República Dominicana: tudo que você precisa saber sobre o país
República Dominicana

República Dominicana

O destino perfeito para as férias! A República Dominicana é o lugar para encontrar as praias mais azuis do caribe, hotéis all inclusive e dias lindos de sol!

República Dominicana

Praias muito azuis! É assim que podemos definir a República Dominicana com suas belas praias de areia branca e fina e águas onde o turquesômetro explode. Você já pode imaginar que os principais atrativos deste destino são ao ar livre e, por isso, encontrar dias de sol e céu azul é fundamental para uma excelente experiência. 

Portanto, se você está planejando fazer turismo na República Dominicana, não deixe de conferir esse guia de viagem com todas as dicas para que sua aventura seja inesquecível!

República Dominicana – dicas práticas sobre o país

No coração do Caribe, a República Dominicana merece uma visita. Além das belas praias e resorts incríveis, sua capital – Santo Domingo – é a cidade mais antiga das Américas e, com isso, carrega bastante história por suas ruas e monumentos.

Atualmente, existem voos diretos do Brasil, saindo de São Paulo, até Punta Cana. Eles costumam ter duração de 7h30 min. Saindo de outros destinos, será preciso fazer conexão em Guarulhos ou na Cidade do Panamá.

Se você já está pensando na viagem para a República Dominicana nas suas próximas férias, veja as dicas práticas que separamos para você:

  • Língua oficial: o idioma oficial da República Dominicana é o espanhol. 
  • Moeda: a moeda oficial da República Dominicana é o peso dominicano, representado pela sigla DOP e pelo símbolo RD$. Você encontrará circulando no país notas de 50, 100, 200, 500, 1.000, 2.000 pesos dominicanos.
  • Visto: a República Dominicana não exige visto para brasileiros, mas o tempo de permanência no país deve ser de até 30 dias. Para embarcar rumo ao país, você precisará de um passaporte válido, além de preencher o eticket da Aduana e apresentar o comprovante de vacina contra febre amarela.
  • Vacinas: brasileiros que desejam entrar na República Dominicana devem estar vacinados contra a febre amarela, então tenha em mãos seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). A vacina da febre amarela tem validade de 10 anos e precisa ter sido aplicada, no mínimo, 10 dias antes da viagem.
  • Seguro viagem: o seguro viagem República Dominicana não é obrigatório, mas a gente não recomendaria uma viagem sem essa proteção. Existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las nessa ferramenta de comparação de seguros.
  • Saúde: diferente do Brasil, a República Dominicana não possui atendimento público de saúde para turistas. Isso significa que se você tiver alguma intercorrência médica, precisará pagar pelo serviço se não estiver com um seguro viagem contratado.
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão da República Dominicana é de 120v e as tomadas são de 2 pinos retos paralelos (tipo A) ou 2 pinos retos paralelos e um pinto redondo no meio (tipo B). Por isso, não esqueça seu adaptador de tomada!

Turismo na República Dominicana

Se você é amante de boa gastronomia, praias, mergulhos e cenários cinematográficos, fazer turismo na República Dominicana vai ser incrível. O país, apesar de pequeno, possui belezas grandiosas. 

Agora, vamos entender as principais divisões turísticas do país, para você combinar um roteiro República Dominicana bem interessante:

Quando viajar para a República Dominicana?

Com tantas praias, ilhas e spots de mergulho, sua viagem para Punta Cana precisa coincidir com a estação do clima seco. Assim, você poderá aproveitar o destino em sua plenitude.

Verão na República Dominicana

O verão na República Dominicana não coincide com o verão brasileiro. A estação que começa em junho e termina em setembro é marcada por clima instável, com grandes possibilidades de chuva e também de furacões. 

Apesar disso, o clima é quente, com temperaturas em torno de 30ºC, e se você quiser arriscar, encontrará preços muito mais atrativos, já que esse período corresponde a baixa temporada no país.

Inverno na República Dominicana

Já o inverno na República Dominicana é considerado alta temporada no país. Isso porque a estação (que começa em dezembro e termina em março) é caracterizada pelo clima seco, pouca chuva e temperaturas agradáveis. Como a maior parte dos atrativos turísticos são ao ar livre, você poderá aproveitar tranquilamente cada passeio.

Além disso, é durante o inverno na República Dominicana que acontece o período de migração das baleias jubarte. Se você deseja ter a sorte de observar esses mamíferos gigantes, precisa estar perto do mar da cidade de Samaná.

Principais cidades para conhecer na República Dominicana

Se você ficou interessado em fazer turismo na República Dominicana, o seu roteiro certamente vai passar por uma (ou mais) dessas cidades. Então, vamos conhecê-las um pouco melhor!

Punta Cana

Você provavelmente já ouviu falar sobre os melhores resorts em Punta Cana. Esse destino de praia atrai turistas do mundo inteiro em busca de uma experiência luxuosa à beira de uma praia paradisíaca. Afinal, essa é a cidade mais procurada por aqueles que pensam em fazer turismo na República Dominicana.

Mas é claro que as dicas de o que fazer em Punta Cana vão além dos resorts magníficos da região. Com praias, ilhas, parques e plantações de café e de cacau, sempre haverá uma atividade para incluir no roteiro. Inclusive, se você é aventureiro, pode até mesmo nadar com tubarões na ilha flutuante conhecida como Reef Explorer.

Também não deixe de aproveitar os arredores da cidade. Caso escolha onde ficar em Punta Cana e decida conhecer as regiões próximas em passeios bate e volta, recomendamos ir até Isla Saona e também até Samaná. 

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Punta Cana:

Isla Saona

Conforme falamos anteriormente, Isla Saona é um destino que pode ser facilmente explorado em um passeio de bate e volta. Mas, caso você tenha tempo e vontade, pode incluir alguns dias hospedado na ilha tranquilamente. Cenário do filme “A Lagoa Azul”, conhecido pela Sessão da Tarde da TV Globo, a natureza é o grande destaque local e, com isso, Isla Saona é um tanto rústica.

Por aqui não há resorts de luxo como muitos outros destinos de praia na República Dominicana, mas sim pousadas mais simples e charmosas. Elas combinam perfeitamente com a atmosfera local, onde o tempo parece passar mais devagar. Aproveite essa oportunidade para relaxar e realmente descansar.

As dicas de passeios na Isla Saona não são cansativas. Você precisa aproveitar o marzão azul que estará à sua disposição e relaxar nas sombras das palmeiras. Snorkel é uma atividade clássica da região, assim como procurar estrelas do mar gigantes. E não deixe de saborear os peixes frescos nos restaurantes locais! 

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Isla Saona:

Santa Bárbara de Samaná

Esse é um povoado muito charmoso com casinhas coloridas e clima tropical super agradável. Também é possível conhecê-lo em um passeio no estilo bate e volta, mas há quem opte por se hospedar na região (e vale a pena, viu?!). 

Samaná também conta com paisagens deslumbrantes. Além das praias de areia branca e águas claras, você pode aproveitar piscinas naturais com cascata de águas turquesa cristalinas. Como a movimentação turística é bem menor por aqui, o aspecto intocável da natureza é muito mais evidente.

Santo Domingo

A capital da República Dominicana não é o destino mais procurado pelos turistas, mas a cidade tem o seu charme. O centro histórico, também chamado de Zona Colonial, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO por conta de seus monumentos antigos. Aqui é possível visitar museus e igrejas, como a Catedral Primada de América, a primeira Catedral das Américas!

E como um belo destino dominicano, não deixe de passear pelo calçadão à beira mar chamado de Malecón. Aqui estão concentrados os melhores hotéis, bares e restaurantes da região e é uma super dica de o que fazer em Santo Domingo a noite.

Pronto para organizar sua viagem para a República Dominicana?

Agora que você conheceu muitos detalhes desse país paradisíaco, basta organizar a documentação, as malas e partir para aproveitar as melhores praias! Boa viagem!

Mala de Aventuras