Conhecido como o Caribe amazônico, estamos falando de um destino rústico, mas que vale a pena ser conhecido. Suas praias estão entre as mais bonitas do Brasil e, para conhecê-las, nada melhor do que um passeio de barco em Alter do Chão.
Mas, você sabe quanto custa um passeio desses e quais as melhores empresas para contratar? Em minha viagem, contei com os serviços da Serenatur mas, além dela, existem outras agências de turismo em Alter do Chão que também oferecem tours de barco pelas praias e outras experiências bem legais na região.
Então, para ficar entender como garantir o seu passeio de barco em Alter do Chão de maneira fácil e com um precinho atraente, continue sua leitura! Nesse post, quero te ajudar a planejar essa aventura.
Como é o passeio de barco em Alter do Chão?
Alter do Chão é um destino fantástico localizado no belíssimo Estado do Pará. O visual da região é simplesmente deslumbrante! Por entre praias de rio, bancos de areia e a imponente floresta amazônica, eu diria que é impossível não se apaixonar por essa joia escondida.
E você sabia que Alter do Chão desbancou praias super tradicionais no Nordeste ao ser eleito um dos destinos praianos mais bonitos no Brasil? É exatamente isso! A pacata vila guarda belezas naturais exclusivas e uma cultura riquíssima e encantadora.
Dentro da vila, você se locomove facilmente a pé, pois tudo é muito próximo. Contudo, a maioria dos atrativos são acessíveis somente de barco. Por esse motivo, é sempre bom reservar seu passeio de barco em Alter do Chão com antecedência se você quiser ter certeza de que vai conseguir conhecer todos os atrativos da região.
Como são o principal meio de transporte entre uma praia e outra, os passeios de barco em Alter do Chão são super disputados. Eles duram praticamente o dia todo e te levam à praias, canais e florestas que parecem ainda intocadas pelos homens. Prepare-se para sair do seu hotel bem cedinho e retornar somente quando o sol se põe.
Roteiros de barco em Alter do Chão
Conforme falei anteriormente, os principais atrativos de Alter do Chão são acessíveis por barco e alguns deles apenas navegando mesmo. Você pode conhecê-los em passeios de um dia inteiro ou até com direito a pernoite no barco.
Agora, venha conferir quais são as praias e os pontos turísticos que você poderá conhecer em um passeio de barco em Alter do Chão:
Flona Tapajós
Em primeiro lugar, conhecer a Floresta Nacional do Tapajós (também conhecida como FLONA Tapajós) é uma das experiências mais legais, na minha opinião.
A FLONA é uma reserva com mais de 527 mil hectares e lá é possível estar em contato muito próximo com a natureza. A fauna e a flora são super preservadas e tribos indígenas também habitam essa região. Prepare-se para ver paisagens exuberantes, cachoeiras, trilhas e uma enorme diversidade animal.
Eu diria que esse é quase um passeio em Alter do Chão no estilo floresta encantada, porque tudo na mata é grandioso e impressiona. Muitos visitantes optam por fazer a caminhada pela floresta com guia. Infelizmente, eu não consegui fazer, mas super recomendo. Separe ao menos meio dia para essa aventura. Se preferir, é possível dormir na reserva. E aí, você toparia?
Encontro das águas
Definitivamente, o encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós é uma ótima dica de passeio de barco em Santarém. Ambos os rios percorrem caminhos distintos até se encontrarem justamente nessa pequena cidade.
O fenômeno pode ser observado da orla de Santarém. No entanto, para uma experiência mais completa, vale fazer o passeio de barco em Alter do Chão que te leva até o ponto onde os rios disputam força.
O legal é que é possível perceber até a diferença de tom das águas. Enquanto o Rio Tapajós tem águas claras, oriundas das serras de Mato Grosso, o Rio Amazonas tem águas barrentas e repletas de sedimentos. Além disso, o fluxo quando se encontram é diferente, então elas parecem não se misturar!
Vale saber: esse é um fenômeno mais visível durante a chamada estação da seca. Se você pretende incluí-lo no seu roteiro, priorize fazer um passeio de barco em Alter do Chão entre os meses de junho e novembro.
Rio Arapiuns
Em seguida, o Rio Arapiuns é um dos afluentes do Rio Tapajós e eu arrisco dizer que ele é um dos mais bonitos da região. Suas águas límpidas e suas praias de rio são incríveis e parecem até cenário de filme.
Contudo, devo ressaltar que o passeio de barco em Alter do Chão até o Rio Arapiuns não é dos mais fáceis. O trajeto é demorado, são 1h30 de muito sacolejo, mas que vale a pena quando você se depara com a beleza do local.
Ao longo do Rio Arapiuns, é possível encontrar diversas praias. As mais bonitas são a Praia do Icuxi, a Praia da Ponta do Toronó e a Praia da Ponta do Cururu. E sabe o qual é a melhor parte disso tudo? Todas elas são praticamente desertas, então você pode aproveitar esse pedaço do paraíso praticamente sozinho! Da pra imaginar a paz?
Conhecer o Rio Arapiuns e suas praias pode ser feito de duas formas:
- Através de um passeio de barco bate e volta (sugiro a agência Serenatur para quem prioriza segurança e qualidade)
- Através de um dos cruzeiros de rio com duração de até 5 dias (para quem tem mais tempo e quer uma experiência diferenciada)
Canal do Jari
Uma vez no Caribe Amazônico, o passeio de barco em Alter do Chão pelo Canal do Jari é imperdível. Aliás, o canal é um dos locais com maior biodiversidade da região. Além disso, ele atrai os olhares de muitos viajantes que gostam de ecoturismo.
Além da mata nativa, ao longo do trajeto é possível ver jacarés, bichos preguiça, peixes diversos e muitas aves. Ah! E você pode aproveitar o passeio e visitar o Jardim da Vitória Régia comandado pela simpática Dona Dulce.
No Jardim da Vitória Régia, você vai descobrir que essa planta não é só bonita. Dona Dulce nos conta sobre lendas e histórias que envolvem a planta e apresenta deliciosos petiscos feitos com ela para degustarmos. Eu, que amo provar os sabores dos locais que visito, amei a experiência.
Fordlândia
Bem próximo a Alter do Chão fica a vila de Belterra e, ao chegar lá, algo de intrigante chama logo a atenção. Sabe o que? As casas que lembram bastante as cidades do interior dos Estados Unidos.
Quando perguntei ao meu guia em Alter do Chão o porquê dessa semelhança, ele me contou a curiosa história de Belterra. Antes de resumir o que eu aprendi, ressalto a importância de contratar uma agência séria com profissionais qualificados. Esse é o melhor jeito de fazer passeios pelo Brasil (e pelo mundo!) serem ainda mais interessantes. Dito isso, eis a história de Fordlândia:
Entre as décadas de 1920 e 1945, Henry Ford teve a ideia de fundar no interior do Pará uma cidade para suprir as demandas do látex utilizado em suas fábricas de automóveis. Aí surgiu Fordlândia. A cidade ficava rodeada de seringais, mas o problema é que o projeto não deu certo e a cidade foi abandonada. Ford ainda tentou realocar as plantações nas imediações de Belterra, mas também não obteve sucesso.
Atualmente, a primeira Fordlândia encontra-se abandonada, mas Belterra conta ainda com 20 mil habitantes e vale a pena ser visitada. No tour de 5 dias pelo rio Tapajós, você pode ver de perto as antigas fábricas de Ford e ainda conhecer Belterra para ver quão semelhante ela é com as cidadezinhas do interior dos EUA.
Praias de Alter do Chão
Uma grande parte do charme de Alter do Chão é devido as suas praias. Tanto que algumas delas estão entre as praias mais bonitas do Brasil, desbancando inclusive as de Fernando de Noronha! Minha dica é que você as visite na época da seca, que vai de agosto a novembro, já que no período das chuvas muitas delas acabam desaparecendo por completo.
A mais famosa praia de Alter do Chão é a chamada de Ilha do Amor que, apesar de ter esse nome, é uma praia em terra firme e não uma ilha em si. Ela fica na orla da vila e é, na verdade, um braço de areia que divide o Lago Verde e o Rio Tapajós. Como você já pode imaginar, estamos falando de uma praia de rio e com água doce.
Muitos turistas gostam de passar o dia aqui, já que a praia conta com boa infraestrutura para os turistas com quiosques, banheiros e também atividades aquáticas. Canoagem, caiaque, stand up paddle e mergulho são algumas delas.
Já com ares mais rústicos e acessível apenas através de um passeio de barco em Alter do Chão, a praia Ponta do Cururu é uma excelente escolha. Outra que é bem sossegada é a Praia do Muretá com sua areia branca e água quentinha.
Outras praias que não podem ficar de seu roteiro Alter do Chão são: a Ponta do Caxambu, a Pindobal, o Lago Preto, a Ponta de Pedras, a Praia do Carapanari, a Maguari e a Aramanaí. Em minha viagem, quem me levou para conhecer todas essas belezas foi agência Serenatur e eu adorei toda a experiência.
Se você quiser conhecer mais das melhores praias em Alter do Chão, temos um post bem completo aqui no blog que você vai gostar de ler.
Qual a melhor empresa de passeio de barco em Alter do Chão?
Existem algumas agências que fazem o passeio de barco em Alter do Chão. Vamos apresentar algumas delas para que você possa escolher a que melhor lhe atende.
Serenatur (nossa escolha!)
Em primeiro lugar, temos a Serenatur. Essa agência foi a nossa escolha para dois dias de passeios incríveis pelos rios da região. A agência fica em Alter do Chão mesmo e trabalha com passeios, transfers, casas de temporada e pousadas pela região.
Em um destino mais rústico como esse, nossa escolha foi baseada no atendimento da empresa que foi excelente. Pelo whatsapp, os atendentes tiraram todas as minhas dúvidas e me deram dicas bem legais sobre os principais passeios em Alter do Chão.
Chegando lá, os guias dos passeios também foram super simpáticos, além de serem também profissionais de primeira qualidade. Fiquei impressionada com o domínio de conhecimento da região. Isso agregou bastante minha experiência de viagem.
Se você quer saber mais sobre a empresa, os passeios e os preços, sugiro entrar em contato com a Serenatur via Whatsapp. Se você falar que viu o post aqui no Mala de Aventuras, eles ainda liberam um descontinho de 5% nos passeios que você contratar.
Selvagem Tours
Outra agência de turismo em Alter do Chão bastante conceituada é a Selvagem Tours. Eles trabalham com passeios, pacotes completos, pesca, traslados e indicações de pousadas.
A frota da Selvagem Tours é bem completa. São diversos barcos, lanchas e veículos com toda a documentação em dia e regularmente vistoriados. Os guias são todos da região e conhecem cada cantinho dos rios.
Alter Beach Turismo
Também em Alter do Chão, a Alter Beach Turismo é outra agência que recomendamos na região. O pessoal da agência é super gente boa e eles estão sempre empenhados em promover a melhor experiência ao turista.
A Alter Beach também organiza passeios de barco em Alter do Chão, bem como eventos, hospedagem e muito mais. O atendimento é nota 10 e os guias excelentes.
Quanto custa um passeio de barco em Alter do Chão?
Depois de ver todos esses lugares belíssimos que você pode conhecer, tenho certeza de que você está curioso parra saber sobre o preço do passeio de barco em Alter do Chão.
Dê uma olhada na faixa de preço dos passeios oferecidos pela Serenatur:
- Passeios longos e FLONA Tapajós: R$180,00 por pessoa.
- Passeio privado / lancha: Casa do Saulo R$600,00; Ponta de Pedras R$500,00 e Pindobal R$400,00.
Na Civitatis também encontrei opções de passeio de barco em Alter no Chão bem interessantes:
- Passeio de 5 dias pelo Rio Tapajós: custa R$2.600,00 por pessoa já com 4 dias de barco inclusos com direito a café da manhã, almoço e jantar. Crianças menores de 6 anos não pagam.
- Passeio de 5 dias pelo Rio Arapiuns: custa R$2.015 por pessoa com 4 dias de hospedagem no barco inclusos, com direito a café da manhã, almoço e jantar. Crianças menores de 6 anos não pagam.
Dica extra: na Civitatis, você pode parcelar seus passeios em até 12x sem juros. Assim, seu bolso não pesa!
Dúvidas frequentes de quem pesquisa por passeio de barco em Alter do Chão
Na hora de planejar seu passeio de barco em Alter do Chão pode ser que surja alguma dúvida. Isso é bem comum, comigo aconteceu a mesma coisa. Por isso, reuni as perguntas frequentes dos nossos leitores para responder aqui. Dê uma olhadinha e veja se a sua dúvida está por aqui! Caso contrário, basta deixá-la nos comentários que irei te ajudar.
Tem mar em Alter do Chão?
Muitas pessoas me questionaram se tem mar em Alter do Chão. A verdade é que apesar de possuir praias incríveis, Alter não fica no litoral e, por isso, não é banhada pelo mar. Todas as praias da região são praias de rio, mas isso não tira o fato de que elas são belíssimas.
Qual a melhor época do ano para ir a Alter do Chão?
Anote aí essa dica importante! Sem dúvida, a melhor época para ir a Alter do Chão é o verão amazônico (de agosto até novembro). Isso porque o verão amazônico é também o período de seca e quando as praias de rio normalmente se formam.
Caso você arrisque a ir durante o inverno amazônico, você vai pegar muita chuva e ainda corre o risco de que a maioria das praias estarão debaixo da água.
Qual o melhor horário para fazer passeio de barco em Alter do Chão?
Para fazer seu passeio de barco em Alter do Chão, o melhor horário é durante o dia, mas tudo vai depender também das condições do rio naquele dia. É importante ressaltar que, assim como o mar, o rio pode sofrer interferência dos ventos e isso vai influenciar no seu passeio.
Por isso, recomendo sempre conferir com a empresa escolhida dias antes do passeio quais serão as condições no dia marcado.
Quanto tempo dura um passeio de barco em Alter do Chão?
A duração de um passeio de barco no em Alter do Chão pode variar muito de acordo com o trajeto escolhido. Normalmente, os passeios duram praticamente o dia todo. As saídas costumam acontecer as 9h e o retorno apenas as 19h, quando o sol se põe.
Mas existem as opções de cruzeiros de rio que duram alguns dias e são bem completos.
Como se arrumar para um passeio de barco?
Quer saber como se arrumar para um passeio de barco? Antes de tudo é importante falar que o clima na região é bem quente e úmido. Por isso, é essencial que você use roupas leves. Outra dica bem legal também é que você evite roupas muito coladas ao corpo por causa dos mosquitos.
Para os pés, optei por calçados também confortáveis e de preferência que não escorreguem por causa do barco. Não esqueça das roupas de banho e do repelente. De resto, é só aproveitar o passeio e curtir bastante o seu passeio de barco em Alter do Chão.
Afinal, vale a pena fazer o passeio de barco em Alter do Chão?
Alter do chão é um destino tão lindo e suas praias são tão incríveis que, sem dúvida, vale a pena um passeio de barco. Os melhores atrativos da região são acessíveis apenas através desse meio de transporte, então não tenha medo de investir na experiência.
Boa viagem!
Leia também:
O que fazer em Alter do Chão: 25 pontos turísticos e experiências imperdíveis
Pousadas em Alter do Chão: as 15 mais charmosas
Melhores praias de Alter do Chão: as 10 mais lindas