Está planejando a sua viagem para Bahia, mas não sabe direito qual região escolher ou como organizar uma viagem para lá? Então eu montei um roteiro de 5 dias em Morro de São Paulo, que é uma das melhores praias da Bahia e que você não pode deixar de conhecer.

O tempo ideal para fazer os principais passeios e conhecer todas as praias de Morro é de 5 dias e é um dos lugares que mais amamos e recomendamos. Você vai entender daqui a pouquinho o porque.

Então se você quiser conhecer mais dessa região baiana tão linda, aqui nós vamos te contar como chegar lá, o melhor momento para você ir, onde ficar e o que fazer por lá. Num roteiro completo, você descobrirá o melhor de Morro de São Paulo. Está pronto? Então continue lendo o post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


É claro que sempre vai faltar uma coisinha ou outra, mas 5 dias são suficientes para fazer muitos passeios legais e relaxar bastante nas águas claras da ilha. Veja um pouco mais no nosso canal do Youtube! Esse vídeo eu fiz na minha viagem por lá!

 


Veja também: Hospedagem em Morro de São Paulo: 5 opções para todos os bolsos


Por que conhecer Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é um dos locais mais visitados da Costa do Dendê, no litoral sul da Bahia. É uma pequena vila que fica na Ilha de Tinharé, localizada a 248 km de Salvador e com um cenário de praias paradisíacas que atraem turistas de todos os cantos, o ano todo.

Morro de São Paulo é um desses lugares no Brasil que combina boa infraestrutura e praias encantadoras. Quem já foi, acaba sempre querendo voltar. E que está lá, nunca quer ir embora.

É um lugar que te cativa e encanta não só pela beleza, mas pela paz, tranquilidade e energia. Sem dúvidas, Morro de São Paulo é um dos lugares que mais indicamos de você conhecer no Nordeste brasileiro.


Roteiro Morro de São Paulo: como chegar

A melhor opção para quem vem de fora na nossa opinião, é sair de Salvador para Morro de São Paulo, ou seja, pegar um avião até Salvador e de lá ir para o Morro. Mas uma coisa que adiantamos logo, é que se você estiver pensando em fazer apenas um bate-volta, não vale tanto a pena assim. Pois chegar em Morro de São Paulo não é a coisa mais fácil do mundo, logo, se for para ficar menos de 1 dia, na nossa opinião é um tempo desperdiçado.

roteiro morro de são paulo praia
Uma das praias de Morro de São Paulo.

Outro ponto importante de dizer, é que só é possível chegar em Morro de São Paulo de barco, então quem sofre de enjoos, sentirá bastante a viagem, já que o trajeto é bem movimentado. Mas existem duas opções para chegar lá: a marítima e a semi-terrestre. Veja!

  • Marítima: via catamarã ou lancha. A saída acontece do Terminal Turístico Náutico da Bahia (atrás do Mercado Modelo) e dura 2h30. Preço: R$ 94,55. Escolhendo essa forma de viagem, você irá direto para Morro de São Paulo, sem precisar pegar mais nenhum meio de transporte, porém, tem a questão do enjoo da viagem;
  • Semi-terrestre: a outra opção e mais “tranquila” é a semi-terrestre, ou seja, via ferry boat, ônibus e lancha. A saída acontece do Terminal de São Joaquim, em Salvador e vai até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o trajeto dura 40 minutos. Depois, é preciso pegar um ônibus ou táxi até Valença, que fica a cerca de 150 quilômetros. Da rodoviária de Valença, é preciso ir até o pequeno Terminal Marítimo de Valença, onde saem as lanchas rápidas e barcos que vão até Morro de São Paulo. Todo esse trajeto sai em torno de R$120,00 por pessoa e dura mais ou menos umas 6h.

Leia também: 4 lugares perfeitos para ver o pôr do sol em Morro de São Paulo


Roteiro Morro de São Paulo: quando ir

A melhor época para visitar Morro de São Paulo para quem quer agito e animação por lá, é o verão, alta temporada. O mar também fica mais azul, com águas mornas e festas frequentes. A partir de novembro, a ilha já começa a receber turistas de todos os cantos e chega no seu auge no réveillon e no carnaval, que são as épocas mais cheias.

Para quem procura sossego, o ideal é ir na baixa temporada, onde os preços estão mais baixos também. Até porque, em Morro de São Paulo, faz sol o ano todo praticamente. Embora no meio do ano faça menos sol e calor, o clima pela região se mantem na casa dos 25ºC. Durante o ano todo, a temperatura média de Morro é de 21ºC nos dias mais frios a 30ºC nos dias mais quentes.

roteiro morro de são paulo água
As águas do Morro são super claras! É lindo ficar admirando os peixinhos.

Roteiro Morro de São Paulo: quantos dias ficar

Já falamos por aqui que 5 dias é o tempo ideal para você conhecer a região, não é? E é verdade! Morro de São Paulo não é um lugar para se ficar muitos dias (a não ser que seja a sua vontade, até porque é difícil mesmo de querer ir embora de lá), ao mesmo tempo, também não é um lugar para se ficar poucos dias, pois não compensa.

Além de ser um pouco trabalhoso chegar na região, o lugar tem muitas coisas para fazer e conhecer, então em um final de semana, por exemplo, já achamos que talvez a sua viagem fique apertada demais. Portanto, o ideal e indicado, são uns 5 dias por Morro de São Paulo.


Roteiro Morro de São Paulo: onde ficar

Para facilitar ainda mais o seu planejamento de viagem, vamos te dar algumas dicas de onde ficar por Morro de São Paulo. Começando pelo fato de que a região é “dividida” em quatro partes que recebem os nomes de suas três praias: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia. Pensando nisso, nós selecionamos as principais acomodações nesses lugares para você poder escolher a vontade. Vamos lá!

Na Primeira Praia:

Aqui nós temos a Pousada Dona Moça que é incrível, linda, super confortável e uma excelente opção de hospedagem. Além de quartos amplos, arejados e que te fazem se sentir em casa, a pousada ainda conta com um ótimo café da manhã servido diariamente, piscina de borda infinita e muitas outras comodidades. Vale a pena ter ela na sua listinha de possibilidades.

roteiro morro de são paulo pousada dona moça
Um dos lindos quartos da Pousada Dona Moça. (Foto: divulgação Booking)

Na Segunda Praia:

Na Segunda Praia nós sugerimos a Pousada Bahia Bella que possui uma excelente infraestrutura e é super conhecida pelo seu café da manhã caprichado e bem avaliado pelos hóspedes. A acomodação possui piscina e quartos com vista para o mar, o que deixa tudo mais especial, muito conforto e um atendimento maravilhoso!

Na Terceira Praia:

Aqui nós temos a Pousada Caeira que é um pouco mais simples que as acomodações anteriores, mas não perde em nada no conforto, qualidade, serviço ou beleza. O lugar possui uma piscina externa enorme de frente para a praia e uma localização privilegiada. A apenas 15 minutos de caminhada, você estará bem no centrinho de Morro de São Paulo, perto de todos os restaurantes, bares e lojas.

Perto do píer:

Por último, nós vamos indicar também um hotel que fica localizado bem pertinho do píer de chegada, para quem preferir ficar perto do local. O Hotel Portaló é a acomodação ideal para caso você prefira essa localização. É um ótimo hotel, com uma belíssima piscina para curtir o pôr do sol e o clima do lugar, além de estar bem avaliado no Booking.

roteiro morro de são paulo pousada portalo
Área externa do Hotel Portaló. (Foto: divulgação Booking)

Veja também: Passeio imperdível em Morro de São Paulo: os paredões de argila e a praia da Gamboa


Roteiro Morro de São Paulo: sugestão roteiro 5 dias

Depois de todas essas dicas iniciais, vamos para a sugestão de roteiro pela região e todas as coisas que você pode fazer por lá. Separamos em dias para ficar mais fácil de você entender e se planejar. Vamos lá!

DIA 1 – Conhecendo as praias de Morro de São Paulo + Mergulho nas Piscinas Naturais da Quarta Praia

É sempre bom reservar o primeiro dia de viagem para entender melhor o lugar, né? Antes de ir para Morro de São Paulo eu não conseguia imaginar como eram as praias, que são divididas em primeira, segunda, terceira e quarta.

A sugestão é caminhar por elas, observando o seu entorno. Na segunda praia você vai reparar que tem uma “ilha“, dividindo a segunda da terceira, que se chama Ilha da Saudade e é uma delícia passear por lá. Na terceira praia, você vai ver que quase não há faixa de areia, mas é o lugar perfeito para praticar esportes.

Depois de se ambientar, tá na hora de fazer um dos passeios que era mais esperado por mim: mergulhar nas piscinas naturais da quarta praia. Para isso, é preciso ficar de olho na maré, já que as piscinas só existem na maré baixa! É lindo demais nadar com peixinhos listradinhos em uma água suuuper clara!

roteiro morro de sao paulo coqueiros
Dar uma voltinha pela praia para admirar a natureza é tudo de bom!

DIA 2: Passeio de barco “Volta a Ilha de Boipeba” + Pôr do Sol na Toca do Morcego

O principal passeio de barco é o que dá a volta na Ilha de Boipeba. No trajeto, que leva o dia inteiro, a lancha vai parando em alguns lugares, como nas Piscinas Naturais de Moreré, na Praia da Cueira e nas Canavieiras.

Fechamos com o Miranda Tour (75 99808-4316). O passeio geralmente sai às 9h, com retorno previsto para às 17h. Nesse post aqui eu contei todos os detalhes do passeio e as suas paradas. Vale a pena conferir! A lancha finaliza o passeio nos deixando no porto de Morro de São Paulo, perfeito para ir direto na Toca do Morcego assistir o Pôr do Sol.

DIA 3: Passeio até Gamboa + Piscinas naturais do forte

Algumas empresas de turismo oferecem passeios de barco até a Praia de Gamboa, mas também tem a opção de ir caminhando até lá, que foi a minha escolha. A trilha é muito bonita e não é difícil, só é preciso tomar cuidado com as pedras e se atentar à maré, que deve estar baixa para ser viável chegar até Gamboa.

O nível mais baixo da maré era entre 9h e 10h, então acordamos bem cedinho para caminhar, com uma parada no paredão de argila antes de chegar na Gamboa. Às 13h retornamos em um barco, pagando apenas o valor de R$3,00 por pessoa.

roteiro morro de são paulo paredão de argila
Esse é o famoso paredão de argila. Você não pode deixar de conhecer.

Chegando no porto de Morro de São Paulo, a dica é aproveitar para conhecer as Piscinas Naturais do Forte do Morro de São Paulo, que fica do lado do Forte. O lugar perfeito para mergulhar, relaxar e curtir uma praia “escondida”, que muitos turistas não conhecem.

DIA 4 – Aluguel de Caiaque e Bicicleta na Terceira Praia

Que tal um dia recheado de esportes? Na Terceira Praia você vai encontrar várias lojinhas de aluguel de equipamentos esportivos, como bike, caiaque, stand up, snorkel e etc. A minha sugestão é acordar bem cedinho para dar uma volta de caiaque ou stand up até a Ilha do Caitá, que fica de frente para a Terceira Praia. Um passeio tranquilo e prazeroso!

Depois de almoçar um peixinho delicioso na segunda praia, é hora de alugar uma bike para pedalar até a Praia do Encanto (ou Quinta Praia, como também é conhecida). Esse é um passeio que demanda um bom condicionamento físico, são em média 8km ida e volta até lá. Todo esforço é recompensado com uma praia incrível e deserta, só para você.

roteiro morro de são paulo caiaque
Um passeiozinho de caiaque não é nada mal, né?

DIA 5 – Tirolesa + Relaxar na Segunda Praia

A Tirolesa de 90 metros, que termina nas águas da Primeira Praia é super famosa por lá! Uma atividade imperdível para quem gosta de acrescentar um pouquinho de adrenalina nas viagens. Eu sugiro reservar uma manhã ou uma tarde para descer da Tirolesa. Mesmo em baixa temporada, a fila fica bem grande e o processo é demorado.

Para chegar até lá, você deve ir em direção à Toca do Morcego, e subir um pouquinho mais por um caminho de terra. Não vale amarelar na hora de pular, hein? O valor é R$40,00 por pessoa e por descida.

Depois de se aventurar, é hora de experimentar caipirinhas! \o/ Se você gosta de relaxar na praia bebendo alguns bons drinks, pode ir direto para a segunda praia. Lá estão várias espreguiçadeiras e barraquinhas vendendo caipi de diversas frutas: cacau, pinha, fruta do conde, manga, caju….!

roteiro morro de são paulo segunda praia
Aproveite bastante a Segunda Praia!

Leia também: Morro de São Paulo: passo a passo para organizar a sua viagem


Roteiro Morro de São Paulo: gastos

Sabemos que não tem como falarmos um valor exato de quanto você irá gastar na viagem, pois tudo é relativo e depende de muitas variáveis, como o seu estilo de viagem, suas escolhas, a quantidade de dias e muito mais. Mas vamos colocar alguns valores por aqui para você poder pelo menos ter uma base de quanto sairá a sua viagem para Morro de São Paulo. Vamos lá!

  • Transporte: a passagem de avião saindo do Rio ou São Paulo para Salvador, custa em média R$550,00 na baixa temporada e R$780,00 na alta temporada. Se você optar por chegar lá e fazer o trajeto marítimo, você pagará mais R$95,00. Se a sua escolha for o trajeto semi-terrestre, acrescente R$120,00 na sua conta.
  • Hospedagem: depende muito do tipo de hospedagem que você escolher. Essa parte fica muito por conta de cada viajante.
  • Alimentação: Morro de São Paulo não é um destino caro de modo geral. Você consegue gastar por dia com todas as refeições, uns R$80,00.
  • Passeios: Separe em média uns R$300,00 para os passeios. Esse é um valor que cobre todos os gastos e ainda deve sobrar um pouco para o caso de fazer mais alguma coisa.
  • Compras: essa é outra parte que depende muito de cada viajante e do seu tipo de viagem.

Pronto para conhecer Morro de São Paulo?

Depois de tantas dicas legais, espero que tenham gostado do Roteiro de 5 dias em Morro de São Paulo! É uma viagem perfeita para as férias, que mescla aventura, praias paradisíacas e contato com a natureza. Conseguiu organizar melhor o seu roteiro para lá? Conta para a gente aqui embaixo! Conta também se você já conhece Morro de São Paulo! Vamos amar ler um pouquinho da sua experiência! E se você ainda não tiver ido, aproveite esse destino lindo! Boa viagem!

pinterest morro de são paulo dicas
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Outros posts que você pode gostar:

Onde ficar em Salvador: Barra, Rio Vermelho ou Pelourinho?

O que fazer em Salvador: dicas para quem tem 1 ou 2 dias na cidade

Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco

Melhores praias da Bahia: 10 praias incríveis para conhecer no litoral baiano

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

13 Responses

    1. Oi Camila! Tudo bem?

      Nesse post aqui eu falei sobre alguns restaurantes que eu gostei (está bem no final do post). Em breve farei um post só de restaurantes, volta aqui pra conferir 🙂

      Beijos!

  1. Quando resolvemos ir para Morro de são Paulo, logo achamos seu blog, peguei todas as dicas, ficamos na mesma pousada e sem querer acabamos fazendo todos os passeios indicados, muito obrigado pela suas indicações, ajudou bastante ler seu blog, li todos os posts relacionados ao morro e deu super certo!

    1. Que bom, Day!!
      Muito bom ter um retorno aqui no blog de que ajudamos de alguma maneira a sua viagem =)
      Qual é o próximo destino? =)
      Beijos

    2. Não respondemos seu comentário, mas ficamos tão felizes ao ver que realmente fazemos a diferença no planejamento de viagem de outras pessoas. Espero que sua viagem tenha sido mágica! =)

  2. Excelentes dicas, ficarei exatamente 05 dias e essas informações foram fundamentais pra aproveitar bem e não perder tempo,, bjss e obrigada.

  3. olá dicas maravilhosas estou pensando em ir para o morro de sp em maio
    tenho duvida devido ao periodo de chuva vc sabe me indicar se é recomendado neste periodo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *