Você já ouviu falar no Poço Azul  e Encanto Azul na Chapada das Mesas?! Este é um destino cheio de surpresas: grutas, cachoeiras, mirantes, trilhas, rios, montanhas e poços com águas azuis. Sim! A natureza caprichou nesse pedaço de terra do Maranhão com dois Poços Azuis fantásticos. É tão impressionante que parece de mentira e chega a doer os olhos de tão vibrante!

Nesse post você vai conferir onde ficam os famosos poços azuis da Chapada das Mesas, como chegar, a melhor época para ir e claro, muitas fotos desse lugar mágico!

Se você está organizando a sua viagem para a Chapada das Mesas, esse post vai ser muito útil para você montar o seu roteiro com os passeios mais famosos e lindos da região. Para todas as informações, é só continuar lendo o post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Poço Azul e Encanto Azul: como chegar?

O Encanto Azul e o Complexo do Poço Azul estão localizados no município de Riachão e apesar de serem passeios mais distantes de Carolina (cerca de 130 e 135 km), que é a cidade onde costumam ficar os turistas que visitam a Chapada das Mesas, são atrações completamente imperdíveis. É bem tranquilo chegar lá, pois o trajeto é feito quase todo em uma estrada asfaltada, em boas condições e um pequeno trecho de estrada de terra que também é bem boa de qualidade e estrutura.

Os atrativos não contam com linhas de ônibus regulares, por isso é necessário alugar carro ou contratar serviços de transfers, em Carolina. Então, não precisa se preocupar sobre como chegar nos poços, pois tudo é muito simples e rápido.


#DicaDaGaia: Nós sempre usamos e recomendamos o uso da RentCars para aluguel de carros. Além de eles terem um dos melhores preços do mercado, eles possuem os melhores modelos de veículos e os mais atuais. Sempre que viajamos, nunca tivemos problemas com eles, muito pelo contrário. Tudo sempre foi muito prático e fácil. O serviço é ótimo e vale muito a pena! Recomendamos! Clique aqui para fazer a sua cotação na RentCars!

poço azul e encanto azul estrada de terra
A estradinha de terra que leva até o Poço Azul e Encanto Azul.

Poço Azul e Encanto Azul: quando ir?

Os poços recebem muitos visitantes todos os dias, mas existem algumas dicas para fugir um pouco da muvuca. A primeira dica é: procure chegar cedo em qualquer dia que você for. E a segunda dica é evitar, na medida possível, finais de semana e feriados. Um ponto importante de se dizer é que os tons azulados das águas ficam mais intensos com a incidência de luz no interior dos poços. Então, programe-se para escolher um horário que seja cedo e ao mesmo tempo, seja ensolarado.

No Encanto Azul, por exemplo, a luz costuma entrar entre às 9h30 e às 11h30. Já no inverno local, que vai de janeiro a abril, a luz é melhor das 12h às 15h30, segundo alguns guias locais. A alta temporada da região acontece durante os feriados prolongados e durante as férias de meio e inicio do ano, mas a melhor época para visitação é do mês de Maio a Setembro, que é a época do fim das chuvas.

 

Já nos meses de Outubro a Abril, a incidência de chuvas é bem maior e além de poder atrapalhar um pouco o passeio em quesitos práticos, a chuva deixa a coloração das águas menos transparentes e atraentes.

poço azul e encanto azul vista de cima
Olha a vista de cima do Encanto Azul que coisa mais perfeita!

Leia também: Chapada das Mesas: guia completo para planejar a sua


Poço Azul e Encanto Azul: onde ficar?

Para facilitar ainda mais a sua vida na hora de organizar e planejar a sua viagem, a gente vai dar algumas sugestões de acomodações. Começando pela pousada Rancho das Estrelas, que foi onde nos hospedamos em Carolina. A pousada tem um ótimo custo x benefício, café da manhã maravilhoso e quartos simples, mas confortáveis. Tivemos uma ótima experiência por lá e recomendamos muito a hospedagem.

Outra opção de acomodação é a Pousada do Lajes, que possui ótima localização, é um pouco mais simples que a anterior, mas sem deixar a desejar no conforto e comodidade. A propriedade oferece estacionamento gratuito e café da manhã servido diariamente para os hóspedes.

Por último, outra opção para você ter na sua lista é a Pousada dos Candeeiros que possui uma localização privilegiada, bem no centrinho de Carolina, piscina ao ar livre e buffet de café da manhã servido diariamente. Apesar dos quartos simples, eles são amplos e possuem ar condicionado, não deixando faltar conforto para os viajantes.

poço azul e encanto azul pousada rancho canto das aguas
Um dos quartos da Pousada Cantos das Águas. (Foto: divulgação Booking)

Poço Azul e Encanto Azul: como fazer os passeios?

Já imaginou nadar em uma cachoeira com águas azuis? Então se prepara, pois se você está indo para a Chapada das Mesas e vai ter que reservar um dia da sua viagem para conhecer o Poço Azul e o Encanto Azul. Eles são nascentes que formam esses poços com águas super cristalinas!

Os dois poços ficam próximos – são 6km de distância entre um e outro – e ambos estão no município de Riachão, a 135km de Carolina, cidade que recomendo que você se hospede para fazer os passeios pois possui uma estrutura melhor.

Fizemos esse passeio por conta própria e não tivemos problema algum! Usamos o Waze e o Google Maps para nos localizar e estávamos em um carro de passeio – eles melhoraram a estrada que liga o Poço Azul ao Poço Encanto Azul, então agora ficou viável ir sem carro 4×4. Veja abaixo mais informações sobre como fazer os passeios nos poços azuis da Chapada das Mesas!

poço azul e encanto azul
A cor da água é realmente hipnotizante!

Veja também: 12 passeios imperdíveis na Chapada das Mesas


Encanto Azul

O caminho para chegar nos dois poços é o mesmo: você deve dirigir 135km de Carolina até o município de Riachão, pela BR mesmo. A estrada é tranquila e na maior parte do tempo, uma reta. Chegando perto de Riachão você vai ver alguma placas indicando o Complexo do Poço Azul. Mas, atenção, aqui vai uma primeira dica muito importante: o Encanto Azul não fica dentro do Complexo do Poço Azul!

Quando organizamos a nossa viagem não vimos essa informação em lugar algum e fomos direto para o Complexo com a intenção de visitar o Encanto Azul. Lá, descobrimos que esse poço não faz parte do complexo e fica a 6km dali.

Dica: vá primeiro no Encanto Azul e depois no Complexo do Poço Azul conhecer as outras cachoeiras. É importante chegar lá com bastante luz solar incidente para ver o poço com uma cor azul ainda mais intensa.

A estradinha de terra que liga o Complexo do Poço Azul ao Poço Encanto Azul foi reformada recentemente, então agora é viável ir de carro de passeio. Foi bem tranquilo fazer esse trajeto por conta própria e não tivemos problemas para encontrar a entrada, tinham placas indicando!

poço azul e encanto azul encanto
Esse é o Encanto Azul e você não vai querer ir embora tão cedo de lá.

A entrada do Encanto Azul custou R$20 por pessoa. Descemos uma escada bem íngreme e chegamos em um riacho que já tinha uma coloração super bonita. Andamos mais um pouco e nos deparamos com um verdadeiro paraíso: um poço muuuito azul, cheio de peixinhos e com uma caverna ao lado, deixando a paisagem ainda mais surpreendente e exuberante!

Ficamos literalmente encantados: além de tudo isso, a água tinha uma temperatura perfeita para ficar horas nadando! Mas, como nem tudo é perfeito, a caverna é a casa de muitos morcegos que deixam o poço fedorento por causa do cocô deles. Eca! Então, atenção na parte perto da caverna.

Nós chegamos por volta das 10h30 e ficamos 1h por lá. Foi o suficiente para nadar bastante, apreciar a beleza do lugar e tirar muitas fotos! Depois das 14h, a luz do sol já não bate mais no poço, então é bom se planejar para vê-lo tão lindo quanto nas fotos!

Complexo do Poço Azul

O Complexo do Poço Azul reúne, além do incrível Poço Azul, outras cachoeiras imperdíveis como a Santa Bárbara com a sua queda com mais de 70 metros e também a Cachoeira dos Namorados, que não tivemos a oportunidade de conhecer dessa vez, pois o acesso estava interditado.

poço azul e encanto azul poço
O Poço Azul é o cenário mais deslumbrante!

A entrada custa R$60 por pessoa e dá direito a usar toda a estrutura do local, que é super bem cuidado e organizado. O acesso às cachoeiras é feito por passarelas de madeira, com corrimão, deixando o passeio mais seguro e acessível. Dentro do complexo há também um ótimo restaurante para almoçar e banheiros.

Mas, vamos ao que importa? Para conhecer o famoso Poço Azul, caminhamos pelas passarelas de madeira cerca de 800 metros – o caminho era todo sinalizado e bem tranquilo! Chegando perto do Poço, já pudemos avistá-lo de cima. Aquela coloração única e super convidativo para um mergulho! Apertamos o passo e logo chegamos no poço que é realmente sem palavras!

Um enorme espaço para nadar, algumas quedinhas formando mini cachoeiras e muitas pedras para descansar pegando um solzinho. Um lugar realmente incrível que você precisa conhecer! Ficamos por lá cerca de 2h, aproveitando cada segundo! Nos falaram que o melhor horário para aproveitar o poço é entre 11h e 14h, por causa da luz solar que é mais incidente, como já deixamos de dica aqui no post. Então, lembre-se sempre dos horários, ok?

poço azul e encanto azul mergulho
É o paraíso! Imperdível!

Leia também: Onde se hospedar na Chapada das Mesas


Outras atrações imperdíveis na Chapada das Mesas

Não pense você que a Chapada das Mesas é composta apenas pelos poços azuis, não. Vamos te dar também algumas sugestões bem legais de cachoeiras para você conhecer por lá e que são super turísticas também. Vamos lá!

  • Complexo da Pedra Caída: um complexo repleto de atrações e atividades incríveis da região, como: a Cachoeira do Santuário, o Cânion do Santuário, a Cachoeira da Caverna, Cachoeira do Capelão e outras;
  • Cachoeira da Prata e Cachoeira São Romão: as duas cachoeiras mais imponentes e famosas da região: da Prata e São Romão;
  • Portal da Chapada: formação rochosa muito curiosa e muito linda, com um visual maravilhoso para o Morro do Chapéu. Também é o cartão postal da Chapada das Mesas, que é também o melhor lugar para apreciar o pôr do sol! Fica bem pertinho do Complexo da Pedra Caída.

Aproveite para ver o vídeo da nossa experiência no Poço Azul!

Pronto para conhecer o Poço Azul e Encanto Azul?

Depois de tantas dicas incríveis, esperamos ter ajudado você a organizar e planejar a sua viagem para a Chapada das Mesas e para conhecer o Poço Azul e Encanto Azul. Se você já tiver ido para lá, deixa aqui nos comentários para a gente a sua experiência. E caso tenha ficado alguma dúvida, escreve para a gente também nos comentários. Vamos tentar responder o quanto antes! Boa viagem!


Outros posts que você vai gostar:

Chapada das Mesas + Lençois Maranhenses: roteiro de 10 dias

Descubra por que vale a pena conhecer São Luís do Maranhão

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

2 respostas

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei as dicas! Elas serão muito úteis. Minha esposa e eu estamos nos planejando para visitar a Chapada das Mesas nesse próximo mês de Agosto. A viagem de vocês para lá foi recente? Sabem me informar como estão as atrações por conta do coronavírus?

    Outra coisa, vocês não usaram transfer nem guia em nenhum dos passeios por lá? Tudo feito por conta mesmo?

    Abraços.

    1. Oi thiago! Eu estive na Chapada das Mesas em Agosto de 2018. É uma ótima época!
      Sobre coronavírus, não sei te dizer… =/
      Fizemos todos os passeios por conta própria, menos o passeio para a Cachoeira da Prata.
      Nesse post aqui você pode ler todas as infos dos passeios e como fizemos: https://maladeaventuras.com/chapada-das-mesas/

      Aproveite sua viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *