Se você curte ecoturismo, Bonito é o destino perfeito para você! Além das maravilhosas nascentes de água cristalina e das grutas de perder o fôlego, o destino também tem cachoeiras deliciosas. E no Boca da Onça Ecotour você vai encontrar algumas das cachoeiras mais lindas da região!

Nesse complexo de ecoturismo você encontrará trilhas, cachoeiras, praias de rio e até rapel!  Mas você deve estar pensando: como é a trilha da Boca da Onça? Será que existem outras cachoeiras na região que são mais legais? Quanto custa o passeio Boca da Onça? Você vai encontrar a resposta para essas e outras dúvidas aqui nesse post! 

Nós, como amantes da natureza, adoramos conhecer o local durante nossa viagem em Maio/2021. Em nosso roteiro de 5 dias em Bonito rodamos quase 1.000km de estrada que nos levaram a lugares de perder o fôlego.

E se você quer saber o que fazer, onde se hospedar com sugestões das melhores pousadas em Bonito, recomendo ler este artigo completo sobre o destino!

Poço do Macaco Bonito MS
Buraco do Macaco: um “cenote” em meio ao cerrado brasileiro!

Sobre o Boca da Onça Ecotour

Criado em 1998 como uma fazenda, a propriedade foi atraindo cada vez mais turistas por conta de suas belezas naturais. Assim, teve-se a ideia de criar o Boca da Onça Ecotour, que abriu as portas oficialmente em 2001. No ano seguinte eles inauguraram uma plataforma de rapel incrível e em 2005 foi terminada a trilha de 4km que conecta 8 cachoeiras e 4 poços para banho. 

O nome Boca da Onça veio da maior cachoeira da propriedade que possui uma formação rochosa muito curiosa que lembra justamente a cara desse animal de boca aberta. Ao todo são 2000 hectares na fazenda, sendo 55% deles dedicados ao parque e à preservação ambiental. 

Com uma mega infraestrutura e funcionários sempre muito atenciosos, o Boca da Onça é o lugar ideal para quem quer ficar perto da natureza e curtir o dia inteiro. Não vai faltar diversão nesse lugar e logo você vai descobrir tudo que eles têm para te oferecer.


Dicas de viagem Boca da Onça Ecotour

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a nossa experiência no Boca da Onça Ecotour, aqui vão algumas informações importantes para você planejar a sua viagem:

Onde fica e como chegar no Boca da Onça Ecotour

O Boca da Onça Ecotour fica localizado na cidade de Bodoquena, a cerca de 60km do centro de Bonito, então você consegue fazer um bate e volta tranquilamente.

O parque fica no km 26 da rodovia MS-178. A partir desse ponto são mais 13km em estrada de chão até a entrada da propriedade.

Há duas formas principais para que você chegue no local: com um carro alugado ou através de um transfer organizado por uma agência de Bonito (falaremos mais sobre isso abaixo).

como chegar em Bonito MS
O aluguel de um carro é imprescindível para os passeios em Bonito

Durante nossa estadia em Bonito optamos por alugar um carro, desta forma tivemos mobilidade para fazer todos os passeios da região.

#DicaDaNanda: Nós alugamos nosso carro na RentCars. Uma plataforma online que reúne as principais locadoras de veículo da região e nos ajuda a comparar os melhores preços. Usamos tanto que conseguimos um presentinho pra vocês! Com o cupom de desconto MALADEAVENTURAS você garante 5% de desconto no aluguel do seu carro no site da RentCars.

Qual é a melhor época para visitar o Boca da Onça Ecotour

A boa notícia é que não existe melhor época para visitar o Boca da Onça Ecotour, uma vez que o lugar é incrível em todas as épocas do ano. A região de Bonito é caracterizada por apresentar altas temperaturas em todas as estações.

Ademais, diferente de outras atrações como a Lagoa Misteriosa, que fica cheia de algas durante alguns meses e tem sua visitação interrompida, no Boca da Onça a diversão acontece o ano todo.

Contudo, fique atento aos meses mais chuvosos, tendo em vista que você vai percorrer trilhas e entrar nas cachoeiras. Vale lembrar que os meses mais chuvosos são os de verão, mas as chuvas não chegam a impedir seus passeios.

Se você quiser conhecer mais sobre como é o clima na região de Bonito ao longo do ano e a melhor época para conhecer, não deixe de ler nosso artigo clicando aqui.

rio turquesa bonito ms
Abril e Maio são os melhores meses para visitar Bonito!

Como foi a nossa experiência no Boca da Onça Ecotour

Chegamos de manhã cedinho, fizemos nosso check in e nosso guia nos passou o briefing de como seria nosso dia de trilha: faríamos a trilha no sentido horário, assim, a gente desceria mais de 800 degraus para ter acesso à base da Cachoeira Boca da Onça e demais cachoeiras do percurso.

trilha boca da onça bonito ms
São mais de 800 degraus na trilha. Haja panturrilha! rsrs

Dependendo do horário que você começa a trilha, pode ser que você faça o percurso oposto e tenha que subir estes mesmos 800 degraus. Eles tem um cronograma que alterna os grupos para não ter “engarrafamento” nas trilhas, de modo que todos os grupos possam curtir tranquilamente os poços e cachoeiras pelo caminho.

Eu sou do time que “para descer todo santo ajuda”. Então adorei que esse trecho mais crítico da trilha seria feito no sentido da descida. Maaaas… Não imaginava como minha panturrilha iria sofrer no dia seguinte! rsrs

Depois de encarar a escadaria, chegamos na belíssima Cachoeira Boca da Onça. Como o dia estava bem gelado, optamos por não entrar na água neste ponto e apreciamos o cartão postal do local apenas do lado de fora. Em dias de sol, dá até para ficar pegando um solzinho nas espreguiçadeiras disponíveis no deck de madeira do local.

Seguimos viagem. Paramos em outros pontos belíssimos para nadar um pouquinho, tirar fotos e, eventualmente, fazer um lanche. Até que chegamos no Buraco do Macaco, nosso ponto preferido de toda a trilha. Nem estávamos muito animadas para entrar na cachoeira, porque tava realmente bem frio no dia. Mas valeu muuuito a pena! É surpreendente!

melhores passeios em bonito
Olha que lugar lindo para dar um mergulho!

O que fazer no Boca da Onça Ecotour

Agora que você já sabe que o Boca da Onça tem as cachoeiras mais lindas da região de Bonito, você deve estar se perguntando qual é o circuito ideal para fazer por lá.

Existem duas opções de percurso, com duas opções diferentes de trilha, sendo uma com 4,5 km e outra com 6,5km. Optamos pela mais curta, em um caminho de nível moderado, num total de 8 cachoeiras e 4 pontos para banho, cada um mais lindo  que o outro, um cenário incrível para belas fotos!

Há também um pequeno museu local, onde você poderá não só conhecer um pouco mais da história da região, como também vai encontrar diversos objetos que pertenceram aos antigos exploradores da região.

Além disso, na recepção da fazenda há uma piscina abastecida com a água de uma nascente com espreguiçadeiras, ótimas para se deitar e relaxar enquanto toma sol.

 


Vale ressaltar que você precisa escolher e reservar os seus passeios em Bonito com certa antecedência. Todos os pontos turísticos são pagos e somente as agências de turismo local podem oferecer tickets. Essa é uma forma que a Secretaria de Turismo encontrou para manter um controle sobre o número de visitantes diário e preservar a natureza.

A Civitatis foi a nossa escolha em Bonito. O guia local é super especializado e nos deu várias dicas de como aproveitar melhor o nosso tempo nessa atrativo com conforto e segurança.

reserva civitatis


Trilhas e Cachoeiras

A primeira parada é a famosa Cachoeira Boca da Onça que dá nome ao parque, além de diversos outros pontos para banho e para contemplação. 

cachoeira boca da onça
A belíssima e imponente Cachoeira Boca da Onça

Dentro os pontos do trajeto que valem a contemplação estão as Piscinas das Cotias, onde a natureza emoldura perfeitamente o poço e as pequenas quedas, a Garganta da Arara, que tem esse nome por causa de uma formação rochosa que parece o bico da ave e, claro, as cachoeiras Boca da Onça Ecotour: a Cachoeira da Anta, a Cascata do Jabuti e a Cachoeira do Fantasma.

Mas se você quiser mesmo se jogar nos poços, vala a pena fazer uma parada na Praia Boca da Onça, cuja água é num tom de verde esmeralda indescritível. Não deixe de se banhar também na Cachoeira Boca da Onça, a maior do Estado com impressionantes 156m de queda. E para fechar com chave de ouro, mergulhe também no Buraco do Macaco, nosso ponto preferido em todo o trajeto!

cachoeiras em bonito MS
Buraco do Macaco: nosso ponto preferido no Boca da Onça Ecotour!

A saber: recentemente o Boca da Onça Ecotour criou duas novas opções de trilha pensadas para serem frequentadas por toda a família: dos mais novos aos mais idosos. São duas opções de meia trilha que levam à Cachoeira Boca da Onça ou ao Buraco do Macaco. 

Portanto, se você está viajando com crianças ou simplesmente está na dúvida se dará conta de fazer a trilha, esta pode ser uma boa alternativa! Como o trajeto é mais curto, essa opção é muito mais light.

melhores cachoeiras de bonito
Uma das belíssimas cachoeiras que você poderá curtir durante a trilha.

Rapel

Por fim, para quem gosta de passeios com mais adrenalina, o Boca da Onça possui em sua propriedade o maior rapel negativo do país, com incríveis 90 metros de altura. Você teria coragem de encarar essa aventura? A vista lá de cima é de tirar o fôlego e a experiência toda é surreal!

O rapel disponível no Boca da Onça Ecotour é chamado de negativo, pois não há contato do nosso corpo com as rochas (isso foi pensado para não desgastar os paredões rochosos), mas pode ficar tranquilo(a), pois a decida é muito segura e você estará sempre auxiliado por um funcionário experiente.

Antes de iniciar a descida os guias te apresentam todas as instruções de segurança. E, se você quiser treinar antes de fazer o rapel principal, na área do receptivo você encontra uma versão em miniatura de 7 metros de altura para praticar.

rapel bonito MS
Você teria coragem de encarar esse rapel de 90m de altura?

A saber: Para encarar essa aventura é preciso ter mais de 12 anos e ter mais de 45kg. 


Quanto custa o ingresso do Boca da Onça Ecotour

Conforme eu disse anteriormente, o Boca da Onça Ecotour oferece apenas passeio day use e não existe a opção de se hospedar na fazenda. Os ingressos devem ser adquiridos com agências de turismo locais.

Existem diversas agências que ofertam os passeios, no site do Boca da Onça você encontra o link para todas elas. De todo modo, o preço dos atrativos em Bonito costuma ser tabelado.

Nós fizemos o passeio com a Civitatis e você pode conferir abaixo quanto custa o ingresso do Boca da Onça Ecotour:

  • Adultos R$437,50 
  • Crianças de 7 a 11 anos R$221,25
  • Crianças menores de 7 anos grátis

reserva civitatis


Dúvidas frequentes de quem procura o passeio Boca da Onça Ecotour

Sabemos que viajar é sair da nossa zona de conforto, por isso as dúvidas são comuns. A seguir, vamos responder as principais perguntas dos nossos seguidores. Aproveite e veja se a sua questão também está aqui!

boca da onça ecotour
Em Bonito, o que mais impressiona são as águas cristalinas!

Quantos km tem a trilha Boca da Onça?

Depende da trilha Boca da Onça escolhida: a mais light ou a mais longa! Com a Civitatis, nós fizemos a trilha mais curta de 4,5km e foi ótimo!

Seja como for, você estará rodeado por um cenário de natureza exuberante, onde poderá observar a fauna e a flora da região e ainda fazer pausas para um refrescante mergulho nas águas cristalinas de Bonito!

Quais são as trilhas Boca da Onça disponíveis?

As trilhas Boca da Onça disponíveis atualmente, são:

  • Trilha Adventure- entre 4 e 5 horas de duração – 4,5 km
  • Trilha Discovery – entre 6 e 7 horas de duração – 6,5 km
  • Meia trilha Adventure Boca da Onça – 2h de duração – 2,2 km
  • Meia trilha Adventure Buraco do Macaco – 2h de duração – 2,21 km

Quanto tempo dura o passeio Boca da Onça?

O percurso todo durou cerca de 5h (lembrando que fizemos a trilha de 4,5 km). As cachoeiras eram realmente bem bonitas e a cor da água impressionante! O único ponto negativo foi não ter taaanto tempo para curtir cada parada, porque todas eram maravilhosas!

cachoeiras boca da onça ecotour
São muitas paisagens naturais lindas pelo caminho.

Afinal, vale a pena visitar o Boca da Onça Ecotour?

Depois de compartilhar cada detalhe da nossa experiência, é provável que você já tenha percebido que a gente AMOU esse passeio, né? As cachoeiras são realmente belíssimas e a infraestrutura do local é perfeita para que você tenha um dia delicioso em meio à natureza.

Então nosso veredito final é que você não deixe de ir, porque vale super a pena visitar o Boca da Onça Ecotour, em Bonito! Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo, que teremos maior prazer em ajudar. =)


Continue o planejamento da sua viagem para Bonito (MS):

Melhor época para visitar Bonito: um guia com os melhores atrativos mês a mês

Flutuação em Bonito: como é o passeio de flutuação e qual escolher

Lagoa Misteriosa em Bonito: como é o passeio? Fazer a flutuação ou o mergulho?

Melhores Pousadas em Bonito: TOP 10 pousadas mais charmosas


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *