A região da Costa Verde do Rio de Janeiro é belíssima e tem cenários de perder o fôlego. A parte sul do litoral fluminense, que leva esse nome de Costa Verde, vem encantando cada vez mais turistas. E pensando nisso, resolvemos compartilhar aqui as nossas praias preferidas para inspirar você a planejar a sua viagem!

Cenários de serra e mar, restingas, baías, ilhas e florestas tropicais compõem todo o visual da região que engloba os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande (no RJ), Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela (em SP).

Seu nome é devido à quantidade de natureza, mais especificamente de Mata Atlântica, que existe nesse trecho do litoral brasileiro. Parece perfeito para relaxar e curtir por uns dias, né? Pensando nisso, nós listamos as 10 melhores praias da região para você poder planejar a sua viagem.

Além disso, compartilhamos algumas dicas de viagem para te ajudar a organizar tudo antes de fazer as malas e cair na estrada. Para saber quais dicas são essas e descobrir as praias maravilhosas das quais estamos falando, é só continuar lendo o post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Como chegar na região da Costa Verde?

Chegar na região da Costa Verde não é difícil. Muito pelo contrário! Principalmente se você estiver saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, basta escolher entre carro e ônibus para ir até qualquer uma das praias do litoral.

Saindo da rodoviária Novo Rio, há várias opções de horários de ônibus para Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e vários outros municípios cariocas. A viagem dura mais ou menos 3h. Os valores ficam em torno de R$40 a R$60, o trecho.

Ou seja, ir de ônibus é uma ótima opção para quem quer economizar no transporte e também para quem vai em grupos grandes, pois é possível comprar todas as passagens para o mesmo horário e mesmo ônibus, tendo a oportunidade de ir todo mundo junto.

Além dos ônibus, há também a possibilidade de ir de carro. Na nossa opinião, alugar um carro é a melhor opção para que você tenha liberdade de circular e parar nas melhores praias da Costa Verde pelo caminho.

Com um carro, você mesmo faz o seu planejamento de horários e ganha flexibilidade no roteiro.


Por aqui, nós sempre usamos e recomendamos a Localiza. Essa é a nossa locadora preferida para viagens de carro aqui pelo Brasil. Eles ganham no quesito custo x benefício: ótimas ofertas e atendimento muito bom. Isso sem falar nas vantagens a seguir:

> Parcelamento em até 10x sem juros;
> Assistência 24h;
> Programa Fidelidade: suas diárias valem pontos para você trocar mais pra frente por novas diárias gratuitas!locação de carro

Não deixe de conferir também a página exclusiva de benefícios e descontos para os clientes Localiza.


Onde ficar na Costa Verde?

Ainda no quesito organização da sua viagem, a hospedagem é um item super importante para você fechar seu roteiro! Onde ficar na Costa Verde? Será que Paraty é melhor? Ou será que o ideal é Angra dos Reis?

Tudo vai depender da quantidade de dias que você tem disponíveis para a sua viagem. Nós indicamos ao menos 1 semana para que você possa explorar toda a região. Mas já avisamos logo que tem tanta praia legal para conhecer por lá que ainda assim não será tempo suficiente.

Supondo que você tem 1 semana disponível, nossa dica é que você divida a sua viagem em duas etapas: Paraty  + Angra dos Reis/Ilha Grande. Dessa forma, você poderá fazer vários passeios de barco durante o dia explorando diferentes rotas da região. Se você quiser conhecer a parte paulista da Costa Verde, uma boa opção é se hospedar na Ilha Bela e em Ubatuba, para conhecer algumas praias dessas cidades – que, já adianto, são lindas!

E como estamos aqui para facilitar a sua viagem, nós vamos sugerir abaixo opções de hospedagem em Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande para você poder se planejar melhor e escolher o tipo de estadia que mais te agrada e combina com a sua viagem.


Onde se hospedar em Paraty

Paraty é uma cidade super charmosa, que vai além das praias! O centrinho histórico tem muitas opções de hotéis charmosos e restaurantes deliciosos.

Localizada bem no coração do Centro Histórico em um belo casarão colonial, a Pousada Literária é um daqueles hotéis em Paraty que vai agradar até os hóspedes mais exigentes. Perfeita para casais, a pousada possui quartos super modernos, com cama king size e ar condicionado.

A segunda sugestão de pousada foi dica de uma amiga que se hospedou por lá com a família e adorou! Muito bem localizada, a Pousada Porto Imperial fica no burburinho da cidade, sendo super fácil de se locomover e ir à bons restaurantes.

Você também pode ler o post Onde ficar em Paraty: as 20 pousadas mais charmosas para se hospedar. Tem sugestões incríveis para todos os bolsos e estilos de viagem.

onde ficar em paraty
Pousada Porto Imperial, ótima opção de hospedagem em Paraty

Hospedagem em Angra dos Reis

Localizado na Praia do Frade, o Hotel Fasano oferece acomodações espaçosas e luxuosas, próprias para quem quer relaxar. Para nós o forte dessa hospedagem é oferecer o charme de Angra para diferentes estilos.

Outra opção super legal é o Angra Boutique Hotel. Esse é um hotel perfeito para quem gosta de contato com a natureza. Ele está localizado no Parque Nacional da Serra da Bocaina, com acesso as cachoeiras locais, oferecendo uma experiência diferente para uma estadia charmosa e romântica em Angra!


Para saber mais, confira nossa lista com 10 hotéis charmosos em Angra dos Reis.


Onde se hospedar na Ilha Grande

Já em Ilha Grande, você encontra algumas opções de hospedagem mais alternativas, como campings. Mas caso você prefira seguir nas pousadas e hotéis pelo maior conforto, nós indicamos: o Atlantica Jungle Lodge e a Pousada Solar da Praia.

Os dois têm localização privilegiada, café da manhã super bem servido e avaliação excelente feita pelos hóspedes no Booking.

O Atlantica Jungle Lodge possui um deck com vista panorâmica e fica do ladinho da Praia de Lopes Mendes, que já foi eleita uma das praias mais belas do mundo! Além do café da manhã, o restaurante do hotel também está disponível para outras refeições.

Já a Pousada Solar da Praia é localizada em plena Vila do Abraão, possui em balcão de turismo para te ajudar com todos os passeios e quartos amplos e confortáveis.


Leia também: Onde ficar em Ilha Grande: 10 pousadas charmosas para se hospedar


Praias na Costa Verde: Rio de Janeiro

Para quem não sabe, Costa Verde é o nome dado a uma faixa de terra que vai do litoral sul do Rio de Janeiro até o Norte do litoral de São Paulo. Esse nome é devido à extensa área de Mata Atlântica que (ainda) existe nessa região.

Uma curiosidade: a Costa Verde já foi eleita como uma das regiões imperdíveis para se conhecer no mundo, segundo o Loney Planet! E nós selecionamos as 5 melhores praias e que também são as nossas preferidas para visitar por lá. Confira abaixo a lista:


1. Praia do Sono, Paraty

A primeira vez que estive na Praia do Sono foi em 2010 e voltei de lá apaixonada. A praia, ótima para acampar, tem uma energia única, praias maravilhosas e cachoeiras ao redor. Um verdadeiro paraíso que você precisa conhecer!

A Praia do Sono fica entre Paraty e Ubatuba, na região da Costa Verde do Rio de Janeiro. Vale a pena separar três dias inteiros para aproveitar bastante a viagem!

praia do sono
A beleza da Praia do Sono é incomparável! Foto: @brenomadeira

Vale saber: o acesso à praia é um pouco difícil, e talvez por isso, ela seja tão especial. Você só chega à praia por uma trilha de mais ou menos 1h30 de caminhada ou de barco. Mas vale a pena dizer que uma trilha numa viagem como essa, vale muito a pena pelo visual e pela natureza.

Muitas pessoas não gostam muito de exercícios e atividades físicas, mas nesses casos de viagem, nós sempre fazemos e recomendamos experimentar, pela experiência ser mais completa. Apenas tenha alguns cuidados com roupas e calçados adequados. Fora, isso, é só se jogar na aventura que é explorar cada cantinho das praias.

Veja abaixo o vídeo com imagens lindas que fizemos da Praia do Sono e aproveite para se inscrever no nosso canal!


2. Praia de Antigos, Paraty

Você pode aproveitar a viagem para a Praia do Sono, citada acima, para conhecer também a incrível e intocada Praia de Antigos. Partindo da Praia do Sono, é necessário fazer uma trilha rápida, de apenas 30 minutos, para chegar nesse pedacinho do paraíso. Ou seja, em apenas uma viagem você conhece as duas praias mais bonitas da região!

A boa é você se hospedar na Praia do Sono e tirar um dia para fazer a trilha até a Praia de Antigos. Mas lembre-se de levar água, um lanchinho e até guarda-sol: essa praia é intocada, sem ambulantes, sem cadeira de praia e sem barraquinhas. Também não é permitido acampar por lá, é uma praia apenas para você passar o dia.

praia de antigos
Visual lindo da Praia de Antigos! Foto: @brenomadeira

O esforço para chegar vale a pena. Quando fui, a água estava super clarinha, muito azul e quentinha! É claro que depende da época do ano e da previsão do tempo, mas você também pode dar sorte e aproveitar muito esse paraíso!


3. Sítio Forte, Angra dos Reis

Areia branquinha e fina e uma paisagem linda, intercalando o verde da mata com o azul do mar. Essa é a Praia do Sítio Forte, ainda pouco conhecida entre os frequentadores de Angra dos Reis!

Para fazer esse passeio, você pode contratar um tour pelas ilhas de Angra dos Reis ou alugar uma lancha! Falando nisso, temos uma dica ótima para você: super indicamos a lancha do Mário (e se falar que viu o contato no Mala de Aventuras tem desconto!). Telefone: 24 99224-5251

Passeios privados de lancha tem um preço alto, por conta do combustível, marinheiro e todos os outros custos envolvidos. Para você ter uma ideia, a média de valor para um dia de passeio é R$2.000 + combustível.

praias costa verde
Sítio Forte, praia pouco conhecida em Angra dos Reis

Leia também: O que fazer em Angra dos Reis: Melhores Passeios, Onde Ficar, Roteiros e Dicas


4. Praia do Aventureiro, Ilha Grande

A Praia do Aventureiro é o lugar perfeito para estar em contato com a natureza, ficar totalmente offline e recarregar as energias. A natureza abundante e a “good vibe” do lugar com certeza vão te conquistar!

Localizada na Ilha Grande, ela fica na face da ilha voltada para mar aberto. É preciso pegar um barco no centro de Angra dos Reis e navegar por cerca de 2h até chegar nesse cantinho. A praia tem uma estrutura simples de campings e alguns restaurantes de pescadores, mas, se você não gosta de acampar, pode encontrar alguns quartinhos bem simples para se hospedar.

Lá você vai estar totalmente conectado com a natureza – é incrível dormir observando o céu e acordar de frente pro mar! Há também alguns passeios bem legais que você pode fazer, como a Praia de Parnaioca, Dois Rios e Praia do Caxadaço. É só reservar o passeio com antecedência com algum barqueiro da praia!

praia do aventureiro
A belíssima Praia do Aventureiro! Foto: @brenomadeira

5. Parnaioca, Ilha Grande

Parnaioca está no topo dessa lista pra mim. É uma das praias mais lindas, sem dúvidas, da Ilha Grande! A grande faixa de areia com água azul faz o contraste perfeito com o rio, que fica logo atrás e desagua no mar. E a dúvida é apenas uma: mergulhar no mar ou no rio? Além disso, você pode fazer uma pequena trilha para chegar na queda de várias cachoeiras. Um verdadeiro paraíso!

Você pode acampar em Parnaioca, lá tem uns dois campings com ótima estrutura, inclusive eles servem PF nos restaurantes. Peixe fresquinho e comidinha caseira, bom demais!

Se você preferir, pode fazer o passeio até lá, saindo de Aventureiro. Dá para passar o dia todo, é uma delícia e uma das praias mais imperdíveis dessa lista!

parnaioca costa verde
A belíssima Praia Parnaioca, na Ilha Grande! Foto: @brenomadeira

6. Praia do Caxadaço e Piscina Natural do Caxadaço, Trindade

Trindade é outra cidadezinha da Costa Verde, que fica logo depois de Paraty e reúne muuuitos paraísos naturais. Uma das praias mais bonitas da região, que faz parte do Parque Nacional Serra da Bocaina, é a Praia do Caxadaço. É uma super dica, pois, como temos que fazer uma trilha de 15 minutos até lá, acaba ficando mais vazia do que as outras, que são mais próximas do centro.

o que fazer em trindade
Paraíso de águas claras chamado Trindade!

Nessa praia você vai encontrar uns dois restaurantes bem legais para passar o dia, comendo bem e tomando bons drinks. E se você quiser conhecer a Piscina Natural do Caxadaço, é só pegar um barco-táxi ou caminhar até o final da praia e fazer mais uma trilha curta, para acessar a piscina com água cristalina que se forma entre as pedras.

A piscina natural costuma ficar beem cheia. Sugiro evitar finais de semana e feriados. E lembre-se: sempre leve o seu lixo embora. Vamos preservar essa natureza tão incrível!

o que fazer em trindade
A famosa piscina natural do Caxadaço! Foto: @brenomadeira

Praias na Costa Verde: São Paulo

Vai conhecer Ubatuba? Então essa e as próximas praias não podem ficar de fora da sua lista. Localizadas na parte Norte de Ubatuba, são praias paradisíacas! Olha só!


7. Praia da Fazenda, Ubatuba

Começando pela Praia da Fazenda, que foi um achado durante a nossa viagem para Ubatuba. Ela fica dentro de uma área preservada, então você não vê construção nenhuma em volta. A comunidade mais próxima é a de Picinguaba, mas a Praia da Fazenda fica em uma área verde, sem quiosques, sem nada. Só muita natureza!

O grande charme é o Rio que deságua no mar, formando uma enorme piscina natural. Fomos no entardecer e ficamos encantados com o sol se pondo. Uma vibe sem igual.

Nessa praia você vai sentir a sensação de estar na praia, no rio e no meio da mata. Isso porquê o visual da praia é para as montanhas, cercada por muuito verde! Não deixe de incluir no seu roteiro!

praia da fazenda
Praia da Fazenda, em Ubatuba! Foto: @brenomadeira

8. Ilha das Couves, Ubatuba

A Ilha das Couves é bem famosinha em Ubatuba, e não é por menos: a água cristalina e calminha deixa a pequena praia da Ilha ainda mais charmosa e instagramável.

Para chegar, você deve ir até o povoado de Picinguaba (fica entre Paraty e Ubatuba, bem no meio do caminho!) e pagar um barqueiro para te levar e busca da ilha. O valor por pessoa é R$65 ida e volta, mas você também pode fechar um barco privativo para ter mais flexibilidade de horário.

Para conhecer a Ilha das Couves, sugiro que você vá durante a semana, na maré baixa. Quando a maré está alta, a faixa de areia fica super curta e o mar bem agitado. E essa é uma praia que costuma ficar bem cheia nos finais de semana, portanto, vale a pena evitar!

ilha das couves
Ilha das Couves | Foto: @brenomadeira

9. Praia do Português, Ubatuba

Provavelmente você já ouviu falar na Praia do Português. A praia, pequenininha, fica escondida no canto direito da famosa Praia do Félix, em Ubatuba! Cercada por pedras e coqueiros, há uma pequena faixa de areia, que faz o contraste perfeito com o azul do mar.

Para chegar, você deve ir até o canto direito da praia do Félix e esperar a maré baixa para conseguir passar pelas pedras, chegando no início da pequena trilha. Nós não conseguimos chegar, pois a maré estava bem alta e ficou perigoso passar pelas pedras. Sorte que o drone registrou esse paraíso pra gente! As fotos desse post são todas do @brenomadeira, piloto de drone que arrasa nos cliques!

praia do português costa verde ubatuba
A lindíssima Praia do Português | Foto: @brenomadeira

10. Ilha dos Porcos, Ubatuba

Para fechar a nossa lista das 10 praias para você conhecer na Costa Verde, incluímos a Ilha dos Porcos, que visitamos recentemente na nossa viagem para Ubatuba! Aliás, você já segue a gente no Instagram? Por lá, publicamos as nossas viagens em tempo real, com muitas dicas para você! É só seguir o @maladeaventuras para ficar por dentro!

A Ilha dos Porcos fica bem pertinho da Ilha das Couves, e você pode conhecê-la no mesmo dia! Foi o que nós fizemos: reservamos um tour, saindo de Picinguaba, que passava nas duas ilhas. Você também pode ver algum passeio de lancha em Ubatuba, há várias empresas que fazer o tour de um dia.

A Ilha dos Porcos possui apenas uma praia, cercada por um mar cristalino! O que mais chama atenção é o formato da praia, que é uma meia lua. Lá nessa ilha tem uma casa enorme, privada. Imagina se hospedar ali?!

ilha dos poucos ubatuba
A belíssima Ilha dos Porcos! Foto: @brenomadeira

Pronto para conhecer a Costa Verde, no Rio de Janeiro?

Se você gostou de todas essas dicas e sugestões e te ajudou a planejar melhor a sua viagem pelo litoral carioca, nos conte aqui, pelos comentários. E se você tiver mais alguma dica da região ou já tiver visitado alguma das praias, não esqueça também de escrever aqui nos comentários a sua experiência. Nós amamos saber das aventuras de vocês. Boa viagem!


Confira outros posts legais para planejar a sua viagem para a Costa Verde:

Praia do Aventureiro: tudo sobre acampar em Aventureiro

Conheça o Saco do Mamanguá: um paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro

Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

18 respostas

  1. Cá em casa sempre falamos em conhecer o Rio, mas confesso que não tínhamos muito a perspetiva de praias. Com as suas fotos e descrição ficamos com vontade de fazer roteiro pela Costa Verde!

  2. muito boas as dicas. conheço apenas a praia do dentista! e amo! gostei das outras tbm! E este coqueiro deitado é lindo demais ne?!

  3. ótima seleção! Esta região do Rio é linda e para quem é de SP é ótimo porque não fica tão longe. Post lindo, parabéns!

  4. Estive quase para ir no início do ano a esta zona. Que pena não ter ido…. Apanhei varicela (catapora). Mas tenho de ir mesmo.

  5. De todas só não conheço a praia do dentista, vale a pena conhecer todas, mas a praia do caxadaço e aventureiro são simplesmente sensacionais! No próximo dia 28/01/21 estarei de volta a ilha grande para passar 5 dias, essa deve ser a milésima vez que vou me hospedar na ilha grande kkkkkkkk. Amo muito tudo isso!

    1. Ilha Grande é mesmo uma maravilha! Que destino maravilhoso!!! Espero que pegue um tempo bom e consiga aproveitar ao máximo seus dias no paraíso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *