Vietnã: tudo que você precisa saber antes de viajar para o país
Vietnã

Vietnã

Com uma cultura vibrante, culinária aromática e história rica, o Vietnã oferece uma jornada incrível através de cidades movimentadas como Hanói e Ho Chi Minh, e vilarejos tranquilos.

Vietnã

No Sudeste Asiático, o Vietnã é um destino super curioso. O país não aparece entre os principais destinos internacionais procurados pelos viajantes brasileiros, mas está repleto de belezas para explorar. Desde cidades cosmopolitas, até vilarejos pacatos, o turismo no Vietnã surpreende a todos.

Além disso, sua cultura marcante é um convite para mergulhar na história de seu povo. Templos, comida de rua, construções grandiosas e uma gastronomia bastante diferenciada são atrativos para qualquer roteiro Vietnã.

Vietnã – dicas práticas sobre o país

Tendo em vista que os turistas brasileiros ainda estão descobrindo o turismo no Vietnã, é comum que muitas dúvidas apareçam, principalmente durante o planejamento da viagem. Pensando nisso, nós preparamos um mini guia com dicas práticas sobre o país. 

Primeiramente, é importante saber que não existem voos diretos do Brasil para o Vietnã, ou seja, você precisará enfrentar, ao menos, uma conexão. Geralmente, elas acontecem ou em Los Angeles (eua), ou Dubai (Emirados Árabe) ou em Doha (Qatar). Você também pode aproveitar para conhecer outro destino asiático, como a Tailândia, e depois voar em uma companhia aérea low cost até o país.

Agora, aproveite outras dicas práticas sobre o Vietnã:

  • Língua oficial: a língua oficial do Vietnã é o vietnamita. Em alguns destinos mais turísticos, você encontrará alguns locais que também se arriscam no inglês, mas a mimica será uma grande aliada sua nessa viagem.
  • Moeda: a moeda oficial do Vietnã é o dong vietnamita, representado pela sigla VND e pelo símbolo ₫ (ou D). Você encontrará circulando no país notas de 100, 200, 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 500.000 dongs.
  • Visto: desde 2017 o visto passou a ser exigido aos viajantes que pretendem ingressar no país por motivo de turismo, negócios ou mesmo trânsito. O visto é válido por 90 dias e o ideal é que você faça todos os processos através do site oficial com, pelo menos, 20 dias de antecedência. Demora de 3 a 5 dias úteis para que o governo vietnamita envie o visto para o seu e-mail. 
  • Seguro viagem: O seguro viagem Vietnã não é item obrigatório para aqueles que desejam ingressar no país. Contudo, ele é sempre recomendável, especialmente se pensarmos que você encontrará muitas comidas de rua bem malucas, temperos diferentes, pimentas das mais diversas, comidas gordurosas e por aí vai. Existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las nessa ferramenta de comparação de seguros.
  • Vacinas: atualmente, nenhuma vacina é obrigatória para entrar no Vietnã
  • Saúde: diferente do Brasil, o Vietnã não possui atendimento público de saúde para turistas. Isso significa que se você tiver alguma intercorrência médica, precisará pagar pelo serviço.
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão do Vietnã é de 220v e as tomadas são do tipo A, B ou C. As tipo C são iguais às que usamos frequentemente aqui no Brasil, com dois pinos redondos. De todo modo, não deixe de levar um adaptador de tomada universal para evitar possíveis perrengues.
  • Internet: em um país tão diferente, estar sem internet no celular pode ser complicado. Por isso, a melhor alternativa é comprar seu chip de internet Vietnã aqui no Brasil mesmo e todo o processo é bem simples!

Turismo no Vietnã

Se você gosta de conhecer destinos exóticos e já pensou em como uma viagem para o Vietnã pode te surpreender, esteja pronto para conhecer as principais regiões turísticas do país.

Embora o país esteja unificado na República Socialista do Vietnã atualmente, durante a Guerra do Vietnã (entre os anos de 1959 e 1975) o país era dividido entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. 

Suas regiões turísticas divididas hoje em Norte e Sul nada tem a ver com interesses políticos, mas sim com os tipos de atividades encontradas em cada local. Veja só:

Norte do Vietnã

A região Norte do Vietnã é onde está situada a capital do país, Hanói, onde passeios históricos e culturais são o grande destaque. Além disso, a gastronomia de rua é um atrativo turístico bastante convidativo para você explorar o país através de seus sabores. Ninh Binh é outra cidade bastante procurada pela região.

Mas o turismo no Vietnã nessa região não pode se resumir aos templos e construções históricas, com lembranças da Guerra do Vietnã. É aqui também que fica a famosa Halong Bay e suas belíssimas montanhas de calcário e seu mar verde esmeralda impressionante. Pelas ilhas é possível se conectar com a cultura milenar do país.

Sul do Vietnã

Já a região sul do país é ideal para aqueles que querem relaxar à beira mar em resorts incríveis. As belas praias e ilhas possuem águas cristalinas e vida marinha super diversificada. Com temperaturas elevadas o ano todo, Phu Quoc e Mui Ne são excelentes sugestões para o seu roteiro a qualquer época do ano.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o Vietnã:

Quando viajar para o Vietnã?

Decidir a data da sua viagem para o Vietnã vai depender de que tipo de atividades você pretende fazer. Cada região do país possui períodos de sol e chuva diferenciados.

Verão no Vietnã

Ao contrário do Brasil, o verão no Vietnã acontece entre os meses de junho e agosto. A estação é super quente e úmida, além de ser conhecida por suas fortes e frequentes chuvas, especialmente em destinos do Norte, como Hanói. Apesar dos campos de arroz ficarem lindos nesse período, as chuvas podem atrapalhar os passeios.

Destinos para conhecer no Vietnã no verão:

  • Phu Quoc 
  • Mui Ne

Inverno no Vietnã

Por outro lado, o inverno no Vietnã acontece entre os meses de dezembro e março. Essa é considerada a melhor época para conhecer o Vietnã, especialmente se essa é a sua primeira vez no país. O clima é mais fresco e as chances de chuva praticamente inexistentes, permitindo com que os turistas aproveitem todos os passeios!

Destinos para conhecer no Vietnã no inverno:

  • Hanói
  • Halong Bay
  • Phu Quoc
  • Mui Ne

Principais destinos para conhecer no Vietnã

Se você ficou interessado em fazer turismo no Vietnã, o seu roteiro certamente vai passar por uma (ou mais) dessas cidades. Então, vamos conhecê-las um pouco melhor!

Hanói

Hanói é a capital e porta de entrada no país. Com isso, você já pode imaginar como trata-se de uma cidade cosmopolita, com uma grande variedade de hotéis onde ficar em Hanói, para todos os gostos e bolsos.

Não se assuste com a confusão de carros, motos e buzinas desordenadas, já que essa baguncinha caótica é um dos ingredientes que faz da da capital vietnamita um lugar fascinante. Além disso, os contrastes da cidade chamam a atenção: construções históricas e templos milenares convivem em harmonia com prédios modernos.

No Centro Histórico, também chamado de Old Quarter, não deixe de visitar o Lago Hoan Kiem, o Templo Ngoc Son e o Mausoléu e o Museu de Ho Chi Minh (presidente do Vietnã do Norte, durante o período da Guerra no país). O Mercado de Đồng Xuân é o melhor lugar para comprar artesanato autêntico e iguarias locais.

E claro, não deixe de viver a experiência de ver o trem passar enquanto se espreme entre as paredes de algum estabelecimento. A Train Street é um dos lugares mais famosos da capital por conta disso e, perto da hora do trem passar, comerciantes recolhem seus produtos e turistas se encolhem nos poucos centímetros disponíveis entre o trem e a parede. Vale ter cuidado redobrado, especialmente com crianças.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Hanói:

Halong Bay

Próximo da fronteira com a China, Halong é uma baía fantástica, composta por diversas ilhas, sendo a maioria delas desabitadas. Aqui é possível conhecer vilas de pescadores flutuantes com suas tradições milenares, além de conferir de perto as belezas naturais mais incríveis de todo o Vietnã.

Os destaques ficam para a Viet Hai Village, uma vila simples onde você pode alugar uma bicicleta e explorar cavernas, campos de arroz e florestas, o passeio de kayak pela baía e a ilha Ti Top que possui uma praia deliciosa e um mirante com vista indevassada de Halong Bay.

Você pode conhecer essa região única de 3 formas diferentes. Alguns viajantes optam por se hospedar em Halong City e fazer passeios diários pela baía. Nós optamos por fazer um cruzeiro de 2 dias navegando pelo destino, o que foi uma experiência imersiva maravilhosa. E se você estiver com pouco tempo no roteiro, não deixe de fazer uma pequena visita em um tour bate e volta partindo de Hanói.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Halong Bay:

Ninh Binh

Muitos dizem que Ninh Binh é a “Halong Bay em terra firme”. Então, espere encontrar montanhas de calcário, campos de arroz e povoados vietnamitas autênticos. Os passeios mais clássicos desse destino são os passeios de barco que exploram os rios de Tam Coc e as cavernas e templos de Trang An.

Outras dicas de o que fazer em NInh Binh são conhecer os grandiosos templos Bai Dinh Pagoda e Bich Dong Pagoda, cada um com suas peculiaridades. Enquanto o primeiro é super moderno, com carrinho elétrico para se locomover, o segundo é uma obra prima imersa na natureza.

Pronto para organizar sua viagem para o Vietnã?

Agora que você já conferiu os principais detalhes sobre esse país tão diferente do nosso, esperamos que você esteja preparado para arrumar as malas e partir para uma viagem tão incrível! 

Mala de Aventuras