Verão combina com praia e, para a maioria das pessoas, uma viagem para dar aquele mergulhinho na água salgada. Se você está procurando um lugar em que as praias sejam o destaque para passar as férias, acredite, Floripa é o destino certo! E nesse post nós vamos indicar as melhores praias de Florianópolis para você visitar.

Com mais de 40 opções, Floripa tem praias para todos os gostos e estilos de viagem. Seja aquela viagem em família com criança ou em grupo de amigos, ou ainda um casal aventureiro, com certeza você vai encontrar várias opções que vão fazer seu coração bater mais forte.

Então se você está procurando um guia completinho com dicas e informações das praias imperdíveis de Florianópolis, é só continuar a leitura! Vamos mostrar as praias separadas pela região da cidade, para facilitar na hora em que você for escolher onde ficar em Florianópolis, por exemplo. Vamos começar?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Dicas essenciais para aproveitar as praias de Florianópolis

Antes de entrar no assunto das dicas de praias imperdíveis em Florianópolis, vamos compartilhar aqui algumas dicas preciosas para que a sua viagem seja mais prática e leve.

Como se locomover em Floripa

Floripa na alta temporada ou em épocas de feriado, costuma ter um trânsito bastante caótico, pois além do fluxo normal de veículos dos moradores, tem-se o acréscimo dos turistas.

Além disso, a ilha é bastante extensa e as distâncias a serem percorridas podem ser bem longas. Por exemplo: da Praia do Santinho à Praia da Armação, são aproximadamente 50 quilômetros. É chão, né?

floripa praias
Floripa é uma cidade que tem engarrafamento pesado na alta temporada. Portanto, é muito importante organizar bem a sua viagem.

Dessa forma, uma dica bem importante para o planejamento da sua viagem é considerar as praias que você quer visitar e escolher uma acomodação na região da maioria das praias que você deseja conhecer.

Cabe destacar que estar hospedado em uma determinada região da cidade não precisa ser um fator limitante para visitar outras praias. Apenas facilita o seu roteiro de viagem.

Se você ficar hospedado longe de alguma praia e quiser evitar o trânsito, minha dica é se planejar e fazer um esforço para levantar cedo da cama e assim, chegar o quanto antes nas praias mais afastadas.

Acredite, em algumas delas já não existe mais local próximo para estacionar por volta das 09h da manhã. E a faixa de areia pode estar bem lotada! A mesma coisa vale para a volta. Se quiser evitar as filas, tente sair da praia entre 15h e 16h ou depois das 20h. O horário do pôr do sol é caótico.


#DicaDaGaia: Alugar um carro é essencial para conhecer tudo que Florianópolis tem a oferecer! Assim você poderá percorrer a cidade com conforto e mobilidade. 

Nós sempre utilizamos o site RentCars para fazer um comparativo de preços entre as locadoras e ver as melhores ofertas disponíveis no destino. Clique aqui para fazer a sua cotação.


Infraestrutura das praias

Há praias com excelente infraestrutura turística, com restaurantes, bares e estacionamento. Esse é o caso de Jurerê, Joaquina e Santo Antônio de Lisboa. Contudo, há outras praias com uma estrutura mais simples.

Principalmente naquelas praias onde a infraestrutura é menor, é importante você tem que levar tudo o que for consumir. Além disso, não deixe de recolher e levar de volta todo o seu lixo e colocá-lo nos locais indicados nas praias.

Afinal queremos que, assim como você, todos possam desfrutar ao máximo das belezas de Florianópolis.

melhores praias de florianópolis
Algumas das praias de Floripa possuem pouca ou nenhuma infraestrutura turística. Faça a sua parte.

Qual é a região ideal para se hospedar?

Como falei acima, é MUITO importante definir a região onde você vai se hospedar em Floripa para evitar ficar horas no engarrafamento. Tenho certeza que essa é a última coisa que você quer durante as suas férias, né?

E como nosso objetivo aqui no Mala de Aventuras é te ajudar a viajar mais e melhor, fizemos um panorama geral das características principais de cada uma das regiões de praia de Floripa. Dessa forma, vai ficar bem mais fácil decidir onde se hospedar!

Inserimos também algumas sugestões de hotéis e baseamo-nos nas avaliações dos hóspedes pelo Booking para selecionar as melhores opções e poupar tempo de pesquisa para você!

Praias do Norte

As praias do Norte geralmente são mais urbanas e com melhor infraestrutura, sendo ideais para famílias e para quem gosta de ir à praia com toda a comodidade possível. Elas atendem todos os gostos, sendo ótimas para vida noturna e agitação, mas também para descanso e sossego.

Algumas das principais praias do Norte de Floripa, são: Jurerê Internacional, Praia da Daniela, Praia do Santinho, Praia Brava, Praia de Sambaqui e Praia da Lagoinha.

Aliás, aqui vai nossa sugestão de hospedagem nessa região: a Pousada Beach House, na Praia da Daniela. A pousada é super confortável, com quartos ótimos, a apenas 550m da praia, possui piscina e delicioso café da manhã diariamente. Avaliação no Booking: nota 9,4.

Vale a pena dar uma conferida no estabelecimento!

melhores praias de florianópolis beach house
Um dos quartos da Pousada Beach House, na Praia da Daniela. (Foto: divulgação Booking)

Praias do Leste

As praias mais descoladas são as do Leste da ilha. São excelentes praias para o surf e ótimas para jovens e grupos de amigos. Elas começam já com um cartão postal: a Lagoa da Conceição, que é considerada uma das paisagens mais bonitas do país e parada obrigatória em Florianópolis.

Além da Lagoa da Conceição, outras praias maravilhosas do Leste, são: Praia Barra da Lagoa, Praia da Joaquina e Praia Mole. Vale dizer, que a infraestrutura dessas praias, não é a mesma das praias do Norte, elas são mais despojadas e com menos comodidades.

Nossa sugestão de hospedagem é a Praia da Joaquina, onde fica o Cris Hotel. Ele fica bem à beira mar e conta com uma estrutura muito boa para os hóspedes. Além disso, ele fica localizado a apenas 1,5km da Lagoa da Conceição e da Praia Mole. Avaliação no Booking: nota 9,2.

praias para surfe em florianópolis
Floripa é um dos TOP destinos de surfe no Brasil.

Praias do Sul

As praias mais sossegadas e tranquilas, para quem busca descansar, são as praias do sul da ilha. Além disso, essa região é a ideal para quem gosta de contato com a natureza e aventura, possuindo muitas trilhas e paisagens naturais incríveis.

Algumas das principais praias do sul são: Praia do Campeche, Praia da Armação, Praia dos Açores, Praia dos Naufragados e Praia da Solidão.

Nossa sugestão de hospedagem nessa região é a Praia do Campeche, que possui melhor infraestrutura. A Pousada Praia Campeche é simples, mas sem deixar o conforto de lado.

Com uma localização privilegiada, a apenas 50m do mar, a pousada é ideal para quem quiser se isolar um pouquinho e relaxar. Avaliação no Booking: nota, 8,7.

melhores praias de florianópolis pousada praia campeche
Fachada da Pousada Praia Campeche. (Foto: divulgação Booking)

Confira mais informações no post:

Onde ficar em Florianópolis: melhores praias, hotéis e pousadas


As praias do Norte da Ilha de Florianópolis

Agora que você já sabe como se locomover em Floripa e a região que mais combina com o seu estilo de viagem, vamos compartilhar as TOP 10 praias de Floripa, aquelas que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Vamos lá?

Vamos começar com as praias localizadas no Norte da cidade. Portanto, se você pretende se hospedar por lá, já pode preparar sua listinha com praias imperdíveis no norte de Floripa!

1. Praia da Daniela: perfeita para família com crianças

É uma praia perfeita para famílias com crianças ou para quem gosta de um mar estilo piscina: águas quentes e sem ondas. A faixa de areia é bem estreita, portanto, é legal conferir a tábua de marés, pois se a maré estiver alta, vai ser difícil conseguir espaço para colocar suas coisas, já que a água vai chegar bem perto da faixa de areia.

Na praia, há poucas barracas que vendem petiscos e que alugam cadeiras e guarda-sol. Portanto, é sempre bom se precaver e, sendo possível, levar de casa. No entanto, local para estacionar não vai faltar. Por ser um bairro majoritariamente residencial, várias ruas levam à praia, sendo possível estacionar em qualquer uma delas.

É possível que existam guardadores de carro no local, que vão pedir uma contribuição por terem olhado o veículo e deixarem uma garrafa com água disponível para lavar o pé antes de partir. Então, esteja preparado para ter que contribuir com algum trocado.


Leia também: Passeios em Florianópolis: 10 passeios imperdíveis muito além das praias


2. Praia do Forte: ótima para o combo praia + fortaleza

Mais uma praia que agrada aos amantes de águas quentes e sem ondas. Possui uma faixa de areia mais larga que a Praia da Daniela, então a maré tende a não ter tanta influência assim na escolha para ir ao local.

O acesso é feito pelo canto esquerdo da Praia de Jurerê Internacional, e inclui subir e descer um morrinho relativamente íngreme. Chegando à praia, existem alguns poucos restaurantes e um local onde se pode estacionar o carro,. Minha dica é: vá cedo, pois o espaço é pequeno.

praia do forte floripa
Praia do Forte: formações rochosas belíssimas compõem essa pequena praia no Norte de Floripa

Uma opção bacana, é combinar a praia com uma visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, cujo acesso é feito pela mesma rua. Para acessar a Fortaleza é cobrada uma taxa de manutenção no valor de R$ 8 a inteira e R$ 4 a meia.

3. Praia de Jurerê: a praia mais badalada de Florianópolis

Talvez a mais famosa praia de Florianópolis, Jurerê também fica no norte da Ilha.  A praia é “dividida” em Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional, embora a faixa de areia seja a mesma.

A primeira, localizada à esquerda, é onde ficam os famosos beach clubs. Com diversas opções de baladas diurnas e noturnas, eles contam com DJs, shows nacionais e internacionais, estrutura com piscina e restaurantes, além de acesso à praia.

Já a praia de Jurerê Tradicional é mais frequentada pelos moradores locais que gostam de menos agito, mas ainda assim, querem desfrutar de uma praia bem estruturada. Há diversas opções de barracas que vendem comidas e locais para alugar cadeira e guarda-sol.

Independente de qual Jurerê você escolha passar seu dia, a água é morna e dificilmente tem ondas, sendo perfeita para o aluguel de stand up paddle e caiaques. Dica: a faixa de areia é estreita, então é interessante conferir a tábua de marés e também chegar cedo para garantir seu lugar ao sol.

Com relação ao estacionamento, ao longo de toda a orla existem diversos bolsões de estacionamento, alguns beach clubs também oferecem estacionamento próprio e existem também as ruas residenciais próximas, onde é possível estacionar.

4. Praia do Santinho: destaque para as escrituras rupestres

Fugindo um pouco do padrão de águas mornas e tranquilas do norte da Ilha, a Praia do Santinho apresenta a água um pouco mais fria, mas ainda assim perfeita para aquele mergulho de verão. No entanto, dependendo da época e do vento, pode ser que tenha onda e isso acabe por atrair também o público do surf.

O acesso principal à praia é feito pela Rua Raul Pereira Caldas, onde existem vagas de estacionamento disponíveis. É também nessa praia que fica o principal resort da cidade, o Costão do Santinho, que possui acesso direto à praia e disponibiliza para os hóspedes, serviços diretamente na faixa de areia, que por sinal é bastante extensa.

Costão do Santinho
Costão do Santinho, um dos melhores resorts do sul do Brasil! Foto: divulgação Booking.

Mas o que torna essa praia tão especial são as diversas escrituras rupestres que podem ser avistadas ao se fazer uma pequena trilha. O caminho é todo calçado, muito fácil de ser percorrido e com mirantes e placas explicativas durante todo o trajeto. Vale a visita para conhecer um pouco mais sobre como viviam os nativos da Ilha de Santa Catarina!


Veja também: Melhores praias de Santa Catarina: 10 praias incríveis para conhecer no litoral catarinense


As praias do Leste da Ilha de Florianópolis

Agora vamos às praias do Leste de Floripa? A maioria delas é boa para o surfe e, consequentemente, atrai um público jovem e descolado. Inclusive, uma delas sediou o campeonato mundial de surf durante alguns anos.

Dica: preste atenção em todas elas para te facilitar na hora de montar o seu roteiro por Florianópolis e escolher onde se hospedar na cidade.

5. Praia da Joaquina: a preferida do público jovem

A Praia da Joaquina é uma das praias preferidas do público jovem, é também uma das favoritas dos surfistas. Com água mais fria, ela apresenta ondas tanto para quem quer iniciar no esporte, quanto para aqueles mais experientes. Tanto é que a Joaquina hospedou, por diversos anos, a etapa brasileira do WSL, campeonato mundial de surf.

Dispondo de infraestrutura com diversos restaurantes e locais que alugam cadeiras e guarda-sol, a praia ainda tem chuveiros que permitem um rápido banho para tirar a água salgada e lavar os pés. Isso sem falar que ainda conta com um amplo estacionamento próximo a areia.

praia da joaquina florianópolis
Praia da Joaquina: ótima para a prática do surf

À esquerda da praia, existem diversas pedras, pelas quais são possíveis (com cautela e tomando os cuidados necessários) subir e apreciar a vista da praia de outro ângulo. O pôr do sol das pedras é incrível, então é uma ótima pedida para uma sessão de fotos no entardecer!

Além disso, pouco antes de chegar na praia existem as Dunas da Joaquina, onde é possível ao custo de R$ 35 por hora, alugar pranchas e praticar o sandboard, além de ter uma vista privilegiada dos arredores quando se chega no topo das montanhas de areia branquinha.

6. Praia Mole: seu nome já diz como é a areia

A principal característica dessa praia é justamente a que dá nome a ela: a areia fofa, e quase mole. Assim como a Praia da Joaquina, ela é majoritariamente frequentada pelo público jovem e por muitos surfistas.

Possui água mais fria e extensa faixa de areia, que por ser menos rígida pode ser um exercício e tanto para aqueles que gostam e têm por hábito, dar aquela corridinha pela praia.

praia mole florianópolis
Praia Mole: super frequentada por jovens

A praia possui boa estrutura, com restaurantes e locais para alugar cadeiras e guarda-sol, além de existirem diversos estacionamentos, pagos, com banheiros e acesso à praia. Também pode-se encontrar disponível, se você chegar cedo, algumas poucas vagas gratuitas em local regulamentado.

Destacamos que muito embora diversos carros estacionem ao longo da rodovia, essa prática é proibida e pode gerar infrações de trânsito. Então, melhor não arriscar e evitar dor de cabeça.

7. Praia da Galheta: reduto naturista em Florianópolis

Se você está procurando uma praia para curtir com mais liberdade, a Praia da Galheta é a sua opção. É a praia oficial de nudismo na ilha, porém não existe a obrigação de ficar sem roupas, é uma escolha do frequentador.

Para aqueles que querem se aventurar nessa experiência inusitada, o acesso pode ser feito por duas trilhas: a primeira, mais curta e mais frequentada, sai do canto esquerdo da Praia Mole; Já a segunda, sai da Barra da Lagoa.

O local não tem infraestrutura, portanto leve o que for querer usar e consumir na praia. Cabe salientar também que a água é mais fria e quando tem ondas, é bastante frequentada por surfistas.

8. Praia da Barra da Lagoa: recomendação para quem quer fazer aula de surf

A Barra da Lagoa é uma mistura perfeita para famílias com integrantes que buscam um pouco mais de aventura. Com águas um pouco mais quentes que suas outras vizinhas do Leste, é uma mistura perfeita de águas calmas e mais agitadas a depender do ponto em que você escolher ficar.

Então, aqueles que querem se aventurar pela primeira vez no surf, ou são iniciantes no esporte, devem aproveitar a oportunidade, já que no local existem diversas escolinhas. Recomendamos!

praia da barra da lagoa em florianópolis
A Praia da Barra da Lagoa é a melhor pedida para famílias com integrantes que buscam um pouco mais de aventura

Existem também vários restaurantes, locais para alugar cadeira e guarda-sol, além de uma extensa faixa de areia. Para estacionar, isso pode ser um problema se você não quiser pagar, pois a maioria dos estacionamentos são particulares.

Há um pequeno bolsão localizado na Rua Amaro Coelho, mas que durante a alta temporada, por volta das 08h da manhã já está lotado. Outra opção é buscar pelas ruas próximas a Rua Angelina Joaquim dos Santos, porém isso vai demandar uma caminhada pela faixa de areia, para chegar ao ponto com mais infraestrutura da praia.

Próximo a essa rua, existe também o Projeto Tamar, que, embora pequeno, é uma ótima opção para quem quer um programa diferente para fazer com crianças. Fica aberto diariamente, das 10h00min às 19h00min, com visitas orientadas às 11h00 e 16h30.

Já a alimentação das tartarugas, que é o mais procurado por lá, está disponível às 15h30min, sendo que aos fins de semana as crianças podem participar. O custo de acesso ao local é de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.


Leia também: Quanto custa viajar para Florianópolis


As praias do Sul da Ilha de Florianópolis

Indo para o Sul de Florianópolis, o cenário muda um pouco e as praias ficam mais selvagens, com mais natureza e menos construções nos arredores. Ou seja, é o destino perfeito para quem curte fazer trilhas e prefere mais tranquilidade.

9. Praia do Campeche: ponto de partida mais próximo para a Ilha do Campeche

A Praia do Campeche se tornou uma alternativa para aqueles que hospedados na região da Lagoa ou central e não querem enfrentar as longas filas para as praias do Norte ou do Leste.

O ponto de referência mais buscado nessa extensa praia é o Riozinho, porém não se recomenda entrar nele ou próximo a ele, pois muitas vezes as águas encontram-se com avisos de impróprias para banho.

A Praia do Campeche possui extensa faixa de areia, água um pouco mais fria e às vezes com ondas. É bem servida em termos de estrutura, para comer e alugar cadeiras e guarda-sóis.

Além disso, ela conta com estacionamentos particulares próximos a praia, existem vagas nas ruas residenciais nas proximidades.

Praia do Campeche, Floripa
Destaque para as águas claras da Praia do Campeche, Floripa

Vale combinar o passeio, com uma visita a um dos lugares mais lindos de Floripa: a Ilha do Campeche. Afinal a praia é um dos pontos de partida dos barcos que levam à ilha, que fica localizada bem em frente a faixa de areia.

O custo da travessia é de R$ 150 e leva aproximadamente uns quinze minutos de transporte. Na ilha, o destaque é o mar azulzinho. Com condições favoráveis, lembra as águas caribenhas, sendo possível a prática de mergulho com snorkel.

10. Praia da Armação: o ponto de observação das baleias

Praia com jeito de vila de pescadores, era aqui onde os colonizadores açorianos armavam as embarcações para sair para a pesca da baleia. A praia seguinte é chamada de Matadeiro, por ser justamente o local onde os pescadores matavam os animais.

top praias de florianopolis
A combinação Praia da Armação + Praia do Matadeiro é perfeita para uma manhã ou tarde.

Atualmente, a pesca da baleia não é mais permitida, porém o local continua sendo um ótimo ponto para avistar esses enormes animais, às vezes até famílias com filhotes. Isso acontece principalmente no inverno, quando todos vêm à procura de correntes de águas mais quentes. Mas não se engane, para nós, mesmo no verão, a temperatura do mar é bem gelada.

Essa é uma praia com pouca estrutura para atender os turistas, sendo mais vazia e rústica, e o estacionamento pode ser feito nas ruas próximas. O atrativo principal é o visual.

Além disso, para aqueles que querem visitar a Ilha do Campeche, essa é uma outra opção de local por onde é possível pegar os barcos que fazem a travessia. Eles partem do lado direito, onde está localizado o centrinho do bairro.


Bônus: Praia da Lagoinha do Leste

Para fechar essa lista, eu não poderia deixar de citar a Praia da Lagoinha do Leste! Se você curte trilhas e aventura, você não pode deixar de incluí-la no seu roteiro.

Ela não é exatamente de fácil acesso e você deve estar preparado para encarar algumas horas de trilha. São pelo menos 3h via Praia do Matadeiro ou 1h de caminhada pesada via Praia do Pântano Sul.

Ao chegar lá, você encontrará uma praia quase deserta e sossegada, com ondas fortes e um riacho (que forma uma boa lagoa para banho). E para arrematar o passeio, vale a pena subir o costão do lado direito para ter um visual panorâmico de perder o fôlego!

praia da lagoinha do leste floripa
É necessário pegar uma trilha para chegar na Lagoinha do Leste, mas o visual é recompensador, não é mesmo?

E aí, já escolheu suas praias imperdíveis em Florianópolis?

Como você pode ter percebido, opção de praias em Floripa não vão faltar. As praias do Norte da Ilha apresentam as águas mais tranquilas e mornas, perfeitas para famílias. Já as do Leste, são o point da galera jovem e dos surfistas e o Sul da ilha é onde você vai encontrar as praias mais intocadas, mas com águas bem geladas.

Mas independente de quais você escolher, todas elas são belíssimas e super valem a pena a visita. Agora, conta para a gente, qual é sua praia favorita na Ilha da Magia? A gente espera ter te ajudado a escolher. Não esqueça de voltar aqui depois e nos contar como foi a sua experiência por lá. Boa viagem!


Que tal conhecer outros destinos incríveis de Santa Catarina? Confira outros posts legais aqui do blog:

Garopaba (SC): como chegar, onde ficar, melhores praias e dicas imperdíveis

Bombinhas: tudo que você precisa saber sobre este destino badalado de Santa Catarina

Guarda do Embaú: conheça este paraíso localizado a menos de 1 hora de Floripa

Quem escreve | @bia.koslosky
Ana Beatriz
Adora planejar e compartilhar roteiros e dicas dos mais diversos tipos de viagens e acredita que a próxima aventura está sempre a, no máximo, um avião de distância.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *