Paraty é um dos nossos destinos favoritos no Estado do Rio de Janeiro e as praias são o grande destaque da região. Das mais badaladas até as mais desertas, todas as Praias em Paraty são apaixonantes.

Está planejando sua viagem para essa cidade incrível? Então você precisa conhecer as 12 melhores praias em Paraty e nas redondezas. Fizemos uma lista com lugares maravilhosos para você visitar. Continue sua leitura para descobrir que praias são essas que vão deixar sua viagem inesquecível!


Tudo sobre as praias em Paraty

Antes de mais nada, Paraty é um tipo de cidade mágica, onde a história do nosso período colonial se encontra com as belezas inigualáveis da região. As ruas do Centro Histórico são um verdadeiro charme e passear por lá nos faz voltar ao tempo de barões e baronesas do açúcar.

Praias em Paraty: as 12 melhores praias em Paraty e redondezas
As portinhas charmosas e coloridas do Centro Histórico de Paraty pedem uma foto!

Contudo, existe uma parte da riqueza de Paraty que não está visível aos olhos em um primeiro momento. As praias em Paraty atraem milhares de turista do Brasil e do mundo por causa de sua beleza única e do perfeito encontro entre Mata Atlântica e mar.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Das mais badaladas, até as mais desertas, em Paraty você vai encontrar praias com um visual de tirar o fôlego. Águas calmas transparentes em tons de verde e azul incrível dão o tom por lá e te convidam a mergulhar, praticar SUP e aproveitar o banho de mar.

Mas vale lembrar que as melhores praias de Paraty são acessíveis por barco e algumas delas estão ainda fora do circuito convencional das escunas. Para você conhecer melhor essas praias fizemos uma lista bem legal falando um pouco mais sobre elas e tenho certeza de que você vai ficar impressionado(a) com a beleza delas.

o que fazer em paraty
Vale super a pena fazer um passeio de barco em Paraty e conhecer as praias lindas das ilhas!

Como chegar em Paraty

Paraty é uma cidade localizada na chamada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro e fica próxima a outros destinos bem conhecidos dos turistas, Angra dos Reis e Ilha Grande. O aeroporto mais próximo é o do Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional Tom Jobim), que está a 243km de distância.

Para chegar até Paraty você deve pegar a BR-101 por todo o trajeto até a entrada de Paraty. Mas fique atento, principalmente com chuva, pois a estrada é muito sinuosa e toda em mão dupla.

Se você veio de outros Estados, eu recomendo alugar um carro para chegar até Paraty. A melhor opção de aluguel de veículos é a Localiza. No site deles você encontra os melhores preços e condições, além de forma facilitada de pagamento. Então clique aqui e faça sua cotação.


Aproveite para ler: O que fazer em Paraty: 20 passeios imperdíveis


Qual é a melhor praia em Paraty para se hospedar

Uma das melhores regiões para se hospedar em Paraty é o Centro Histórico, mas sabemos que ele não fica em frente ao mar. Assim sendo, para quem quer ficar com o pé na areia e em uma região mais tranquila, a Praia do Jabaquara é uma ótima opção, mas lembre-se que será necessária uma pequena caminhada até o centro.

Por outro lado, quem não abre mão de ficar perto do centro, a Praia do pontal também guarda algumas boas sugestões de hospedagem. Com isso, para escolher a melhor para em Paraty para se hospedar é só levar em conta quão perto do centro você deseja ficar.

Aproveite para ler o post com dicas exclusivas de hospedagem que preparamos para você: Onde ficar em Paraty: as 20 pousadas mais incríveis

Para se hospedar em um lugar mais isolado e liindo demais, de frente para o mar, a nossa super dica é essa casa que fica em Paraty Mirim, ao lado do Saco do Mamanguá. Você vai ver mais pra frente nesse post como é linda essa região.

Clique aqui para saber mais informações sobre essa casa de frente para o mar e fazer a sua resreva!

Praias em Paraty: as 12 melhores praias em Paraty e redondezas
Casa incrível de frente para o mar em Paraty Mirim

Praias em Paraty: acessíveis de carro (próximas do centro)

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que as praias do Jabaquara e do Pontal são as mais próximas do centro histórico e acessíveis de carro. Contudo, elas não são tão boas para banho quanto as que ficam nas ilhas, mas isso não quer dizer que elas não valem a pena serem conhecidas.

Caso você esteja hospedado no centro histórico, por exemplo, eu recomendo uma caminhada no final do dia pela orla dessas praias, ou então parar em um dos restaurantes e saborear deliciosos pratos de frutos do mar. A vista é linda e um prato cheio para fotos muito legais.

1. Jabaquara

Em primeiro lugar temos Praia do Jabaquara, que fica a uma curta caminhada do centro histórico de Paraty. Apesar do mar calmo, ela não é uma das melhores para banho como disse, mas ainda sim muitos turistas vão para a região para praticar SUP, vela e caiaque.

Com uma faixa de areia mais extensa e alguns quiosques e restaurantes na orla, a Praia do Jabaquara é aquele tipo e lugar para curtir Paraty depois de um dia passeando de barco. Além disso, aqui você encontra algumas pousadas e hotéis para quem quer fugir do burburinho do centro da cidade.


2. Pontal

Coladinha ao centro histórico, a Praia do Pontal é bastante movimentada. Aqui o banho de mar não é a atividade favorita dos seus frequentadores, mas sim sentar nos quiosques e restaurantes para tomar uma cerveja gelada e comer alguns petiscos de frutos do mar frescos.

Por causa do mangue as águas da Praia do Pontal são mais escuras. Além disso, é daqui que saem os barcos, então sempre vemos uma espécie de óleo que sai dos barcos. Por causa disso ela não é boa para banho, mas sentar aqui e relaxar são um ótimo programa em Paraty ao final do dia.

praias paraty
Vista aérea da cidade de Paraty! Foto: Breno Madeira

Praias em Paraty: acessíveis de barco (saída do píer de paraty)

Sem dúvida, as melhores praias Paraty são aquelas que precisamos pegar um barco para chegar até elas. Existem vários passeios de escuna que saem do píer e percorrem muitas delas. Contudo, eu acho que alugar um barco particular te dá maior liberdade para conhecer algumas praias fora do circuito das escunas, sem contar que o barco vai ficar à disposição se você quiser ficar mais tempo em algum lugar.

Vamos então conhecer as melhores Praias em Paraty acessíveis de barco.


03. Saco da Velha

O Saco da Velha é uma pequena enseada muito charmosa emoldurada pela Mata Atlântica e banhada pelas águas calmas da baia de Paraty. Diversos barcos param por aqui, principalmente na hora do almoço e com isso nem sempre você vai conseguir conhecer todas as belezas do lugar. Por isso recomendo um passeio particular para explorar melhor a região.

O Saco da Velha fica localizado em frente à Ilha do Algodão e é um lugar ótimo para mergulhar nas pedras. Além disso, lá mora um simpático senhor que te leva até um mirante e também a uma gruta na beira da praia.


04. Ilha do Algodão

A Ilha do Algodão é a maior da região de Paraty e suas águas transparentes são perfeitas para quem gosta de mergulho. Ela é uma das queridinhas da baía de Paraty e muitos barcos e escunas fazem parada na ilha para você cair na água.

Outra dica na Ilha do Algodão fica por conta do Restaurante do Hiltinho (você encontra outra unidade do restaurante no centro). Ele é bem famoso na região e serve pratos de frutos do mar, além de petiscos e bebidas bem frescos.

praias em paraty
Já imaginou viver nessa casinha? Uma das belíssimas paisagens que encontramos durante um passeio de barco em Paraty

5. Praia do Engenho

Pertencente ao Saco do Mamanguá, a Praia do Engenho é uma pequena faixa de areia que muitas vezes passa despercebida pelos turistas, sem contar que ela fica de fora do circuito tradicional dos barcos e escunas.

Para quem quer ter a sensação de estar em uma praia quase deserta aqui é o lugar perfeito! Se você caminhar para dentro da mata vai encontrar as ruínas de um antigo engenho com sua roda d’água que ainda permanece firme e forte. Ah! E uns 600m a mais você chega a uma bela cachoeira.


6. Praia da Lula

Em seguida temos a Praia do Lula, uma das principais no circuito das escunas e normalmente o primeiro ponto de parada dos passeios. Aqui a Mata Atlântica e as águas claríssimas criam o cenário perfeito para relaxar e curtir sua viagem.

Minha dica é que você escolha um horário depois que as escunas tenham passado assim você fica com a praia toda para você. Ah! E não se esqueça de levar comida e bebida porque não há restaurantes ou quiosques na Praia da Lula.

passeio de barco paraty
Uma das praias lindíssimas que passamos durante passeio de barco em Paraty!

7. Praia Vermelha

A Praia Vermelha tem esse nome por conta da coloração avermelhada das suas areias. Ela é acessível apenas por barco e é ponto de parada das principais escunas, assim como a Praia da Lula. Com toda certeza, em Paraty a Praia Vermelha é uma das queridinhas dos turistas.

Logo de cara a vegetação da praia impressiona, mas diferentemente de outras praias quase desertas na Baía de Paraty, a Praia Vermelha oferece uma boa estrutura para os turistas, incluindo um bar com mesas e cadeiras (super recomendo o almoço por lá com a vista para o mar). As puitangueiras ao longo da praia também são um convite para se sentar embaixo delas e passar o dia relaxando.


8. Ilha do Pelado

A ilha do Pelado fica localizada em frente a Praia de São Gonçalo e é na verdade composta de duas ilhas, a Ilha Pelada Grande e Ilha Pelada Pequena. Antigamente não havia vegetação na ilha, o que gerou esse nome, mas hoje em dia a Mata Atlântica domina o cenário deixando tudo mais bonito.

Na ilha você vai encontrar quatro praia e em duas delas existem bares ótimos para tomar uma boa cerveja gelada e apreciar uns petiscos de frutos do mar. Por outro lado, as outras duas são mais para quem quer aproveitar a natureza e escutar o canto dos pássaros e o barulho do mar. O clima por lá é ótimo e tenho certeza de que você vai adorar!


9. Lagoa Azul

Outro ponto que eu adoro e que não podia ficar de fora da nossa lista de Praias em Paraty é a Lagoa Azul. E pelo nome já deu para imaginar que o lugar é lindo. Os tons de azul da água da Lagoa Azul em Paraty são incríveis.

praias em paraty
Um cantinho super azul da Lagoa Azul, durante o nosso passeio de barco em Paraty

Ela fica localizada no trajeto que segue até a Praia Vermelha e é um ótimo ponto de mergulho com snorkel. Vale lembrar que aqui não há faixa de areia, então vale a parada e aproveitar um tempo por lá de dentro do barco mesmo.


Praias em Paraty: nas redondezas

Depois de conhecer as melhores praias em Paraty acessíveis por barco, vou te mostrar algumas que ficam na redondeza e são um verdadeiro charme. As regiões do Saco do Mamanguá, Paraty Mirim e Trindade tem aquela vibe tranquila e despojada que a gente adora e temos certeza de que você também vai gostar.

10. Paraty Mirim

Paraty Mirim é uma pequena vila que fica a cerca de 18km de Paraty. O acesso é feito pela BR-101 (Rios-Santos) em direção a São Paulo até o KM 593. A partir daqui você vai pegar um trecho de estrada de terra até lá.

Paraty-Mirim é muito procurada por quem gosta de praias bem calmas e ambiente tranquilo. Talvez a dificuldade de acesso até contribua para a região ser bem tranquila, até porque quando chove a estrada fica bem ruim.

Dentre as principais atrações em Paraty Mirim temos o encontro do rio que dá nome a vila com o mar. O mangue completa o visual fazendo com que essa região seja o refúgio de muitas espécies marinhas. Muita gente aproveita para praticar SUP ou caiaque por aqui.

Além disso, nas praias em Paraty Mirim você até encontra algumas barracas vendendo bebida e comida, mas não existe uma infraestrutura muito boa para os turistas. Outra opção é alugar um barco e conhecer melhor o mar da região.


11. Saco do Mamanguá

Sem dúvida o Saco do Mamanguá é um dos meus lugares favoritos na região de Paraty, porque lá temos a sensação de que até o tempo passa mais devagar, o que é maravilhoso. O Saco é uma entrada de mar com 8km de extensão, 33 praias e 8 comunidades caiçaras vivem por lá. Além disso, ele é conhecido por ser o único fiorde do Brasil.

O acesso até essa região é feito preferencialmente por barco, embora há quem chegue até lá por trilha, mas é preciso um excelente condicionamento físico.

saco do mamanguá
Todo o esforço é recomenpensado ao chegar nesse visual!

Um dos passeios mais procurados no Saco do Mamanguá é a trilha do Morro Pão de Açúcar, de onde é possível observar a formação do fiorde. Recentemente eu fiz a trilha até o topo e apesar de ser bem puxadinha a vista lá de cima é de tirar o fôlego e faz tudo valer a pena!

Dentre as praias da região vale destacar a Praia Grande, que possui uma boa faixa de areia e algumas casinhas de pescadores. A Praia do Cruzeiro também é bastante visitada, pois é nela que começa a trilha do Morro Pão de Açúcar. Quando fizemos a trilha almoçamos em um restaurante na praia uma comida caseira muito gostosa e feita com todo carinho.

Para aproveitar melhor o Saco do Mamanguá existem algumas opções de hospedagem na região. Assim sendo, se você preferir pode ficar uns 2 dias por lá e depois se hospedar em outras regiões de Paraty.


Aproveite para ler: Conheça o Saco do Mamanguá: um paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro


12. Trindade

Por fim, temos Trindade, um dos lugares mais importantes da Baía de Paraty. Ela é parte da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e do Parque Nacional da Serra da Bocaina e fica localizada a cerca de 30km de Paraty. Suas praias, trilhas e cachoeiras são incríveis e atraem turistas de todo o lugar. Além disso, a vila de Trindade é um charme a parte e oferece uma boa estrutura para turistas, com ótimas opções de hospedagem, restaurantes e comércio.

Nós adoramos o charme rústico de Trindade e achamos que ela não pode ficar de fora do seu roteiro em Paraty.

praias trindade paraty
Trindade é uma cidadezinha próxima a Paraty, com praias lindíssimas

Opções de Praias em Paraty na região de Trindade não faltam e em todas você vai poder aproveitar bem o contato com a natureza. Uma delas é a Praia Brava, que fica após uma trilha de média dificuldade com duração de cerca de 30 minutos de caminhada. Não há moradores e as ondas fortes deixam a Praia Brava perfeita para os surfistas e para quem quiser, ainda existe uma cachoeira para tomar um banho refrescante de água doce.

Por outro lado, a Praia dos Ranchos já possui vários quiosques e restaurantes onde é possível saborear pratos maravilhosos de peixes e outros frutos do mar. Aqui o mar é calmo e ótimo para mergulhar. Além disso, daqui saem passeios para outras praias de Trindade, como a Praia do Sono, Piscina do Cachadaço, ou Praia da Ponta Negra.


Aproveite para ler: O que fazer em Trindade e arredores: as MELHORES dicas para a sua viagem


Passeios de barco em Paraty

Para conhecer as melhores praias em Paraty a melhor forma é fazer um passeio de barco e se você puder alugar um barco particular melhor ainda. Dessa forma você consegue fazer seu próprio roteiro e conhecer algumas praias que estão fora do circuito dos barcos e escunas comerciais.

passeio em paraty
Passeio incrível que fizemos de barco em Paraty

Chegando em Paraty você consegue encontrar barqueiros que oferecem passeios privados. Mas, se você preferir reservar tudo com antecedência e já chegar na cidade com o seu passeio reservado, pode ver algumas opções de passeios em Paraty no site Easy Travel Shop, que a gente sempre usa e indica. Clique aqui para saber mais!


Sem dúvida, Paraty é o destino perfeito para quem curte estar em contato com a natureza. As praias de Paraty são verdadeiras joias escondidas na baía e são apaixonantes. Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *