Paraíba

Paraíba

Paraíba

O Nordeste é uma região maravilhosa, onde o verão reina praticamente todos os dias do ano. E é claro que na Paraíba não poderia ser diferente. Seu litoral atrai turistas do Brasil e de todo o mundo, mas há muito mais a se ver quando se vai pelo interior do Estado adentro.

Se você está planejando o que fazer na Paraíba, não pode deixar de ler esse post. Aqui você vai encontrar todas as dicas das cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro, além de informações importantes sobre a melhor época para ir.

Venha com a gente descobrir as belezas da Paraíba.

Turismo na Paraíba

Antes de tudo, quando pensamos em turismo na Paraíba, uma das primeiras coisas que vêm em nossa cabeça, certamente, são as praias de seu litoral. Mas o Estado é riquíssimo também em belezas naturais e cultura, então vale a pena explorar para além das terras do litoral paraibano.

As principais divisões turísticas do Estado da Paraíba são:

  • Capital:

João Pessoa é o ponto das Américas onde o sol nasce primeiro. A capital paraibana foi fundada em 1585 e é uma das cidades mais antigas do país. Por lá o patrimônio histórico é algo levado a sério! Passear pelas ruas do centro histórico é fazer uma visita ao nosso passado colonial. As praias são outro grande destaque da capital. Ao longo de 30km de litoral você encontra águas clarinhas e quentinhas para relaxar.


Aproveite para ler:

Encante-se por João Pessoa e pelas praias da Paraíba


  • Agreste:

O Agreste paraibano tem em seu maior expoente a famosa Campina Grande, terra do maior São João do mundo! Durante os festejos do mês de junho pessoas de todo o Brasil vão aproveitar shows, danças e muita comida típica deliciosa. Outras cidades da região incluem Araruna, terra de esportes radicais e a Pedra do Ingá, ponto bastante procurado pelos apaixonados por turismo arqueológico.

  • Litoral Sul:

Emoldurado por falésias e estuários, o Litoral Sul da Paraíba fica onde muitos turistas cobiçam as tão sonhadas férias. O mar azul turquesa de cidades como Conde e Pitimbu impressionam a todos que chegam na beira da praia. A culinária é forte nessa região e você vai provar pratos de frutos do mar sensacionais por lá.

  • Litoral Norte:

Não tão conhecido quanto o Litoral Sul, o Litoral Norte não deve ficar de fora do seu roteiro. Cabedelo e Lucena possuem praias que têm o seu valor. A presença de comunidades indígenas na região é outra marca importante.

  • Cariri:

Marcado pela seca, o Cariri paraibano possui belezas singulares. Cabaceiras, por exemplo, já foi cenário de diversos filmes do cinema nacional, tanto que a cidade se orgulha em ser a “Róliúde Nordestina”. A Caatinga é o bioma predominante na região e reserva paisagens únicas para admirar.


Quando visitar a Paraíba

A melhor época para se conhecer o Estado depende muito dos pontos turísticos da Paraíba que você vai visitar. O tempo permanece bom em todo o Estado praticamente o ano todo. No entanto, certas áreas como o Cariri e o Agreste podem ter temperaturas muito elevadas durante o verão, o que pode atrapalhar até alguns passeios.

Verão na Paraíba

Assim como seus vizinhos do Nordeste, o verão é a alta temporada na Paraíba. Isso implica de preços maiores e risco do hotel que você deseja estar lotado, principalmente no litoral.

Os melhores destinos para o verão paraibano são:

• João Pessoa

• Conde

• Cabedelo

• Pitimbu

• Lucena

Inverno na Paraíba

Com temperaturas mais amenas, o inverno é uma estação legal para se explorar o interior da Paraíba. Ah! Muitas cidades ficam bastante movimentadas por conta dos festejos juninos que se espalham pelo interior.

No inverno paraibano, inclua em sua lista de destinos:

• Campina Grande

• Cabaceiras

• Araruna

• Bananeiras


Cidades turísticas da Paraíba

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as regiões da Paraíba e a melhor época para conhecer cada uma delas, que tal explorar mais as cidades turísticas do Estado? Fizemos um resuminho do que você vai encontrar em cada uma. Dessa forma, fica mais fácil de montar seu roteiro.

  •  João Pessoa

Capital do Estado da Paraíba, João Pessoa é uma cidade repleta de encantos que vão fazer você se apaixonar. Apelidada carinhosamente de Jampa pelos habitantes locais, João Pessoa é um destino de férias bem eclético, seja para casais que buscam lugares românticos ou famílias que querem se divertir.

Assim como em todo o Nordeste, o sol é generoso e a principal atração turística são as praias. Dentre as melhores da região podemos citar Tambaú, Bessa e Cabo Branco. O passeio no Centro Histórico também vale muito a pena, principalmente para explorar os casarões e igrejas do período colonial.

Com opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, João Pessoa oferece uma excelente rede hoteleira. A dica é ficar em um hotel na beira da praia para apreciar a vista.

  • Campina Grande

Prepare as bandeirinhas, as comidas típicas e as músicas animadas, pois a terra do maior São João do mundo pede passagem! Indo em direção ao interior da Paraíba, Campina Grande é um destino surpreendente. Mas a cidade guarda ainda outras atrações além da tradicional festa no mês de junho.

Campina Grande possui diversos açudes com boa estrutura de lazer para ajudar a se refrescar nos dias mais quentes. A cultura também tem seu espaço na cidade com o Museu de Arte Popular da Paraíba. E é no Parque do Povo aonde pessoas vêm do Brasil inteiro para curtir um mês inteirinho de festejos juninos.

Com uma boa rede hoteleira, em Campina Grande você vai encontrar opções de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

  •  Conde

Seguindo pelas cidades turísticas da Paraíba, não esqueça de incluir Conde em seu roteiro. Conhecida como o Caribe paraibano, a cidade possui praias de águas cristalinas e uma vibe muito boa. Em meio a paisagens paradisíacas e muita tranquilidade, Conde é o lugar perfeito para quem quer fugir da correria do dia a dia.

A principal atração da cidade é a Praia do Coqueirinho, com suas falésias e coqueiros. Você pode percorrer sua extensão através de um passeio de buggy ou quadriciclo. Não deixe de visitar também a Praia de Tabatinga e Carapibus. Ah! Em Conde você vai encontrar também a Praia de Tambaba, primeira do Brasil a ser permitida o nudismo.

Existem algumas opções de hospedagem e casas de temporada em Conde, muitas delas pertinho do mar.

  •  Cabaceiras

Você pode até não saber, mas certamente já viu Cabaceiras na TV ou no cinema. Conhecida como “Roliúde Nordestina”, a cidade já serviu de cenário para diversos filmes, como o Auto da Compadecida. Mas a cidade ainda revela outros pontos bem legais para conhecer.

Um desses lugares é o Lajedo do Pai Mateus. O local é uma formação rochosa que parece um prato de cabeça pra baixo e diversas outras pedras que dão a impressão de ser possível empurrá-las ladeira abaixo. Em junho a cidade se movimenta para a Festa do Bode Rei, onde o animal é a principal atração e anuncia a chegada do São João.

Por ser uma cidade muito pequena, você não encontra hotéis e pousadas em Cabaceiras, mas pode se hospedar em cidades próximas.

  • Cabedelo

Cabedelo fica localizada na região metropolitana de João Pessoa e é uma excelente alternativa para quem gosta de ambientes mais tranquilos. A cidade fica ainda no encontro do Oceano Atlântico com o Rio Paraíba, criando cenários deslumbrantes que você não pode deixar de conhecer.

Em Cabedelo, a visita à Fortaleza de Santa Catarina é uma oportunidade de retornar ao nosso passado colonial. Para aproveitar o sol, não há melhor lugar do que a Praia do Poço. E nem pense em voltar para casa sem conhecer a Ilha da Areia Vermelha, que surge sempre na maré baixa.

Há quem se hospede em João Pessoa e faça bate e volta até Cabedelo. Contudo, a cidade também oferece boas opções de pousadas e casas de temporada para você e sua família.

  • Pitimbu

Pitimbu é mais uma das joias do litoral da Paraíba que vale a pena conhecer. Ela fica quase na divisa com o Recife e é um destino super agradável e tranquilo.

No litoral de Pitimbu há 13 praias para aproveitar e a Praia de Pitimbu é a que possui mais infraestrutura para os turistas. Agora, se você é do time que prefere praias mais desertas, aí a sugestão fica por conta da Praia do Pontal.

Não há muitas opções de hospedagem em Pitimbu, mas o Asenza Beach Resort é uma acomodação que vai te proporcionar a melhor experiência de hospedagem.

  • Lucena

Localizada na região metropolitana de João Pessoa, Lucena é um paraíso tropical. Com uma costa de 15 km de extensão, a cidade possui praias que não devem nada em termos de beleza.

As praias da região são o principal passeio e você vai adorar as águas calminhas e quentes de Lucena, Fagundes, Costinha, Gameleira, Ponta de Lucena, Camaçari e Bonsucesso. Há a opção de fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais que se formam na maré baixa. Ou então, aventure-se a conhecer as ruínas da Igreja de Bom Sucesso, construída no século XVI e que foi abraçada pela natureza ao longo dos anos após ter sido abandonada.

Como não existem muitas opções de hospedagem em Lucena, a dica é se hospedar na capital e fazer um bate e volta.

  • Araruna

Localizada no agreste paraibano, Araruna é o paraíso dos amantes dos esportes radicais. A pacata cidade possui uma natureza exuberante e tem sua força no turismo de aventura e na importância da preservação ambiental.

Em Araruna os passeios começam no charmoso Centro Histórico. As charmosas casinhas coloridas são um belo convite para uma viagem no tempo. Já os corajosos de plantão, vão gostar de saber que Araruna é uma das principais referências em de asa delta e paraglider do Brasil. Além da pista para a prática desses esportes, na Pedra da Boca (uma curiosa formação rochosa em Araruna), os turistas se aventuram no rapel e no pêndulo. O roteiro se completa com as diversas trilhas da região, mas fique atento, pois algumas requerem a presença de um guia.

Existem algumas acomodações na região, mas são simples e sem muito luxo. Contudo, servem perfeitamente para o pernoite.

  • Bananeiras:

E se você achava que no Nordeste não fazia frio estava muito enganado! Bananeiras, uma cidadezinha de clima ameno que fica no chamado Brejo Paraibano e é uma das mais procuradas pelos turistas no inverno.

Dentre as atrações turísticas de Bananeiras, destacamos o Centro Histórico com construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba. Já nos arredores da cidade, o Lajedo Preto proporciona uma bela visão panorâmica da zona rural de Bananeiras. E não esqueça de visitar os engenhos coloniais, como o Engenho Goiamunduba (produz uma das melhores cachaças da região) e o Engenho Martiniano.

Existem algumas poucas opções de hospedagem na região, incluindo uma na Fazenda Triunfo que é uma experiência bem legal.


Pronto para turistar na Paraíba?

E aí, animado(a) para desvendar as belezas da Paraíba? Esse Estado é riquíssimo e vale muito a pena ser visitado. E você, já conhece algumas dessas cidades? Conta para nós como foi sua experiência!


Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Mala de Aventuras