Linda em qualquer época do ano, você quer saber se realmente vale a pena uma visita à Suíça no inverno? Com paisagens de cair o queixo, o país é o destino dos sonhos de muitos viajantes que querem ver a neve com muito estilo. E se você também está planejando sua viagem para esse paraíso gelado europeu, temos dicas de ouro para compartilhar com você.
Nós já visitamos a Suíça no verão e, mais recentemente, no inverno. Por isso, vamos te contar tudo sobre o clima no país durante a estação mais fria do ano, os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro, dicas de hospedagem, melhores destinos e até o que levar na mala para não passar frio!
Continue sua leitura, pois esse post está recheado de informações muito úteis sobre o que não pode deixar de fazer na Suíça durante o inverno!
Vale a pena visitar a Suíça no inverno?
Bom, vamos começar de forma bem direta: SIM! A Suíça no inverno vale a pena. O país já é nosso queridinho a muito tempo e visitá-lo nos meses mais frios era um desejo que finalmente realizamos. Claro que não saímos decepcionadas. A Suíça já tem paisagens deslumbrantes que parecem ficar ainda mais bonitas com a neve branquinha.
Porém, vale saber que a Suíça não é um país muito econômico e o inverno é alta temporada por lá. Milhares de turistas procuram as estações de esqui mais charmosas da Europa. Com isso, o preço das hospedagens e até dos passeios tende a aumentar. Mas calma! Uma excelente forma de economizar com transporte e passeios é adquirindo o Swiss Travel Pass. Ele garante ótimos descontos e até gratuidades em alguns lugares.
Sem dúvida, um roteiro Suíça no inverno é ideal para os amantes do frio e dos esportes de inverno. Contudo, esteja preparado para pegar temperaturas abaixo de zero!
Mas você também pode fazer passeios mais tranquilos e explorar as charmosas cidades e vilas, fazendo paradas para aproveitar um fondue a dois ou um chocolate quente. Temos certeza de que você vai voltar apaixonado pelo destino, assim como a gente.
Como é a Suíça no inverno?
Durante os meses mais frios do ano, a paisagem suíça fica coberta de neve. Lagos que são azuizinhos no verão congelam e parecem desaparecer na paisagem. As temperaturas despencam e é comum ver os termômetros abaixo de 0° C. As cidades ficam super charmosas e aconchegantes e não há nada melhor do que saborear uma boa caneca de chocolate quente na beira da lareira.
Quando é o inverno na Suíça?
Ao contrário do Brasil, o inverno na Suíça vai de 21 de dezembro a 20 de março. É importante ressaltar que, por conta das mudanças climáticas, as temperaturas podem começar a cair antes mesmo dessa data, ou até mesmo depois.
Qual o mês mais frio na Suíça?
Quando o assunto é sobre o mês mais frio na Suíça, a disputa fica acirrada entre janeiro e fevereiro. Nesses meses, a temperatura oscila entre -2 e 7° C. Entretanto, em alguns dias de janeiro, raramente os termômetros passam dos 2° C.
Quando neva na Suíça?
Se você está planejando sua viagem para a Suíça durante o inverno, certamente já se perguntou quando neva e até quando tem neve na Suíça. A saber, já em dezembro a neve começa a cair nas estações de esqui mais elevadas. Com isso, a temporada está oficialmente aberta.
Em janeiro e fevereiro, os meses mais frios, a neve cobre o país. Frequentemente, você vai acordar e se deparar com ela caindo pela janela da sua acomodação.
Com a proximidade do final do inverno em março, a neve volta a se concentrar mais nas altitudes maiores. Por fim, a chegada da primavera encerra a temporada de neve e as paisagens do país ganham novas cores.
Como se locomover na Suíça no inverno?
Felizmente, o sistema de transporte suíço é sinônimo de eficiência. A malha ferroviária do país é impressionante e corta o país em todas as direções. Você vai encontrar trens que sobem até montanhas super íngremes.
Não há melhor forma de se locomover na Suíça do que com o transporte público. E o melhor de tudo é que com o Swiss Travel Pass você ainda consegue economizar no preço das passagens.
Cidades para conhecer na Suíça no inverno
Já deu para perceber que a Suíça no inverno vale a pena, né? Mas qual é a cidade mais bonita da Suíça para visitar nessa época do ano? Quais passeios e experiências não podemos deixar de incluir em nosso roteiro? Continue sua leitura que iremos te contar mais sobre os melhores destinos para aproveitar o frio no país.
01. Lucerna
Em primeiro lugar, Lucerna é um daqueles destinos suíços que parecem ter saído de um livro de conto de fadas. Nós já estivemos aqui em outra estação e podemos dizer que você também pode incluir a cidade em seu roteiro Suíça inverno.
Essa magnífica cidade alpina surpreende a todos com paisagens únicas e um centro histórico charmosinho. Aliás, o que achamos mais bonito em Lucerna são as pontes que cortam o Rio Reuss. Não esqueça de fazer uma parada em Kapellbrücke para fotos.
Durante o inverno, Lucerna fica ainda mais charmosa. Nem sempre neva na cidade e dependendo do dia, a temperatura fica ótima para explorar a parte mais antiga da cidade, fazendo paradas estratégicas para um chocolate quente.
Ah! Em dezembro você ainda pode aproveitar os famosos mercados de Natal de Lucerna. São diversos espalhados pela cidade, todos com barraquinhas vendendo presentes e guloseimas tradicionais suíças.
Mas é nos arredores de Lucerna que encontramos alguns passeios imperdíveis para os meses mais frios do ano. Quem curte esportes de inverno vai adorar saber que a cidade é porta de entrada para o Monte Titlis, o ponto mais alto da Europa Central. Para chegar até lá, vá de trem até Engelberg e de lá, use o teleférico até o alto do Monte Titlis. Vale saber que no caminho você vai pegar o Titlis Rotair, um teleférico que gira 360 graus, permitindo uma visão deslumbrante das montanhas.
Outra parada obrigatória, pertinho de Lucerna é o Monte Pilatus. Nós fizemos o passeio até o topo do Monte Pilatus e adoramos. Fica a dica: esse é um ótimo passeio para fazer quando a cidade de Lucerna estiver encoberta com neblina. Isso porque o monte Pilatus é bem alto, então você passa das nuvens e o visual fica lindo! Ah! E se você tiver o Swiss Travel Pass, essa atração já está inclusa.
#DicaDaNanda: Nós utilizamos um app muito bom para acompanhar a previsão do tempo e ver a altura das nuvens: MeteoSwiss. Ele ajudou bastante na hora de planejar a visita ao Monte Pilatus.
O que fazer em Lucerna no inverno
Não importa a estação do ano, Lucerna é encantadora. Abaixo, algumas ótimas sugestões de passeios e atividades em Lucerna que você pode reservar no GetYourGuide, ou Civitatis, plataformas que sempre usamos nas nossas viagens e super aprovamos:
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Subir o Monte Pilatus de gôndola | A vista mais bonita da região. | Conferir preço |
Passeio de catamarã pelo Lago Lucerna | Um passeio super romântico em meio ao Lago Lucerna no inverno. | Conferir preço |
Monte Titlis | Para desbravar o ponto mais alto da Europa Central. | Conferir preço |
02. Zurique
Em seguida, Zurique é a maior cidade do país e exala um ar cosmopolita que não encontramos em nenhum outro destino. A cidade é o coração econômico e financeiro do país. Mas vale destacar que há muito o que fazer em Zurique no inverno. Por estar perto de diversas regiões de esqui, muitos viajantes optam por estabelecer Zurique como base. A cidade oferece uma excelente infraestrutura e você pode aproveitar para experimentar a culinária local e a vida noturna vibrante que não cessa nem com as baixas temperaturas.
Para quem curte esportes de neve, nas proximidades de Zurique existem, nada menos que, 10 estações de esqui. Dentre elas, Atzmannig fica a cerca de 1 hora de transporte público e é perfeita para toda a família. Já Sattel-Hochstuckli é uma área de esqui familiar com diversas outras atrações, além das pistas.
De volta a Zurique, a cidade oferece outras atrações, como os mercados de natal e diversos museus. Aliás, um de nossos favoritos, o Museu da Casa do Chocolate Lindt é incrível. A renomada marca de chocolate suíço abre suas portas para contar um pouco mais da sua história e da produção de um dos melhores chocolates do mundo.
Leia também: Onde ficar em Zurique: Niederfor, Zurich West ou Bellevue?
03. Davos
Conhecida mundialmente por conta do Fórum Econômico Mundial, Davos é também um destino de inverno suíço que vai ganha seu coração rapidamente. A cidade fica localizada no coração da região chamada de Graubünden e conta com pouco mais de 11.000 habitantes.
Para quem curte esportes, vale saber que o slogan de Davos é #SportsUnlimited, ou seja, esportes ilimitados. Só por isso já podemos imaginar o potencial que a área possui. Seja para esquiar, praticar snowboard, fazer uma caminhada ou apenas patinar no gelo, podemos dizer que há uma Davos para todos!
Ao todo são seis áreas de esqui na região: Parsenn, Pischa, Jakobshorn, Schatzalp/StrelaMadrisa e Rinerhorn. Os mais aventureiros podem experimentar o voo de parapente sobre Davos para ter uma vista diferente da região.
A população de Davos é extremamente acolhedora. E apesar de pequena, a cidade conta com boas opções de restaurantes e bares onde é possível experimentar pratos deliciosos da culinária suíça.
04. Zermatt
Sem dúvida, Zermatt foi um dos nossos destinos favoritos. Assim que chegamos já ficamos encantadas com a beleza do lugar. A charmosa vila alpina é mágica e fica ainda mais bonita no inverno. Sem falar na vibe de Zermatt que é bem aconchegante e descontraída. As casas de madeira no estilo enxaimel parecem se encaixar perfeitamente com as imponentes ao fundo. Certamente você será cativado pela beleza rústica local.
Apesar de ser uma das estações de esqui mundialmente famosas da Suíça, Zermatt conserva sua essência original. A entrada de carros na vila é proibida e nela circulam apenas vans e mini ônibus super fofos. Dessa forma, a melhor forma para se chegar até aqui é de trem. Se você vier de carro, terá que deixar em algum estacionamento fora da cidade, gerando custos desnecessários.
Um dos passeios mais icônicos em Zermatt é subir Gornergrat e apreciar a vista de Matterhorn. Gornergrat está a 3.089m de altitude e para chegar até lá você deve pegar um trem, o Gornegratbahn, a ferrovia a céu aberto mais alta da Europa! Esse passeio de trem até Gornergrat que fizemos dura cerca de 30 minutos e se você tiver o Swiss Travel Pass ele sai pela metade do preço.
No trajeto, você fica impactado com a vista de pontes dramáticas, galerias e túneis, florestas e lagos de montanha. Ao chegar ao topo somos brindados com uma vista 360º das montanhas e você chega a perder o fôlego. Além do visual, lá no alto existem diversas trilhas para percorrer.
Claro que a visita a Zermatt não estará completa sem uma passada pelo Matterhorn Glacier Paradise. O mais legal é que para chegar até lá você vai embarcar no teleférico mais alto da Europa. O passeio de teleférico é imperdível e a vista surreal de tão bonita. E se você curte esquiar, vale a pena conhecer a Matterhorn Ski Paradise, a única estação de esqui suíça que fica aberta o ano inteiro.
O que fazer em Zermatt no inverno
Zermatt é o paraíso para quem curte trilhas e esportes de neve. Mesmo com as temperaturas baixíssimas, a simpática vila te convida a aproveitar os dias do lado de fora do seu hotel. Arriscamos dizer que Zermatt é mágica e é impossível não se apaixonar pelo lugar.
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Subida de trem até Gornergrat | O passeio mais clássico de Zermatt! | Conferir preço |
Teleférico Matterhorn Glacier Paradise | Para desbravar as belezas do teleférico mais alto da Europa. | Conferir preço |
Voo de parapente em Zermatt | Admire as vistas espetaculares do Matterhorn com uma dose extra de adrenalina. | Conferir preço |
05. Crans Montana
Por sua vez, Crans Montana é um destino de férias muito querido entre os turistas. Localizada acima do Vale do Ródano, a região conta com inúmeras atividades esportivas para todos os gostos e níveis de dificuldade, ferrovias com paisagens deslumbrantes, e vistas de tirar o fôlego. A região possui alguns resorts maravilhosos que oferecem tratamento 5 estrelas, mas com preços bem salgados.
Embora muito popular durante o verão, a temporada de inverno em Crans Montana chega com infinitas possibilidades, seja para quem quer aproveitar as atividades ao ar livre, seja para aqueles que preferem curtir o frio indoors. Não faltam trilhas de esqui cross-country e trenó, além de um snowpark e uma das maiores de pistas de gelo da Suíça.
Sem dúvida, Crans Montana é um dos paraísos de inverno na Suíça onde toda a família vai se divertir.
06. St. Moritz
Berço do turismo de inverno na Suíça, St. Moritz é muito mais do que uma estância de luxo. A cidade alpina tem grande importância histórica e já sediou as Olimpíadas de Inverno por duas vezes. Mas além de paraíso gelado, St. Moritz também se destaca pelas suas fontes minerais que transformam a região em um requintado spa de verão.
Podemos dizer que St. Moritz é um destino elitizado. Não faltam opções de acomodações luxuosas, lojas de marcas renomadas e restaurantes elegantes. Durante o inverno, diversos eventos agitam a cidade, como a Copa do Mundo de Snow Polo as corridas Cresta Run e uma corrida internacional de cavalos na neve. C
omo a maioria das acomodações tende a ser bem salgada, muitas pessoas optam por fazer um bate e volta até St. Moritz.
07. Interlaken
A seguir temos outro destino que é nosso xodó tanto no verão quanto no inverno suíço. Interlaken é uma verdadeira joia dos alpes suíços. Essa idílica cidadezinha rodeada de paisagens encantadoras atrai turistas apaixonados pelo contato com a natureza. No inverno, o destino se transforma um paraíso para esquiadores e praticantes de snowboard.
Nas proximidades de Interlaken, inúmeras áreas de esqui agradam aos mais diversos públicos. Enquanto Beatenberg-Niederhorn, Brienz-Axalp, Diemtigtal, Schwanden-Sigriswil, Habkern e Aeschi-Aeschiried são compactas e adequadas para famílias, a a região de esqui de Jungfrau é a melhor para quem realmente já tem mais experiência e quer correr solto nas encostas cobertas de neve.
Dentre os passeios em Interlaken, o Harder Kulm é um mirante imperdível. A mais de 1300 metros de altitude você conseguirá ver as montanhas, os lagos e ainda há um restaurante no topo com com uma comida divina. Seu roteiro não estará completo sem conhecer Jungfrau. Ela é uma das montanhas mais famosas da região e para chegar até lá você deverá pegar um funicular.
Nós fizemos o passeio até o pico Jungfraujoch e podemos dizer que vale super a pena. Lá em cima, o Lindt Swiss Chocolate Heaven proporciona uma experiência inacreditável com o melhor chocolate do mundo.
O que fazer em Interlaken no inverno
Pequena no tamanho, mas gigante em belezas naturais, Interlaken é uma das cidades mais bonitas da Suíça no inverno e essas são as principais atividades na região:
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Subir até o pico Jungfraujoch | Um dos melhores passeios no arredores de Interlaken! | Conferir preço |
Voo de parapente | Uma visão incrível com muita adrenalina. | Conferir preço |
Funicular a Harder Kulm | Passeio até um dos mirantes mais bonitos de toda a Suíça. | Conferir preço |
Aproveite para ler: Onde ficar em Interlaken: Unterseen, Interlaken West ou Ost?
08. Grindelwald
Bem próximo a Interlaken fica Grindelwald. Essa simpática vila faz parte do conjunto de cidades dos Alpes Suíços com vistas de tirar o fôlego. Com picos de quase 4.000m de altitude, em Grindelwald você tem a sensação de estar tocando o céu. E o melhor de tudo é que a região possui passeios tanto para quem busca adrenalina, quanto para quem quer curtir o frio de maneira mais relaxada.
A saber, Grindelwald é muito procurada por quem pratica montanhismo. A montanha First é o grande cartão postal da cidade e no topo dela existe um restaurante com ótima comida. É possível percorrer trilhas de bike ou a pé. Além disso, lá é também uma popular estação de esqui com vários tipos de eventos, principalmente ao longo da temporada de esqui.
Dentre os passeios imperdíveis na região, a Cliff Walk é uma passarela de metal suspensa que promete desafiar até os mais corajosos. E um passeio super fofo é andar de trenó. Especialmente os pequenos vão amar a experiência. Ah! E se tem algo que enche os olhos além da montanhas em Grindewald é a gastronomia. A cidade conta com ótimos restaurantes.
09. Murren
Em seguida, Murren é uma cidade tão bonita que já serviu até de cenário para o filme do agente 007 – On Her Majesty’s Secret Service. Ela também fica próxima a Interlaken e conta com uma área de esqui sensacional. Mürren-Schilthorn tem 13 teleféricos e um total de 56 quilômetros de pistas para todos os níveis de dificuldade.
Vale saber que essa região de esqui é uma das que fica com neve até mais tarde durante o inverno na Suíça.
Os arredores de Murren são repletos de trilhas. Você pode percorrê-las mesmo no inverno, passando em meio a floresta até chegar a mirantes estonteantes. Caso sua viagem seja em família, nós recomendamos conhecer o Alpine Sports Centre. Nele vocês poderão praticar diversos esportes, como patinação no gelo e curling.
E sabe o que é ainda mais apaixonante em Murren? Seu centrinho. Dentro da área da vila não é possível trafegar veículos, então você poderá caminhar tranquilamente. As casinhas em estilo enxaimel trazem um charme a mais, ainda mais porque estão emolduradas pelas montanhas.
10. Adelboden
Por fim, a idílica Adelboden é uma vilinha super fofa próximo a Interlaken e cheia de surpresas para quem visita a Suíça no inverno. As paisagens em Adelboden são tão impressionantes que mais parecem cenário de filmes como “O Senhor dos Anéis”.
Se você é como a gente e gosta de estar ao ar livre, não importa a estação, saiba que durante o inverno você não vai ficar parado. No Tschentenalp Toboggan Park são várias pistas de tobogã para se divertir e até tomar alguns tombos engraçados. Já a região de esqui Adelboden-Lenk é uma das maiores e mais atraentes do país.
Dicas para curtir a Suíça no inverno
Viu como o inverno na Suíça é imperdível? E para aproveitar ao máximo dessa estação na região, aqui vão algumas extras, seja para quem vai uma primeira vez, seja para quem já é fã de carteirinha do país e já foi outras vezes, assim como nós.
Como não passar frio na Suíça no inverno?
Nós chegamos despreparados para o frio suíço e podemos dizer que essa é uma sensação que não queremos que nossos leitores sintam. Estávamos na Turquia e a Suíça foi um destino decidido de última hora, por isso não estávamos com roupas adequadas na mala. Ao chegar, compramos logo casacos de neve para não acabar virando um verdadeiro picolé humano.
Quem nunca esteve no inverno europeu certamente vai se perguntar: como não passar frio na Suíça? Nesse sentido, nossa dica é que você adote a regra de ouro das três camadas para sair. Mas calma que vamos te explicar como ela funciona:
Quando for se arrumar, certifique-se de sua primeira camada de roupa seja uma segunda pele (tanto blusa, quanto calça) e de preferência uma bem justinha para que não entre frio por nenhum espaço. Isso fará toda a diferença no resultado final.
Já na segunda camada de roupa vão entrar os produtos em fleece. Esse material é bem quentinho e confortável. Além disso, ele te dá mobilidade para brincar e esquiar na neve sem congelar de frio. Outra peça que pode ser uma grande aliada é o moletom flanelado.
Por fim, o tactel e outros tecidos sintéticos e impermeáveis vão na terceira camada. É importante utilizar materiais que sejam impermeáveis para que a neve não umedeça a peça e você fique com frio. Assim você vai curtir o que há de melhor da terra do chocolate no inverno sem perrengue!
#DicaDaNanda: Se você fica perdido na hora de fazer a mala para um destino de frio europeu, então não deixe de conferir nosso post com dicas de roupas para inverno na Europa. Nele você vai encontrar muitas dicas e looks para o frio do inverno europeu
O que levar na mala para na Suíça no inverno?
Já deu para perceber o quanto a regra das três camadas de roupa é interessante, né? Mas além dela existem alguns itens que não podem ficar de fora da sua mala para a Suíça no inverno. Veja só:
- Luvas térmicas forradas e de couro
- Muitas meias (as térmicas são as melhores)
- Gorros
- Cachecóis
- Abafadores de orelha
- Balaclava
- Roupas quentinhas e confortáveis
- Calçados impermeáveis
- Casacos
- Segunda pele
- Hidratante para a pele, inclusive para o rosto
- Protetor solar
- Óculos de sol
Onde esquiar na Suíça no inverno?
A Suíça é a meca dos esportes na neve na Europa. O país possui inúmeras estações esqui com pistas dos mais diversos níveis de dificuldade. Confira a seguir uma lista com algumas das melhores:
- Zermatt
- St. Moritz
- Verbier
- Engelberg-Monte Titlis
- Grindelwald
- Davos-Klosters
- Laax
- Arosa-Lenzerheide
Seguro viagem para neve
Provavelmente, quem está planejando uma viagem para as cidades mais bonitas da Suíça no inverno quer se aventurar em esportes da neve, como o esqui ou snowboard. Ambas atividades são sensacionais, mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente porque às vezes acidentes acontecem e podemos acabar até encerrando a viagem antes do tempo.
O Jean, marido da Gaia, foi um que ao esquiar em Bariloche caiu e fraturou o joelho, precisando operar de urgência. Felizmente ele tinha o seguro viagem com cobertura para esportes na neve e não precisou arcar com nenhum tipo de custo.
Imagine só se um acidente como esse ocorre na Suíça onde todos os gastos são em francos suíços e você não tem o seguro viagem correto contratado! Embora o sistema de saúde do país seja um dos melhores do mundo, os gastos podem atingir valores astronômicos.
O seguro viagem Suíça é obrigatório para entrar no país. Contudo, é importante destacar que a maioria dos seguros convencionais não engloba estas atividades de neve. Então, quando for contratar uma apólice, lembre-se de verificar se ele também cobre acidentes durante a prática destes esportes.
Nós sempre usamos uma ferramenta de comparação super completa. Através dela encontramos, comparamos e adquirimos o seguro viagem ideal para cada uma de nossas viagens. Aliás, você pode colocar nos filtros que deseja cobertura para esportes na neve. Já somos clientes fieis a tanto tempo que temos até um cupom de desconto para nossos leitores. Com o código AVENTURAS15 você garante 15% de desconto em qualquer seguro do site. Caso opte por pagar no pix ainda garante mais 5% no valor final.
Acesse aqui e faça a cotação do seguro viagem para neve.
Hotéis de neve na Suíça
Se você está planejando aquela viagem dos sonhos para curtir as paisagens suíças baixo de zero, além dos passeios, é preciso saber quais são as melhores acomodações. Por isso, reunimos a seguir alguns hotéis perfeitos para ficar pertinho da neve.
Hotel | Nota | Valor | Link |
---|---|---|---|
Hotel Villa Honegg | 9,3 | $$$$$ | Ver detalhes |
Unique Hotel Post | 9.1 | $$$$ | Ver detalhes |
Hotel Kreuz & Post Grindelwald | 8,8 | $$$$ | Ver detalhes |
ERMITAGE Wellness- & Spa-Hotel | 9,1 | $$$$$ | Ver detalhes |
Antares Hotel | 8,1 | $$$ | Ver detalhes |
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Suíça no inverno
Viajar é sair da nossa zona de conforto, por isso é super comum que várias dúvidas apareçam enquanto planejamos uma viagem, especialmente se estamos pensando em um destino internacional e em uma estação que não é nem um pouco parecida com a nossa.
Mas calma! Nós estamos aqui para te ajudar nisso! Reunimos as dúvidas mais frequentes entre nossos seguidores para responder a seguir e ajudar outros que podem estar na mesma situação.
É muito caro conhecer a Suíça no inverno?
Infelizmente, a Suíça é um dos destinos mais caros na Europa. O custo para nós brasileiros é bem salgado, tendo em vista que o franco suíço é muito mais valorizado que o real. Para você ter uma ideia, jantamos uma noite no modo econômico e a conta deu 32 francos para duas pessoas, o que equivale a cerca de R$209,00.
Para economizar, vale a pena adquirir o Swiss Travel Pass. Com ele você tem descontos em diversos passeios e transportes. Nós compramos e achamos que valeu muito a pena. Por exemplo, o funicular até Gornergrat custou 50% do valor original. E algumas atrações saem inclusive de graça.
O que não deixar de fazer na Suíça no inverno?
Alguns passeios são clássicos em terras suíças. Anote as dicas imperdíveis de o que fazer na Suíça no inverno:
- Explorar Jungfraujoch
- Visitar o monte Titlis
- Admirar a paisagem no trem para Gornergrat
- Passear pela charmosa vila de Zermatt
- Esquiar em Interlaken
- Passeio ao Monte Pilatus
O que fazer na Suíça no inverno com crianças?
Você sabia que a Suíça no inverno vale a pena também para conhecer com os pequenos. Confira alguns passeios que temos certeza de que eles vão adorar:
- Conhecer o Museu do Chocolate Lindt
- Ir no teleférico de Zermatt
- Admirar a paisagem no trem para Gornergrat
O que fazer na Suíça no inverno a dois?
Não é segredo que a Suíça é um destino super romântico. E nada melhor do que anotar algumas dicas de passeios a dois no país:
- Passear pelas ruas de Lucerna
- Esquiar em Interlaken
- Visitar o monte Titlis
Pronto para curtir a Suíça no inverno?
Depois de tantas dicas sobre um roteiro Suíça no inverno, a gente espera ter ajudado você a planejar essa viagem sensacional. Com as nossas informações você vai conseguir aproveitar o frio sem perrengue. Ah, caso ainda tenha alguma dúvida, deixe uma mensagem aqui embaixo que tentaremos te ajudar, ok? Boa viagem!
Você também vai gostar de ler:
Seguro Viagem Suíça: qual é o melhor? quanto custa? é obrigatório?
Chip de Internet Suíça: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?
Roteiro Suíça: o melhor da Suíça em 5, 7 ou 10 dias de viagem
Berna (Suíça): o que fazer, onde ficar e dicas imperdíveis para a sua viagem
Lucerna (Suíça): como chegar, onde ficar, o que fazer e dicas imperdíveis
Interlaken (Suíça): tudo sobre a cidade mais famosa dos Alpes
O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça