Já falamos por aqui que todo tempo livre é muito bem aproveitado por nós e num belo dia de sol, nada melhor do que pegar uma praia e fazer uma boa trilha! Assim sendo, decidimos fazer a Trilha do Costão de Itacoatiara, em Niterói!
#Itacoatiaradise, como muitos chamam por aí, virou uma hashtag bem famosinha no Instagram, e não é por menos: cada clique por lá encanta, e nem precisa de filtro!
Além da praia, que é boa para surf, há também duas trilhas: o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante. Fizemos a trilha do Costão e a recompensa não poderia ter sido melhor!
Dicas para fazer a Trilha do Costão de Itacoatiara:
Você sabe como subir no Costão de Itacoatiara? Qual o tempo de subida ou a melhor época para fazer esta trilha? Então se liga nesse post, para já começar a se programar:
Onde fica o Costão de Itacoatiara
Se você mora no Rio ou em cidades próximas, é bom se programar. Itacoatiara fica a uns 30 minutos do centro de Niterói, portanto, é importante contar com mais esse tempinho para chegar até lá.
A nossa ideia era ver o pôr do sol lá do alto do Costão, mas, com medo da violência no Rio, acabamos optando por ir mais cedo e voltar da trilha ainda com o dia claro. Fica a dica, no entanto, para quem for com um grupo grande: o pôr do sol lá do alto deve ser incrível!
Como chegar no Costão de Itacoatiara
A trilha do Costão faz parte de Parque Estadual da Serra do Tiririca, e fica na Rua das Rosas, número 24, no canto esquerdo da praia de Itacoatiara. Há um posto de apoio ao visitante, administrado pelo INEA. Para controle deles, é preciso anotar o nome e telefone antes de subir.
Vale saber que para fazer a trilha do Costão de Itacoatiara o horário de funcionamento é das 8h às 17h durante a semana e das 8h às 15h nos fins de semana, com limite máximo de 200 pessoas.
Para quem vai de ônibus saindo de Niterói as linhas OC2, OC3A passam próximo a Praia de Itacoatiara. Vindo do Rio de Janeiro, você precisará pegar a ponte Rio Niterói e seguir no sentido Região Oceânica (sem trânsito você leva em média 1 hora do centro do Rio até lá).
#DicadaGaia: Uma opção mais confortável é alugar um carro. Se esta for uma boa opção para você, nós sempre usamos e recomendamos a plataforma da Rentcars : é um site super prático, que reúne as melhores locadoras de veículos do país.
Qual a melhor época para fazer o Costão de Itacoatiara
A trilha do Costão de Itacoatiara pode ser feita em qualquer época do ano, tendo em vista o clima maravilhoso do Rio de Janeiro (sol quase o ano todo rs), mas nós sempre preferimos os meses de transição de estação, para não pegar aquele calor muito forte do verão…Entre maio e outubro as temperaturas não ficam tão altas, sendo portanto, uma boa opção.
#DicadaNanda: para quem gosta da praticidade e (principalmente) a segurança de fazer uma trilha acompanhada por guias e agências que conheçam bem a região, uma boa pedida é entrar em contato com o pessoal da Desbravando o Rio. Nós já fizemos diversos passeios com eles e deu tudo super certo!
Como é a trilha do Costão de Itacoatiara
A trilha começa com mata fechada, e é bem íngreme a todo momento. Andamos cerca de 15 minutos (subiiindo) e logo chegamos em um pátio, com três bifurcações.
Nesse ponto você opta pelas trilhas que vão até a Pedra do Elefante, Enseada do Bananal e o Costão de Itacoatiara. Seguindo a direção da placa, chegamos na parte aberta, onde continuamos a caminhada em um “chapadão”.
Muita gente desiste nessa hora, já que é preciso “escalar” em algumas partes. Olhando de baixo, fica ainda mais íngreme, mas não é impossível e dá pra ir tranquilo. A dica é ir com um tênis ou bota apropriados, com sola boa e acima de tudo, confortável!
Andamos mais 15 minutos até chegar no topo da pedra. Durante todo o caminho pudemos observar partes do mar, que se misturavam com as pedras e o verde das árvores e cactos. Uma paisagem liinda que rendeu ótimas fotos!
A trilha do Costão fica na frente da Pedra do Elefante, que é essa pedra bem grande, lembrando um elefante. Vou voltar lá com a Gaia, o visual deve ser ainda mais incrível lá do alto! Se alguém já foi, deixa aqui algumas dicas pra gente 😉
Chegando no topo do costão, nos surpreendemos com o visual da praia de Itacoatiara: água transparente, o Pão de Açúcar, o Cristo, a Pedra da Gávea… um visual liiindo para a cidade maravilhosa!
Ficamos lá em cima apreciando a vista durante algum tempinho, mas descemos para curtir o final de tarde na praia de Itacoatiara. Que clima bom! A praia é realmente um pedacinho do paraíso, com areia fininha, água clara e visual lindo para montanhas e mar.
Se você for até lá, não deixe de experimentar o famoso combo sanduíche natural + mate orgânico. Eu comi o de frango desfiado com cenoura, maionese, batata palha e ovo de codorna, e super recomendo!
Li no blog Viajadoras que são duas empresas que “lideram”: os azuis e os amarelos. Parece que os azuis se gabam por colocarem 3 ovos de codorna nos sanduíches, ao invés de dois. hahahha… De resto, são bem parecidos!
O entardecer na praia foi lindo, com direito a pôr do sol atrás da montanha. Os quiosques na beira da praia ainda dão um clima especial, com música ao vivo, DJ e bebidinhas gostosas.
Passamos um dia delícia em Itacoatiara, e, apesar de longe, já quero voltar lá pra curtir mais um pouquinho!
Costão de Itacoatiara: tempo de caminhada
Embora tenha trechos bem íngremes a caminhada é curta; dependendo do seu preparo e das paradas que fizer, você vai levar em média entre 30 e 40 minutos.
Costão de Itacoatiara: nível de dificuldade
O primeiro trecho é na sombra, portanto mais light para fazer. Depois vem a parte íngreme, subindo na pedra: foi instalado um corrimão, que além de ajudar na prevenção de acidentes, amplia e facilita o acesso a todos que desejam fazer a trilha.
Costão de Itacoatiara: equipamentos necessários
Como já falei anteriormente, o ideal é ir com um tênis próprio para caminhada (aquelas botinhas são perfeitas!) que tenha boa sola e sejam confortáveis. Fiz uma lista rápida para te ajudar:
Checklist
- Tênis ou bota super confortável e com bom solado
- Camisa com proteção UV
- Calça ou bermuda confortável
- Chapéu ou boné
- Mochila adequada
- Filtro solar (muito!)
- Repelente
- Água é indispensável: embora a trilha seja curta, é muito íngreme e cansa bastante!
- Toalha de secagem rápida
- Sunga e biquíni para aquele mergulho no final do passeio!
- Lanterna para quem for ver o por do sol; uma vez que depois que o sol se põe, a visibilidade fica muito ruim.
CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR
Nós amamos os produtos da Columbia, são super duráveis e de altíssima qualidade. Acessando o site através deste link você pode ganhar 10% de desconto! É automático e o desconto será aplicado diretamente, sem precisar de nenhum cupom!
CUPOM DE DESCONTO FJALLRAVEN
E se você, como nós, ama os produtos da Fjallraven (vocês já devem ter visto váaaaarios posts nossos com os produtos deles!) aproveite o cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% off na compra de qualquer produto deles no site.
Agendamento para fazer a trilha do Costão de Itacoatiara:
Aqui vão algumas dicas objetivas para quem vai subir o Costão de Itacoatiara e tem dúvidas sobre a necessidade de ir com um guia:
Costão de Itacoatiara: guia
Não precisa de um guia, mas tendo em vista que a trilha exige certo preparo físico e se você não está acostumado a trilhar por aí, pode ser uma boa ideia ir com guia sim! Não só você não vai se perder ou passar por algum tipo de perrengue, como também vai conhecer mais sobre a fauna e a flora locais.
Preço do Costão de Itacoatiara
O acesso ao Costão do Itacoatiara é gratuito.
Se você não mora perto de Niterói, vale a pena dar uma olhada em alguns hotéis e pousadas aqui no Booking.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelo Costão de Itacoatiara:
Quanto tempo demora para subir o Costão de Itacoatiara? É perigoso? Preciso de guia? Reunimos aqui as perguntas mais frequentes que recebemos no blog quando o assunto em questão são trilhas (sobretudo no Rio de Janeiro):
A trilha para o Costão de Itacoatiara é perigosa?
O melhor é ir em grupo, para ficar mais seguro ou, se preferir, com uma agência. Recomendo chegar bem cedo para curtir a praia e fazer a trilha do Costão. Outra opção para quem curte trilha é a Pedra do Elefante.
Quanto tempo demora a trilha para o Costão de Itacoatiara
A trilha tem aproximadamente 2km de extensão e você levará em média 30 minutos para ir e 30 minutos para voltar.
Quais são os outros passeios ou trilhas que posso fazer pelo Rio de Janeiro?
Além das lindas praias, o Rio é uma cidade com natureza super generosa, portanto há muitos outros passeios super legais que você pode fazer por lá. Veja só:
- Trilha da Pedra da Gávea
- Trilha da Pedra do Telégrafo
- Trilha Praias Selvagens
- Trilha Morro Dois Irmãos
- Trilha Garganta do Céu
- Trilha Pedra Bonita
- Circuito das Grutas
- Praia do Perigoso
Preciso de guia para fazer a trilha do Costão de Itacoatiara?
Como dissemos, a trilha em si é relativamente simples e não precisa de guia. No entanto, se você gosta de conhecer novas pessoas e prefere a segurança de contratar uma agência, como a Desbravando o Rio por exemplo, é super válido.
Outro ponto legal é que os guias, por conhecerem mais a fundo a região, vão contando detalhes e fazendo observações que a gente normalmente não se daria conta. Muitas vezes fazer passeios assim, ganham uma nova perspectiva…
Qual a altura do Costão de Itacoatiara?
O Costão de Itacoatiara tem altura total de 217 metros.
Que horas abre o Costão de Itacoatiara?
O horário de funcionamento é das 8h às 17h durante a semana e das 8h às 15h nos fins de semana, com capacidade máxima de 200 pessoas. Nos períodos com horário de verão o funcionamento é prolongado até as 18h.
Pronto para fazer a trilha do Costão de Itacoatiara?
Por fim, agora que você já sabe todas as dicas de como fazer a Trilha do Costão de Itacoatiara, já comece a programar sua próxima aventura!
Caso ainda tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário, já sabe: deixe aqui embaixo, que vamos adorar saber =)
Você também pode gostar de ler:
O que fazer no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa
10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego
Pedra do Telégrafo: onde fica, como chegar e dicas para sua trilha
Oi, Nanda!
Legal saber que você gostou de Itacoatiara. Ela é a nossa praia preferida da vida. <3 E o sanduíche, maravilhoso, né?
Adorei as fotos.
Beijos!
Oi Mari!
Nossa, adorei! Já quero voltar lá =)
Beijos!
Itacoa é demais mesmo, fico contando os dias para chegar o final de semana e ir pra lá. 🙂 Ah, e você falou que não sabe onde leu a informação dos sanduiches azuis e amarelos, será que não foi no Viajadora? Falamos exatamente sobre isso no nosso post de Itacoatiara! Muita coincidência!
Um Beijão! :*
Oi Mari!
hahah pode ter sido, conheci seu blog há um tempo atrás! Vou atualizar essa parte colocando o credito pra vcs 😉
Obrigada por avisar, eu realmente não lembrava onde tinha lido essa info. hahaha
Beijos
Já subi a Pedra do Elefante, é uma trilha que pode ser feita em 3 horas. Começa no alto da estrada que liga Itaipu com Itaipuaçu. A maior parte do caminho é em mata fechada, no fim a vista compensa demais. O costão fica parecendo uma pedrinha de lá.
A gente quer muito ir na Pedra do Elefante. Mas você acha melhor ir com guia? Por causa da mata fechada e tal.
Deve ser uma trilha incrível!
Para uma primeira vez lá é aconselhável. Tem bifurcações na trilha.
Hm, boa! Obrigada pela info, Rodrigo 😉
É realmente linda a vista lá de cima! Subi tanto o Costão quanto a pedra do Elefante e vale muito a pena!
Itacoatiara é realmente um paraíso. Não me canso de ir lá ! Vale muuuito a pena!
Itacoatiara e a Trilha do Costão são imperdíveis, ne Amanda? 🙂
Oi Nanda!
Que bom que gostou da trilha e que recomenda 🙂
Sobre os sanduíches, sim são duas “empresas” mais conhecidas. Os “amarelos” são a galera do Marcelo Natural e o mate deles é com limão. Os “azuis” são do Sergio e sim, tem um ovinho de codorna a mais no sanduba deles ehehe
Se vocês ainda pensam em subir a Pedra do Elefante (mais conhecida por aqui como Mourão), deixo um texto sobre a trilha: https://exploreniteroi.wordpress.com/2015/07/31/explore-alto-mourao/ (vocês também podem acompanhar a gente no facebook.com/exploreniteroi, porque temos várias dicas de passeios e trilhas bem legais na cidade). Dá pra ir sem guia, porque a trilha é bem sinalizada, subimos com nossos leitores há 15 dias e foi mega tranquilo. A única diferença pro Costão é que a escalaminhada é mais pesada. Mas nada que precise de cordas nem equipamento de escalada. Dá pra subir numa boa, com calma.
A vista é incrível e vale super a pena.
Se quiserem qualquer dica sobre Niterói, me coloco à disposição.
Beijos
Olá gata, estive no morro do elefante e foi incrível, tenho certeza que irá gostar, a lembrando leve muita agua, bananada e amendoin se possivel, lá é mais complicado de subir pq tem muitas escaladas mais nao é impossivel irá compensar quando chegar no topo é simplismente lindoooo bjs
Adoro a praia de Itacoatiara !! Fui 3x …e na próxima vou subir a trilha!! Já c sdds !! Mto boa a praia e lanches….Bjos
O Mourao (Pedra do Elefante) não é tão dificil fazer!! Se você for de carro até o mirante de itaipuaçu e for de lá para a trilha, deve levar 1 hora para subir!! Tem uma leve escalada, nada d+ !!!
A Trilha é bem sinalizada , porem tem uma ou duas bifurcações , na duvida é sempre a trilha da esquerda! Só lembrar disso que você chega tranquila!! Ah , e sobre o Costão de Itacoatiara , da para ir ver o por do sol sem medo, até com pouca gente!
Oi Guiga!
Que legal, obrigada pelas dicas!!! Estamos querendo fazer a Pedra do Elefante muito em breve! =)
Beijos!
Recomendo que acessem a Pedra do Elefante pela trilha indicada pelo colega acima, e que começa logo no início da descida da estrada para Itaipuaçu. A trilha que começa em Itacoatiara é muito mais íngreme e difícil.
Obrigada pelas dicas, Douglas!
Oi Nanda, gosto muito de subir a pedra do elefante, a trilha não é difícil e esta bem aberta. Em alguns trexos da trilha a descidas e quase no final a uma pequena escalada, nada impossível.
Obrigada pela dica, Marcos!!
Olá Nanda, realmente está é uma das mais belas trilhas e vistas!!!
Quero complementar sua matéria dizendo que está trilha faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca-PESET que como disse é administrado pelo Inea. O horário de abertura é das 8 as 18 h no período de horário de verão.
Por esta portaria que passou não é permitido a subida para a Pedra do Elefante ou Auto Mourão. A trilha está interditada por apresentar um grande risco aos visitantes.
A subida para a Pedra do Elefante se dá pela Serrinha de Itaipuacú, é só entrar um trevo antes de Itacoatiara, lá também tem um belo mirante.
É sempre legal divulgar o contato da Unidade de conservação, neste caso o PESET, para que os visitantes possam tirar suas dúvidas. Telefone da sede de atendimento aos visitantes é 21-2709-9176.
Obrigado,
Muito boa a dica estive lá, neste fim de semana, fiz umas tomadas em vídeo valeu a pena
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10153865556817760&id=784982759
Vocês não podem deixar de experimentar o suco betacaroteno que é vendido lá, deixa a pele macia com um lindo bronze e faz bem para o kabelo tbm! Imperdível galerinha
Fiquei curiosa! Com certeza quando voltar vou experimentar! 😉
Nada te agradeço pelas dicas, estava em busca de grandes experiências e consegui ter graças ao seu blog, segui todas as suas dicas mas gostaria de ressaltar uma informação que não tinha.
Para a galera que usa meio de transporte público e mora próximo ao Centro do Rio de Janeiro uma dica boa é pegar o ônibus 707 Itaipu e descer na cabine da policia e ir andando em direção à praia, ao chegar na praia virar a esquerda e seguir reto. Ali já terá pessoas para informar onde se encontra o inicio da trilha. Eu gastei com ida e volta 20 reais da Taquara até o local. Ah e não se esquecendo de levar uma garrafa de 2litros pois uma pequena não dá vazão em um dia ensolarado. Beijinhos e boa trilha à todos!!!!
Oi Marcely!!
Que bom que gostou das dicas! E muito obrigada por complementar com essas informações!
Beijos!
Ola, gostaria de saber se demora muito para sair do centro do Rio. Quero muito fazer essa trilha mas pelo google aparece um tempo de 3h…
Obrigada