar ao máximo a sua hospedagem.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Casinha de madeira

Em seguida, tenho uma sugestão de Airbnb na Chapada Diamantina que você vai se apaixonar. Essa casinha de madeira é uma acomodação pra lá de charmosa no Vale do Capão. Ela é perfeita para casais e está totalmente equipada para seu maior conforto.

airbnb na chapada diamantina
Chalés de madeira super charmosos no Vale do Capão. Foto: divulgação Booking.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Pousada Bela Vista do Capão

Sem dúvida, os chalés da Pousada Bela Vista do Capão possuem a vista mais bonita da região. A vista para o Morrão e o Morro Branco é um cenário de tirar o fôlego.

pousada no vale do capão chapada diamantina
Os chalezinhos da Pousada Bela Vista são um charme! Foto: divulgação Booking.

Os chalés são muito bem estruturados e alguns com capacidade para até 6 pessoas. Todos são equipados com cozinha americana completa. Aproveite a vista incrível da varanda do seu chalé ao final da tarde para relaxar ainda mais.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

Onde ficar na Chapada Diamantina: Mucugê

Para quem gosta de pequenas vilas, Mucugê vai ser o paraíso. A cidadezinha é simples e muito charmosa, a maioria das casas antigas são pintadas de cores vivas e variadas e ao seu redor existem várias atrações turísticas. Dê uma olhada nas opções de pousadas que a cidade oferece:

  1. Oforasteiro

As casas de pedra da Estalagem Oforasteiro, em Mucugê ,certamente fazem parte do charme do local. Ela fica no centro histórico da cidade e bem próxima de restaurantes e do comércio local.

melhor cidade para ficar na chapada diamantina
Estalagem Oforasteiro. Foto: divulgação Booking.

Os chalés possuem dois andares, sendo na parte de baixo a sala, cozinha completa e banheiro, enquanto no mezanino você encontra uma cama de casal com vista para o jardim.

O café da manhã servido diariamente no casarão deixa todos os hóspedes maravilhados e você não pode perder. Não deixe de aproveitar também a vista da cidade a partir dos jardins da propriedade.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Pousada Monte Azul (nossa escolha!)

A Pousada Monte Azul é uma das melhores opções para quem busca onde ficar em Mucugê, na Chapada Diamantina. Localizada em frente ao Cemitério Bizantino (cartão postal da cidade) e próxima do Monte Azul, ela está um pouco afastada do comércio e dos restaurantes do centrinho da vila, o que é perfeito para quem quer descansar e ter uma boa noite de sono.

pousada em Mucugê, na Chapada Diamantina
Pousada Monte Azul. Foto: divulgação Booking.

São 17 apartamentos simples e confortáveis atendidos por uma família super simpática e um café da manhã divino! Nunca me esquecerei das bananas assadas e das tapiocas servidas pela equipe todas as manhãs.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

Onde ficar na Chapada Diamantina: Andaraí

Em Andaraí não existem muitas opções de hospedagem, mas na vila de Igatu tem opções super autênticas e que valem a visita por umas noites.

  1. Casa Natureza

Em Igatu você vai encontrar uma opção incrível de Airbnb na Chapada Diamantina. Construída toda em pedra e com um visual de perder o fôlego, a Casa Natureza tem capacidade para até 7 hóspedes.

pousada em igatu chapada diamantina
A charmosa Casa Natureza, em Igatu. Foto: divulgação Booking.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Flor de Açucena (nossa escolha!)

Em Igatu, nos hospedamos na Pousada Flor de Açucena e só temos elogios ao lugar. A pousada é totalmente integrada à natureza e é perfeita para quem busca paz e tranquilidade. Ao todo são 18 quartos e mais a Toca de Vidro (o quarto mais lindo de toda a pousada!). Todos possuem uma decoração natural e estão integrados com a natureza, além de possuírem uma vista belíssima para os jardins da pousada.

pousada na chapada diamantina
Pousada Flor de Açucena. Foto: divulgação Booking.

No local, você também encontra ótimas opções de lazer que incluem espaço natural com argila terapêutica, massagem e piscina natural com sauna. E o café da manhã é excepcional com deliciosos quitutes.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

Onde ficar na Chapada Diamantina: Rio de Contas

Em Rio de Contas as pousadas apresentam ótimo custo x benefício e, apesar de serem simples, são todas muito confortáveis. Confira as opções que separamos para você:

  1. Pousada Sempreviva

No coração de Rio de Contas a Pousada Sempreviva está localizada em um casarão colonial muito agradável. A pousada é super alegre e colorida e seus quartos são bastante confortáveis. Já na área externa você encontra um jardim e algumas mesinhas para você relaxar depois de um dia explorando a região.

pousada em rio de contas na chapada diamantina
Pousada Sempreviva. Foto: divulgação Booking.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Pousada Portugal

Também no centro de Rio de Contas, a Pousada Portugal vai te surpreender. Na área externa você dispõe de restaurante, piscina e bar ao ar livre. Os quartos são aconchegantes e possuem ar-condicionado. Não deixe de experimentar o delicioso café da manhã servido diariamente na área externa.

hotel em rio de contas na chapada diamantina
Pousada Portugal. Foto: divulgação Booking.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

  1. Pousada Flôr do Pequi

Por fim, outra sugestão de onde ficar na Chapada Diamantina barato é a Pousada Flôr do Pequi, que fica bem próxima ao centro da cidade. Os quartos são simples, mas bem agradáveis e na área externa você vai encontrar diversas redes para relaxar depois de passar o dia explorando o parque.

Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençois, Capão, Mucugê ou Andaraí?

Pronto para escolher onde ficar na Chapada Diamantina?

Sem dúvida a região da Chapada Diamantina vai render uma viagem inesquecível, mas você já escolheu a acomodação perfeita para essa aventura? Conta para a gente qual foi a sua escolha e não esqueça de voltar e nos contar como foi a experiência utilizando nossas dicas. Adoramos interagir com você. Boa Viagem!


Continue o planejamento da sua viagem pela Chapada Diamantina:

Vale do Pati: tudo que você precisa saber para planejar seu trekking

Dicas para conhecer a Cachoeira da Fumaça: a segunda maior do Brasil

Cachoeira Águas Claras: uma trilha imperdível no Vale do Capão

3 Cachoeiras para conhecer no Vale do Capão: Rio Preto, Purificação e Conceição dos Gatos

 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *