a capital do Amazonas
Maior porto fluvial em volume de cargas do Brasil, Manaus é a porta de entrada para a Amazônia e possui história e cultura riquíssimas.
Manaus foi uma das principais cidades ligadas ao Ciclo da Borracha, período em que a Região Amazônica se transformou em polo mundial de exportação de látex (séc XIX).
01.
O Teatro Amazonas é o local que melhor representa este período de abundância e enriquecimento por conta da exploração das seringas. Aliás, a visita ao prédio histórico é imperdível!
A cidade leva este nome devido aos povos originários que habitavam aquela região no passado, chamados de manaós.
02.
O café da manhã tradicional dos manauaras é o famoso caboquinho: um pão com banana pacovã frita, queijo coalho e tucumã. Tucumã: frutinha amazônica de sabor salgado e oleoso
03.
O peixe é um dos alimentos mais consumidos pelo amazonense, em função da abundância oferecida pelos rios da região. Tambaqui e pirarucu são os mais presentes na mesa da capital.
04.
O maior porto fluvial em volume de cargas do Brasil fica em Manaus. Ele foi construído sobre imensas boias para não inundar durante as cheias da região.
05.
Rios que não se misturam
O fenômeno chamado de "encontro das águas" desperta a curiosidade de qualquer visitante!
06.
Enquanto as águas do Rio Negro são escuras, as do Rio Solimões são barrentas. Isso forma um verdadeiro espetáculo da natureza quando os rios finalmente se encontram
A principal via de transporte e escoamento de cargas na região Norte é fluvial. Ou seja, você encontrará mais hidrovias que rodovias ligando Manaus às demais cidades do estado.
07.
Deu para ver a importâncias dos rios nessa região do país, né? A abundância de água e riqueza cultural são apenas alguns dos motivos que tornam Manaus uma cidade tão interessante.