Viagem para as Filipinas: 20 coisas que você precisa saber
Viagem para as Filipinas: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Viagem para as Filipinas: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Com paisagens deslumbrantes, natureza abundante e povo acolhedor, o arquipélago das Filipinas era um destino que estava no topo da nossa lista de lugares incríveis há muito tempo. E se você tem viagem para as Filipinas marcada, temos dicas bem legais para compartilhar com você.

Como estamos falando de um lugar no outro lado do mundo, com cultura e costumes diferentes, muitas pessoas ficam em dúvida sobre questões práticas mesmo, sabe? Por exemplo, qual é a moeda oficial do país e como efetuar o pagamento nas lojas, restaurantes e pontos turísticos? Ou, então, o país é seguro? Será que eles falam inglês por lá? Quais ilhas conhecer?

Pensando em nossa recente experiência pelas Filipinas, decidimos escrever esse post com informações valiosas para organizar a sua viagem! Continue lendo e aproveite!

como organizar uma viagem para as Filipinas
Precisa de ajuda para organizar um roteiro Filipinas? Podemos te ajudar! – Foto: @nandahudson

1. Qual é a melhor época para fazer uma viagem para as Filipinas?

Antes de tudo, a melhor época para programar seu roteiro Filipinas é entre novembro e abril. Esses meses estão fora da temporada de furacões e tempestades, que é entre agosto e setembro.

#DicaDaNanda: Sempre que pesquisávamos, aparecia fevereiro e março como melhores meses para viajar. Contudo, ao conversar com os locais, descobrimos que abril é um excelente mês pois venta menos e tem bastante dias de sol. Fica a dica!

Filipinas na estação seca

Nas Filipinas, as estações do ano se dividem em seca e chuvosa. A estação seca vai de dezembro a abril e é considerada a melhor época para visitar o país. Durante o período de seca o clima fica super propício para passeios na praia, de ilha em ilha e outras atividades ao ar livre. Contudo, lembre-se de que esta também é a estação mais movimentada. Especialmente de março a maio, o fluxo de turistas e os preços estão em seu momento mais caro.

Apesar de ser considerada a estação seca, é claro que você pode pegar dias nublados e chuvosos. Nós fomos em Março de 2025 e pegamos dias lindos, mas também alguns dias mais nublados. Não atrapalha a viagem, mas a gente sempre espera pegar 100% de sol né? No fim, é sorte!

Como funciona a internet nas Filipinas?
A melhor época para visitar as Filipinas é durante a estação seca

Filipinas na estação chuvosa

Por outro lado, a estação chuvosa vai de maio a novembro e de julho a outubro, ocorre a temporada de tufões. Eles trazem chuvas e ventos fortes, que podem acabar atrapalhando sua experiência. Eu evitaria esses meses, afinal, você quer ir para as Filipinas para conhecer as praias paradisíacas, e se o tempo não estiver bom, não vale a pena, além de ser um pouco perigoso pois há relatos de furacões e tempestades com frequência.

2. Como é e quanto custa o voo até as Filipinas?

Chegar até as Filipinas não é das tarefas mais fáceis. Muita gente fica na dúvida se tem voo direto do Brasil para Filipinas. Atualmente, 11 companhias aéreas fazem o trajeto até as Filipinas partindo do Brasil. A rota mais procurada sai do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os voos são looooongos e todas as empresas fazem, ao menos, uma escala.

A principal porta de entrada é Manila, capital do país. Nós optamos por realizar o trajeto com a Air China. Fizemos um stopover em Pequim de 3 dias e aproveitamos para conhecer os principais highlights da capital. De Pequim voamos até Manila, onde passamos a noite e partimos para nosso destino da vez, El Nido.

viagempara as filipinas como chegar
A viagem é cansativa, mas vale muito a pena. Foto: @nandahudson

Outras boas companhias aéreas para fazer o trajeto até Manila, são a Emirates e Qtar. Eu recomendo muito que você faço um stopover (neste caso, você faria em Dubai com a Emirates ou em Doha com a Qtar), para a sua viagem ficar menos cansativa.

Nós conseguimos um valor muito bom na passagem SP > Manila, com o stopover em Pequim. Pagamos USD 1.080, mas o valor médico costuma ser USD1.500.

3. Quais as principais ilhas para conhecer nas Filipinas?

Sem dúvida, a parte mais difícil de planejar uma viagem para as Filipinas é escolher quais ilhas visitar. E olha que são MUITAS e temos vontade de ir em todas! Agora, uma curiosidade sobre o destino: cada ilha tem um perfil de turistas! Enquanto Boracay tem uma vibe mais família e tem bastante turista asiático, Siquijor tem uma pegada mais jovem, afinal está bombando na França. Já Siargao é frequentado por australianos surfistas.

Veja a seguir as ilhas que achamos que não pode ficar de fora do seu roteiro Filipinas:

  • El Nido: De longe o nosso destino favorito nas Filipinas. Ela fica ao norte da ilha de Palawan e é bastante procurada pelos turistas. Possui paisagens de tirar o fôlego e praias de fácil acesso. O centrinho da ilha tem uma vibe descontraída e possui ótimos restaurantes. Os principais atrativos de El Nido são a Big Lagoon, Secret Lagoon e a Shimizu Island.
  • Coron: Outra ilha incrível com lagoas e praias deslumbrantes. Amamos conhecer a Twin Lagoon, o Kayangan Lake, Hidden Lagoon, Smith Point Beach e Barracuda Lake. Em Coron optamos por fazer passeios privativos e achamos que valeu bastante a pena. A cidadezinha é mais tranquila. Há quem diga que a paisagem é ainda mais bonita do que em El Nido.
  • Siquijor: Ela é considerada a ilhas das cachoeiras das Filipinas. É uma ilha repleta de natureza exuberante. Uma verdadeira joia escondida nesse arquipélago. E o melhor é que ela não é tão cheia quanto outras. Além das cachoeiras, Siquijor também conta com praias lindíssimas, como Paliton Beach, Tubod Beach e uma super point de mergulho que é Apa Island.
  • Siargao: Outro destino pouco conhecido nas Filipinas, também chamado de terra dos coqueiros. Siargao é um point de surf bastante procurado, especialmente por australianos. Dentre os passeios imperdíveis em Siargao temos o Coconut Point View, Maasin River, o Cloud 9 e o passeio de barco das 3 ilhas.
  • Boracay: De longe a ilha mais famosa das Filipinas. Achamos que ela sofre bastante com o impacto do turismo de massa, mas ainda assim, tem praias deslumbrantes e um clima animado, com muitas opções de hotéis e restaurantes.
Filipinas vale a pena?
Boracayy é uma das ilhas que você pode visitar. Foto: @nandahudson

4. Preciso de visto para fazer uma viagem para as Filipinas?

Felizmente, não precisa de visto se ficar nas Filipinas para viagens de até 30 dias no país. No entanto, é importante apresentar o comprovante de vacina de febre amarela e eles podem pedir a sua passagem de saída do país.

Vale saber: A vacina da febre amarela está à disposição para toda a população de forma GRATUITA pelo SUS. Desde 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida. Caso tenha dúvida se já tomou a vacina, basta levar seu cartão no posto mais próximo da sua casa para se informar.

documentos para filipinas
Você não precisa de visto para as Filipinas.

5. Quantos dias ficar nas Filipinas?

Bom, se você vai se deslocar para o outro lado do mundo, sua viagem para as Filipinas precisa valer a pena. Por isso, recomendamos no mínimo 15 dias no destino! Mas, se puder ficar mais, são muitas ilhas e da vontade de conhecer todas elas!

Ficamos 25 dias e fomos para 5 ilhas diferentes, incluindo a travessia de 4 dias de El Nido para Coron. Achamos um ótimo tempo para sair daquele roteiro básico nas Filipinas (El Nido e Coron), sabe? No final, conseguimos explorar mais coisas diferentes e valeu super a pena.

6. Preciso de seguro viagem para viajar para as Filipinas?

Não, o seguro viagem Filipinas não é item obrigatório para cruzar as fronteiras do país. Contudo, ele é altamente recomendado. Não só por nós, viajantes profissionais que já passamos por muita coisa no exterior, mas também pelo próprio governo brasileiro.

Ter um seguro viagem é uma garantia de ter atendimento rápido e ainda conseguir se comunicar em português com os atendentes da seguradora. Sendo assim, para encontrar a melhor apólice, nós utilizamos uma ferramenta de comparação super prática, que me permite comparar até 4 propostas lado a lado das melhores seguradoras do mercado.

Nas Filipinas é muito “fácil” pegar infecção alimentar ou problemas intestinais, pois a água não é tratada. Aliás, é importante não escovar os dentes com água da torneira – usávamos água mineral, de garrafa, para evitar contato com a água. Ou seja, não é incomum ver pessoas passando mal por lá.

Para ficar ainda melhor, temos um cupom para quem quiser garantir já o seu seguro viagem Filipinas com desconto. Basta usar o código AVENTURAS15 e aproveitar os 15% OFF em qualquer plano e seguradora disponível no site.

Você também vai gostar de ler – Seguro viagem Filipinas: qual é o melhor? quanto custa? é obrigatório?

7. Preciso contratar uma agência para fechar minha viagem para as Filipinas?

Não achamos que não é necessário contratar um pacote de viagem para Filipinas em uma agência, até porque se você quiser conhecer determinadas ilhas é melhor ir por conta própria. Nós optamos por pesquisar bastante sobre o destino antes e organizar a viagem do jeitinho que a gente queria. E o melhor de tudo é que vamos compartilhar toda nossa experiência com vocês aqui no blog, no Instagram e no canal do YouTube.

Uma dica para quem também prefere organizar a viagem por conta própria, mas gosta de ter todas as reservas em mãos, e não deixar para decidir nada em cima da hora, é fechar os passeios de barco e outros tours através do site Civitatis ou Get Your Guide.

Nós usamos muito o Get Your Guide nas Filipinas e foi ótimo! Reservamos passeios de barco privativo e compartilhado, além de transfer. Aproveite para conferir os passeios disponíveis clicando aqui.

passeio de barco privativo filipinas
Em um dos passeios de barco privativos que fizemos nas Filipinas! Foto: @brenomadeira

8. Como se locomover nas Filipinas?

A saber, existem mais de 7.000 ilhas nas Filipinas e nem sempre o deslocamento é fácil. Normalmente você precisará pegar um avião ou um barco para ir de uma ilha para outra. Já de uma cidade para a outra, você pode optar pelo ônibus, ou alugar uma moto. Por fim, dentro das cidades, o tuk tuk é um dos principais meios de transporte, principalmente nas ilhas menores como Coron, Siquijor e Siargao. Nas ilhas maiores como Cebu e Manila, você pode optar pelo GRAB, que é o Uber local.

Uma dúvida que surge quando o assunto é viagem para as Filipinas, é como comprar os voos internos.

A nossa experiência foi muito positiva, e confesso que era algo que eu estava preocupada pois li alguns relatos dizendo que os aviões não eram bons, que tinha muito atraso e cancelamento, e que era complicado efetuar a compra.

Nós usamos diversas companhias aéreas, como a Cebu Pacific, Air Swift e Phillipine Airlines. Compramos todos os trechos através dos sites oficiais, de forma prática, usando cartão de crédito. Compramos os trechos com 1 mala de 20kg por pessoa e ainda tínhamos direito de ir com uma bagagem de mão de até 7kg – é importante não estrapolar, mas, não tivemos problemas com isso. O Breno, meu marido, viaja com uma mala de bordo pesada, por conta dos equipamentos de vídeo. Então a gente falava que não poderia despachar e aceitavam.

Mas, é importante não abusar né? Eles podem exigir que você despache e aí você ai acabar pagando preços mais caros do que comprar com antecedência. Aliás, uma super dica é comprar os voos internos com antecedência! Assim, você vai encontrar trechos por R$300 a R$500. Se deixar para comprar muito perto da data, pode aumentar em até 3x.

#DicaDaNanda: Evite, principalmente, os voos na parte da tarde, pois esses têm mais chances de serem cancelados por mal tempo. E não esqueça de sempre fazer o check in, pois caso você se atrase para chegar no aeroporto, consegue embarcar mais em cima da hora. E para conseguir passagens mais baratas, é preciso reservar com antecedência.

9. É perigoso andar de moto nas Filipinas?

Nós utilizamos bastante a moto durante a viagem para as Filipinas – especialmente em El Nido, Siquijor e Siargao. O aluguel é super em conta e você não precisa ter carteira de motorista e Permissão Internacional para Dirigir – PID. Todo o processo do aluguel de moto é bem simples e na base da confiança.

Nós alugamos moto em algumas ilhas e o preço médio era R$40,00 por dia. O trânsito era bem tranquilo, eles respeitam bastante as motos e andam devagar. Claro que eu recomendo alugar se você tiver um pouco de experiência. Meu marido sabe pilotar e não tivemos problema algum, pelo contrário, foi incrível andar pelas ruas cercadas por coqueiros! Uma sensação deliciosa de liberdade.

como se locomover nas filipinas
A moto foi nossa companheira em diversos momentos. – Foto: @nandahudson

10. Qual é a moeda das Filipinas?

A moeda no país é o Peso Filipino. Em março de 2025, 1 real valia cerca de 10 pesos, o que é ótimo para a conta.

Não se esqueça de ter sempre dinheiro em espécie, pois quase nenhum lugar aceita pagamento em cartão.

Nós usamos o Wise durante a viagem, adicionamos dólares e sacamos nos caixas ATM. No geral, era bem tranquilo encontrar caixas, mas, às vezes estavam sem dinheiro, principalmente à noite. Então é bom se planejar com antecedência. Caso você ainda não tenha conta no WISE, clique aqui para abrir a sua e ganhar um bônus.

11. É preciso dar gorjetas nas Filipinas?

Sempre é de bom grado deixar uma gorjeta caso goste do serviço prestado. Contudo, não é algo que os garçons ou vendedores ficam esperando e te “cobrando” nas Filipinas, diferente de outros lugares que eu já estive, como a Jamaica.

12. Dá para pechinchar na hora de fazer compras nas Filipinas?

Sim. Geralmente é possível negociar bastante na hora de fazer compras e eles abaixam muito o preço! No entanto, isso ocorre mais em lojinhas de rua, na hora que for pegar um tuktuk ou táxi por exemplo. O mesmo não irá ocorrer em lojas maiores.

13. É seguro fazer uma viagem para as Filipinas?

Apesar de muitas pessoas falarem que não, as Filipinas são, geralmente, um destino de viagem seguro. Embora algumas regiões, como a capital, Manila, e o arquipélago de Sulu, no sul do país, devam ser evitados por causa da probabilidade maior de terrorismo, a maior parte do país é acolhedora e segura.

Nós nos sentimos muito seguros. Andávamos com o celular na mão à noite, tirando fotos com a câmera, sem preocupações. As pessoas eram muito gentis, não nos sentimos intimidados em momento algum.

Contudo, sempre é bom redobrar sua atenção e se atentar para a segurança dos seus pertences pessoais.

Filipinas é um destino seguro para mulheres viajarem sozinhas?

É difícil afirmar que é um destino 100% seguro, mas, baseado na nossa experiência, eu diria que sim, especialmente nas ilhas El Nido, Coron e Siargao. Inclusive conheci meninas que estavam viajando sozinhas e elas não tinham reclamações!

Recomendo que, caso você vá sozinha, não vá a Manila, a capital. Dizem que é uma cidade grande e mais perigosa. Então, vale a pena pesquisar por ilha, e não somente considerar as Filipinas como um todo para tomar a sua decisão de ir sozinha.

viagem para as Filipinas sozinha
Você pode viajar sozinha para as Filipinas. Foto: @nandahudson

14. Internet nas Filipinas

Durante uma viagem para as Filipinas, estar conectado é fundamental. Você pode se comunicar com a família e amigos, utilizar o GPS para se locomover na direção certa, confirmar reservas, procurar restaurantes e até postar suas fotos em tempo real nas redes sociais. Sempre viajamos conectadas, assim evitamos perrengues desnecessários.

Recentemente, estivemos nas Filipinas e utilizamos o eSIM da Sim Local para nos manter conectadas. Comparando com outros métodos de conexão, como chips físicos internacionais ou pacotes de roaming das operadoras brasileiras, o plano da Sim Local se mostrou mais econômico.

A conexão foi muito boa em praticamente 90% da viagem – apenas durante a expedição de 4 noites, passando por ilhas desertas de Palawan, não conseguimos conexão, mas isso porque eram lugares remotos, e a intenção era justamente se desconectar!

Fora isso, tivemos internet rápida e com ótima cobertura em todas as ilhas que fomos.

Clique aqui para comprar seu chip Sim Local

15. Como se comunicar em uma viagem para as Filipinas

A boa notícia é que você não terá problemas para se comunicar durante a viagem, afinal, nas Filipinas o idioma oficial é o inglês e o filipino. Nós conseguimos nos virar muito bem durante toda nossa estadia. Os Filipinos aprendem inglês nas escolas, falam super bem e são muito gentis.

Filipinas idioma
O inglês é um dos idiomas oficiais das Filipinas. Foto: @nandahudson

16. O que levar na mala em uma viagem para as Filipinas?

Sua mala de viagem para as Filipinas deve ser recheada de roupas leves! Lá faz muito calor, inclusive à noite, mas em alguns lugares têm ar condicionado, como no avião, aeroporto e balsa – então tenha sempre um casaco com você!

Anote aí alguns itens para levar em sua mala de viagem para a praia:

  • Calça leve
  • Casaco leve para não sentir frio à noite / avião / balsa
  • Casaco impermeável para chuva. Recomendamos esse modelo da Columbia
  • Sandália / Papete com solado resistente, que também pode ser usada na praia. Recomendamos esse modelo da Columbia
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Boné ou chapéu
  • Máscara de mergulho boa – recomendamos o modelo A1 Anti Fog, da marca Cressi. Veja aqui.
  • Sapatilha para praia (algumas praias são com fundo de pedra)
  • Pé de pato para quem curte mergulhar
  • Bolsa / Mochila impermeável para carregar os seus pertences durante os passeios de barco (molha bastante!)

Dica para as mulheres: Levei 4 vestidos e quase não usei, pois estávamos de moto e nao era confortável ficar rodando pelas cidades. Além disso, há lavanderias em todos os lugares, com preços muito bons para lavar roupas! Vale a pena fazer uma mala compacta e usar esta facilidade caso a sua viagem seja de muitos dias como a minha.


17. Como é a comida nas Filipinas

A culinária filipina é ousada e saborosa. A gastronomia local reflete uma história rica e uma grande miscigenação cultural. A seguir vamos te dar algumas dicas de pratos que você não pode deixar de experimentar durante sua viagem:

  • Adobo: Um prato que consiste em pedaços de carne de porco ou frango, marinados e cozidos em um molho picante e com alho. Sempre acompanhados de arroz, que é empapado e sem tempero, bem diferente do nosso arroz!
  • Lumpia: Versão filipina do rolinho primavera. Normalmente é recheado com vegetais.
  • Sinigang: Uma sopa picante a base de tamarindo.
  • Pancit: Macarrão salteado com carne e uma variedade de vegetais coloridos.
  • Bibingkang kamoteng kahoy: Um delicioso bolinho de mandioca filipino.

Mas, caso você não curta se aventurar em pratos diferentes, pode ficar tranquilo. Em todas as ilhas que fomos, encontramos ótimas opções de comidas internacionais, como restaurantes italianos, restaurante japonês, restaurante tailandês… Eles consomem muitos peixes, então se você adora um peixinho fresco, não vai passar perrengue!

comida nas filipinas
Um delicioso poke de salmão nas Filipinas! Foto: @nandahudson

18. Vale a pena conhecer Manila?

Muitos voos internacionais chegam por Manila, a capital do país e onde se localiza o principal aeroporto. Inclusive o nosso chegou por lá. Porém, optamos por não conhecer a cidade. Dizem que ela é uma cidade bem perigosa. Além disso, não há muito o que se ver em Manila além da cidade intramuros. Por isso, achamos que não vale a pena conhecer a cidade.

O que fizemos foi dormir no hotel Savoy Manila, que fica em frente o terminal 1, para no dia seguinte seguir viagem. O hotel é bom, com preço justo e tinha um restaurante bem gostoso nele. Na rua do hotel existem outros restaurantes de rede que podem salvar sua refeição, como Popeye, Starbucks e uma pizzaria.

19. Quanto custa uma viagem para as Filipinas?

Temos certeza de que você está curioso para saber o preço de uma viagem para as Filipinas. Então anote aí alguns valores para fazer a conta:

  • Passagem aérea: A partir de R$8.600,00 ida e volta por pessoa, depende muito da época e da cia aérea.
  • Hospedagem: diárias para casal em média R$250. Hotel simples, mas bem localizado.
  • Aluguel de moto: R$ 40,00 a diária em média
  • Alimentação: cerca de R$30 por refeição, por pessoa.
  • Voos internos: encontramos voos entre R$200 e R$500 o trecho (exemplo: Manila > El Nido) comprando com antecedência.
  • Passeios de barco: Já os custos com passeios dependem de quais você deseja fazer! Passeios compartilhados custam em média R$120 por pessoa, com almoço incluído. Passeio privativo é um valor único de R$1.200, até 12 pessoas, com almoço incluído.

20. É permitido voar drone nas Filipinas?

As filipinas é ainda mais bonita vista do drone, então se você curte fotografia e vídeos, vale a pena investir em um drone pra essa viagem. Não tivemos problema algum para entrar no país com o nosso Drone DJI Mini 4 e nem para voar dentro do país. Felizmente, as autoridade de lá não exigem autorização para voar dos turistas que estão em visita no país.

viagem para as filipinas com drone
É possível voar de drone nas Filipinas. Foto: @brenomadeira

Itens de fotografia que vale a pena levar

Claro que com paisagens tão surpreendentes, existem alguns itens de fotografia que não podem ficar de fora da sua viagem para as Filipinas. Se você curte fotografia, a  DJI Osmo Action 5 é a melhor câmera de ação atualmente no mercado. Nós levamos a nossa e fizemos fotos LINDAS até dentro d’água!

Você vai gostar de ler – Câmera Osmo Action 5 é boa? Vale a pena a nova câmera da DJI?

Pronto para embarcar em sua viagem para as Filipinas?

Agora vai ficar bem mais fácil de planejar sua viagem para as Filipinas. Espero que as dicas tenham sido úteis, mas se ainda ficou alguma dúvida é só deixar seu comentário que iremos te ajudar.

Aproveite para ler também:


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Nanda Hudson
Nanda Hudson

Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima