Experiências internacionais são sempre enriquecedoras, mas é importante tomar certos cuidados ao viajar para o exterior. Além dos riscos comuns, como golpes online e infelicidades gastronômicas, alguns comportamentos que parecem inofensivos em uma cultura podem ter significados completamente diferentes em outra.
O desconhecimento sobre essas diferenças pode levar os turistas a situações complicadas.
Abaixo estão algumas das regras mais peculiares que podem ser encontradas pelo mundo afora para você evitar cair em uma cilada – e algumas sugestões para se proteger das maiores armadilhas e perigos da internet quando estiver de férias no exterior.
1. O cliente nem sempre tem razão na Tailândia
Conhecida por suas praias paradisíacas e rico patrimônio cultural, a Tailândia tem uma particularidade pouco conhecida: ela tem uma das leis antidifamação mais rigorosas do mundo. Por isso, muito cuidado ao criticar um estabelecimento tailandês.
Ao desrespeitar esse conselho e deixar uma crítica ferrenha no TripAdvisor sobre um hotel, um estadunidense se viu em maus lençóis, em 2020. Ele acabou preso pela polícia da imigração e foi sujeito a uma multa de 35 mil reais.
2. Seguir a etiqueta social na Itália é indispensável
Como um verdadeiro paraíso cultural, a Itália dedica inúmeras regras para a preservação de locais e bens históricos. Um exemplo disso é a proibição de jogar futebol ou usar roupas “inadequadas” nas proximidades do Lago de Garda, uma vez que esses comportamentos podem perturbar os visitantes do local. Aos infratores, cabe uma multa de até 3.600 reais.
Em Roma, sentar-se na Escadaria Espanhola pode custar 1500 reais, valor que pode ser aumentado para 2400 reais se causar algum dano no local. Capri, por sua vez, proíbe o uso de pratos ou talheres descartáveis, impondo aos transgressores uma multa de 3.000 reais por esse tipo de ação.
3. Posar para o Instagram pode ser perigoso no Sri Lanka
Embora tirar fotos em monumentos históricos e paisagens turísticas seja um comportamento comum de todo viajante, esse hábito pode custar caro no Sri Lanka, onde muitas estátuas e artefatos são considerados sagrados.
Em 2012, três turistas franceses ignoraram essa regra e receberam penas de prisão por tirarem fotos “inadequadas” com uma estátua de Buda. Do mesmo modo, turistas são aconselhados a não virar as costas para essas imagens religiosas, pois isso é considerado desrespeitoso e, consequentemente, pode trazer consequências negativas.
4. Caça às espreguiçadeiras na Grécia
Se ao pensar em uma praia paradisíaca na Grécia, a primeira imagem que vem à sua mente inclui uma bela espreguiçadeira à beira mar, é melhor repensar seus desejos. Com o objetivo de preservar o ambiente costeiro, o país de Aristóteles e Platão implantou uma lei que limita a quantidade permitida de espreguiçadeiras em suas praias.
As autoridades gregas planejam até mesmo usar drones para conferir o cumprimento da regra, garantindo que 70% das praias permaneçam livres de espreguiçadeiras. A violação da lei poderá acarretar graves multas aos infratores.
5. Cigarros e fones de ouvido na Espanha
Quando o assunto é leis estranhas, a Espanha certamente merece uma menção honrosa. Nas praias das Baleares, como Playa de Talamanca, cigarros são estritamente proibidos e, se pegos fumando, os turistas podem ter que pagar uma multa de até 180 reais.
Além disso, usar fones de ouvido ao andar de bicicleta em território espanhol pode resultar em uma multa de 1200 reais. A mesma regra é aplicada na França, enquanto em Portugal e na Itália, é permitido aos ciclistas o uso de apenas um fone de ouvido.
Dicas para se manter em segurança
Além de estar ciente das regras específicas de cada país, como nos casos acima, os viajantes devem também seguir algumas recomendações gerais para se proteger durante viagens internacionais, como:
- Estar em alerta para não sofrer golpes de phishing: desconfie sempre de ofertas de hospedagens e voos que pareçam boas (ou baratas) demais para ser verdade.
- Usar uma VPN: essa ferramenta criptografa os dados de navegação e blinda a conexão contra acesso e vigilância por pessoas não autorizadas.
- Ter sempre em mãos documentos importantes: documentos como passaporte, visto e seguro de viagem devem ser sempre mantidos com você, preferencialmente guardando os originais em um local seguro e levando backups digitais.
- Manter amigos e familiares informados: isso não apenas vai tranquilizá-los, mas é também uma garantia de que, se algo acontecer, eles poderão agir para ajudá-lo.
Seguindo essas sugestões e atentando-se à cultura local, suas viagens serão muito mais proveitosas. Então, atente-se a isso e boa viagem!
Aproveite para ler também:
Seguro viagem para a Tailândia 2024: como escolher? é obrigatório? tem desconto?
Seguro Viagem Grécia (2024): Qual é o melhor seguro? Quanto custa?
Seguro viagem Itália 2024: como escolher o melhor para sua viagem, preços, dicas e desconto!