Está com viagem marcada para Petrópolis? Que tal explorar a cidade de um jeito diferente? Neste post, vou contar sobre um passeio de bike em Petrópolis, percorrendo locais icônicos do Centro Histórico, como o Museu Imperial, a Catedral, a Cervejaria Bohemia e o Relógio das Flores.

Centro Histórico de Petrópolis, petropolis, igreja de petropolis
Passeio pelo centro histórico de Petrópolis

Um pouco mais sobre Petrópolis

O Imperador D. Pedro I, ficou encantando com a exuberância da natureza e o clima ameno da cidade, quando a visitou enquanto fazia o Caminho do Ouro. Ele resolveu então que lá seria o lugar ideal para construir o seu palácio de verão. Porém, foi seu filho D. Pedro II que colocou em prática o sonho de seu pai. Petrópolis se tornou então, a segunda cidade projetada no Brasil (atrás apenas de Recife).

Confira também: Petrópolis: as melhores dicas para você planejar a sua viagem

O nosso roteiro de bike pelo Centro Histórico de Petrópolis

Há muito o que explorar em Petrópolis, mas o roteiro que escolhemos foi o seguinte: Valparaíso > Relógio das Flores > Praça da Liberdade > Avenida Koeller > Bohemia > Palácio de Cristal > Catedral > Museu Imperial > 16 de Março > Relógio das Flores > Valparaíso.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Centro Histórico de Petrópolis, petropolis, catedras de petropolis
Centro Histórico de Petrópolis visto de cima

Do ponto de partida até o Relógio das Flores você irá passar por ruas residenciais, bem tranquilas e arborizadas. É uma pedalada bem rapidinha até o primeiro destino.

O Relógio das Flores é um jardim com um relógio gigante feito com flores, o nome é bem autoexplicativo, não? Um belo trabalho paisagístico. Seguindo o roteiro, em 3 minutinhos e você chega na Praça da Liberdade, uma praça bem agradável onde é possível comer uma pipoca ou um sorvete e observar o movimento do dia a dia dos petropolitanos. Mas como tínhamos acabado de começar, achamos melhor seguir caminho, pois ainda havia muito o que ver.

A Avenida Koeller foi a nossa próxima parada. Ela é uma rua com prédios bem importantes, como a sede da prefeitura e a casa que pertenceu à Princesa Isabel. A avenida é cortada por um rio, com muitas árvores à margem. É um local ótimo para fotos! De lá fomos até a Cervejaria Bohemia, onde acontece o famoso Tour Cervejeiro.

Mais uns minutinhos pedalando e você chegará ao Palácio de Cristal, um local marcante para a história do Brasil. Lá foi onde aconteceu a libertação dos últimos escravos em Petrópolis, em 1888. O prédio é bonito por fora e por dentro. Foi construído para ser uma estufa de flores.

Centro Histórico de Petrópolis, passeios em petropolis
Palácio de Cristal

Chegando na Catedral São Pedro de Alcântara, espere ver uma linda igreja no estilo neogótico. Desse ponto começa o trajeto de volta para o ponto inicial, mas não sem antes passar pelo imponente Museu Imperial. O caminho até la é bem rápido, menos de 10 minutos, e você passará por um rua de paralelepípedos, super bonitinha, com casas charmosas, coloridas, e claro, ruas bem arborizadas.

Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis, Rio de Janeiro
Catedral São Pedro de Alcântara

Chegando ao Museu, não deixe de parar para umas fotos. O prédio é deslumbrante e o jardim é um espetáculo a parte. Mas olha, não pode andar de bike dentro do museu, viu! A gente entrou empurrando.

Saindo do sossego da área do Museu, seguimos pela Rua 16 de Março, uma rua bem movimentada, cheia de lojas. De lá, voltamos novamente ao Relógio das Flores e finalizamos nosso tour no Valparaíso. Que tal aproveitar para conhecer a melhor hamburgueria da cidade? A Dom Gourmet fica no Polo Gastronômico do Valparaíso e vai fechar com chave de ouro seu passeio!

Centro Histórico de Petrópolis, o que fazer em petrópolis, passeios em petrópolis
Centro de Petrópolis

Dicas gerais

A pedalada é leve e você só vai precisar fazer mais esforço na subida do Relógio das Flores para voltar ao Valparaíso. A subida é bem íngreme e eu tive que parar e empurrar a bicicleta, mas faz parte!

Em Petrópolis, cada pedacinho da cidade tem uma história, cada cantinho que você olha tem um lugar bonito e encantador, como o Palácio de Cristal e a Catedral, que são os pontos turísticos que mais gosto. Para relaxar e ler um livro, vá até o Museu! Os jardins são grandes e ótimos para você passar um tempo de bobeira.

petrópolis, o que fazer em petrópolis, passeio em petrópolis, museu imperial
Museu Imperial em Petrópolis

Já conheci algumas cidades pelo mundo, e uma das minhas favoritas é Petrópolis! A cidade é calma, com ruas tranquilas e com atividades para todos os gostos. Além disso, ela tem trilhas sensacionais, como a do Morro Açú, cachoeiras, e gastronomia de primeira, como o Trutas do Rocio. Se isso ainda não foi o suficiente para te convencer a conhecer nossa cidade natal, você pode dar uma olhada nessas 8 razóes para visitar Petrópolis.


Você pode gostar de ver:

Conheça o Bairro Quitandinha, em Petrópolis

Conheça o Bairro Rocio, em Petrópolis


 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

4 respostas

  1. Salve, gostei de vossa postagem. Estou participando de um curso em Petropolis at[e inicios de março 2016. Gostaria de participar de um grupo de pedalada… voces conhecem? Preciso tambem conseguir uma bicicleta para emprestar ou alugar… Podem me ajudar? Grato, Joao

    1. Oi João!
      Não conheço um lugar pra alugar bikes.
      Encontrei esse local na internet: Flash Bikes
      Dá uma ligada, eles devem saber onde tem!
      Rua Marechal Floriano Peixoto, 238 – Centro, Petrópolis – RJ, 25610-081
      Telefone:(24) 2242-9731
      Beijos

  2. Muito legal as dicas de vocês meninas! Parabéns! Já imaginaram se existisse um serviço de e-Bike Tour? Não precisaríamos mais empurrar bike ladeira acima! Então, eu estou com o projeto #eBikeTourPetrópolis pronto, buscando agora patrocinadores a fim de dar início aos passeios guiados por bicicletas elétrica-assistidas o quanto antes possível. Vocês estão desde já convidadas para o Tour Inaugural. Até breve!

    1. Oi Jarbas!! Que legal ter você por aqui! Tenho certeza que vai ser um tour super bacana para os turistas que querem conhecer Petrópolis de uma forma diferenciada. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *