Que tal experimentar mergulhar nos Parrachos de Maracajaú? O lugar é um dos destinos mais incríveis do rio Grande do Norte e uma ótima opção para uma daytrip partindo de Natal. esse é o segundo destino mais procurado para mergulho no Brasil, só perde para Fernando de Noronha.
Para quem não sabe, Parrachos são barreiras de coral e em Maracajaú elas ficam a sete quilômetros da praia de mesmo nome, no município de Maxaranguape, formando piscinas naturais com águas cristalinas excelentes para mergulho e snorkeling. São 13 quilômetros de corais e uma rica vida marinha que surge na superfície durante a maré baixa.
Nossa experiência foi incrível e vamos compartilhar com vocês! Continue sua leitura e confira todas as nossas dicas de como funciona para mergulhar por lá!

Parrachos de Maracajaú: Vale a pena?
Esse foi um destino muito recomendado pelos leitores do blog, então separamos um dia inteirinho para conhecer o lugar e conferimos se vale mesmo a pena mergulhar por lá.
Alugamos um carro e optamos por ir por conta própria partindo de Natal e contratamos os nossos passeios por lá mesmo. Entretanto, existem vários pacotes de empresas que já incluem o transfer partindo de Natal, passeio de barco e snorkel, o que pode ser bem prático.
Depois de mergulhar em águas transparentes, quentinhas, cheias de corais e peixinhos coloridos, podemos dizer que vale muito a pena mergulhar nos Parrachos de Maracajaú.
O lugar é um paraíso subaquático, além disso, toda a região é lindíssima. Agora, confira como planejar o seu mergulho por lá.
Como planejar mergulho nos Parrachos de Maracajaú
Mergulhar nos Parrachos de Maracajaú é uma experiência incrível, porém isso requer planejamento para aproveitar ao máximo tudo o que o destino oferece. Pensando nisso deixamos aqui algumas dicas importantes para facilitar a sua pesquisa.
- Tábua das marés: consulte a tábua de marés antes de marcar o seu passeio. É importante saber que é na maré baixa que a visibilidade da água fica melhor. No verão ( de dezembro a março) é quando as águas estão mais cristalinas e o clima perfeito. Há dias em que os barcos nem saem devido à maré alta, o que eles chamam de dia de folga. Por isso é muito importante se programar. Imagina chegar lá e descobrir que não vai ter passeio!
- Por conta própria: Maracajaú fica somente a 60 km de Natal, você pode ir de carro, transfer de agência ou ônibus. Caso vá de carro, há estacionamento em Maracajaú, de onde saem os barcos e você pode contratar um deles para te levar até os parrachos.
- Considere fechar um pacote: a maneira mais prática e segura para mergulhar nos Parrachos de Maracajaú é ja contratar um pacote completo com transfer. Lembre-se de reservar o seu passeio com antecedência. O acesso aos parrachos é feito apenas de barcos ou lanchas por agências credenciadas. Geralmente os pacotes incluem transporte, barco, snorkel e coletes salva vidas. Para quem quer uma experiência mais profunda, algumas empresas oferecem também mergulho com cilindro (batismo), como a Marazul Receptivo.
#DicaDaGaia: A Marazul Receptivo, a melhor agência de viagens da região, oferece pacote para mergulho nos Parracho de Maracajaú!! o melhor de tudo é que conseguimos 5% de desconto para os nossos leitores ! Aproveita para já fazer a sua reserva através do whatsapp.

Confira os pacotes disponíveis:
Passeio | Por que é interessante? |
---|---|
Mergulho para os Parrachos de Maracajaú de lancha | |
Mergulho para os Parrachos de Maracajaú de catamarã | |
Praia de Maracajaú, mergulho opcional | |

Dica importante: ligue com antecendência para reservar seu passeio, pois eles já têm uma tabela com os horários do ano inteiro e assim você pode se programar. O passeio é realizado na maré baixa e é ideal quando a altura da água está cerca de 1m

Leia também: Dica imperdível para você planejar sua viagem para Natal e Pipa: a influência das marés
Dicas práticas para mergulho nos Parrachos de Maracajaú
Para você que está decidido a mergulhar nos Parrachos de Maracajaú, separamos dicas importantes que podem ajudar no planejamento da sua viagem. Confira:
Como chegar
Saindo de Natal rumo ao litoral Norte, seguir pela BR 101 em direção a Touros. A partir de Genipabu as placas do Portal de Maracajaú indicarão o caminho. São só aproximadamente 60 km.
Quando ir
O verão (dezembro a março) tem águas mais cristalinas e clima perfeito. Entretanto, faz sol o ano inteiro, apesar da época das chuvas ser no inverno, quando chove é só um pouquinho, geralmente durante a noite ou início da manhã.
Logicamente, o ideal para mergulhar é ir com o céu aberto e maré baixa, pois assim as águas ficam mais claras e a visibilidade é melhor.
O que fazer em Maracajaú
Mergulhar nos Parrachos de Maracajaú é a principal e mais procurada atividade no local. Entretanto, lá eles tem restaurantes e além de passeios para os parrachos, há também passeios de quadriciclo. Nós não fizemos esse, mas parece ser uma delícia. O trajeto é até Punaú, local com praia, lagoa, caiaque para alugar e muita tranquilidade.
Uma boa combinação é mergulhar e depois fazer o passeio de quadriciclo. É possível fazer ambos no mesmo dia, mas é preciso planejamento para ver qual é a melhor ordem, se o mergulho é de manhã ou a tarde. Lembre-se de checar a tábua das marés para marcar o passeio.
Curiosidade: foi um dos lugares onde se gravou a novela “O Clone”
#DicaDaGaia: A Marazul Receptivo, a melhor agência de viagens da região, oferece pacote para mergulho nos Parrachos de Maracajaú!! o melhor de tudo é que conseguimos 5% de desconto para os nossos leitores com o cupom MALADEAVENTURAS! Aproveita para já fazer a sua reserva através do whatsapp.

E então, já sabe se vale a pena mergulhar nos Parrachos de Maracajaú?
Agora que já demos todas as dicas e que você já viu fotos do nosso passeio, conseguiu definir se vale a pena mergulhar por lá?
Apostamos que sim! Reserve logo o seu tour e viva essa experiência incrível! Bom mergulho!
Leia também:
7 lugares para você conhecer no litoral do Rio Grande do Norte
Mochilão pelo Nordeste: destinos imperdíveis para você conhecer em 18 dias
4 comentários em “Parrachos de Maracajaú: mergulho, como é? quanto custa? vale a pena?”
Oláa!
Amo viajar e sempre pego uma dica aqui.
Minha próxima viagem é para Nataaaal. Eba! hahahha
Me dá um help? Estarei lá 20,21,22/outubro e quero muito fazer esse passeio nos parrachos. Vi que a maré não tá muito legal nesses dias. O dia melhor vai ser 22/10 com 0,5 as 5:25 da manhã. Eu acho! hahaha você me aconselha a ir? quero ir e ver peixinhos.
Oi Deborah!
Que demaaais!!! Natal e Pipa são destinos maravilhosos.
Essa coisa da maré em destinos costeiros é sempre complicada ne? Eu também não peguei os melhores dias de maré por lá.
Acho que é muuuito cedo esse horário e provavelmente não vai ter barco saindo nesse horário. Eu sugiro que você entre em contato com alguma empresa que faça esse passeio (tem o número da que eu fui no post) e confirme o horário das saídas nesses dias que você indicou.
Tomara que dê pra vc ir!
E aproveite muito sua viagem pra lá 🙂
Oi!! Vou pra Natal no início do mês e vi que vcs foram de carro alugado pra Maracajaú. Chegaram lá é e fecharam o mergulho na hora?? Mas Não tem que reservar antes? Não entendi muito bem…
Oi Yanne!
Acho que respondi essa dúvida para você no IG, mas é legal deixar aqui registrado pq pode ajudar outros viajantes né?
Então, na época que fiz o passeio eu não sabia dessa questão da maré e dei sorte de ter uma boa maré para mergulho um pouco depois de ter chegado em Maracajaú. Eu sugiro que você consulte a tábua das marés antes de ir, você encontra essa info na internet. Assim você chegará lá com uma certa antecedência pra hora certa da maré e conseguirá um preço mais em conta por fechar no local.
Viu, os blogs servem pra facilitar a vida de outros viajantes! hehehe
Beijos e boa viagem!