Quando se pensa no Egito como destino, as pessoas quase sempre lembram do Cairo ou das muitas atrações de Luxor. Apesar disso, o Egito tem muito mais a oferecer! Pra quem está planejando uma viagem para o país, nossa dica é guardar uns dias para conhecer Aswan, que fica às margens do Rio Nilo e é um dos mais importantes destinos turísticos do Egito.

A cidade, conhecida como a “pérola do Nilo”, é o local onde está a primeira catarata do rio em território egípcio.  O clima é agradável, há um monte de coisas para conhecer e uma história riquíssima. Com templos, muitas cores e uma paisagem incrível, Aswan te faz ser acolhido ainda por seus habitantes conhecidos por sua simpatia e cultura ímpar.

Já deu pra perceber que Aswan tem muito pra ser explorado, né? Por isso, preparamos esse post com as melhores dicas da cidade, incluindo recomendações de transporte, sugestões de hotéis e os melhores passeios para fazer por lá.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Mas antes, pra quem nunca ouviu falar, fica aquela dúvida: Aswan ou Assuã? Em português é comum acharmos guias que utilizam Assuã, ou ainda Assuão, para se referir à cidade. No entanto, em outros idiomas é mais comum encontrarmos a grafia como Aswan.

O mais interessante é que o nome remonta ao egípcio antigo e quer dizer “mercado”, o que diz muito sobre a história da região e sua importância para o comércio do antigo império núbio.

Nubian Village: melhor lugar para comprar artesanato no Egito
Nubian Village: melhor lugar para comprar artesanato no Egito

Veja também: Roteiro Egito: o melhor guia para montar seu roteiro.


História de Aswan (Egito)

A história de Aswan é muito marcada pela relevância da sua posição geográfica. Isso porque, pelo fato de estar bem ao sul e ser muito marcada pelo tráfego do Rio Nilo, era considerada a “porta de entrada” para a África. Na verdade, uma curiosidade é que Aswan é o nome da antiga cidade de Swenett. Para se ter uma ideia, a riqueza histórica dessa região é tanta que remonta a três mil anos antes de Cristo.

Aswan fazia parte do território núbio. Para quem não conhece, a Núbia era parte de um império que compreendia do sul do Egito (exatamente onde Aswan faz fronteira) até Khartum, no Sudão. Tratava-se de um corredor de comércio que ligava o Egito ao restante da África por onde circulavam mercadorias como pedras e metais preciosos, peles de animais, incensos e marfim. O fim da Núbia se deu apenas quando consolidou-se a República do Egito em 1953. Nessa época, o que era considerado território núbio foi dividido entre o Egito e o Sudão.

A consolidação de Aswan tal como é hoje se deu em sua maior parte a partir de 1902, quando a Barragem de Aswan foi construída e foi parte importante para o desenvolvimento da região. Isso também se acentuou em 1971, com a construção da Alta Represa, que fez com que Aswan sobressaísse na geração de energia, além do seu potencial para o ramo turístico.

O povo núbio

A história do povo núbio é tão impressionante que é comum encontrar relatos que dizem que eles são o povo negro mais antigo da África e uma das civilizações mais antigas do mundo, com origens até mesmo pré-históricas. A tradição também é marca dos núbios que tinham uma cultura própria, assim como a escrita e o idioma.

As imagens do povo núbio são conhecidas por muita gente. Lembra das imagens de escravos guardando divindades egípcias, bem comuns em livros escolares? Essas gravuras do Egito antigo revelam não apenas a história de escravidão dos núbios, mas também a cultura local e suas riquezas.

Museu Núbio em Aswan
Representação do povo núbio no Nubian Museum

Muito do que se vê hoje em Aswan diz respeito à relação entre Egito e Núbia no passado. Há milhares de anos, a relação entre eles era muito marcada pelo fato de que o Egito ora concedia autonomia ao império e ora incorporava-o ao seu território. Um exemplo dessa relação tão ambígua é que houve inclusive faraós núbios.

E hoje, embora o território que antes pertencia à Núbia seja parte do Egito, a cultura, as construções e até mesmo as pessoas de locais como Aswan são bem diferentes do povo egípcio. Uma visita a Aswan é explorar um lugar com as marcas da história, com cores e costumes únicos, além de  conhecer uma paisagem totalmente diferente.


Como chegar em Aswan (Egito)

Para quem não sabe exatamente onde fica Aswan, a cidade está a cerca de 950 km do Cairo. Ela se localiza na região mais ao sul do Egito e a paisagem é muito marcada pela presença do Rio Nilo, que proporciona um visual lindo para caminhadas e também para passeios incríveis, que vamos falar mais adiante.

Existe um aeroporto que serve Aswan e que liga a cidade tanto ao Cairo quanto a Luxor e Abu Simbel, uma das principais atrações turísticas da região. Pra quem procura saber como chegar em Aswan, é importante pensar qual será o seu roteiro para avaliar a melhor forma de acessar, já que é possível ir tanto de avião, trem, ônibus e até mesmo de barco.

Caso você opte ir por via terrestre, é recomendado que se informe bem com autoridades e pontos de informações turísticas, porque nem sempre a circulação de turistas é permitida nas estradas egípcias. Melhor prevenir do que ser pego de surpresa, né?


Como ir do Cairo para Aswan

A forma mais prática é fazer o trecho do Cairo até Aswan de avião, principalmente porque a distância dos 950 km que separam as cidades é bem grande. O trecho é feito em um voo de cerca de apenas 1h30 de duração. A principal empresa que opera esse trecho (e também Cairo-Luxor) é a EgyptAir. Caso você escolha ir de avião, pegue um lugar na janela porque a vista vale muito a pena!

No entanto, há também a possibilidade de percorrer o trajeto de trem. A opção de viagem noturna, apesar de ser mais cara, é a mais confortável. Os bilhetes para essa longa jornada, de cerca de 13h, podem ser comprados direto pelo site do governo. Outra opção é uma companhia privada que opera trens saindo da estação de Gizé.

Se você preferir economizar, a boa é ir de ônibus, mas saiba que essa viagem pode ser um pouco cansativa, já que a distância é longa. Os ônibus saem às 17h da rodoviária do Cairo e os bilhetes você adquire na própria rodoviária ou online no site Go Bus. Na nossa opinião, é um trajeto que não vale a pena, já que você irá perder horas preciosas da sua viagem.

Como chegar em Aswan
Estradas egípcias


Como ir de Luxor para Aswan

A distância de Luxor para Aswan é bem menor: são cerca de 250 km de distância entre elas, sendo Luxor um pouco mais ao norte e também às margens do Rio Nilo.

Uma das maneiras mais comuns para fazer o trecho Luxor x Aswan é através de um Cruzeiro pelo Rio Nilo. A vantagem desta modalidade é que você não precisa se preocupar com absolutamente nada durante 4 ou 5 dias, já que está tudo incluído – transporte, hospedagem, passeios e alimentação.

Você também pode ir de trem, mas fica o alerta que a qualidade deles não é das melhores, com uma estrutura bem inferior a muitos trens que saem do Cairo, por exemplo. Ao chegar na estação de trem, é comum ver também um pouco de tumulto de táxis.

Uma dica importante é reservar antecipadamente algum serviço de transfer da estação para o hotel, seja com serviços de transporte ou mesmo direto no hotel onde você fizer a sua reserva. A questão dos táxis e seus preços abusivos é uma sobre as quais a gente fala no post com 20 coisas que você precisa saber antes de ir para o Egito.

Há também o serviço de transfer privado entre Luxor e Aswan. É só você perguntar na recepção do seu hotel, pois a maioria deles oferece este serviço.


Onde ficar em Aswan (Egito)

Aswan é um lugar que merece de 2 a 3 noites do seu roteiro, assim você poderá explorar os templos e lugares históricos da região com tranquilidade.

Por lá, a oferta de hotéis não é tão grande como em outras cidades, como a capital Cairo, ou mesmo Luxor. Grande parte das hospedagens ficam na região oriental do Nilo, chamada West Bank. É desse lado do rio que está a famosa Corniche El-Nil, a avenida que fica às margens do Rio.

Aqui separamos algumas dicas de hotéis em Aswan para todos os estilos de viajantes:

1. Kato Dool Nubian Resort: opção autêntica no Nubian Village (nossa escolha!)

O Kato Dool Nubian Resort foi a nossa escolha em Aswan e a nossa experiência foi maravilhosa! O hotel é uma gracinha e a parte mais incrível é que ele fica bem à beira do Rio Nilo. Além da vista incrível para o rio e de um terraço maravilhoso, o clima do hotel é uma delícia: a decoração é de inspiração núbia, os quartos são confortáveis e aconchegantes e o café da manhã é delicioso!

Suite do Kato Dool Nubian Resort
Kato Dool Nubian Resort

Um quarto para duas pessoas custa R$ 244 por dia.

Aswan (Egito): como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis


2. Sofitel Legend Old Cataract: um oásis no meio do deserto

Pra quem gosta de um pouco mais de sofisticação, o Sofitel é a melhor opção. Em Aswan, o Sofitel Legend Old Cataract possui instalações incríveis, com piscina, academia, spa e restaurante. Além disso, ele é todo decorado em estilo bem tradicional (desde a fachada de granito rosa aos quartos). O hotel também tem vista para o rio e uma diária para duas pessoas sai por pelo menos R$ 890.

Suíte do Sofitel Legend Old Cataract em aswan
Sofitel Legend Old Cataract

Aswan (Egito): como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis


3. Mövenpick Resort Aswan

Uma alternativa de excelente custo x benefício é o Mövenpick Resort. Tanto a área comum quanto os quartos têm um super visual para o Rio Nilo, além de um padrão bem sofisticado e serviços excelentes. O hotel conta com piscina, academia, spa e três ótimos restaurantes e dois bares. Apesar dos valores salgados, é possível encontrar um quarto para casal por preços bem acessíveis.

Suite do Mövenpick Resort Aswan
Mövenpick Resort Aswan

Uma diária para dois em uma suíte com cama king size e vista parcial para o rio custa a partir de R$ 396.

Aswan (Egito): como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis


O que fazer em Aswan

Embora muita gente vá para Aswan como ponto de partida para Abu Simbel, a cidade tem um monte de opções legais de passeios. Como vimos, Aswan tem um turismo muito forte marcado pela sua história e pelo próprio Rio Nilo. Por isso, há templos incríveis para se conhecer, além da própria cidade, que é acolhedora e tem as melhores lojinhas de souvenir do Egito.

Aqui nós preparamos este guia completo de Aswan pra você incluir as melhores atrações no seu roteiro! E vamos começar logo com uma dica: a melhor forma de aproveitar o Egito é se planejando. Para isso, monte seu roteiro e compre ingressos com antecedência.

Usei o site GetYourGuide para reservar a maioria dos passeios que listei aqui. Além da ótima qualidade dos passeios, tem várias opções de tour disponíveis. Isso sem falar na praticidade de já ter tudo planejado antes de embarcar, né?


Philae Temple: o templo da Deusa Ísis

Esse é provavelmente o principal ponto turístico de Aswan. E não é pra menos: o templo é realmente belíssimo e rico em história. Dedicado à Deusa Ísis, conhecida por ser a deusa da maternidade, da fertilidade e da sexualidade, o templo guarda a história da deusa em suas paredes. E sabe quem era sua devota mais famosa? Ninguém menos que Cleópatra!

Além da imponência do monumento, há uma curiosidade e tanto que nos impressiona ainda mais: ele não está no local onde foi construído. Originalmente, o Philae Temple se encontrava na Ilha Philae. Como era uma zona de alagamento, a UNESCO elaborou um projeto em 1970 que consistia em desmontar o templo e montá-lo novamente em uma ilha próxima para tentar preservá-lo das inundações.

Philae temple: templo dedicado à Deusa Isis
Philae temple: templo dedicado à Deusa Isis

Vale saber:

Como o Philae fica numa pequena ilha, para chegar até ele é preciso pegar um barquinho – o valor deve ser negociado direto no local.

A entrada custa LE 50 e o monumento funciona de 7h às 16h (de outubro a maio) e de 7h às 17h (de junho a setembro).

Para garantir sua visita ao Philae Temple acompanhado de um guia especializado, reserve um tour privado com antecedência. A gente reservou a maioria dos passeios do Egito por esse site e foi ótimo!


Abu Simbel: o templo de Ramsés II e de sua esposa Nefertari

De fato, Abu Simbel é o que leva a maioria dos turistas à Aswan. Os dois templos foram esculpidos em uma imensa rocha de arenito às margens do Lago Nasser e são impressionantes obras arquitetônicas do Egito antigo. Saiba mais sobre a história de Abu Simbel aqui.

Indico este passeio para quem tiver com um tempo sobrando na viagem, pois é bem longe de Aswan (cerca de 2h para ir e 2h para voltar) e o preço é salgado: cerca de US$100. Nós fechamos este passeio pelo GetYourGuide.

Templo de Abu Simbel
Abu Simbel: templos escavados na rocha

Reserve o tour para Abu Simbel com antecedência


Nubian Village: o vilarejo do povo núbio

Um passeio por Gharb Soheil, a mais conhecida das vilas núbias, é uma das atrações que eu considero realmente imperdível em Aswan.

O que é o Nubian Village afinal? Os núbios são uma povo que se originou no sul do Egito e norte do Sudão, e são uma das civilizações mais antigas da história. Os núbios não só conservaram as suas tradições antigas, mas também a língua Núbia – que só é falada e não tem alfabeto oficial. ⠀

Nubian Village, Aswan
Nubian Village, Aswan

A vila está repleta de formas geométricas e cores brilhantes. Os muitos triângulos representam as três fontes de vida mais importantes para os núbios – a terra, representada por um verde neon, o sol, representado por um amarelo deslumbrante e o céu e o Nilo são representados por vários tons de azul.

Outra característica única da vila são os crocodilos. Historicamente, os grandes répteis foram tomados como animais de estimação para manter os intrusos longe… hoje eles permanecem como animais domésticos, mas principalmente para entreter os turistas. ⠀

Dica: o Nubian Village é também um excelente local para comprar artesanato autêntico


Passeio de felucca pelo Nilo

As feluccas são aqueles tradicionais barcos de madeira e à vela que circulam pelo Rio Nilo. É um passeio super gostoso, de onde você consegue relaxar e ainda aproveitar o visual incrível da cidade. Além de fugir da movimentação da cidade, é possível até tirar os sapatos para encostar um pouquinho nas águas do rio. Isso pra não dizer que é dessas atrações que gente de todas as idades pode curtir, né?

É possível contratar o serviço lá mesmo com os barqueiros ou já reservá-lo antecipadamente para já sair do Brasil com tudo planejado.

Aswan, Egito
Passeio de felucca pelo Rio Nilo, em Aswan

Outros passeios em Aswan

Agora que vimos os passeios mais imperdíveis em Aswan, aqui estão algumas opções alternativas, legais pra quem tem mais tempo ou curiosidade de conhecer a história da região de maneira mais aprofundada.

O obelisco inacabado de Aswan

Essa foi uma atração que a gente não curtiu tanto, e sinceramente acho que é um pouco de perda de tempo. No entanto, para quem quiser, vale a pena procurar uma foto do obelisco visto de cima para entender a sua importância.

Caso tivesse sido concluído, seria o maior e mais pesado já construído no Egito, com 42 metros de altura. Ele está deitado na pedreira de Aswan, considerada um dos mais importantes tesouros arqueológicos.

A represa de Aswan

Outra atração turística bastante frequente nos tours de Aswan que também considero dispensável é a visita à represa de Aswan. Ela foi construída para suprir as necessidades da população local nos períodos de seca.

Embora seus 3,5 km de extensão sejam impressionantes, assim como o fato de toda a construção ser de granito, podemos dizer que a represa tem mais relevância para o abastecimento da população do que como atrativo turístico.

O Museu Núbio

Por fim, o museu núbio, que vale a visita caso sobre um tempinho na sua estadia em Aswan. Ele tem um rico acervo que reúne peças importantes para a história do povo núbio e egípcio. Além da própria construção já ser um passeio super legal, outro ponto bacana é que os itens em exposição estão organizados em ordem cronológica, o que torna a visitação super didática.

Informações úteis: funciona diariamente, de 9h às 21h. A entrada custa LE 100 (com possibilidade de meia entrada para estudantes).


Quantos dias ficar em Aswan (Egito)

Quando estivemos em Aswan, optamos por ficar dois dias na cidade, que é um tempo legal para conhecer as lojinhas de artesanato e os principais pontos turísticos. Se você quiser passear com mais calma e conhecer atrações que demandam mais tempo, como é o caso de Abu Simbel, vale a pena colocar um pouquinho mais de tempo no seu roteiro.

Outra possibilidade de gastar mais tempo por lá é embarcando em um cruzeiro entre Luxor e Aswan, que demora cerca de quatro dias.


Já fechou seu seguro viagem para o Egito?

Independente do roteiro que você escolher, acho MUITO importante viajar para o Egito com um seguro viagem em mãos. Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para um país exótico como o Egito, estamos mais propícios a intoxicações alimentares e situações que podem comprometer nosso bem estar.

No Egito, o sistema de saúde público é super carente e a maior parte dos próprios egípcios prefere o atendimento em clínicas e hospitais privados. Ou seja, é melhor estar preparado para o caso de algum acidente acontecer. Isso vai te poupar muita dor de cabeça desnecessária.

Na hora de fechar o seguro, recomendamos o SegurosPromo. Sempre que faço alguma viagem internacional, utilizo este site comparador de preços e é onde encontro o melhor preço. Ele fornece diversas opções de preços e coberturas – assim fica mais fácil escolher o seguro mais adequado pra minha necessidade. E o melhor: usando o nosso código MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto!


Dica Extra: Chip de viagem para o Egito

Uma das minhas melhores aquisições pré viagem foi um chip para usar no Egito! Eu comprei pelo site Viaje Conectado, recebi em casa alguns dias antes do meu embarque, fiz a troca ainda no avião e pisei no aeroporto do Cairo conectada. Pedi um Uber para meu hotel e logo de cara já economizei (como você deve imaginar, os taxis costumam ser mais caros).

A maior vantagens que encontrei nesse site foi o chip ser de uma operadora local, ou seja, funcionou 100% em todos os cantos do país. E acho que não preciso nem falar sobre como ele foi prático! Mantive a família sempre atualizada, usei o mapa para me localizar diversas vezes, o tripadvisor para encontrar restaurantes, etc.

E pra completar, consegui um código de desconto para os leitores do Mala de Aventuras! É só clicar aqui usar MALADEAVENTURAS para obter 10% OFF.


Como é comum que as pessoas que vão à Aswan incluam outros destinos dentro do Egito, a gente preparou algumas possibilidades de programação pelas principais cidades, mostrando certinho quantos dias vale a pena ficar em cada uma delas e o que elas oferecem de mais legal para se conhecer. Vem ver nosso super guia para você montar o seu roteiro pelo Egito!


Você pode gostar de ver também:

Luxor: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis

Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?

Mar Vermelho Egito: Hurghada, Dahab, Sharm el Sheik ou Marsa Alam?

 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

0 Responses

  1. Que incrível! Adorei conhecer Aswan pelos seus olhos. Acompanhei sua viagem pelo Egito, não vejo a hora de ir também!

  2. Que lugar diferente e lindo Aswan, não sabia nada sobre essa cidade, muito legal suas de dicas de passeios.

  3. Assuão é IMPERDÍVEL, numa viagem ao Egito. Aconselho a experiência de pernoitar numa falua 🙂 Apesar da minha não ter corrido como desejava lol E a OBRIGATÓRIA visita à incomparável Abu Simbel…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *