Quer entender o que é VPN e porque é mais seguro usar essa ferramenta durante as viagens? Nesse post vamos te explicar tudo sobre VPN: o que é, como usar e como deixar a sua conexão muito mais segura quando estiver viajando para outros países.

Poder viajar e estar conectado é incrível. Lembro que alguns anos atrás, na primeira viagem internacional que eu fiz (final de 2009!) ainda levava cartão pré pago para ligar para a família usando um orelhão. Não tinha a facilidade do whatsapp e mal usava as redes sociais, como o Facebook.

Hoje em dia, viajamos com um chip de internet e também podemos conectar o celular a qualquer rede wifi disponível. Checar e-mails, acessar o Instagram, Facebook e Whatsapp ficou muito mais fácil! Até assistir séries e acessar os seus sites e aplicativos preferidos. Porém, em alguns países, tais apps não estão liberados ou é preciso ter uma segurança maior para acessar a internet sem prejudicar os seus dados – é aí que entra o VPN.

Continue lendo para entender como funciona o VPN e para que serve!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


O que é VPN

A sigla VPN vem do inglês Virtal Private Network, em português quer dizer Rede Privada Virtual. Para deixar a explicação mais acessível – visto que muita gente, inclusive eu, não entende muito de tecnologia – vou explicar de forma simples:

Imagine que você se conectou ao wifi de um restaurante. É uma rede aberta, disponível para qualquer pessoa. Ao se conectar, os seus dados (login e senhas, conversas, fotos que estão hospedadas na nuvem…) ficam vulneráveis na rede. Se alguma pessoa mal intencionada intercepta essa rede, os seus dados estarão visíveis para serem acessados! Ou seja, seus dados ficam expostos e pode até acontecer coisas mais sérias, como invadirem seus apps, pegarem senhas e etc.

E é aí que entra a VPN – uma rede privada virtual, onde os seus dados são criptografados e mesmo que a pessoa acesse a rede que você está, seus dados estarão seguros e protegidos! Uma VPN é um túnel seguro entre seu dispositivo e a Internet. As VPNs são usadas para proteger você no Wi-Fi público, contra hackers, roubo de informações, espionagem, censura e outras ameaças online.

Uma rede privada virtual oferece um alto nível de segurança online. Você pode navegar online com um endereço IP diferente. Não importa se você está no Brasil ou no exterior, a VPN permite navegar na Internet de forma segura e privada.


Como usar uma VPN

Agora que você já sabe o que é uma VPN e para que serve, vamos entender como usa-la? É mais simples do que você imagina.

Para usar uma VPN para o Brasil no seu celular, a gente indica a ExpressVPN, empresa renomada da área. Com aplicativos para iOS e Android, a ExpressVPN é fácil de usar em dispositivos móveis – afinal, estamos cada vez mais concentrando nossas atividades em celulares e tablets, incluindo serviços bancários, streaming e envio de mensagens. Então, é cada vez mais importante proteger nossos dados com uma VPN nestes dispositivos, especialmente quando usamos um WI-FI público, né?

Abaixo você consegue ver o passo a passo de como baixar o aplicativo e começar a usar a rede privada virtual. É necessário assinar um plano – você pode optar por 1 mês, 6 meses ou até 12 meses. O valor é super em conta e o custo benefício é excelente.

como usar vpn
Passo a passo para usar a rede VPN da ExpressVPN

VPN nas viagens

Cuba, Myanmar, China, Vietnã e Emirados Árabes são alguns dos países com censura na internet – ou seja, você não consegue acessar alguns aplicativos, ao fazer buscas no google, não são todos os sites que aparecem e por aí vai.

Então, se você é um viajante que adora conhecer países diferentes como esses, vai fazer um ótimo uso da VPN. Leia abaixo alguns motivos para usar VPN nas suas viagens:


Países com restrições

Como falei, há diversos países com restrição ao acesso à internet. Você inclusive pode conferir essa lista aqui que encontramos na Wikipédia para saber mais sobre a lista de países.

Se você for viajar para algum desses países, por exemplo, é imprescindível ter uma rede VPN para se conectar. Dessa forma, ao se conectar à alguma internet, vão pegar a localização que a sua VPN oferecer – no caso, vai ser como se você estivesse no Brasil e assim você vai poder acessar todos os seus aplicativos e sites normalmente.


Mais segurança na sua conexão

Já citei, lá no início do post, a importância da rede VPN para manter os seus dados seguros.

Quando viajamos, o que mais queremos, depois de um dia de muitos passeios e fotos, é acessar a internet para compartilhar nas redes sociais um pouquinho do que vimos, além de comunicar com a família, acessar sites para pesquisar dicas para o dia seguinte da viagem e por aí vai.

Em vários lugares é fácil achar wi-fi liberado, né? Mas é aí que está o perigo quando você acessar sem ter uma VPN. Essas conexões gratuitas são muito vulneráveis e qualquer pessoa que esteja conectada na mesma rede que você, pode invadir os seus dados! Já imaginou a dor de cabeça de ter suas senhas e contas roubadas?

É por isso que é muito recomendado você usar VPN durante as suas viagens. É uma forma de proteger os seus dados de terceiros!

acessar internet vpn
Com uma VPN você consegue acessar a internet com segurança, de qualquer lugar!

Assistir suas séries na Netflix em português

Você provavelmente já reparou que, quando você está viajando para outro país, como os Estados Unidos, muitos sites e conteúdos que aparecem no seu celular estão em inglês. E isso acontece por conta da localização da sua rede! Usando o VPN, sua localização, como falei, vai se manter no Brasil, então você vai ter acesso à sites em português.

Um ótimo exemplo é assistir à Netflix. Quando você está com o IP nos EUA, poucos títulos oferecem a opção de legenda em português. Dessa forma, você vai conseguir assistir seus filmes e séries com áudio em português ou legenda!


Conclusão

Se a privacidade é importante para você, você deve usar uma VPN sempre que se conectar à Internet. Um aplicativo VPN roda no plano de fundo de seu dispositivo para que ele não atrapalhe enquanto você usa outros aplicativos, faz streaming de conteúdos e navega na Internet. E você terá paz de espírito sabendo que sua privacidade está sempre protegida!


Porque usar a ExpressVPN

A ExpressVPN é uma empresa consolidada no mercado, que oferece diversas vantagens! Abaixo, você pode conferir algumas informações importantes!

vpn porque usar


Gostou da dica? Com uma rede VPN você vai ter mais segurança e tranquilidade para acessar a internet durante as suas viagens! E se você quer mais dicas de viagem, aproveite para ler também:

Seguro viagem nacional: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o melhor?

Para onde viajar em 2021 (Pós Coronavírus): 30 destinos internacionais e nacionas

Roteiro de viagem: 10 dicas imperdíveis para você montar o seu

Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco


 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *