Mais uma vez, o destino do Reveillón foi a Praia do Sono. Por conta do trabalho, não consegui tirar os dias necessários para fazer uma viagem mais longa, e acabei optando por esse lugarzinho especial. É a quarta vez que vou para lá e, novamente, surpreendeu! Vou compartilhar aqui novas dicas para quem quiser conhecer.
Como é a trilha para a Praia do Sono?
Sempre fui de barco até a praia, mas dessa vez, como chegamos no dia 31 de manhã, havia uma fila enorme para esperar a kombi e depois pegar o barco (contei tudo aqui!), então optamos por fazer a trilha. Eu já havia preparado a mochila com o mínimo possível de coisas, mas mesmo assim o peso atrapalhou um pouco. Fizemos o trajeto em 1h15, com algumas paradas para descansar. No geral, é uma trilha leve, com poucas subidas, mas o peso faz a diferença e deixa o caminho bem mais difícil.
Dicas: não leve nada solto nas mãos, o ideal é você juntar tudo em uma única mochila para facilitar. Vá de tênis, não esqueça água e repelente. A trilha possui partes íngremes, mas compensa com bastante descida. Se você tiver um bom condicionamento físico, vai tirar de letra!
Não é preciso pagar nada pela trilha!
Comidas e bebidas na Praia do Sono durante o Reveillon
Não tem jeito, durante o Reveillon tudo fica cheio. É o caso da Praia do Sono. Peguei muitas filas para conseguir almoçar, jantar, comprar açaí, ir ao banheiro e tomar banho. O local não possui estrutura para tanta gente, por mais que os moradores do local se esforcem.
Como ficamos por lá apenas 2 noites e 3 dias, não levamos fogareiro para não pesar na mochila e tivemos que esperar bastante para tudo. O mais difícil foi não conseguir comprar água gelada com o calorão todo que estava.
É só ter um pouco de paciência ou, se preferir, levar uma estrutura melhor. Vale a pena levar fogareiro e um cardápio para cada dia, como macarrão, batatinhas, calabresa… Os pescadores também vendem peixes pescados na hora, uma ótima opção para fazer na grelha com um arrozinho. Fica a dica!
Quanto às bebidas, é complicado! Até que conseguimos encontrar cerveja gelada, mas ia chegando o fim do dia e acabava. Gelo também é difícil de conseguir, algumas casas oferecem, mas também acaba bem rápido. A boa é deixar reservado com algum morador ou ficar atento aos horários para conseguir.
No geral, é um perrengue que vale a pena, já que você espera servirem o almoço de frente pro mar!
Camping na Praia do Sono durante o Reveillon
Se você tem a possibilidade de chegar alguns dias antes da virada, melhor! Com certeza vai encontrar um espacinho bom para colocar a sua barraca. Chegamos no dia 31 de manhã e, por sorte, conseguimos um lugar bom no Camping da Ismênia. Acredito que, mesmo com tudo lotado, dá pra arrumar um espacinho, é só conversar e ter bom senso!
Pelo que vi, os campings não estavam fazendo reservas, então é na sorte mesmo!
Há várias casas para alugar na Praia do Sono, com ótima estrutura! Quem acampa com certeza fica com uma invejinha do ventilor e frigobar das casas… hahaha! Vale a pena juntar uma galera e alugar por uma temporada. Conforto a 10 passos do mar. Quer mais o que?
Veja aqui algumas casas para alugar na Praia do Sono
Atrações durante o Reveillon
Contei aqui que no ano passado os moradores fizeram uma fogueira gigante no meio da praia e acenderam na virada. Esse ano a fogueira também estava lá e ainda tiveram vários fogos! Tava lindo e ainda mais animado. Também rolou uma banda de reggae na casinha do Açaí. Clima perfeito!
Há também dois bares mais pro final da praia com estrutura para shows. Normalmente rola forró em um e reggae no outro!
Cachoeira na Praia do Sono
Cansou de água salgada? Então é só fazer uma trilha de 20 minutos para chegar até o Poço do Jacaré, a cachoeira da Praia do Sono. O tal poço é onde a galera fica concentrada: uma piscina natural deliciosa para mergulhar! Como estava bem cheio, resolvemos continuar um pouquinho a trilha e chegamos na parte de cima do poço, com quedinha só pra gente! Estava uma delícia e por incrível que pareça, vazio! Recomendo demais fazer essa trilha até lá!
Só cuidado com o camarão pitú. Pois é, a cachoeira é cheia deles! ahhaha
Antigos e Antiguinhos
São duas praias que ficam ao lado esquerdo da Praia. Para chegar até Antigos, é necessário fazer uma trilha de uns 40 minutos. É uma subidinha boa, na verdade a trilha é para atravessar o morro que fica entre as praias. Se você gosta de surfar, pode levar sua prancha e pegar umas boas ondas por lá. Se não, é só curtir o mar com água transparente em uma praia deserta!
Antiguinhos fica logo depois de Antigos, é só atravessar uma pedra. Lindo!
Para completar, um amigo levou seu Stand Up Paddle! O mar do sono é perfeito para praticar, já que é super calmo e com pouquíssimas ondas. Achei até que podia ter uma ondinhas pra dificultar. hahaha! Se você tiver uma e tiver disposição, vale muito a pena levar!
Acompanhe nossas AVENTURAS no Facebook | Instagram | Youtube
Veja aqui dicas para acampar na praia
Olá. Adorei a matéria, e o blog, tudo muito lindo aqui! Parabéns (:
Nunca acampei, e minha primeira vez vai com certeza ser no Sono haha. Você acha q consigo uma vaga legal se eu chegar no dia 27/12 ? Queria saber como funciona esse negócio do camp da dona Ismenia. Não entendo dessa coisa de camping! Me fala as vantagens de pagar um camping… E se eu quiser colocar uma barraca na areia por conta própria eu posso? Beijos
Oi Amanda, tudo bem?
Com certeza você vai adorar acampar na Praia do Sono!!
Existem vários campings ao longo da praia, eu recomendo o da Dona Ismênia pois é mais afastado da “muvuca”. Não é possível acampar em “qualquer lugar”, tem que ser nos campings mesmo, que oferecem estrutura, como banheiros e cozinha.
A praia costuma ficar bem cheia para o ano novo, mas acho que se você chegar no dia 27, vai conseguir um lugar legal!
Beijos!
Em relação a cozinha… Se eu nao quiser levar meu fogareiro, existe algum fogão disponível? Lá eu posso lavar os utensílios tb? E qnd eu sair de perto da barraca Nanda, é confiável deixar tudo la ? Beijos
No camping tem fogão e panelas, mas é legal levar o seu fogareiro também! Tem mesinhas pelo camping, onde você pode usar de suporte.
Eu sempre levo um cadeado para trancar a barraca. Nunca ouvi alguém dizendo que foi roubado, mas é bom andar com coisas de valor para não correr risco. A única coisa que já aconteceu comigo, foi que roubaram uma bermuda do meu namorado que estava no varal secando… =/
É só ficar ligada e não levar muitas coisas de valor!
Beijos!
Obg pelas dicas Nanda.
Beijos!
Oi, Nanda. Muito Legal!
Reveillon de 2016 quero passar lá.
Me tira algumas dúvidas?
Vocês foram por conta própria ou com agência de viagem?
Como chego até a entrada da trilha saindo do Rio de Janeiro?
Outra coisa: Vocês reservaram o camping ou é só na hora?
Obrigada pelas dicas!
Oi Sarah,
A Nanda está viajando, ela foi pra Morro de São Paulo (em breve dicas por aqui!). Vamos ver se consigo te ajudar.
Ela foi por conta própria, é tranquilo de chegar lá então não precisa de agência.
Sobre o camping, no reveillon passado era só na hora, eles não estavam reservando. Acho válido entrar em contato com algum para confirmar.
E para chegar lá, você vai no sentido de Paraty. “Você pode seguir todas as placas que indicam Trindade e um pouco depois de Paraty (na hora de entrar para Trindade) segue reto e começa a seguir as placas para o Sono, até chegar no Condomínio Laranjeiras.” Essa foi a explicação dela no outro post da Praia do Sono. Se quiser conferir: https://www.maladeaventuras.com/2014/02/praia-do-sono/ 🙂
Beijos!
E se eu for de ônibus como funciona depois que chego em Paraty? Em uma agência cobrando R$200,00 por um pacote que só inclui transporte achei muito caro, queria ir de ônibus mas por conta pois estavam R$120,00, uma diferença significativa.
Ola Bruna!
Olha, eu nunca fui de ônibus, não sei te informar 🙁
Beijos
Oi Nanda, tudo bem? Estou pensando em ir com algumas amigas passar o reveillon la, mas como nunca acampamos tenho algumas duvidas, e alguns amigos estão me fazendo desistir, hehe. Então, meu maior receio é o banheiro, não me preocupo com o banho frio mas e para nossas outras necessidades e queria saber mais a respeito das pousadas e casas que tem por la,não consegui abrir o link do outro post. Obrigada e parabéns pelo blog.
Oi Tamira, tudo bem?
Olha, o banheiro fica complicado mesmo. Mas tem os horários de pico:de manhã, na hora que todo mundo acorda e quando o sol está se pondo, que é a hora que a galera vai tomar banho. A dica é você fugir desses horários para pegar o banheiro mais tranquilo.
Eu gravei um vídeo respondendo várias dúvidas! dá uma olhada lá no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UC6xrbmu5YJj3o1w5jihC9Cg
Boa tarde
Voce poderia me passar ou me indicar onde eu encontro o contato do camping da Dona Ismênia e outros campings?
Obrigada
Oi Mariana!
Não tenho contato de camping. Falei sobre a Praia do Sono nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fXLHb0h2RqM
Legal, estou pensado em passar de trindade a virada 2016. Mas esse post da praia do sono me animou!
Oi Nanda, tudo bom?
Estou indo com umas amigas pra passar o Ano novo na praia do sono esse ano, e ai surgiram algumas dúvidas já que estamos meio curtas de grana e temos que economizar..
Como que é o preço de bebidas, cerveja, gelo, por la?? Porque fica dificil levar tudo daqui por ser muitaa coisa pra carregar..
Quando chegamos no condominio temo que andar muito pra pegar o barco? e ai quando chega na praia eles ja deixam perto do seu camping? Pq como somos só em meninas estamos com medo de ser muita coisa e a gente não conseguir carregar!!
Obrigadaaa, bjs
Oi Jéssica!!!
Eu respondi várias dúvidas nesse vídeo aqui, espero que ajude: https://www.youtube.com/watch?v=fXLHb0h2RqM
Oiii! Amei o texto!
Eu e uma amigas vamos pra Paraty e já estamos com hostel pago. Mas queremos muito passar a virada na praia do sono. Será que é tranquilo ir no dia 31 pela manhã…passar o dia lá, virar e voltar no dia 01 pela manhã? Não temos barraca…. Será que conseguimos algum lugar só pra tomar um banho de chuveiro?
Oi Monique! Gostei da sua ideia! Acho que vai ser ótimo estar hospedada em Paraty e passar a virada no sono! Acho tranquilo você ir dia 31 de manhã, mas acho que vai ser mais fácil você chegar lá pela trilha, porque com certeza vai ter fila para pegar os barquinhos.
Sobre chuveiro… Na praia mesmo tem alguns! Mas, você pode pagar alguns trocados para um camping e pedir uma chuverada, acho que rola! Beijos e bom ano novo =)
Boa tarde,
estou planejando passar o ano novo por lá agora em 2016. Parece que só chegando pra ver, na cara e na coragem, né? Informações pra contato dos campings não acho nenhuma. ;(
Bom, minha pergunta é: quanto vocês pagaram nas diárias? Vi algumas pessoas na internet dizendo que estão cobrando 100,00 (Oi?????). É sério?
Pode ser mesmo, Ali.
A procura para o reveillon está aumentando cada vez mais. Ano passado foram mais de 10.000 pessoas! Isso vai inflacionando os valores né?
Boa sorte!