Com paisagens deslumbrantes ao longo do caminho, fazer uma viagem de trem pelo Canadá pode ser a melhor forma de percorrer o país. Embora não seja a forma mais rápida para ir de uma cidade a outra, temos certeza de que você vai amar a experiência de desbravar algumas das paisagens canadenses mais espetaculares, sem nenhum estresse.
Em nossa última viagem pelo país optamos por utilizar esse modal para nosso deslocamento e ficamos encantadas com a eficiência e o conforto do sistema de trens canadenses. E se você está de passagem comprada para conhecer esse destino e tem dúvida se utilizar o trem vale a pena, esse post é tudo o que você precisa.
Depois de testar e aprovar o serviço preparamos esse guia completo para quem deseja viajar de trem no Canadá. Continue sua leitura para descobrir valores, tipos de serviço, roteiros e muito mais.
Vale a pena viajar de trem pelo Canadá?
Após termos passado pela experiência, essa pergunta é bem fácil de ser respondida. Sem dúvida, vale a pena viajar de trem no Canadá. Percorrer o território canadense a bordo de um trem super confortável é algo memorável.
O trem proporciona um ritmo de viagem super relaxado. E mesmo que ele leve mais tempo para ir de um ponto a outro, você nem vai sentir, pois será surpreendido com inúmeras paisagens de tirar o fôlego. Esteja você sozinho, ou viajando com outras pessoas, a viagem de trem pelo Canadá é algo que você deve experimentar.
Quanto custa uma viagem de trem pelo Canadá?
Bom, você já sabe que é bastante vantajoso escolher como modalidade de transporte para cruzar o Canadá. Mas afinal, quanto custa uma viagem de trem no Canadá?
No país, a empresa que opera a grande maioria das linhas é a Via Rail, operada pelo Governo canadense. Os trens são super confortáveis e os preços atrativos. E o melhor de tudo é que você pode adquirir suas passagens com antecedência pelo site da empresa. Confira a seguir os valores dos principais trajetos oferecidos pela Via Rail.
Rota | Saídas | Preço |
---|---|---|
Toronto x Vancouver | quartas e domingos | a partir de $ 514,00 |
Toronto x Montreal | diárias | a partir de $ 55,00 |
Montreal x Quebec | diárias | a partir de $43,00 |
Trem Toronto x Vancouver
Em primeiro lugar, a linha Toronto x Vancouver é uma das mais clássicas e bonitas da Via Rail. Também chamada de The Canadian, ela possui apenas duas saídas semanais as quartas e domingos. A duração do trajeto é de 4 dias.
No site da empresa você vai encontrar duas opções de classes para fazer a viagem: Economy e Sleeper Plus. Tendo e vista a longa duração, achamos que vale a pena investir na Sleeper Plus, pois as camas deixam as noites durante o percurso mais cômodas.
O preço do trem The Canadian atualmente na Economy Class apenas para ida é de $514,00. Já para a Sleeper Plus Class o valor sobe para $954,00. Se levarmos em consideração ida e volta, os valores passam para $1.028,00 e $1.908,00 respectivamente.
Trem Toronto x Montreal
Em seguida, a linha de trem Toronto x Montreal possui saídas diárias. Ao todos são 11 horários disponíveis, com e sem conexão. Para as viagens diretas, o percuso dura cerca de 5 horas. Contudo, as conexões podem alongar sua viagem, fazendo com que a duração seja entre 7 e 9 horas.
Ao conferir as passagens no site da Via Rail encontramos duas classes: a economy e a business class. Para viagens na econômica você deverá desembolsar a partir de $55,00 para o trecho de ida. Já na classe executiva os valores se iniciam em $137,00.
Trem Montreal x Quebec
Agora, se você deseja fazer o trecho de trem Montreal x Quebec, saiba que as saídas também ocorrem todos os dias. São 6 horários diários, sendo 5 deles direto e apenas 1 com conexão. A viagem sem parada tem duração aproximada de 3h30. Por outro lado, a opção com parada leva 4h40.
Mas afinal, Quanto custa uma viagem de trem no Canadá no trecho de Montreal à Quebec? Na classe econômica, o valor da passagem é a partir de $43,00. Já na classe executiva você encontra preços a partir de $103,00.
Como é viajar de trem pelo Canadá?
Sem dúvida, viajar de trem pelo Canadá é uma experiência imperdível! Conforme já citamos, a principal empresa que corta o país e a que nós usamos é a Via Rail e ela oferece um serviço de primeira. Nos trens da Via Rail você vai encontrar 4 categorias, mas nem todas estão disponíveis em todos os trens. As mais comuns são a econômica e a executiva, mas veja a seguir uma lista com todas as classes que a empresa disponibiliza:
- Economy class
- Business class
- Sleeper Plus class
- Prestige class
Classe econômica
Antes de tudo, a classe econômica (economy class) da Via Rail Canadá é ideal para aqueles viajantes com o orçamento mais enxuto. Enquanto que no avião você normalmente vai espremido na sua poltrona, aqui o espaço para suas pernas é bem maior. Somado a isso, há wi-fi gratuito nas linhas Corridor e Ocean. Cada fileira de bancos conta com uma tomada para carregar seus aparelhos eletrônicos e há serviço de comida e bebida, mas esse é pago a parte.
Definitivamente a viagem de trem no Canadá na economy class é mais confortável do que no avião, mesmo que leve mais tempo. Ah! E ainda achamos que o trem tem todo um charme que o avião não possui.
Classe executiva
Fizemos o trecho de Toronto a Montreal na classe executiva, ou business class, da Via Rail e amamos a experiência. Logo de cara vale a pena falar que os vagões business são super confortáveis. As poltronas possuem um espaço entre elas bem grande. Então, mesmo que você seja mais alto vai conseguir viajar bem tranquilamente.
Além disso, a passagem da classe executiva oferece alguns upgrades que vai deixar você bem balançado em escolher esse serviço. O que mais gostamos foi ter a possibilidade de fazer refeições a bordo. E olha que todas as que experimentamos estavam saborosíssimas. Nesse trecho específico que fizemos eram 3 opções de pratos (peixe, frango e massa), porém, optamos por um salmão com aspargos e batata que estava DIVINO! Para acompanhar ainda tinha uma saladinha, vinho branco e até uma sobremesa.
Outras comodidades incluem guarda volumes gratuito na estação de Montreal, sala VIP e embarque prioritário. E diferentemente dos aviões, que nem sempre oferecem despacho de bagagem gratuito, os passageiros da business têm direito a levar duas malas grandes, além de uma bagagem de mão e um item pessoal. Elas serão guardadas em uma área de bagagem designada no vagão em que você estiver. Sem dúvida, você precisa descobrir como é viajar de trem no Canadá na classe executiva.
Roteiros de trem pelo Canadá
Agora que você já que não só tem trem no Canadá, como essa é uma das melhores formas de cruzar o país, que tal conhecer conhecer um pouco mais sobre as rotas de trens panorâmicos no Canadá. Garantimos que não faltarão paisagens de tirar o fôlego durante todo o trajeto.
The Canadian: Toronto x Vancouver
Inaugurada em 1955, a The Canadian é a rota mais épica no Canadá. Conectando esse país de dimensões continentais, não faltarão paisagens variadas e deslumbrantes para se surpreender. Passando por campos, pradarias e montanhas rochosas, a The Canadian é uma viagem de trem pelo Canadá para ninguém botar defeito. Ao longo do percurso, não deixe de observar alguns lugares específicos, como o Monte Robson, o pico mais alto das Montanhas Rochosas canadenses, o Parque Provincial Mt Robson e o Parque Nacional Jasper.
A duração da viagem é de 4 dias e você passará por inúmeras cidades ao longo do percurso, como Toronto, Winnipeg, Edmonton, Jasper e Vancouver. Sem dúvida, é aquele tipo de aventura para quem deseja curtir com toda calma e tranquilidade que o destino merece.
Cruzar o país de trem, embora demorado tem lá suas vantagens. A primeira delas é que é possível despachar duas malas com até 23 kg cada uma. Mas lembre-se de levar uma mala de mão com você no vagão, pois as malas despachadas só serão recebidas de volta no destino final.
Por ser uma viagem longa, recomendamos comprar as passagens que dão direito as cabines com camas e banheiros onde seja possível tomar banho. Além de serem muito superiores no quesito conforto, os passageiros das categorias Sleeper Plus e Prestige ainda contam com refeições inclusas e vagões privativos.
#DicaDaGaia: O trem do The Canadian utiliza os mesmos trilhos que os trens de carga que rodam no Canadá. Contudo, o segundo têm preferência sobre o primeiro, pois são os trens cargueiros que abastecem as cidade. Por isso, é possível que seu trem fique parada algum tempo enquanto os de carga passam e isso pode gerar atrasos quanto ao horário de chegada ao seu destino final. Tenha isso em mente, especialmente se for fazer essa rota perto da data de retorno ao Brasil.
Principais cidades na rota The Canadian:
- Toronto
- Sudbury
- Sioux
- Winnipeg
- Saskatoon
- Edmonton
- Jasper
- Kamloops
- Vancouver
The Corridor: Windsor x Québec CIty
Por sua vez, também chamada de The Corridor, a linha de trem que liga Windor a Québec é a que recebe maior fluxo de passageiros da Via Rail. Definitivamente ela é a linha escolhida de quem quer conhecer as grandes cidades do Canadá. A grande vantagem é que as estações ficam bem no centro das cidades, então você não terá problemas em desembarcar e explorar seu destino.
Atualmente, essa linha conta com saídas diárias. O trem faz a saída sempre às 05:35 da manhã e a jornada dura cerca de 16 horas. Os trens que circulam no ramal The Corridor possuem apenas Economy e Business class. Contudo, vale pesar que na classe executiva você terá direito a alimentação, quanto que na classe econômica deverá comprar.
Principais cidades na rota The Corridor:
- Windsor
- London
- Aldershot
- Toronto
- Belleville
- Dorval
- Montréal
- Québec City
The Ocean: Montreal x Halifax
Ligando Montreal a Halifax, passando ainda pelo Quebec, a linha the Ocean revela paisagens de tirar o fôlego. Ela funciona desde 1904, é considerada a rota mais antiga da América do Norte em serviço contínuo. A saber, a viagem completa dura 1 dia e 1 noite.
Por cerca dos seus 1.300km de extensão, a the Ocean é uma viagem de trem no Canadá que nos mostra boa parte da belezas naturais do país. Dentre os pontos que você pode identificar temos o Rio Miramichi, o antigo vulcão Sugarloaf Mountain e as charmosas comunidades acadianas de origem francesa.
Principais cidades na rota The Ocean:
- Montreal
- Sainte-Foy
- Riviére-du-loup
- Rimouski
- Mont-Joli
- Matapédia
- Campbellton
- Bathurst
- Miramichi
- Moncton
- Amherst
- Truro
- Halifax
The Great White North: Winnipeg x Churchill
Por fim, outra rota da Via Rail no Canadá que vale a pena conhecer é chamada The Great White North. Ela liga Winnipeg a Churchill, bem nas bordas do Círculo Polar Ártico. Churchill é uma cidadezinha bastante remota, rodeada pela natureza selvagem canadense. Tanto que ela conhecida como uma das rotas de aventura do Canadá.
A partir da cidade de Gillam, apenas o trem consegue chegar. Ao desembarcar em Churchill, você terá a oportunidade de ver os magníficos ursos polares e se tiver sorte a aurora boreal. A região também é região de migração das baleias beluga. Sem dúvida, um destino super especial.
Os trens do The Great White North possuem duas saídas semanais, sempre aos domingos e terças. Já a duração da viagem é de quase dois dias. Nesse caso, também achamos que vale a pena reservar seu assento nas categorias que oferecem cama. Você terá uma viagem mais tranquila e confortável.
Principais cidades na rota The Great White North:
- Winnipeg
- The Pas
- Thompson
- Churchill
Dúvidas frequentes de quem busca viagem de trem pelo Canadá
Na hora de planejar sua viagem de trem pelo Canadá pode ser que apareça alguma dúvida na sua cabeça. Por isso reunimos as perguntas mais frequentes entre os viajantes acerca desse tema para responder aqui embaixo. Confira e veja se a sua já está solucionada.
Tem trem no Canadá?
Sim. Não só tem trem no Canadá, como essa é uma excelente modalidade para se deslocar entre Montreal, Toronto e Quebec City. Nós adoramos a experiência, como recomendamos a todos que estejam planejando uma viagem para o país.
Como se locomover dentro do Canadá?
Para se deslocar entre as cidades do seu roteiro Canadá você terá diversas opções de meios de transporte. Dentre elas temos: o carro, ônibus, trem e avião. Você pode escolher o modal que mais lhe agrada e cabe em seu orçamento. Contudo, nós escolhemos o trem como nosso meio de locomoção e super recomendamos. A viagem é linda e bastante tranquila. Sem contar que as passagens de trem oferecem um bom custo-benefício.
Trem ou avião: qual vale mais a pena?
Embora o deslocamento de avião seja muito mais rápido, não hesitaríamos em escolher novamente o trem para viajar pelo Canadá. Os preços são melhores, o conforto é maior e você não precisa se preocupar com questão de bagagem. Além disso, a viagem ser um pouco mais longa é até melhor. Dessa forma você vai admirando as belezas canadenses.
Quanto tempo leva para atravessar o Canadá de trem?
Você viu que a The Canadian é a linha que atravessa o país. E nós vamos satisfazer sua curiosidade de quanto tempo leva para atravessar o Canadá de trem. A saber, serão necessários 4 dias e 4 noites para percorrer cerca de 4.600km de extensão dessa rota.
Pronto para embarcar em uma viagem de trem pelo Canadá?
Gostou de saber mais sobre a viagem de trem pelo Canadá? Agora vai ser mais fácil comprar sua passagem depois de tantas informações legais. Mas se ainda sobrou alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo que iremos te ajudar.
Continue planejando sua viagem pelo Canadá
O que fazer em Quebec: 21 pontos turísticos para incluir no roteiro
Onde ficar em Toronto: melhores bairros e hotéis
Whistler: guia completo sobre a capital dos esportes radicais no Canadá
O que fazer em Toronto: 20 pontos turísticos e passeios para incluir no roteiro
Vancouver (Canadá): as melhores dicas para você planejar sua viagem
O que fazer em Montreal: 30 pontos turísticos para incluir no roteiro
Banff, Canadá: melhores lagos, trilhas e mais dicas de viagem
Jasper (Canadá): os melhores lagos, passeios e um guia completo de viagem
Roteiro de 5 dias pelas Montanhas Rochosas do Canadá (Banff e Jasper)
Seguro viagem Canadá (2024): qual é o melhor seguro? quanto custa?
Chip de internet Canadá: qual é o melhor? como comprar? quanto custa?
Como tirar o visto para o Canadá