Se você quer se sentir em outro planeta, então o Valle de la Luna, no Chile, precisa fazer parte do seu roteiro Atacama. O passeio é a porta de entrada para o deserto mais árido do mundo e surpreende todos que aqui pisam.
Com paisagens áridas diferenciadas, é muito importante saber como visitar o Valle de la Luna para não passar perrengue. A começar pelos calçados certos: serão boas caminhadas por um terreno repleto de subidas e descidas, areia solta e pedras, ou seja, você precisa estar confortável e ter um solado de boa aderência.
Pensando nisso, criamos um guia bem completo sobre como é o passeio para o Valle de la Luna. Aproveite!
Vale a pena conhecer o Valle de la Luna, Atacama?
Muitos viajantes ficam em dúvida se vale realmente a pena conhecer o Valle de la Luna. Como na lista de pontos turísticos do Deserto do Atacama aparecem outros “Valles”, como o Vallecito e o Valle del Arcoiris, será que esse passeio é realmente imperdível?
A resposta é clara: SIM! Você precisa viver essa aventura nos seus primeiros dias do Atacama. Essa é a oportunidade perfeita para caminhar e contemplar uma paisagem desértica inesquecível, repleta de formas e cores. Com solo irregular avermelhado e formações rochosas esculpidas pelo vento, pode ser que você se sinta explorando Marte! Foi essa a sensação que tivemos!
Em total contato com a natureza, prepare-se para calçar sapatos confortáveis e caminhar pelo complexo que é conhecido como Vale da Lua em uma experiência imersiva. As rochas coloridas por diferentes minerais dão um charme a mais e as fotos ficam inacreditáveis de tão lindas!
Você já pode imaginar a beleza e a magnitude desse local? Então, presenciar tudo isso ao vivo e a cores é ainda mais incrível!
Valle de la Luna: dicas para aproveitar o passeio mais clássico do Atacama
Assim como em todos os passeios no Atacama, é importante se atentar às dicas de quem já foi para o Valle de la Luna. Fazer turismo no deserto realmente não é fácil, principalmente, devido à altitude.
Como nós já visitamos o local mais de uma vez, separamos as informações mais importantes para compartilhar que podem facilitar a sua experiência no destino:
Onde fica e como chegar no Valle de la Luna?
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre onde fica o Valle de la Luna no Atacama e podemos dizer que esse é o atrativo turístico mais próximo do centrinho de San Pedro. Partindo dali, você precisará percorrer apenas 13km por uma estrada pavimentada que corta o deserto até chegar a portaria do parque, que é privado e cobra um valor simbólico de entrada.
Como a estrada é pavimentada e bem sinalizada, muitos viajantes gostam de ir de carro próprio até lá, mas não é o que recomendamos. Apesar do caminho tranquilo, o sinal de internet é inexistente em todo o percurso e, em qualquer emergência, você estará incomunicável e vai precisar contar com a sorte.
Nós adoramos ter a liberdade que um carro alugado proporciona para conhecer os pontos turísticos. Mas, no Atacama, o melhor jeito de explorar o deserto é com uma agência de confiança. Nós fechamos todos os passeios com a Full Tour Chile e nossas experiências foram excelentes!
Cuidado ao reservar passeios com agências sem indicação. A diferença que um bom motorista e um veículo confortável fazem no passeio é enorme. Nós vimos vans enguiçadas pelo caminho e os turistas estavam perdendo tempo de passeio ali.
Qual é a melhor época para visitar o Valle de la Luna?
O Valle de la Luna funciona o ano inteiro! Mas é um passeio que envolve longas caminhadas e ficamos muito expostos ao sol, então sempre recomendamos que você vá nos meses menos quentes, como a primavera, o outono ou o inverno.
Quando fazer o passeio Valle de la Luna, Atacama?
É comum se perguntar quando fazer o passeio Valle de la Luna, Chile, já que o deserto conta com altitudes elevadas que podem provocar o temido soroche (o mal de altitude). Mas, felizmente, isso não será um problema aqui.
A altitude do Valle de la Luna é de 2.500 metros acima do nível do mar, uma das mais baixas do deserto e bem similar à altitude de San Pedro do Atacama. Com isso, esse é um passeio que pode ser feito logo no seu primeiro dia no destino, para que você já comece a se aclimatar.
Jamais comece seu roteiro Atacama pelos passeios de maior altitude. O mal de atitude é real e pode acabar arruinando o restante da sua viagem! Outras opções de passeios para iniciar sua aventura no deserto são: o Magic Bus e o tour astronômico.
Quanto custa o passeio Valle de la Luna?
O ingresso Valle de la Luna custa cerca de CLP 10.800 (mas idosos e crianças pagam meia entrada). Você pode comprar online, pelo site Valle de la Luna, ou em espécie na bilheteria. Mas é bom não contar com a sorte, já que o parque possui lotação diária.
Como nós fizemos nossos passeios com a Full Tour Chile, outra grande vantagem foi o valor do ingresso já incluso no preço dos passeios. Assim, a gente não precisou se preocupar com a lotação, nem com a questão de ter que levar o dinheiro em espécie. Os nossos guias ficaram responsáveis por já deixar pago de antemão para que não perdêssemos tempo na bilheteria!
Valle de la Luna, Chile: como é o passeio?
O passeio para o Valle de la Luna é um dos mais bonitos! Ele dura metade de um dia e envolve longas caminhadas em um terreno irregular, praticamente sem sombras. Então, é recomendado usar calçados confortáveis (como botas para trilhas), chapéu, protetor solar e óculos de sol. Não esqueça também sua garrafa d’água, ela vai ser a sua melhor amiga durante essa aventura.
Algumas agências oferecem tours saindo de San Pedro de manhã e de tarde, mas a Full Tour trabalha apenas com os horários da tarde, já que as cores das rochas ficam mais incríveis com a luz de fim de dia. Nossos guias foram super pontuais e nos buscaram no hotel no horário combinado: 14:30.
Quando chegamos no complexo, já começamos com uma longa caminhada em um solo avermelhado acompanhado de paredes rochosas com formatos variados. Em alguns momentos, a paisagem era mais branca devido a enorme quantidade de sal. Em outros, os minerais contidos ali eram diferentes e as cores passeavam pelos tons de laranja e vermelho.
Passamos por diversas pontos: pelo Anfiteatro, pelas Três Marias, pelas Cavernas de Sal, pelo mirante da Pedra do Coyote e, finalmente, pela Duna Mayor. Em alguns momentos, caminhávamos incessantemente. Em outros, a van nos levava tranquilamente de um ponto ao outro.
Enquanto explorávamos o Valle de la Luna, o nosso guia ia explicando sobre a história local: um antigo assoalho oceânico, repleto de minerais – como sal e selênio -, que vem sendo esculpido a milhares de anos pelos ventos e pelas chuvas. É realmente incrível.
Além de caminhar pelo Vale da Lua, pudemos ouvir o estalar do sal com o calor do sol e também pegar pedras de selenita para apreciar na mão. Uma preciosidade. O dia terminou com um por do sol inesquecível visto do alto da Duna Mayor!
Sobre a agência Full Tour Chile
Como comentamos, todas as nossas aventuras no Atacama foram com a agência Full Tour Chile. Fechamos todos os passeios antes mesmo de sairmos do Brasil, já que a empresa possui um excelente atendimento pré-venda e nos ajudou na organização do roteiro e em outros detalhes da viagem também.
Os valores são bem acessíveis e, honestamente, ficamos impressionadas com a qualidade do serviço oferecido. Pelo valor, sabíamos que teríamos uma experiência confortável, mas nos foi entregue muito mais do que conforto. Vivemos aventuras inesquecíveis com guias competentes, carros confortáveis e lanches deliciosos!
A Full Tour é uma agência de brasileiros que entendem como brasileiros gostariam de ser tratados em suas aventuras no exterior. É por isso que durante o passeio para o Vale da Lua Chile, nós tivemos o melhor serviço. Nosso tempo em cada atrativo foi o suficiente e estávamos sempre só nós e nosso grupo, que era pequeno.
Com isso, não tivemos nenhum atraso e pudemos curtir o melhor de todos os passeios. Nossa experiência foi praticamente exclusiva em cada ponto turístico.
Foi tudo tão especial que conseguimos conversar com os donos da agência para garantir um presente para vocês! Agora, os leitores do Mala de Aventuras podem garantir 10% de desconto com a Full Tour Chile preenchendo o formulário nesse link! Não deixe de garantir o seu desconto para aproveitar o Deserto do Atacama como nós!
Dúvidas frequentes sobre o Valle de la Luna, no Atacama
Mesmo com as nossas dicas especiais, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre passeio para o Vale da Lua, no Atacama. Então, separamos as principais perguntas sobre o assunto e vamos responde-las a seguir. Veja só:
Qual a história do Valle de la Luna?
A história do Valle de la Luna, Atacama, é engraçada. O local recebeu esse nome no passado por possuir características que se assemelhavam à lua: aquele solo irregular com formações rochosas de aspecto esburacado. Sempre em tom avermelhado e de aparência árida. Pelo menos, a lua era assim no imaginário do povo.
Mas, com o avanço da astronomia e da exploração espacial, a NASA capturou fotos de Marte e as semelhanças visuais entre o planeta e o Valle de la Luna são incríveis. Como o nome já estava consagrado, ele foi mantido, mas provavelmente você não vai imaginar a lua pisando aqui atualmente!
Dizem até que a NASA já aproveitou o solo do Atacama para colocar seus robôs em teste. O fato é que você vai se sentir fora desse mundo nesse passeio!
Qual a altitude do Valle de la Luna?
A altitude do Valle de la Luna é de 2.500 metros acima do nível do mar. É a mesma altitude do povoado de San Pedro do Atacama, então esse é um excelente passeios para fazer nos primeiros dias da viagem.
Como visitar o Valle de la Luna?
Não é difícil visitar o Valle de la Luna, já que a área fica a apenas 13km do centrinho de San Pedro do Atacama. Alguns aventureiros optam por ir de carro, já que o caminho é bem sinalizado, mas nós achamos mais prudente estar com uma das agências de turismo Atacama. Os passeios, apesar de durarem meio dia, são bem completos e os guias vão ensinando sobre o solo do local e muito mais.
Como o sinal de internet fora do povoado é inexistente, em qualquer emergência, você ficará incomunicável e precisará contar com a sorte. Melhor não arriscar, certo?
Qual o horário do Valle de la Luna?
O complexo do Valle de la Luna funciona o ano inteiro. Seus horários são de 9h às 17h durante a primavera e o verão e de 8h às 16h durante os meses de outono e inverno.
Dicas extras para sua viagem para o Atacama
Agora que você já sabe como aproveitar um dos pontos turísticos do Atacama mais clássicos, veja as dicas extras que preparamos para otimizar ainda mais a sua viagem.
Seguro viagem é coisa séria
Não ouse encarar o Atacama sem um seguro viagem Chile contratado. Esse é um destino realmente desafiador. Com muitas trilhas, terrenos irregulares, calor intenso e altitudes elevadas, as chances de sentir um mal estar são enormes! Quer um exemplo? O sogro da Fê teve complicações cardíacas no 3º passeio, mesmo fazendo os passeios de menor altitude primeiro.
Viajar com um seguro viagem contratado é, inclusive, uma recomendação do governo brasileiro aos seus cidadãos. Então, para encontrar as melhores apólices, usamos essa ferramenta de comparação que é simples e intuitiva. Nela é possível comparar, lado a lado, até 4 propostas e encontrar facilmente as vantagens, desvantagens e preços de cada uma.
As seguradoras mais conhecidas mundialmente estão na plataforma e, após escolher a apólice que melhor se encaixa na sua viagem, você pode fechar o contrato online, sem burocracia. Você pode acessar o site e fazer sua cotação. Não deixe de usar o cupom AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto no seu seguro viagem Atacama.
Como ter internet no Deserto do Atacama
A internet no Atacama funciona apenas no povoado de San Pedro, então, assim que você começar a se afastar do centrinho para algum passeio, você ficará desconectado até que retorne. Existem diversos chips de internet internacional comercializados na rua Caracoles, mas apenas na opção de chip físico e com preços exorbitantes (cerca de USD 50 para pouquíssimos gigas).
Se você, assim como nós, possui um celular que apenas aceita a tecnologia eSIM, a solução seria contratar um chip virtual internacional. Essa também é a solução perfeita para quem quer economizar, mesmo podendo comprar um chip físico, já que encontramos uma excelente empresa especializada em eSIMs com variedade de planos e preços.
Foi isso o que fizemos! Contratamos o eSIM da Airalo rapidamente através do site da empresa e em poucos minutos já estávamos conectados. E o melhor de tudo: para 5 dias de viagem, o nosso chip custou menos de 10 dólares usando o cupom MALADEAVENTURAS no site.
Como são os hotéis no Deserto do Atacama
Engana-se quem pensa que o Atacama, por ser um destino rústico, não possui bons hotéis. A verdade é que as acomodações por aqui são bem variadas e você certamente encontrará uma para o seu gosto e orçamento.
No centro de San Pedro do Atacama, a rua Caracoles é a principal. Foi nela que nos hospedamos, no charmoso Hotel Don Raul. Mas, em outra viagem, também aproveitamos alguns hotéis de luxo no Atacama que são de tirar o fôlego, como o Nayara Alto Atacama e o Hotel Cumbres.
Desconto de 10% nos passeios Atacama com a Full Tour Chile
Nós amamos conhecer o Valle de la Luna, San Pedro do Atacama, com a Full Tour Chile e temos certeza que você também vai amar essa experiência. Por isso, aproveite nosso presente de 10% de desconto em todos os seus passeios com a empresa. Preencha o formulário para garantir esse mimo! Clique aqui e acesse o formulário.
Pronto para visitar o Vale da Lua, no Atacama?
Esperamos que a sua viagem para o Deserto do Atacama seja tão incrível quanto a nossa! Lembre-se de beber água e usar protetor solar, especialmente no passeio Valle de la Luna, que é repleto de caminhadas no sol!
Se você ainda tem alguma dúvida sobre essa aventura, não hesite em comentar! Boa viagem!
Continue o planejamento da sua viagem para o Deserto do Atacama:
Geysers del Tatio: dicas para aproveitar o passeio mais frio do Atacama
Termas de Puritama: dicas para aproveitar as piscinas termais do deserto do Atacama
O que levar para o Atacama: como arrumar a mala pro deserto
Onde ficar no Atacama: hotéis com bom preço
Hotéis baratos em San Pedro de Atacama: 10 opções econômicas na alta e na baixa temporada
Hotéis com piscina no Atacama: 10 opções que os brasileiros amam
Melhores hotéis no Atacama: 10 opções incríveis no deserto mais seco do mundo
Lua de Mel Atacama: hotéis, restaurantes e passeios para uma viagem romântica