Um roteiro Pequim é a melhor definição de pensar fora da caixa. Embora muitas pessoas sequer cogitem conhecer a capital chinesa, uma parada nessa cidade pode, realmente, te surpreender. Estivemos lá recentemente por conta de um stopover para as Filipinas e acredite, Pequim vale a pena!
Qualquer passagem por esse destino tão incrível vai te levar a uma aventura repleta de aromas, paisagens impressionantes, barulho, comida super diferentes e uma cultura única. E Pequim, que até então parecia despretenciosa, vai te encantar. Se você estiver indo a Pequim, este post vai te ajudar a aproveitar ao máximo esta cidade agitada e caótica.
Além de compartilhar nosso roteiro pela capital da China, aqui iremos responder às principais dúvidas que os viajantes têm ao planejar sua viagem para Pequim: lugares para conhecer na cidade, bate e voltas imperdíveis, onde ficar e muitas outras dicas imperdíveis para a sua viagem!
E para já te dar um gostinho do que vem por aí, começamos com uma sugestão do que é realmente imperdível em qualquer roteiro para Pequim:
PASSEIO | POR QUE É IMPERDÍVEL? | LINK |
---|---|---|
Cidade Proibida | Para conhecer um dos maiores tesouros de Pequim | Conferir preço |
Templo do Céu | Um dos templos mais bonitos da capital chinesa | Conferir preço |
Muralha da China | Para conhecer uma das maravilhas do mundo moderno | Conferir preço |

Dicas para você montar seu roteiro Pequim
Mas afinal, como montar um super roteiro Pequim? Às vezes nem sabemos por onde começar, especialmente quando não temos muita informação sobre cidade. Então, para te ajudar, considere pensar nestas perguntinhas básicas:
- De quanto é o seu orçamento para essa viagem?
- Quantos dias você terá para conhecer a capital chinesa?
- Em qual época do ano será a sua viagem?
- Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
- Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial?
Dessa forma, você vai conseguir selecionar os passeios para incluir no seu roteiro para Pequim e temos certeza de que vai aproveitar melhor a cidade. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.
Qual a melhor época para visitar Pequim?
Antes de tudo, a melhor época para planejar sua viagem para Pequim são as estações intermediárias: primavera e outono. Entre março e maio e de setembro a novembro você vai encontrar um clima bem agradável e com pouquíssimas chuvas.
Dica: A primavera e o outono são estações com menos turistas. Com isso você consegue aproveitar melhor algumas atrações, como a Muralha da China e a Cidade Proibida. Além disso, são épocas do ano mais econômicas.

Roteiro Pequim no inverno
Definitivamente, o inverno não é a melhor época para planejar uma viagem para a capital chinesa. Entretanto, um roteiro Pequim no inverno pode ter lá suas vantagens. Sem dúvida o preço é uma delas. Durante os meses mais frios do ano as temperaturas chegam facilmente aos números negativos. Com isso, menos turistas procuram a cidade e tudo fica um pouco mais em conta.
Além disso, Pequim é um bom destino para quem gosta de esquiar e fazer passeios turísticos na neve.
Para seu roteiro Pequim no inverno, certifique-se de trazer botas, casacos de inverno, calças grossas, roupas íntimas térmicas, suéteres, chapéus e luvas. A melhor dica é se vestir em camadas para encarar o frio.
Vale saber: A poluição em Pequim tende a ser um problema maior no inverno devido ao clima seco. Se achar necessário, circule com uma máscara como muitos costumam fazer.
Roteiro Pequim no verão
Em contrapartida, o clima em pequim no verão muda totalmente. Normalmente está é uma estação quente e chuvosa, com termômetros chegando aos 35°C. E mesmo esta sendo a estação mais chuvosa, Pequim fica abarrotada de turistas. Como resultado, atrações turísticas ficam lotadas e os preços sobem bastante.
Para seu roteiro Pequim no verão, sua mala deve contar roupas frescas. Não esqueça de dois itens muito importantes: o chapéu ou boné e o protetor solar. Assim você consegue encarar melhor as altas temperaturas.
Quantos dias ficar em Pequim?
No geral, 3 dias são suficientes para conhecer as principais atrações da capital chinesa. No entanto, com mais alguns dias você poderá mergulhar mais na cultura local.
Vale saber: Você não precisará de visto para entrar na China caso fique menos de 10 dias no país. Nós apenas preenchemos um papel na chegada e mostramos o voo de saída do país.
Como se locomover em Pequim?
Circular por Pequim pode ser algo assustador a primeira vista. A cidade possui cerca de 22 milhões de habitantes e a barreira do idioma pode ser algo que desencoraje muita gente a utilizar o transporte público. Mas você pode ficar tranquilo, pois Pequim não só é uma cidade segura, mas também é bastante amigável aos viajantes.
Felizmente, a cidade possui muita sinalização e um sistema de transporte rápido, barato e eficiente, o que torna a locomoção muito fácil.Só para você ter uma ideia, pagamos R$2,40 no bilhete do metrô e circulamos bastante pela cidade sem problema algum. Além disso, na região central você pode fazer muitas coisas caminhando.

Onde se hospedar em Pequim?
Uma cidade do porte de Pequim, certamente possui uma vasta rede hoteleira. Você vai encontrar desde hotéis de grandes redes, até opções mais tradicionais. Vale saber que a melhor região para se hospedar é Wangfujing. Por lá você estará próximo de muitas atrações turísticas, lojas e restaurantes.
Para te ajudar a encontrar uma acomodação bacana, selecionamos alguns hotéis bem interessantes. Mas se você quiser mais informações sobre os bairros mais indicados, vale a pena conferir nosso post de onde ficar em Pequim.
Hotel | Nota | Valor |
---|---|---|
The Peninsula Beijing | 9,3 | $$$$ |
Legendale Hotel Beijing | 9,0 | $$$ |
Waldorf Astoria Beijing | 9,0 | $$$$ |
Holiday Inn Express Beijing Dongzhimen by IHG | 8,9 | $ |
Sunworld Dynasty Hotel Beijing Wangfujing | 8,6 | $$ |
Roteiro Pequim: quais são os principais pontos turísticos da cidade?
E como sabemos que você não quer perder tempo, vamos logo te apresentar os principais atrativos da cidade para incluir em seu roteiro. Confira abaixo:
01. Praça da Paz Celestial
Em primeiro lugar, a Praça da Paz Celestial é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro Pequim. Ela é a maior praça do mundo e já foi palco de diversas manifestações ao longo da história chinesa recentes, como o protesto ocorrido em 1989 pela liberdade de expressão e imprensa.
A Praça da Paz Celestial é, na verdade, uma enorme área de ruas e calçadas com forte esquema de segurança. Não há muito o que se ver nela, mas vale a pena conhecer esse importante marco da capital chinesa.
#DicaDaNanda: Para conhecer os principais highlights da capital sem precisar gastar muito, o free tour por Pequim é uma excelente oportunidade. O passeio dura cerca de 3h30 e passa por pontos clássicos da cidade, incluindo a Praça da Paz Celestial.

02. Mausoléu de Mao Tse Tung
Localizado na Praça da Paz Celestial, o Mausoléu de Mao Tse Tung é outro passeio em Pequim para incluir em seu roteiro. Sem dúvida, essa é uma construção que impressiona por seu tamanho. Ao todo são 3.3867 metros quadrados de área construída.
A atração foi inaugurada em 1977, apenas 8 meses após a morte de Mao. No interior da construção repousam os restos mortais do Presidente Mao em um caixão de cristal, contrariando a vontade do mesmo, que queria ser cremado. Vale ressaltar que a visitação ao mausoléu é gratuita.
03. Cidade Proibida
No coração da capital, a Cidade Proibida é uma das principais atrações turísticas de Pequim. O imponente conjunto de edifícios antigos foi lar de duas dinastias imperiais chinesas e é, até hoje, o maior complexo palaciano do mundo. O complexo é enorme e formado por inúmeros palácios e templos. Todos finamente decorados. Do Grande Pátio a visão é realmente surpreendente.
Se você quiser ver tudo com calma, pode ser que leve um dia inteiro só na Cidade Proibida. Nós recomendamos fazer a visita guiada para otimizar seu tempo e conhecer mais detalhes deste importante cartão-postal de Pequim.
Vale saber: A Cidade Proibida é um dos locais turísticos mais movimentados de Pequim. A visita guiada é super vantajosa, especialmente porque o guia falará chinês e facilitará as coisas para você.

04. Templo do Céu
Por sua vez, o Templo do Céu é uma excelente dica de o que fazer em Pequim. Localizado ao sul da cidade, ele ocupa uma área de 276 hectares e é um belíssimo exemplo de arquitetura e do design Ming.
Tudo parece ser milimetricamente projetado e a riqueza de detalhes é incrível. Este templo possui um forte simbolismo para a cultura chinesa. Era nele onde os imperadores chineses organizavam uma grande cerimônia todos os anos para pedir uma colheita farta e expiar os pecados de seu povo.
Certamente, o que mais chama nossa atenção é o salão central do complexo do templo. O edifício redondo que se assenta numa base quadrada composta por belas escadarias possui um design único. Já o telhado assemelha-se a três guarda-chuvas roxos empilhados uns sobre os outros. E o mais impressionante é que não há um único prego sequer sustentado essa estrutura.
Por ser outra atração muito procurada em Pequim, recomendamos reservar o tour pelo Templo do Céu com antecedência. Você vai adorar como o guia faz a diferença na experiência como um todo.

05. Parque Behai
Já ouviu aquela frase “Em Roma, faça como os romanos”? Pois se você está em Pequim, faça como os chineses e tire um tempo para conhecer o belíssimo Parque Behai. Ele é dos mais belos parques de Pequim e fica ao redor de um lago perto da Cidade Proibida. Definitivamente, este é o local que os pequineses procuram para escapar da correria do dia a dia.
No Parque Behai você pode alugar um pedalinho para aproveitar o lago, ou subir até a dagoba branca na colina para apreciar uma bela vista da cidade. Mas sabe o que pode ser bem legal também? Ficar admirando os locais se divertindo e aprendendo mais sobre a cultura local. Temos certeza de que você vai adora incluir esse passeio em seu roteio Pequim.

06. Hutongs
Para incluir em seu roteiro Pequim uma experiência super autêntica, sugerimos conhecer os hutongs. Estes são considerados os subúrbios da cidade e onde moram os locais. Neles você consegue ter uma visão mais tradicional da capital chinesa, vendo de perto como vivem os habitantes da região.
Um dos hutongs mais famosos é o Nanluoguxiang. Eme meio ao labirinto de ruas sinuosas encontramos prédios deslumbrantes e cores vibrantes por toda parte. Há também uma rua fantástica para lanches e compras, oferecendo uma variedade de petiscos deliciosos tradicionais para experimentar, cafés e boutiques.

07. Wangfujing Street
Em seguida, a Wangfujing Street é considerada a Champs-Élysées de Pequim. Ela é uma rua de pedestre enorme, com lojas e restaurantes por toda a parte. A rua fica no no distrito de Dongcheng e é uma das zonas comerciais mais prósperas da capital.
Dentre as lojas clássicas de Wangfujing Street, a Mansão Gongmei é o maior shopping de artesanato de Pequim, já a loja de seda e algodão Ruifuxiang é parada obrigatória entre os visitantes ocidentais. E se você não dispensa um bom chá, como a gente, a loja de chá Wuyutai possui, nada menos que 120 anos vendendo os melhores chás de Pequim.
Quando a noite cai, o Mercado Noturno de Wangfujing ganha vida. As muitas barracas de comida servem, dentre outras coisas, os exóticos aperitivos de cavalos do mar, serpentes, aranhas, escorpiões e até baratas!

08. Qianmen Street
Outra rua super tradicional é a Qianmen Street. Esta famosa rua de pedestres imperdível compras e passeios turísticos possui 840m de comprimento e possui mais de meio século de história.
O que mais gostamos é que Qianmen Street é super autêntica, com lojas chinesas e muita comida de rua tradicional. Além disso, ela também abriga diversas marcas internacionais conhecidas do público brasileiro, como H&M, Sephora, ZARA, dentre outras. Por aqui você também pode experimentar o pato assado, um prato regional querido pelos chineses.
Roteiro Pequim: principais passeios nos arredores da cidade
Além dos passeios em Pequim que já citamos acima, vale a pena descobrir algumas atrações que funcionam perfeitamente como bate e volta e podem acrescentar bastante em qualquer roteiro pela capital.
09. Muralha da China
Agora, se tem um lugar que jamais pode ficar de fora do seu roteiro por Pequim é a Grande Muralha da China. Esta grandiosa obra de engenhraria é impressionante. A muralha está divida em seções e cada uma com características únicas. Enquanto algumas estão mais conservadas, outras já possuem um visual mais impactante. No final, todas valem a pena serem visitadas.
Nós visitamos a a seção de Mutianyu com este passeio através do site Get Your Guide e gostamos bastante. Mas você também pode optar por conhecer outras seções, como Badaling e Simantai, todas possíveis de serem visitadas em um bate e volta a partir de Pequim.

Leia mais em: Como visitar a Muralha da China: preços 2025
10. Palácio de Verão
Um passeio nos arredores da capital chinesa que vale muito a pena ser incluído em um roteiro Pequim no verão é conhecer o Palácio de verão. Este magnífico complexo de jardins, templos e passarelas era o refúgios dos imperadores em meio ao calor. Ele foi construído ao redor de um lago, o que garante um clima agradável, mesmo nos meses mais quentes do ano.
As construções que encontramos no Palácio de Verão são de tirar o fôlego. Dentre eles, o Grande Teatro possui 21m de altura e pintado com muitos detalhes. Não deixe de conhecer também o Longo Corredor e o Barco Dragão para ver o palácio de outro ponto de vista.
Se você quer conhecer as belezas do Palácio de Verão, melhor reservar com antecedência aqui. O mais legal é que nesse tour você ainda vai ter a oportunidade de visitar o famoso Templo do Céu.

Roteiro Pequim: opções para 3, 5 ou 7 dias de viagem
Enfim chegamos a parte prática para quem está montando um roteiro Pequin. Organizar todas as atividades pensada de forma lógica pode ser meio complicadinho, mas vamos fazer isso por você. A seguir você verá algumas sugestões de roteiro, incluindo a nossa. Você pode utilizá-los assim como estão, ou então personalizar de acordo com seu gosto pessoal.
Roteiro Pequim 3 dias
Primeiramente, esta sugestão de roteiro Pequim 3 dias é a mesma que utilizamos. Achamos que super funcinou para o tempo que tínhamos. Veja só:
- Dia 01: Começamos o dia na famosa Wangfujing Street. Vimos muitas lojas e já aproveitamos para fazer umas comprinhas. Em seguida, caminhamos até o Silk Market, mercado da seda e ficamos encantadas com a delicadeza desse tecido tradicional chinês. Após o almoço, fomos conhecer a Cidade Proibida. Apesar de ter MUITOS turistas, apreciamos a visita.
- Dia 02: No segundo dia, fomos ao Templo do Céu, um lugar magnífico na capital chinesa. Depois visitamos o Pearl Market, o mercado das pérolas. Finalizamos o dia na badalada Qianmen Street, onde provamos algumas iguarias locais.
- Dia 03: Para o terceiro e último dia, optamos por explorar a Grande Muralha da China e após retornar provamos o pato laqueado, muito tradicional no país.

Roteiro Pequim 5 dias
Com mais dois dias na capital chines, você pode aproveitar os dias anteriores e acrescentar mais esses dois em seu roteiro Pequim 5 dias:
- Dia 04: No quarto dia, sugerimos que você conheça a Pequim mais local. Para isso, uma ótima dica é incluir um passeio pelo Parque Behai. Já na parte da tarde, considere explorar os hutongs.
- Dia 05: No quinto e último dia, ainda dá tempo para mais um bate e volta, mas dessa ver ao magífico Palácio de Verão.
Roteiro Pequim 7 dias
Agora se você quer uma sugestão de roteiro Pequim 7 dias, basta acrescentar esses dois dias a sua viagem:
- Dia 06: Para o sexto dia, sugerimos uma visita ao Templo de Confúcio e logo após, o Parque Olímpico, sede das Olimpíadas de 2008. À noite, no Mercado Noturno de Donghuamen você pode experimentar mais alguns pratos tradicionais chineses.
- Dia 07: Você não pode voltar para casa sem antes passar na Praça da Paz Celestial e no Mausoléu de Mao Tsé Tung. Para encerrar ua passar por Pequim, visite o Templo Yonghegong Lama, onde se encontra o maior Buda de sândalo do mundo.

Roteiro Pequim: dicas extras
E aí, o que achou das nossas dicas de roteiro para Pequim? Antes de encerrar ainda temos algumas dicas extras super úteis para compartilhar.
Aplicativos para baixar
A China é um país com algumas peculiaridades por conta de sua forma de governo. Com isso, alguns aplicativos podem fazer MUITA diferença durante sua viagem:
- Alipay: Essencial para fazer pagamentos com seu cartão internacional. Usamos o Wise através desse app e funcionou super bem.
- VPN: Tendo em vista que Google, Instagram e WhatsApp são bloqueados na China, você vai precisar de um VPN para acessá-los.
- Maps.Me ou Amap: Dois aplicativos para acessar o mapa em Pequim já que o Google Maps não funciona muito bem.
Invista em um chip internacional
Vai fazer um roteiro por Pequim e quer ficar conectado o tempo todo, sem precisar ficar procurando wi-fi gratuito em todos os lugares? Então você precisa de um chip de internet Ásia. Ele é indispensável não só para tornar sua viagem mais confortável, mas também para garantir mais segurança em outro país, sobretudo se a língua local é tão diferente como o chinês.
Em nossa viagem utilizamos o eSIM da Sim Local e adoramos o serviço. Ela é uma empresa que oferece boa conexão e preço justo! Isso porque a Sim Local utiliza as redes locais, garantindo sinal forte e estável a maior parte do tempo.
#DicaDaNanda: Aproveite nosso cupom AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto em qualquer plano contratado no site da Sim Local.
Clique aqui para comprar seu chip SIM Local
Não viaje sem um seguro viagem
Além do chip de internet, o seguro viagem Ásia é algo essencial para quem planeja conhecer este continente tão diferente do nosso. Embora ele não seja obrigatório, o governo brasileiro sugere que todos os viajantes estejam segurados para garantir proteção em caso de imprevistos.
Nós utilizamos uma excelente ferramenta de comparação para contratar nossa apólice antes de embarcar para o continente asiático. Com ela podemos comprar até 4 opções de seguro ao mesmo tempo e ver qual atende melhor as nossas necessidades.
Clique aqui para contratar seu seguro viagem
Pronto para montar seu roteiro Pequim?
E aí, o que achou das nossas sugestões de roteiro Pequim? Lembrando que é sempre possível adaptá-los ao seu gosto e ao seu tempo. Qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.
Você também vai gostar de ler:
Seguro viagem Ásia: qual é o melhor? quanto custa? é obrigatório?
Chip de internet Ásia: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?
Como visitar a Muralha da China: preços 2025