Se você está buscando lugares tranquilos para viajar no Carnaval, quer fugir da agitação ou apenas tirar os dias do feriado para descansar, esse post com certeza vai servir de inspiração para você. Bora conferir?

[Post atualizado em Janeiro/2017]

A gente adora a agitação do Carnaval, mas nada como uma praia tranquila ou uma cachoeira para recarregar as energias. Na maioria das vezes optamos por um destino aventureiro para passar os 4 dias de feriado e aqui listamos alguns lugares bem diferentes que selecionamos nos últimos anos, cheios de natureza e descanso!

#1 Chapada dos Veadeiros, Goiás

6 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio Mundial Natural da Unesco, abriga rios cristalinos, cachoeiras e enormes paredões de pedra, rodeados pela vegetação do Cerrado. Além do Parque, há atrações espalhadas por toda a região, como por exemplo dentro de fazendas. Perto do parque estão três cidades: Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge. Cada uma com suas peculiaridades, sempre charmosas e com a estrutura necessária para receber os turistas.

O ideal é alugar um carro em Brasília para fazer o trajeto até lá, de aproximadamente 3h30, além de ser a forma mais fácil para chegar até as cachoeiras. Como falamos, há atrações espalhadas por toda a região, não somente dentro do Parque.

Essa foi a nossa escolha para o Carnaval de 2015. Confira esse post com o passo a passo para organizar a sua viagem para a Chapada dos Veadeiros e clique aqui para conferir todos os posts com o nosso roteiro e dicas!

#2 Caraíva, Sul da Bahia

6 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

Caraíva é um destino maravilhoso se você tem mais uns dias de folga para poder emendar o feriado. Foi a escolha da Nanda e do Breno em 2016, depois de acharem uma passagem em conta por milhas!

E se você não der essa sorte de achar passagem barata de avião, pode arriscar uma roadtrip. Saindo do Rio de Janeiro são mais ou menos 15 horas até o sul da Bahia (dá inclusive para incluir uns dias em Cumuruxatiba, outra praia linda!). A dica é parar para dormir em alguma cidadezinha do Espírito Santo, pra viagem não ficar cansativa.

Lá em Caraíva você vai poder relaxar, esquecer um pouco de todos os problemas e recarregar as energias em meio à uma natureza e uma energia sem igual!

Vale a pena conferir o post com muitas dicas: Caraíva: tudo que você precisa saber para conhecer esse lugar mágico na Bahia

#3 Praia do Aventureiro, Ilha Grande

6 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

Praia do Aventureiro, em Ilha Grande (RJ), é um verdadeiro paraíso localizado a apenas 160km do Rio de Janeiro! Esse é o destino perfeito para quem está em busca de tranquilidade, contato com a natureza e acordar com o pé na areia.

Uma dica boa é juntar os amigos para acampar em um dos muitos campings disponíveis na praia. Mas calma: se essa não é a sua “praia”, você pode também alugar um quarto ou uma casa na beira da praia, mas é bom ver com antecedência.

Outra dica importante é se programar para chegar pelo menos um dia antes do feriado. A praia tem limite de pessoas e para entrar você recebe uma pulseirinha. Se ultrapassar a capacidade, corre risco de você não conseguir.

Você pode conferir tudo sobre como chegar, qual camping escolher e outras dicas muito boas nesse post aqui: Tudo que você precisa saber para acampar em Aventureiro.

Essa foi a nossa escolha no carnaval de 2017 e adoramos muito a experiência!

#4 Saco de Mamanguá, Paraty

6 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

O Saco de Mamanguá é uma entrada de mar com colaração esverdeada que se estende por 8km, até chegar a um manguezal bem preservado. Todo esse cenário é margeado por montanhas ocupadas pela Floresta Tropical Atlântica e povoado por uma comunidade tradicional de caiçaras (pescadores, artesãos e agricultores) que ainda mantém o seu modo de vida, enriquecendo ainda mais esse paraíso tropical.

Algumas atrações do local são: passeio de canoa no manguezal, caminhada até o pico do pão de açúcar, remar em caiaques oceânicos, natação nas piscinas naturais e muuuito mais. É contato direto com a natureza durante o dia inteiro!

A Gaia e o Jean escolheram esse destino para passar o carnaval de 2016 e adoraram a experiência! Você pode conferir o post completo com dicas aqui: Conheça o Saco do Mamanguá: um paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro

#5 Itaipava, Petrópolis

6 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

Nossa cidade querida também é uma boa opção para quem quer relaxar, curtir com os amigos, fazer trilhas e comer bem! A dica é ficar em alguma das maravilhosas pousadas da região ou alugar uma casa com os amigos e aproveitar o dia fazendo aquele churrasquinho com direito a piscina e também explorar as belíssimas cachoeiras. Falamos aqui no blog sobre as cachoeiras do Parque Nacional Serra dos Órgãos, uma boa opção que fica a 20 minutos de Itaipava.

À noite, aproveite para juntar a galera nos barzinhos com drinks e aperitivos deliciosos. Aqui vão algumas dicas de restaurantes que ficam em Itaipava: Bordeaux, Faustino, Nucrepe, Club do Filé, Deck e Cervejaria da Côrte. A gente adora ir ao Faustino para tomar drinks, eles oferecem diversos tipos, além dos drinks gigantes para dividir. Fica a dica!

Veja aqui uma listinha com pousadas de Itaipava.

Confira também > Itaipava: roteiro de um final de semana para quem ama natureza

#6 Praia do Sono, Paraty

6 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

A Praia do Sono é outro destino perfeito para quem quer curtir o mar e dormir literalmente com os pés na areia. Ela fica depois de Paraty, pertinho de Trindade, e você só chega até lá de trilha ou de barco.

A areia extensa abriga muitos campings e casinhas. A Nanda já foi algumas vezes e adora acampar no lado esquerdo da praia: é mais vazio e afastado do centrinho, onde rola o agito noturno.

E não é só a praia com água clarinha e poucas ondas que você vai encontrar por lá! Dá para fazer uma caminhada de mais ou menos 1h até outra praia, chamada Antigos e Antiguinhos. Se aguentar o calor, dá pra seguir até Ponta Negra, outra praia linda ali por perto.

Cansou de água salgada? É só caminhar 15 minutos até a Cachoeira, que fica pra dentro da praia. Ô lugarzinho abençoado!

E durante a noite rola um agito sim: os barzinhos recebem músicos que animam a praia nos feriados. Já pode juntar a galera e planejar a viagem pra lá!

Veja mais posts da Praia do Sono clicando aqui!


 


Acompanhe nossas AVENTURAS também no Facebook | Instagram | Youtube

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique! Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

8 respostas

    1. Oi Humberto!

      Realmente, no Carnaval os lugares ficam bem mais cheios do que o normal. Mas você deve concordar comigo que são bem mais tranquilos do que os bloquinhos no Rio, por exemplo. hehehe! O que pretendemos com o post, era sugerir lugares para a galera fugir da “muvuca” das ruas e conseguir um lugar mais tranquilo perto da natureza =)
      Se tiver mais sugestões, manda pra gente!

  1. Capitolio no Carnaval? INSUPORTAVEL!!! Pra mim é disparado a pior época de ir lá, lotado, bagunçado, uma dificuldade para parar lancha com tanta gente…

    1. Ai Camila… Carnaval é impossível em qualquer lugar né?
      A gente sempre indica ir fora dos picos e de alta temporada, assim dá pra curtir comt tranquilidade a região, sempre muito estresse. Mas nem todo mundo pode né? Aí o que rola é bagunça de carnaval por todo lado.

    1. Que bom, Janaina!! A gente também está nessa vibe de fugir do carnaval muvuca. Nada como aproveitar os dias de folga e ir pra um lugar tranquilo ne?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.