Pernambuco

Pernambuco

Preparamos um compilado das principais informações sobre Pernambuco para te ajudar a planejar a sua viagem para o coração do Nordeste.

Pernambuco

Forró, frevo, baião, carne de sol, pamonha, bolo de rolo, barroco e rococó. A cultura, a gastronomia e as belíssimas paisagens de Pernambuco tornam o Estado num dos mais procurados pelos turistas. 

As altas temperaturas durante o ano inteiro contribuem para o grande volume de visitantes que a terra de Luiz Gonzaga recebe. Além disso, as festas populares e romarias que acontecem no Estado são únicas e inesquecíveis.


Turismo em Pernambuco

Para incentivar o turismo nas diferentes áreas do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco junto ao Ministério do Turismo dividiu o território em 14 regiões turísticas. Cada região tem como objetivo criar circuitos de turismo que contem a história de Pernambuco desde as suas raízes até os dias de hoje, com foco no potencial de cada zona.

As principais regiões turísticas de Pernambuco são as seguintes:

Águas e Vinhos do Vale do São Francisco

Composta pelos municípios de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, a região Águas e Vinhos do Vale São Francisco pode parecer surpreendente para muitos. 

Bem ali, no meio da caatinga, são produzidos vinhos e espumantes exportados para o mundo inteiro, o que atrai especialistas e apaixonados por vinhos para o local. Por ser às margens do Rio São Francisco, a região também conta com deliciosas praias de rio. 

Além disso, há muitos caminhos de trilhas para explorar a caatinga e o famoso complexo gastronômico do Bodódromo em Petrolina.

Cangaço e Lampião

Para lembrar a história de resistência do cangaço, os municípios de Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo se juntaram na região conhecida por Cangaço e Lampião.

A rota do Cangaço promove a cultura local e propõe atividades de experiência, praticamente uma imersão na história e costumes dos cangaceiros. Na cidade de Triunfo, é possível visitar o Museu do Cangaço e a Casa Grande das Almas, onde Lampião costumava viver.

Outros pontos de interesse na região são os engenhos de rapadura, as pinturas rupestres dos sítios arqueológicos e o trabalho dos poetas e repentistas.

Costa Náutica Coroa do Avião

Num dos cantos mais gostosinhos de Pernambuco, pouco visitado pelos turistas de fora do estado está a Coroa do Avião, coladinha com a Ilha de Itamaracá. Na região da Costa Náutica Coroa do Avião estão os municípios de Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá e Paulista.

Localizada no litoral norte de Pernambuco, a Rota Náutica Coroa do Avião garante águas calmas e quentinhas, além de uma culinária especializada em peixes e frutos do mar que é de tirar o chapéu. Pérola da região, a Ilha de Itamaracá é o berço da ciranda e a casa de Lia de Itamaracá, uma das mais expressivas cirandeiras do Brasil.

A região também é ideal para observação de vida marinha, especialmente no Centro Peixe-boi Marinho, e migração de aves. Isso sem falar nas casas coloniais e no clima de sossego.

Fé e Arte

Juntos, os municípios de Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Garanhuns, Ibimirim, Pesqueira e Sanharó formam a região turística Fé e Arte.

Nessa região estão concentrados diversos atrativos, como por exemplo pinturas rupestres em sítios arqueológicos que datam mais de 6 mil anos; turismo religioso na Vila de Cimbres, em Pesqueira; artesanato em renda e arte sacra dos mestres santeiros pernambucanos.

Isso sem falar no festival de inverno de Garanhuns, o maior do Estado, que conta com shows de música, apresentações de teatro e circo, recitais, e outras atividades artísticas e culturais para todas as idades.

História e Mar

Uma das regiões turísticas mais importantes de Pernambuco concentra os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. A região História e Mar faz jus ao nome e concentra importantes marcos históricos e lindas praias.

A rota da História e do Mar reúne os principais destinos pernambucanos e une os encantos da natureza às belezas da arquitetura. Entre ladeiras, as construções da época colonial são igrejas e casarões que dividem espaço com as palmeiras e os coqueiros.

A região também é ótima para observação de vida marinha, especialmente nas praias de Porto de Galinhas e no arquipélago de Fernando de Noronha. E para quem gosta de festa, o Carnaval e o São João são efervescentes e inesquecíveis.

As outras regiões turísticas de Pernambuco são as seguintes: Águas da Mata Sul; Encantos do Agreste; Encostas da Chapada do Araripe; Engenhos e Maracatus; Histórica, dos Arrecifes e Manguezais; Ilhas e Lagos do São Francisco; Moda e Ecoturismo; Serras e Artes de Pernambuco e Teares, Bordados e Raízes Musicais.


Quando visitar Pernambuco

Apesar de ser um Estado pequeno, Pernambuco tem quatro subdivisões climáticas, que variam de acordo com a quantidade de chuvas, a localização geográfica e as condições meteorológicas de cada microrregião. Por isso, em algumas áreas o clima é mais seco que em outras.

As divisões são basicamente o litoral, quente e úmido, a Zona da Mata, quente e seca, o Agreste e o Sertão, onde é mais quente e seco. Cada uma dessas regiões tem atrativos turísticos e podem ser visitadas em diferentes épocas do ano.

Verão em Pernambuco

O verão em Pernambuco é a temporada de chuvas em algumas partes do Estado, então é preciso planejar bem os passeios. Entre janeiro e abril, as chuvas são mais fortes no litoral, ao contrário das zonas do Agreste e Sertão, que sofrem com as secas na maior parte do ano.

Além de curtir as praias, o verão é também quando acontece o Carnaval, que é uma das maiores festas do Estado. Imperdível andar pelas ladeiras ao som do frevo seguindo os cortejos e blocos, com seus bonecos gigantes e trios elétricos.

Alguns dos melhores destinos de verão em Pernambuco são: 

  1. Ilha de Itamaracá
  2. Fernando de Noronha (época de surf)
  3. Jaboatão dos Guararapes
  4. Maracaípe
  5. Porto de Galinhas
  6. Praia de Carneiros
  7. Olinda
  8. Recife

Inverno em Pernambuco

O inverno no Nordeste é a temporada seca, ou seja, sem chuvas no horizonte, com dias claros e azuis e água clarinha. Raramente as temperaturas chegam a menos de 25º no litoral e a água está sempre quentinha. Por isso, o Estado é uma ótima pedida para quem quer viajar na baixa temporada.

Os melhores destinos de inverno em Pernambuco, seja pela natureza ou pelos eventos que acontecem por lá, especialmente o São João, são os seguintes:

  1. Caruaru
  2. Garanhuns
  3. Gravatá
  4. Fernando de Noronha
  5. Olinda
  6. Petrolina
  7. Recife
  8. Serra Negra, Bezerros

Cidades turísticas em Pernambuco

  • Caruaru

Caruaru é conhecida como a Capital do Forró. Situada no agreste pernambucano, a cidade está a 168 km da capital, Recife. Um dos melhores destinos para celebrar o São João no Brasil, Caruaru oferece 30 dias de festa. A cidade também recebe todos os anos a encenação da Paixão de Cristo, no Teatro Nova Jerusalém.

Algumas das atrações principais da cidade são a Feira de Artesanato de Caruaru, o Museu do Forró Luiz Gonzaga, o Museu do Cordel Olegário Fernandes e o Museu Casa de Mestre Vitalino. Para quem gosta de trilhas e natureza, os pontos mais interessantes são a Pedra do Cachorro e a Serra dos Cavalos.

  • Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos destinos mais disputados do Nordeste do Brasil. A Ilha está localizada a 540 km do Recife e tem praias com águas azul turquesa, areias claras, morros e muitas trilhas.

Conhecida por ser um destino bem caro, a ilha de Fernando de Noronha tem uma série de taxas de preservação obrigatórias e poucas opções econômicas para os viajantes mais pão duros. Ainda assim, é possível encontrar pousadas mais em conta. De todo modo, é um investimento que vale cada centavo.

As praias mais famosas de Noronha são a Baía dos Porcos, a Baía dos Golfinhos, a Praia da Conceição e a Praia do Porto, mas a lista de praias é bastante extensa. A Ilha é ideal para mergulhos por conta da altíssima visibilidade e da grande variedade de espécies marinhas que vivem na região. A Praia do Porto, inclusive, tem uma embarcação naufragada que traz um charme a mais para o mergulho.

Seja para quem viaja entre amigos, família, solo ou em casal, Noronha é um destino de sonho. Que privilégio ter esse cantinho no nosso território, né?

  • Olinda

Olinda é Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO desde 1982, com as suas casas coloniais, igrejas barrocas, ladeiras e paisagens de tirar o fôlego. A cidade, construída sobre 7 colinas como Lisboa, está a 10 km da capital, Recife, o que significa uma viagem de apenas 20 minutos.

As casinhas coloridas são um charme à parte e é em meio às subidas e descidas da cidade que moram os seus segredos muito bem conservados. Os principais atrativos de Olinda são a Igreja Nossa Senhora do Amparo, a Igreja da Misericórdia, a Igreja do Alto da Sé – um dos mirantes mais bonitos da cidade – e Observatório Astronômico do Alto da Sé, o Convento de São Francisco, a Rua de São Bento e a Igreja do Carmo. 

Além disso, a Embaixada de Pernambuco, casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, conta com uma exposição permanente com mais de 60 bonecos gigantes usados no Carnaval.

  • Porto de Galinhas (Ipojuca)

A 63 km do Recife, a praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, é uma das mais badaladas de Pernambuco. As suas águas claras e cheias de peixinhos são ideais para curtir um dia na praia, um passeio de jangada ou um mergulho com snorkel.

Os principais passeios em Porto de Galinhas são as Piscinas Naturais, a Praia dos Carneiros, a Praia de Maracaípe – ótima para assistir ao pôr do sol, a Praia de Muro Alto e a Praia de Calhetas. Muitos viajantes aproveitam para dar um pulo em Maragogi, Alagoas, já que a cidade fica a apenas 2h de Porto de Galinhas.

  • Recife

O Recife é uma das capitais mais interessantes do Brasil. A cidade tem todo tipo de atrações turísticas e históricas, além de praias incríveis e uma vibe deliciosa.

Existem várias opções de roteiros na capital pernambucana, alguns dos mais interessantes contemplam Arte e História, outros História e Natureza. Além disso, é possível visitar outras cidades em bate e voltas a partir do Recife, como Olinda, Porto de Galinhas e a linda Praia dos Carneiros.

No Recife Antigo, as principais atrações são o Marco Zero, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Torre Malakoff, o Paço do Frevo e o conjunto urbano da rua da Aurora. Um passeio que pode durar uma manhã inteira é o Instituto Ricardo Brennand.

Para complementar o dia, um giro pelo Museu Cidade de Recife, no Forte São Tiago das Cinco Pontas, junto com a Igreja de São Pedro dos Clérigos, o Mercado São Jorge e a Casa da Cultura.

Reserve uma parte do dia para curtir a famosa Praia de Boa Viagem, uma das praias urbanas mais bonitas do país. Mas atenção: a praia é reduto de tubarões. Tenha cuidado e observe a sinalização.


Pronto para turistar em Pernambuco?

Praias de rio, pontos de mergulho, história, cultura, gastronomia, mar e sertão. Nada melhor do que um Estado rico em belezas naturais e construídas para curtir umas boas férias.

Depois dessa lista de destinos e curiosidades, ficou ainda mais fácil organizar o seu roteiro por Pernambuco. Pronto para fazer as malas e embarcar para lá?


Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Roteiro Recife

Passeios em Recife

Praias em Pernambuco

Roteiro Fernando de Noronha

Praias de Fernando de Noronha

Onde ficar em Fernando de Noronha

Lua de Mel em Fernando de Noronha

Pousadas baratas em Fernando de Noronha

TOP 5 lugares para conhecer em Pernambuco

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha

Mergulho de cilindro em Fernando de Noronha

Como planejar sua viagem para Porto de Galinhas

5 praias imperdíveis em Porto de Galinhas e arredores

Mala de Aventuras