Pensando em fazer uma viagem, mas ainda não sabe quando? Vem ver porque maio pode ser um ótimo mês para você incluir uma nova aventura nos seus planos! Nesse post vamos mostrar as vantagens de viajar nessa época e ainda listamos os melhores destinos para você escolher agora mesmo para onde viajar em maio!



Se você ainda não sabe se vale a pena viajar em maio, te damos algumas boas razões para isso!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

  • A grande vantagem de viajar em maio é o fato de ser baixa temporada na maioria dos destinos. Dessa forma, é possível encontrar tarifas muito mais em conta, seja de avião ou de hospedagem. 
  • Também por conta do baixo movimento, essa época é ótima para aproveitar hotéis e pousadas mais disputados na alta temporada. Sabe aquele lugar que você morre de vontade de aproveitar, mas que está sempre cheio? Maio pode ser uma boa hora!
  • Maio tem o feriado do Dia do Trabalhador, o que é sempre uma ajuda na agenda! Além disso, esse mês é marcado também pelo Dia das Mães. Assim, pode ser uma ideia passar esse dia em um destino especial pra comemorar.
  • Principalmente no caso dos destinos de praia pelo Brasil, grande parte dos lugares tem movimento super baixo. Assim, certamente você encontrará vários paraísos com poucos turistas.
  • Além disso, o mês de maio tem um dos climas mais agradáveis, tanto para quem viaja pelo Brasil ou pelo mundo. Enquanto grande parte dos destinos internacionais estão na primavera, o Brasil está no outono. Assim, o clima é ameno e é possível fazer grande parte dos passeios sem ter que encarar frio ou calor extremos.


Se você ainda não sabe para onde viajar em Maio, olha só essa lista que preparamos! São tantas opções de destinos que uma forma de ajudar a ver qual tem mais a ver é pelo estilo de viagem que você procura! Tem opções para quem busca cultura, natureza, praia, gastronomia, roadtrip, luxo e gastronomia.

Destinos Nacionais:

Destinos Internacionais:



Por ser outono, maio é um mês de temperaturas bastante amenas aqui no Brasil. Assim, tem o lado bom de ser também bastante versátil. É ótimo para aproveitar uns dias em alguma cidade grande, com uma pegada mais urbana, ou mesmo para explorar algum destino de praia ou de natureza.

para onde viajar em maio no brasil

Aliás, se você busca algum destino com muitas trilhas e cachoeiras, essas época é uma das melhores para isso! Lugares como Serra do Cipó, Jalapão, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães estão com um clima perfeito e a vegetação ainda bastante verdinha por conta dos meses anteriores, de chuva.

É uma ótima época também para conhecer alguns destinos urbanos, como São PauloCuritiba e Belo Horizonte (se possível com uma esticadinha até Inhotim!). São cidades com muitas atrações culturais e uma variedade incrível de opções gastronômicas. 

Outra coisa legal é que o mês é propício para curtir uns dias na praia ou mesmo no frio. Para quem quer passar um tempo descansando à beira mar, Arraial do Cabo e Paraty são duas boas ideias. Já para os que preferem curtir um friozinho, Petrópolis é sempre uma delícia. Bom que são duas viagens que ainda dá pra aproveitar viajando de carro.


para onde viajar em novembro


  • São Paulo
  • Belo Horizonte e Inhotim
  • Curitiba
  • Pirenópolis
  • Belém (Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense)

Para quem quer fazer uma viagem cultural, São Paulo é uma ótima pedida! Só de passear pelas ruas da cidade já vale para ver vários grafites pelos muros e gente tocando muita música boa pela rua. Além das atrações nos lugares mais conhecidos, como o MASP e o SESC Pompéia, é nesse mês que acontece a Virada Cultural, um dos melhores eventos nas ruas da cidade, com muitas atrações musicais imperdíveis.


Veja também: 5 lugares para encontrar street art em São Paulo


Também na região sudeste, você pode pensar em um roteiro por Belo Horizonte e Inhotim. Enquanto a capital tem uma agenda movimentada, o parque do museu é um refúgio cheio de verde e obras de arte super bonitas e interativas. De BH até Brumadinho, onde fica o Inhotim, o trajeto demora cerca de 1h, o que torna um bate e volta super possível.

para onde viajar em maio no brasil
A turística igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte

Curitiba é outra capital brasileira famosa entre os turistas que curtem passeios culturais. A cidade vai muito além do cartão postal do Jardim Botânico! Você pode incluir no seu roteiro uma ida ao Setor Histórico, o Museu do Olho e a Ópera de Arame, que conta ainda com a Pedreira Paulo Leminski, onde rolam vários shows importantes na agenda da cidade.

Muita gente conhece Pirenópolis por conta das suas várias cachoeiras incríveis. No entanto, a cidade, que fica em Goiás, também tem um lado cultural super bacana! Por lá, há um centro histórico com vários casarões do século XVIII, igrejas e museus. Para se ter uma ideia, essa região foi inclusive tombada como patrimônio histórico!

Nossa última sugestão de destino cultural esbanja tradição e brasilidade! Belém, no Pará, mistura cores, sabores e sons únicos, que certamente vão fazer você se encantar em cada mercado e em cada esquina da cidade. No final de maio acontece o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, um dos mais importantes da agenda da cidade.


destinos exóticos


  • Jalapão
  • Pantanal
  • Chapada dos Guimarães

Para quem procura um destino cheio de aventura e paisagens diferentes, o mês de maio é o começo do período de seca no Jalapão, que fica com o clima ideal para conhecer a região. Esse cantinho precioso no Tocantins tem cachoeiras, piscinas naturais, dunas e chapadões.

Outra opção de roteiro para quem procura um destino exótico é ir para o Pantanal e para a Chapada dos Guimarães. Nesse passeio você conhece algumas das espécies e paisagens de um dos biomas brasileiros mais importantes. Isso sem falar nas cachoeiras e nos vários mirantes incríveis!

para onde viajar maio pantanal
Belíssimo pôr do sol no Pantanal


destinos de natureza


  • Chapada dos Veadeiros
  • Mambaí
  • Pirenópolis
  • Capitólio
  • Serra do Cipó
  • Caparaó

No coração do Brasil, há belíssimas paisagens naturais como as cachoeiras e trilhas da Chapada dos Veadeiros, de Pirenópolis e de Mambaí

Minas Gerais tem cultura, comida boa e também muito ar puro e natureza preservada. Para quem procura destinos com muito verde, águas limpinhas, trilhas e muitas cachoeiras gostosas para passar o dia, Capitólio, Serra do Cipó e Caparaó são três lugares que têm estado cada vez mais em alta entre os turistas que buscam destinos de natureza.

destino de natureza para viajar em maio
Capitólio, um ótimo destino para aproveitar a natureza no Brasil


destinos de praia


  • Paraty
  • Ilha Grande

Se você procura destinos próximos ao Rio de Janeiro para aproveitar uns dias na praia, anota aí uma região que que você tem que conhecer: a Costa Verde. Por lá, Ilha Grande e Paraty são os destaques do mês, com praias que misturam água verdinha com muita vegetação em volta, um cenário perfeito para quem quer se reconectar com a natureza. 

Vale a pena conhecer Aventureiro e Lopes Mendes, duas praias maravilhosas em Ilha Grande. Já em Paraty, aproveite para viver uma experiência diferente, acampando na Praia do Sono – um verdadeiro paraíso com trilhas e cachoeiras!

O litoral sul da Bahia também tem boas condições de praia. Já o litoral do Paraná e de Santa Catarina não chove, mas tem temperaturas mais baixas.

destino de praia para viajar em maio
Água clarinha na Praia de Aventureiro, na Ilha Grande!

Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre a Praia do Sono
Tudo que você precisa saber para acampar em Aventureiro


destinos para mergulhadores


  • Arraial do Cabo
  • Paraty

Duas cidades bem próximas ao Rio para quem quer mergulhar é Arraial do Cabo e Paraty. Se ambas têm praias maravilhosas, vale a pena ir além e conhecer os pontos de mergulho nas proximidades.

Pelo grande movimento que esse tipo de turismo tem nessa região, há várias empresas que oferecem cursos de batismo ou cursos mais avançados.


destinos de carro


  • Serra do Cipó
  • Chapada dos Veadeiros

A Serra do Cipó, em Minas Gerais, fica ainda melhor se explorada de carro! Para quem parte de Belo Horizonte, são cerca de 2h até esse paraíso cheio de trilhas e cachoeiras incríveis. Uma vez lá, fazer os passeios fica bem mais fácil, já que do centrinho até o começo das trilhas é preciso percorrer alguns quilômetros de estrada.

onde viajar maio pelo brasil
Chapada dos Veadeiros e suas paisagens maravilhosas

No centro-oeste do Brasil, a Chapada dos Veadeiros tem tudo pra ser uma roadtrip inesquecível! Saindo de Brasília ou Goiânia, é uma atração a mais explorar as estradas entre as cidades de São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante, onde estão as principais cachoeiras de lá. 



  • Petrópolis

Maio é época também de começar a curtir o frio em alguns lugares do Brasil. Pertinho do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma boa ideia para aproveitar uns dias em alguma pousada gostosa com um bom vinho. A cidade tem ruas super agradáveis e uma variedade bem grande de hospedagens e restaurantes para quem quer um destino aconchegante.

destino de frio para viajar em maio
Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos de Petrópolis!

Leia também
Roteiro romântico em Petrópolis para um final de semana perfeito a dois


destinos de luxo


  • Rio de Janeiro

Uma das coisas mais legais do Rio de Janeiro é a versatilidade da cidade como destino turístico. Para quem procura serviços de luxo, há muitas opções com esse perfil espalhadas pela cidade. Os bairros mais turísticos da zona sul, como Ipanema, Leblon e São Conrado, têm uma variedade ótima de hotéis, restaurantes e lojas para quem procura algo mais sofisticado.


destinos gastronômicos


  • Belém 

Se visitar Belém, no Pará, tem um lado cultural super ligado aos fortes sabores da culinária do norte do Brasil, em maio isso ganha uma intensidade ainda maior por conta do festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

É uma ótima oportunidade de conhecer os ingredientes locais e as técnicas de preparo dos pratos mais famosos.

destino gastronomico para conhecer em maio
Vatapá, um dos pratos típicos de Belém

Lugares baratos para viajar em maio pelo Brasil

Para os viajantes que querem economizar, maio é um mês praticamente imperdível! Por ser baixa temporada em vários lugares, você encontra tarifas muito mais em conta. Há locais em que a diária fora da época de maior movimento chega a ficar pela metade do valor.

Isso vale tanto para os destinos de praia (em que a alta temporada é nos meses de verão), quanto para os de natureza, como Jalapão e a Chapada dos Veadeiros (que começam a encher principalmente em julho).

Outra maneira de economizar durante a sua viagem, principalmente se você estiver viajando em grupo, é viajar de carro. Assim, Paraty e Arraial do Cabo, por exemplo, ficam ainda mais legais se explorados numa roadtrip. Outros destinos, como Ilha Grande, também têm o lado mais aventureiro e econômico dos campings locais.

Viajar para as capitais espalhadas pelo país também é uma boa alternativa por conta da facilidade de acesso de avião. Como os aeroportos costumam ser maiores e com um fluxo intenso de voos, frequentemente há promoções de passagens com preços bastante convidativos.



Procurando algum destino internacional para conhecer em maio? Esse post também é pra você! Vem ver algumas ideias para diversos estilos de viagem: cultural, natureza, praia, luxo, roadtrip, gastronomia e muito mais!

para onde viajar em maio no exterior

Para onde viajar em maio na Europa

Maio é um dos meses mais legais para viajar para a Europa! Por conta da primavera, as cidades ficam ainda mais charmosas e cheias de cores. Para além das atrações culturais de grandes centros, como Paris e Budapeste, há vários parques que ficam super legais nessa época.

Para onde viajar em maio na América do Sul

Já na América do Sul, maio é um ótimo mês para explorar Cusco e Machu Picchu, já que é um período sem chuvas. É também uma época legal para o turismo na Argentina. Se você quer algo mais confortável, Mendoza tem bons hotéis e muitas opções gastronômicas. Já se você busca mais aventura, pode fazer um roteiro pelo noroeste do país, passando por Jujuy e Salta.

Para onde viajar em maio na Ásia

Se por um lado há regiões com clima bastante instável no sudeste asiático em maio, um lugar que você pode visitar nesse mês é a Indonésia. As chuvas vão até abril no país, assim os meses mais secos (e quentes!) são a melhor época para conhecer as praias de lá.


para onde viajar em novembro


  • Barcelona
  • Budapeste
  • Paris
  • Praga
  • Londres
  • Berlim
  • Cusco e Machu Picchu

Para quem ama história e cultura, sempre é tempo de visitar algumas das grandes cidades da Europa, que contam com muitos museus, concertos, shows e exposições. Na época da primavera, algumas das mais imperdíveis são Paris, Budapeste, Praga, Londres, Berlim, Barcelona e as cidades da Toscana. Dá até pra pensar em um roteiro incluindo várias delas! 

Maio também é uma das melhores épocas para conhecer a rica cultura andina. Cusco e Machu Picchu têm sítios arqueológicos e contam a história do período Inca. Para se ter uma ideia da importância da região, Machu Picchu é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO!

macchu picchu em maio
Macchu Picchu tem uma energia única!


destinos exóticos


  • Indonésia
  • Filipinas
  • Turquia
  • Egito
  • Jordânia
  • Israel

Como vimos, viajar para locais com uma cultura super diferente da nossa é sempre uma experiência e tanto. Na Ásia, as Filipinas e a Indonésia estão com o clima ótimo nessa época, o que pode ser super legal para combinar cultura, comida e costumes super diferentes e praias paradisíacas.

destinos exoticos para conhecer em maio
Os clássicos voos de balões, no céu da Capadócia, Turquia

Já no Oriente Médio, você pode fazer um roteiro incluindo Egito, Jordânia, Israel e Turquia que certamente sua viagem vai ser bastante diferente de tudo o que você já viu. Além de conhecer um pouco das tradições desses países, desde as religiões à alimentação, você ainda tem a chance de fazer passeios bem diferentes, como se banhar no Mar Morto e fazer um voo de balão na Capadócia.


destinos de natureza


  • Croácia
  • Ilha da Madeira
  • Califórnia (Yosemite)

A Croácia é um dos destaques entre os destinos de natureza para se visitar em maio! Dubrovnik e Hvar, as duas cidades mais procuradas pelos turistas, contam com praias de água transparente, passeios de caiaque ou de barcos por grutas e pores-do-sol de tirar o fôlego! Nessa época o calor já está começando, mas ainda não é alta temporada, o que pode ser ótimo para economizar.

Portugal também tem seus encantos naturais! Em maio os dias começam a esquentar no país e a Ilha da Madeira vai ficando cada vez melhor. Por lá, você pode conhecer as famosas praias com areia de origem vulcânica e ainda fazer várias trilhas com vegetação exuberante e muitos mirantes.


Veja também:
Ilha da Madeira: o que fazer, como chegar e as melhores dicas


yosemite california
Yosemite e sua beleza natural de tirar o fôlego!

Por fim, o Yosemite é um dos lugares na Califórnia mais procurados pelos trilheiros e amantes da natureza. Além de paisagens de perder o fôlego, que incluem muito verde, montanhas e lagos, o parque nessa época fica com uma temperatura bem agradável. E por ser um mês de baixo movimento, é uma boa para conhecer com mais tranquilidade.


destinos de praia


  • Cinque Terre
  • Caribe
  • México
  • Indonésia

Conforme o meio do ano vai chegando, alguns países na Europa começam a ficar com as temperaturas boas para ir à praia. É o caso da Itália e da Espanha. É possível encontrar vários destinos espalhados pelos países, mas vale destacar as cidadezinhas charmosas da região de Cinque Terre e um dos destinos espanhóis mais clássicos que é Barcelona

cinque terre italia
Cinque Terre, na Itália

Outros destinos de praia que a gente sempre indica por aqui nessa temporada são o Caribe, além de Cancun e das praias no México. Para quem quer ir ainda mais longe para mergulhar em águas azuis cristalinas,  Indonésia também é uma excelente aposta.


destinos para mergulhadores


  • Indonésia
  • Egito
  • Jordânia
  • Caribe 

A Indonésia é um dos destinos mais procurados por mergulhadores de todo o mundo. Isso porque sua costa, com suas milhares (isso mesmo!) de ilhas, têm a maior variedade de vida marinha já vista. Mesmo o mergulho recreativo é uma atração imperdível para quem visita o país, com espécies incríveis de peixes e corais. 

destino para mergulho
A Indonésia é o paraíso para quem curte mergulho!

Muita gente não sabe, mas Egito e Jordânia são dois países onde a prática de mergulho também é bastante comum e pode ser um passeio bem legal para variar a paisagem desértica dos cartões postais mais tradicionais. Os pontos de mergulho mais procurados contam inclusive com naufrágios e recifes. 

O Caribe também possui centenas de ilhas que podem perfeitamente ser um ótimo programa para quem quer viajar em maio em busca de mergulho. Para além das lindas praias, é possível mergulhar pelas águas quentinhas e calmas da região, explorando os antigos e novos naufrágios, recifes de corais e paredões.


destinos de carro


  • Argentina (Jujuy e Salta)
  • Croácia

Se existe um roteiro imperdível para quem quer fazer uma bela roadtrip é pelo noroeste da Argentina. Por lá, Jujuy e Salta são as duas cidades que servem de referência para os turistas que visitam a região. Ir de carro torna os passeios muito mais práticos e você pode visitar locais imperdíveis, como Purmamarca e a Quebrada de Humahuaca.

Paisagens lindas do Norte da Argentina!

Uma das maneiras mais legais de viajar pela Croácia é de carro! O país tem praias e muita natureza, mas também tem belas estradas pelo caminho! É possível planejar um roteiro passando pelas principais cidades e aproveitando o trajeto, que é cheio de vilas medievais, montanhas e vinhedos.


destinos de luxo


  • Indonésia
  • Filipinas
  • Egito e Israel
  • Nova York
  • Paris
  • Toscana

Na Ásia, Indonésia e Filipinas têm a mesma pegada. Além dos excelentes resorts à beira mar, de restaurantes e serviços de passeio pelas ilhas cheios de comodidades, você ainda encontra uma variedade super legal de bons hotéis nos grandes centros, como Jacarta.

Egito e Israel também figuram entre os destinos de luxo pelo mundo. Além de os grandes centros como Cairo, Jerusalém e Tel Aviv oferecerem serviços pra ninguém colocar defeito, é possível também aproveitar resorts e passeios super exclusivos para conhecer as principais atrações.

viajar novembro egito
O Egito é perfeito para ser visitado no outono e na primavera

Leia também: Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?


Aproveite o clima da primavera para explorar outros destinos de luxo pelo mundo! Algumas ideias são Nova York, Paris e as cidades da Toscana, na Itália. Já pensou em visitar esses lugares aproveitando os melhores serviços e curtindo tudo com bastante sofisticação e conforto?


Veja também:

Roteiro Paris: o melhor de Paris em 3, 5 ou 7 dias de viagem

Viagem para Paris: 20 dicas imperdíveis para quem visita pela primeira vez


destinos gastronômicos


  • Berlim
  • Barcelona
  • Cusco

Berlim é um dos maiores centros urbanos na Alemanha e passear por lá é certamente se deparar com alguns dos restaurantes alemães mais tradicionais. Há muitas opções de cervejarias e estabelecimentos locais com comida super típica. Mas, claro, por ser uma cidade grande e cosmopolita, é também fácil de encontrar opções gastronômicas de várias partes do mundo.

destino gastronômico
Chopp + Pretzel, um clássico na Alemanha

Barcelona também é um belo destino gastronômico para conhecer em maio! Para quem vai à terra de Gaudí, uma experiência imperdível é conhecer pratos típicos mediterrâneos e catalães. Vale experimentar as tapas mais conhecidas, como o pão com tomate, butifarra e a escalivada, preparada com pimentões.

Sem dúvida, a culinária peruana é um ícone e merece um destaque entre os destinos gastronômicos. Para quem vai à Cusco, essa é uma chance de provar os sabores locais e ir além dos maravilhosos ceviches. Além dos temperos, por lá há alguns pratos típicos, como o cuy cusquenho.


Lugares baratos para viajar em maio pelo mundo

Como vimos, viajar em maio tem o lado bom de ser bem mais fácil encontrar passagens baratas e hospedagem bem mais em conta. Caso você escolha os destinos certos, é possível economizar ainda mais.

Dos lugares que listamos, você pode facilmente encontrar vários destinos com perfil mais econômico. Budapeste, por exemplo, é uma ótima ideia para incluir no seu roteiro pela Europa, já que os preços de hospedagem e alimentação são super sedutores.

Na América do Sul, Cusco e Machu Picchu são figurinhas certas para os mochileiros de plantão. Já na Ásia, Filipinas e Indonésia, ganham destaque no quesito preço. Embora nem sempre seja possível encontrar passagens muito baratas (principalmente no caso da Ásia, por conta da distância), o custo no local por vezes compensa bastante.

Se você quer viajar para uma das grandes cidades do mundo, como Paris e Nova York, mas pretende economizar, a dica é sempre se planejar com antecedência e ter bastante estratégia na organização da sua viagem para procurar opções com bom custo x benefício. O fato de ir numa época de menos procura sem dúvida já é um bom adianto!


Pronto para viajar em maio?

E aí, animados para viajar em maio? Se as nossas dicas te ajudaram a escolher para onde viajar em maio, conta aqui pra gente! E quem sabe você não viajou para outro lugar esse mês e amou? Escreve aqui nos comentários ou lá no nosso Instagram @maladeaventuras!


Não deixe de conferir: 

Veja aqui tudo o que você precisa saber para começar a organizar a sua viagem agora mesmo!

Seguro viagem: 5 razões para você contratar um para a sua viagem

Chip de internet na Europa: qual é o melhor chip para a sua viagem


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Publicidade
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *