Rio de Janeiro, conhecida mundialmente por suas praias, pelo seu carnaval, pela música e pela alegria de seu povo. Impossível não se apaixonar e querer tirar uma casquinha dessa cidade tão viva e maravilhosa.

A gente se encanta a cada dia com suas belezas e adora explorar seus quatro cantos. E para celebrar essa cidade querida em seus 450 anos, por que não listar alguns dos motivos para amá-la?

#01 Cerveja e samba: combinação perfeita.

Pegar uma cerveja no bar, arranjar um espacinho na calçada e ficar papeando até altas horas não é pra qualquer cidade. Ouvindo um sambinha então… Só no Rio! O importante é que seja ao ar livre, poder ir de bar em bar, encontrar os amigos aqui e ali.

Lapa, São Salvador, Pedra do Sal, BG, quiosques da praia, qual é o seu spot?

#02 O jeitinho carioca.

Vamos marcar de tomar aquela cerveja? É assim em qualquer despedida, não existe o até logo. A cerveja pode nunca rolar, mas pode ter certeza que eles, os cariocas, vão estar sempre bem intencionados.

Tudo culpa do trânsito! O horário é sempre impreciso e atrasos são perdoáveis, já que o trânsito nunca ajuda ne?

E a facilidade em se fazer amigos? Se me puxar numa conversa, garanto que nos tornaremos amigos de infância em 5 minutos!

Existe coisa mais democrática que Havaianas? Pra ir pra praia é obrigatório, mas pra padaria, shopping e até balada, você pode usar a vontade.gaia

#03 Suas curvas.

Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Corcovado, Pão de Açúcar e suas outras tantas curvas fascinam o nosso olhar, de amantes cariocas.

A cada pico uma visão diferente do horizonte, do encontro do mar com o céu azul e as florestas, e em meio a tudo isso a intervenção urbana invadindo a paisagem.

#04 Praias para todos os gostos.

Se você curte badalação, Ipanema é seu lugar. Para surfar? Vá à Prainha ou à Macumba. Quer fugir da agitação? As Praias Selvagens são a fuga perfeita.

Quer um lugar Secreto? Ele nunca será secreto por muito tempo no Rio de Janeiro.gaia3

#05 O Carnaval dura +1 mês.

É só passar o réveillon e já é carnaval nas ruas cariocas, os bloquinhos começam cedo e a bateria de ensaios das escolas de samba também.

A ressaca de carnaval dura ainda algumas semanas após o feriado propriamente dito. E durante os 4 dias de folia, dormir pra quê? A cidade fica fervendo 24h por dia.

#06 Cidade plural.

Cada bairro tem seu jeitinho particular, uma característica bem única. A boemia fica para a Lapa, Ipanema ganha o título de musa, o Bonde de Santa Teresa tem o charme, Copacabana, o gingado, e a Barra é outra vibe.

Se você curte surfe, prefere a rota dos museus ou gosta de cair na noite, o Rio tem tudo isso e mais um pouco!

#07 Vida Saudável.

Por que não acordar cedo e ir correr na praia? Ou então pegar uma bike e dar uma volta na Lagoa no cair da tarde. Jogar altinho no início do final de semana, praticar vôlei de praia, fazer circuito na areia, só não dá pra ficar parado.

Fazer trilhas, buscar cachoeiras em plena cidade ou dar um volta de SUP. Prefere um rolé de longboard?gaia2

#08 E gordices que valem a pena!

Apesar da vida ativa, tem certas gordices que são impossíveis de ignorar! Já provaram a rabanada real na Confeitaria Colombo? Aquele cheirinho de pipoca doce com leite condensado por cima então…! E essas tais de Paleteras que estão na moda? Não há dieta que aguente.

#09 Sotaque inconfundível.

Cidade maravilhosa do ‘biXcoito Globo’, do ‘cê qué mate cê qué limão’, do ‘tá crowd tá flat’, do ‘chêga aê, bora lá’, ‘partiu’?

Pode demorar um tempo até você se acostumar, mas é só conviver algumas horas com um amigo carioca para você  carregar no X, no R e memorizar algumas gírias. Sacô?

#10 Biscoito Globo + Mate da Praia

Quer coisa melhor do que um fim de tarde no Arpoador com uma combinação dessas? É melhor não saber a procedência do mate e curtir a vista enquanto você se refresca com um copo geladinho.

 

Veja também 12 atividades de graça (ou quase) para conhecer o Rio

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique! Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

6 respostas

    1. Oi Carina,
      Grumari e Prainha também estão entre as nossas preferidas 🙂
      É uma delícia aquela região ne?

  1. Oi meninas, faz um tempinho que eu li um post com dicas para aproveitar um fim de semana no Rio, com um roteirinho para os dois dias… Não tô achando mais esse texto! Podem me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.