Purmamarca é uma pequena cidade localizada na região noroeste da Argentina. Ela é parada obrigatória para quem vai fazer uma roadtrip pelo país, ou mesmo pela América do Sul. Seu cartão postal principal é o famoso Cerro Siete Colores, mas há muito mais que conhecer por lá! Confira esse post e saiba como chegar, o que fazer, onde se hospedar, onde comer e tudo mais que você precisa saber para planejar sua viagem para lá!


Antes de mais nada, leia esse post completo com todas as dicas para você planejar sua viagem para Salta e Jujuy


Por que conhecer Purmamarca?

Purmamarca é uma cidadezinha toda em tons ocre com casas construídas em adobe, o que confere uma atmosfera única para o local, e curiosamente, ela sempre foi um ponto de encontro de viajantes, desde a época dos Incas, e se preservou durante todos esses anos.

O significado de Purmamarca em sua língua materna é “Pueblo de la Tierra Virgen”. Terra essa que remete ao incrível Cerro Siete Colores, originado há 75 milhões de anos e formado através do depósito de sedimentos marinhos e fluviais ao longo de milhares de anos. A mudança de cores e tonalidades significa períodos geológicos diferentes.

Entrada de Purmamarca com o Cerro Siete Colores ao fundo
Entrada da cidade, com o Cerro Siete Colores ao fundo

Em Purmamarca, tudo é pertinho. Há mercadinhos, restaurantes e lojas de artesanatos em todas as ruas e você cruza a cidade de ponta a ponta no máximo em meia hora caminhando. A cidade é bem turística e tem uma ótima estrutura, apesar de pequena, para receber os viajantes.

rua de purmamarca na argentina
Ruas de Purmamarca

Minhas impressões de Purmamarca

Purmamarca certamente foi o auge de minha viagem ao Noroeste Argentino! Passamos apenas 1 dia por lá, mas indico ao menos dois dias inteiros para poder desfrutar tudo que a cidade oferece.

A cidadezinha, de não mais do que 2 mil habitantes, é daquelas que dá gosto andar pelas ruas sem rumo certo. A última vez que eu tinha ficado assim tão encantada nas ruas de uma cidade desconhecida foi em Cartagena, na Colômbia, outra cidade que tem um lugar especial na minha memória.

Vilarejo de Purmamarca na Argentina
Purmamarca, Argentina

Chegamos antes do almoço em Purmamarca, fizemos check in no nosso hotel Marques de Tojo, deixamos nossas coisas por lá e fomos logo dar uma olhada nos arredores. Próximo à praça principal, há um local de informações, onde perguntamos os principais pontos para ver o famoso Cerro Siete Colores e o que mais havia para fazer na cidade.

Comemos algumas empanadas em um restaurante nas proximidades e resolvemos fazer o Paseo de Los Colorados a seguir. Depois de uma ou duas horas deslumbrados com a paisagem, retornamos a praça principal e aproveitamos um pouquinho do movimento que estava rolando por lá. O dia foi utilizado para fazer comprinhas também, pois não dava para resistir ao artesanato local. Ao menos, nosso único dia na cidade foi bem aproveitado!


Veja também: 7 lugares imperdíveis para conhecer em Jujuy, na Argentina


Onde fica Purmamarca

Purmamarca é uma pequena cidade localizada no noroeste da Argentina, mais especificamente no estado de Jujuy, a pouco mais de 2h30 de distância de Salta (de carro). Ela é conhecida, principalmente, por conta da Montanha das Sete Cores, conhecida localmente como Cerro de Los 7 Colores.

Como chegar em Purmamarca

O vilarejo de Purmamarca fica próximo da capital da província San Salvador de Jujuy, a pouco mais de 1 hora de distância. Os aeroportos mais próximo são o de Jujuy (JUJ) e o de Salta (SLA), mas não há voos diretos do Brasil – geralmente eles fazem escala em Buenos Aires ou Córdoba. Um voo ida e volta saindo de São Paulo para Jujuy ou Salta custa em torno de R$1.200

Trajeto de carro

Uma boa ideia é alugar um carro no aeroporto e dirigir até Purmamarca. Do aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán (Jujuy) são cerca de 1h15 de viagem, já para quem sai do Aeroporto Internacional de Salta Martín Miguel de Güemes (Salta) são 2h30 na estrada.


Nós indicamos o site da RentCars para aluguel de veículos, já que eles fazem uma pesquisa entre as maiores locadoras e te oferecem o melhor preço.


Com agências de turismo

Se você não dirige ou não curte fazer viagens por conta própria, é possível agendar um tour guiado para ter mais conforto. Geralmente, os passeios saem de Salta e passam pelos principais pontos nos arredores, dentre eles Purmamarca.

Esses tours são bastante populares no Norte da Argentina e é provável que o hotel em que você ficar hospedado te ofereça algumas opções. Contudo, nós sugerimos agendar tudo com antecedência pela internet para garantir um serviço legal e não ter que enfrentar perrengues.

Nossa sugestão é o tour que passa por Purmamarca e ainda vai até as Salinas Grandes, que é o deserto de sal da Argentina. Esse tour é fascinante e pode ter certeza que vale a pena a visita!


Reserve aqui seu tour com antecedência


Caso você queira substituir as Salinas Grandes, também há opções que incluem a Quebrada de Humahuaca + Pumamarca, ou opções mais completas que incluem os três locais: Quebrada de Humahuaca + Pumamarca + Salinas Grandes.


O que conhecer em Purmamarca: 4 passeios imperdíveis

1. Cerro Siete Colores

Cartão postal de San Salvador de Jujuy, o Cerro Siete Colores é realmente impressionante! Essa única montanha toda colorida é como se tivesse sido feita por um confeiteiro inspirado na Fantástica Fábrica de Chocolates.

Como falei ali em cima, cada uma das camadas remete a um período geológico diferente, e ela se tornou o que é hoje, devido a um processo de mais de 75 milhões de anos!

Montanha Cerro Siete Colores em Purmamarca
Cerro Siete Colores, Purmamarca, Argentina

O melhor horário para observar o Cerro Siete Colores é depois das 10h manhã, pois suas cores ficam mais realçadas com o sol incidente e há diversos mirantes para que você faça isso. Logo na entrada da cidade você encontrará um mapa com os locais que te dão a melhor vista para a montanha. Vale a pena percorrer todos eles, porque fotos desses momentos e locais inesquecíveis nunca são demais, né?

Vista do Mirante Cerro Siete Colores na argentina
Mirante do Cerro Siete Colores

2. Paseo de los Colorados

O Paseo de los Colorados é uma caminhada de três ou quatro quilômetros nos arredores de Purmamarca, que percorre um caminho pelas montanhas de diversas cores em uma paisagem única.

Montanhas no Paseo Los Colorados em Purmamarca
Paseo Los Colorados, Purmamarca

Na minha opinião, esse passeio é até mais incrível e diferente do que o Cerro Siete Colores, apesar de toda a fama deste último. É impressionante a mudança de cores de uma montanha para outra, de um tom avermelhado para um tom verde vivo, passando por laranja, branco, marrom… A cada passo a gente ficava mais maravilhado com o passeio!

Montanhas coloridas em Purmamarca na Argentina
Montanhas coloridas de Purmamarca
Trilha do Paseo Los Colorados em Purmamarca
Caminhada pelo Paseo Los Colorados, Purmamarca

É possível fazer o caminho de carro também, mas é indicado fazer a pé por alguns motivos: você vai caminhando com calma e parando aqui e ali para fazer suas fotos, caso contrário você vai ficar parando toda hora para descer do carro e fotografar; você vai acabar atrapalhando outros turistas com seu carro se intrometendo nas fotos dos outros e levantando poeira quando passar por eles; e é muito agradável andar por lá!

Montanhas e trilha do Paseo Los Colorados em Purmamarca
Trilha do Paseo Los Colorados, Purmamarca

3. Feira de artesanato de Purmamarca

Todos os dias, acontece na praça principal de Purmamarca uma feira de artesanato, onde você vai encontrar mantas e agasalhos típicos, artigos em pedra, madeira e cardones, pratarias. Esse foi, com certeza, o melhor lugar que encontrei para comprar artesanato e souveniers. Além da feira, há diversas lojinhas e boutiques para você se perder nas opções de coisinhas de decoração para casa e produtos super originais.

Feira na Praça de Purmamarca
Praça de Purmamarca

É claro que tinha muita coisa vinda da China, aquelas coisas que você encontra em qualquer lugar da região andina, entre Chile, Bolívia e Peru. Mas realmente encontrei coisas legais e originais para trazer para casa, dentre eles um porta retrato feito com cardon (um cactus enorme e típico da região), salame de llama e umas caixinhas de chá lindas feitas de madeiras de diferentes tons representando as montanhas coloridas da Purmamarca.

Dica: deixe para fazer suas compras nas lojinhas e na feira mais para o final do dia, pois a circulação de ônibus de turistas é intensa durante o dia todo. É legal também aproveitar a luz do dia para conhecer os atrativos da cidade, mas volte antes do sol ir embora pois fica bem frio e os artesãos vão indo embora aos poucos.

Digo isso em relação ao outono/inverno, que foi a época em que fui. Acredito que quando é verão o calor e o sol fiquem por mais tempo. Nesse caso, não deve ser um problema tão grande o horário.


Veja também: Salinas Grandes: o deserto de sal da Argentina


4. Encontros culturais na praça

A cidade transborda cultura e sempre há espetáculos regionais acontecendo em suas ruas. No dia que fomos, haviam grupos gauchos (pronuncia-se algo como gáutchos) se apresentando com muita animação, músicas e danças típicas.

Música ao vivo nas ruas de Purmamarca
Encontros culturais em Purmamarca

Onde se hospedar em Purmamarca

Purmamarca tem uma rede hoteleira bem consolidada, com opções para todos os bolsos. A cidadezinha é uma ótima opção para ficar 1 ou 2 noites enquanto se conhece os arredores, como Humahuaca, Tilcara, Maimará e Salinas Grandes.

Nossa opção foi o Marques de Tojo, hotel boutique confortável e agradável a 4 quarteirões da praça principal. A vista do hotel é privilegiada e dá direto para o famoso Cerro Siete Colores. Se você busca descanso e tranquilidade, a rua é tranquila e silenciosa por ser um pouco afastada da praça principal.


Vista das montanhas do Hotel marques de tojo
Hotel Marques de Tojo

Pontos positivos: agradável e amplo, o hall de entrada tem um pequeno restaurante de um lado e uma sala de estar confortável do outro. Os quartos ficam em uma sessão anexa e são bem amplos e espaçosos. Quanto ao banheiro, ele é bem equipado e eu adorei o banho quentinho. Há também uma área externa com piscina e um terraço, mas nem deu pra aproveitar por causa do frio que fazia na época que fui.

Área comum do Hotel Marques de Tojo
Área comum do Hotel Marques de Tojo
Quarto do Hotel Marques de Tojo em Purmamarca
Hotel Marques de Tojo

Em questão de atendimento, eles foram super solícitos em tudo que precisamos, me passaram informações legais sobre os arredores, fizeram até algumas ligações a respeito dos passeios que eu faria.

Além disso, acho que vale saber que eles tem um restaurante com menu regional e uma carta de vinhos argentinos. Eles aceitam todas as bandeiras de cartão de crédito e tem uma equipe bilingüe. Os quartos equipados com frigobar, cofre de segurança, calefação individual (muito importante!), televisão, banheiro privado com kit de banho e secador de cabelo. Voltagem: 220v

Pontos negativos: a parte negativa para mim foi o wifi, que não funcionava 100% do tempo e era meio devagar. Para mim isso é bem importante, pois é nos hotéis que encontro wifi para mantê-los atualizados durante a viagem ne?


Faça a sua reserva aqui


Onde comer em Purmamarca

A noite, resolvemos encarar o frio e o vento que faziam do lado de fora do nosso hotel para dar uma volta na cidade e encontrar um restaurante legal para jantar. Nosso escolhido foi o La Posta, um restaurante super arrumadinho que fica na praça principal.

A comida era deliciosa, porém achei com pouco sal, algo fácil de se resolver. O atendimento foi excelente e o vinho, claro, delicioso! Ah, que saudade de tomar vinho toda noite…

Ah! Curiosamente, éramos sempre os primeiros a chegar nos restaurantes. Acho que o horário de sair para jantar na Argentina é um pouco mais tarde, geralmente os restaurantes ficavam cheios por volta de 21:30-22:00.

Jantar do Restaurante La Posta
Restaurante La Posta
Interior do Restaurante La Posta em Purmamarca
Restaurante La Posta, Purmamarca

Endereço: Calle RivadaviaPurmamarca, Argentina
Horário de funcionamento: Diariamente de 12hs às 15hs e de 20hs às 22hs.


Dicas para a sua viagem à Purmamarca

Dinheiro

O ideal é andar com dinheiro em espécie por lá (pesos argentinos), pois não vimos muitas casas de câmbio e bancos para sacar dinheiro.

Aluguel de Carro

Como eu comentei lá em cima, alugamos o carro no site RentCars e funcionou super bem! Fizemos a comparação de preços entre as locadoras no site e alugamos por lá mesmo. Rápido e prático!

Dica de amiga: sempre que encontrar um posto de gasolina, encha o tanque, pois não se sabe quando vai encontrar outro.

Seguro viagem para a Argentina

“Prevenir é melhor que remediar.” Tem ditado mais certo que esse na vida? Se precaver nunca é demais quando o assunto é nossa saúde e bem estar. Nós sempre recomendamos contratar um seguro viagem pois nunca se sabe os imprevistos que podem acontecer, principalmente quando se está rodando de carro por um país que não é o nosso. O Seguros Promo é o site que mais usamos e indicamos! É bem fácil e tem os melhores preços.


Para saber mais, leia também: Preciso de seguro viagem para a Argentina?


E que tal fazer sua cotação com a Seguros Promo aqui pelo blog? Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a gente a manter o blog sempre atualizado com as melhores dicas. Nós até conseguimos um desconto especial pra vocês!


Clique aqui e faça agora mesmo a sua cotação com a SegurosPromo.
Use o cupom MALADEAVENTURAS para 5% de desconto.


Chip Internacional na Argentina

Um item que não pode faltar na sua roadtrip, e em qualquer viagem é o celular COM internet, né? É, simplesmente, essencial na vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva, procurar o posto de gasolina mais próximo, se comunicar com a família e também postar tudo nas redes.

Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens. 


Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


Tudo pronto? Então #partiuPurmamarca e região! Não deixe de compartilhar a sua viagem para a Argentina com a gente nos comentários!


Confira outros destinos do Noroeste da Argentina:

Cafayate, Quebrada de las Flechas e Quebrada de las Conchas

Maimará, Tilcara, Humahuaca e o Hornocal

Purmamarca, Paseo de los Colorados e Cerro Siete Colores


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

6 respostas

  1. gostaria de saber mais sobre essa viagem para Salta Pumamarca, tilcara, Humahuaca e salinas grande cafayate

  2. Boa noite, estou indo para Salta no dia 7 de março com retorno dia 15 de março. Estarei só e sem carro. Contratarei excursões para poder aproveitar bastante. Minha dúvida é onde devo me hospedar. Todos os dias em Salta ou alguns dias em Salta e outros dias em Jujuy ou Purnamarca? Como você acha que devo dividir meus dias? Muito obrigada.

    1. Oi Silvia! Eu particularmente acho que faz mais sentido quebrar a sua estadia nos dois estados: parte em Salta e parte em Jujuy. Purmamarca é uma cidade pitoresca e foi a que mais gostei de conhecer em toda essa região. Na época que fui, acontecia uma feira na praça principal aos sábados com música, dança e artesanato local. Procure saber se ela ainda acontece, porque vale muito a pena conhecê-la!

      A Quebrada de Humahuaca e Salinas Grandes também são fantásticas e ficam em Jujuy. Você já conferiu estes posts?
      https://www.maladeaventuras.com/jujuy-argentina/
      https://www.maladeaventuras.com/quebrada-de-las-conchas/
      Acho que eles podem te auxiliar a tomar sua decisão =)

    1. Oi Valdinéia, tudo bem? Vi muitas motos por lá quando estive no norte da argentina. Inclusive, a Ruta 40 é bastante famosa entre os moto lovers.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *