Se você curte ecoturismo, Bonito é o destino perfeito para você! Além das maravilhosas nascentes de água cristalina e das grutas de perder o fôlego, o destino também tem cachoeiras deliciosas. E no Boca da Onça Ecotour você vai encontrar algumas das cachoeiras mais lindas da região!

Nesse complexo de ecoturismo você encontrará trilhas, cachoeiras, praias de rio e até rapel!  Mas você deve estar pensando, será que vale a pena visitar o Boca da Onça? Será que existem outras cachoeiras na região que são mais legais? Você vai encontrar a resposta para essas e outras dúvidas aqui nesse post! 

Nós, como amantes da natureza, adoramos conhecer o local durante nossa viagem em Maio/2021. Em nosso roteiro de 5 dias em Bonito rodamos quase 1.000km de estrada que levaram a lugares de perder o fôlego.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

E se você quer saber o que fazer, onde se hospedar e qual é a melhor maneira de se locomover por lá, recomendo ler este artigo completo sobre o destino!

Boca da Onça Ecotour, Bonito, MS:

O que fazer, como chegar, melhor época para visitar e outras dicas para a sua viagem

Confira a seguir:


Sobre o Boca da Onça Ecotour

Criado em 1998 como uma fazenda, a propriedade foi atraindo cada vez mais turistas por conta de suas belezas naturais. Assim, teve-se a ideia de criar o Boca da Onça Ecotour, que abriu as portas oficialmente em 2001. No ano seguinte eles inauguraram uma plataforma de rapel incrível e 2005 foi terminada a trilha de 4km que conecta 8 cachoeiras e 4 poços para banho. 

Poço do Macaco Bonito MS
Buraco do Macaco: um “cenote” em meio ao cerrado brasileiro!

O nome Boca da Onça veio da maior cachoeira da propriedade que possui uma formação rochosa muito curiosa que lembra justamente a cara desse animal de boca aberta. Ao todo são 2000 hectares na fazenda, sendo 55% deles dedicados ao parque e à preservação ambiental. 

Com uma mega infraestrutura e funcionários sempre muito atenciosos, o Boca da Onça é o lugar ideal para quem quer ficar perto da natureza e curtir o dia inteiro. Não vai faltar diversão nesse lugar e logo você vai descobrir tudo que eles têm para te oferecer.

Como foi a nossa experiência no Boca da Onça Ecotour

Chegamos de manhã cedinho e fomos logo recebidas com um café da manhã recheado de delícias. Fizemos o nosso check in, conhecemos nosso guia e ele passou um briefing de como seria nosso dia de trilha! Ela nos contou que faríamos a trilha adventure no sentido horário. Ou seja, a gente desceria mais de 800 degraus para ter acesso à Cachoeira Boca da Onça e demais cachoeiras do percurso.

trilha boca da onça bonito ms
São mais de 800 degraus na trilha Adventure. Haja panturrilha! rsrs

Dependendo do horário que você começa a trilha, pode ser que você faça o percurso oposto e tenha que subir estes mesmos 800 degraus. Eles tem um cronograma que alterna os grupos para não ter “engarrafamento” nas trilhas, de modo que todos os grupos possam curtir tranquilamente os poços e cachoeiras pelo caminho.

Eu sou do time que “para descer todo santo ajuda”. Então adorei que esse trecho mais crítico da trilha seria feito no sentido da descida. Maaaas… Não imaginava como minha panturrilha iria sofrer no dia seguinte! rsrs

Depois de encarar a escadaria, chegamos na belíssima Cachoeira Boca da Onça. Como o dia estava bem gelado, optamos por não entrar na água neste ponto e apreciamos o cartão postal do local apenas do lado de fora. Em dias de sol, dá até para ficar pegando um solzinho nas espreguiçadeiras disponíveis no deck de madeira do local.

Seguimos viagem. Paramos em outros pontos belíssimos para nadar um pouquinho, tirar fotos e, eventualmente, fazer um lanche. Até que chegamos no Buraco do Macaco, nosso ponto preferido de toda a trilha. Nem estávamos muito animadas para entrar na cachoeira, porque tava realmente bem frio no dia. Mas valeu muuuito a pena! É surpreendente!

melhores passeios em bonito
Olha que lugar lindo para dar um mergulho!

O percurso todo durou cerca de 4h. As cachoeiras eram realmente bem bonitas e a cor da água impressionante! O único ponto negativo foi não ter taaanto tempo para curtir cada parada, porque todas eram maravilhosas.

E no fim, ainda tivemos um almoço caseiro super gostoso!


Agora que você já sabe um pouquinho sobre a nossa experiência no Boca da Onça Ecotour, aqui vão algumas informações importantes para você planejar a sua viagem:

Onde fica e como chegar no Boca da Onça Ecotour

O Boca da Onça Ecotour fica localizado na cidade de Bodoquena, a cerca de 60km do centro de Bonito, então você consegue fazer um bate e volta tranquilamente.

O parque fica no km 26 da rodovia MS-178. A partir desse ponto são mais 13km em estrada de chão até a entrada da propriedade.

Há duas formas principais para que você chegue no local: com um carro alugado ou através de um transfer organizado por uma agência de Bonito (falaremos mais sobre isso abaixo).

como chegar em Bonito MS
O aluguel de um carro é imprescindível para os passeios em Bonito

Durante nossa viagem de Bonito, nós optamos por alugar um carro para que tivéssemos mobilidade para todos os passeios da região.

Escolhemos nossa locadora preferida aqui no Brasil: a Localiza. Com eles você conta com um atendimento excelente e uma frota de veículos sempre novinha. Você pode já deixar seu carro alugado pelo site da Localiza clicando aqui.

Qual é a melhor época para visitar o Boca da Onça Ecotour

A boa notícia é que não existe melhor época para visitar o Boca da Onça Ecotour, porque o lugar é incrível em todas as épocas do ano. A região de Bonito é caracterizada por apresentar altas temperaturas em todas as estações.

Ademais, diferente de outras atrações como a Lagoa Misteriosa que fica cheia de algas durante alguns meses e a visitação é interrompida, no Boca da Onça a diversão acontece o ano todo.

Só fique atento com os meses mais chuvosos, tendo em vista que você vai percorrer trilhas e entrar nas cachoeiras. Vale lembrar que os meses mais chuvosos são os de verão, mas as chuvas não chegam a impedir seus passeios.

Se você quiser conhecer mais sobre como é o clima na região de Bonito ao longo do ano e a melhor época para conhecer, não deixe de ler nosso artigo clicando aqui.

rio turquesa bonito ms
Abril e Maio são os melhores meses para visitar Bonito!

O que fazer no Boca da Onça Ecotour

Agora que você já sabe que o Boca da Onça tem as cachoeiras mais lindas da região de Bonito, você deve estar se perguntando qual é o circuito ideal para fazer por lá.

São mais de 1.000 hectares e dois circuitos principais: a trilha Discovery e a trilha Adventure. Além disso, você pode aditivar seu passeio e experimentar um rapel negativo de 90m de altura!

Abaixo vou explicar quais são opções de trilhas disponíveis para que você possa escolher a que melhor faz sentido para você! Mas antes, tenho que exaltar a deliciosa recepção que tivemos ao chegar na Fazenda:

Café da manhã delicioso! 

Logo que você chega, você é recepcionado com um café da manhã recheado. Pães, bolos, biscoitos, geleias e pães de queijo, tudo feito ali mesmo na Fazenda Boca da Onça!

restaurante boca da onça
Pães de queijo deliciosos feitos na fazenda!

Depois do café, você ainda pode conhecer mais da história da região no pequeno museu local. Lá você vai encontrar diversos objetos que pertenceram aos antigos exploradores da região.

Além disso, na recepção da fazenda, há uma piscina abastecida com a água de uma nascente com espreguiçadeiras ótimas para se deitar e relaxar enquanto toma sol.

Trilha Adventure (nossa escolha!)

Como falei acima, há duas opções de trajeto principais no Boca da Onça Ecotour: a trilha Adventure e a trilha Discovery. Enquanto a primeira é mais light e pode ser percorrida em meio dia, a segunda é bem mais longa e voltada para os mais aventureiros.


Vale ressaltar que você precisa escolher com antecedência o trajeto que você vai fazer. Todos os passeios em Bonito precisam ser reservados com alguma agência de turismo local. 

A Bonito Way foi a nossa escolha. Eles foram essenciais na hora de montarmos o roteiro, deram várias dicas de como aproveitar melhor o nosso tempo por Bonito e conhecer o melhor do destino em 5 dias.

A gente gostou tanto do serviço que conseguiu um desconto de 5% para nossos leitores! É só entrar em contato com eles via WhatsApp e falar que viu o contato no Mala de Aventuras.

 Agendar passeio!


Nós optamos pela Adventure e ficamos 100% satisfeitas com nossa escolha. Ao longo dos 4km de percurso são 8 cachoeiras e 4 pontos para banho, um mais lindo do que o outro.

A primeira parada é a famosa Cachoeira Boca da Onça que dá nome ao parque, além de diversos outros pontos de banho e de contemplação. 

cachoeira boca da onça
A belíssima e imponente Cachoeira Boca da Onça

Dentro os pontos do trajeto que valem a contemplação estão as Piscinas das Cotias, onde a natureza emoldura perfeitamente o poço e as pequenas quedas; a Garganta da Arara, que tem esse nome por causa de uma formação rochosa que parece o bico da ave; a Cachoeira da Anta, a Cascata do Jabuti e a Cachoeira do Fantasma.

Mas se você quiser mesmo se jogar nos poços, vala a pena fazer uma parada na Praia Boca da Onça, cuja água é num tom de verde esmeralda indescritível. Não deixe de se banhar também na Cachoeira Boca da Onça, a maior do Estado com 156m de queda. E para fechar com chave de ouro, mergulhe também no Buraco do Macaco, nosso ponto preferido em todo o trajeto!

cachoeiras em bonito MS
Buraco do Macaco: nosso ponto preferido no Boca da Onça Ecotour!

Vale saber: recentemente o Boca da Onça Ecotour criou duas novas opções de trilha pensadas para serem frequentadas por toda a família, dos mais novos aos mais idosos. São duas opções de meia trilha que levam à Cachoeira Boca da Onça ou ao Buraco do Macaco. 

Portanto, se você está viajando com crianças ou simplesmente está na dúvida se dará conta de fazer a trilha, esta pode ser uma boa alternativa! Como o trajeto é mais curto, essa opção é muito mais light.

Trilha Discovery

Para os mais aventureiros, recomendo a trilha Discovery. Ela passa por 15 pontos no total, sendo 9 deles liberados para banho. Além disso, não preciso nem dizer que não vão faltar paisagens de tirar o fôlego ao longo do trajeto.

Na primeira parada você pode se banhar no Recanto do Mutum, um poço lindo com vista para um cânion exuberante. Outros pontos deliciosos para banho são a Laje do Piau, o Estreito do Curimba, a Queda do Piraputanga e a Cachoeira da Fonte. 

Além dos pontos de parada para banho, também existem paradas apenas para contemplação pelo caminho: a Cachoeira do Dourado e a Corredeira do Cascudo são dois lugares onde você vai poder tirar fotos lindas e ver o quanto a natureza foi generosa por lá.

melhores cachoeiras de bonito
A trilha Discovery é mais longa e engloba parte da trilha Adventure.

A trilha Discovery ficou escondida durante muito tempo, mas depois que foi revelada, tem atraído cada vez mais visitantes. Ela é mais extensa do que a Adventure, e até por isso é menos buscada pelos turistas.

Rapel

Para quem gosta de passeios com mais adrenalina, o Boca da Onça possui em sua propriedade o maior rapel negativo do país, com incríveis 90 metros de altura. Você teria coragem de encarar essa aventura? A vista lá de cima é de tirar o fôlego e a experiência toda é surreal!

O rapel disponível no Boca da Onça é chamado de negativo, pois não há contato do nosso corpo com as rochas (isso foi pensado para não desgastar os paredões rochosos), mas pode ficar tranquilo(a), pois a decida é muito segura e você estará sempre auxiliado por um funcionário experiente.

Antes de iniciar a descida os guias te apresentam todas as instruções de segurança. E se você quiser treinar antes de fazer o rapel principal, na área do receptivo você encontra uma versão em miniatura de 7 metros de altura para praticar.

rapel bonito MS
Você teria coragem de encarar esse rapel de 90m de altura?

Vale saber: Para encarar essa aventura é preciso ter mais de 12 anos e ter mais de 45kg. Além disso, o rapel só está disponível na trilha Adventure.

Quanto custa o ingresso do Boca da Onça Ecotour

Conforme eu disse anteriormente, o Boca da Onça Ecotour oferece apenas passeio day use e não existe a opção de se hospedar na fazenda. Os ingressos devem ser adquiridos com agências de turismo locais.

Existem diversas agências que ofertam os passeios no site do Boca da Onça você encontra o link para todas elas. De todo modo, o preço dos atrativos em Bonito costuma ser tabelado.

Nós fizemos esse passeio com a Bonito Way e você pode conferir os preços de cada um dos atrativos do Boca da Onça a seguir (tabela de 2021): 

  • Trilha Adventure: R$267,00 por pessoa.
  • Trilha Adventure + Rapel: R$574,00 por pessoa
  • Transfer Bonito – Boca da Onça Ecotour: a partir de R$95 por pessoa

Recomendo entrar em contato com a Bonito Way via WhatsApp para tirar todas as dúvidas! O atendimento é super rápido e eficiente:

 Agendar passeio!

Afinal, vale a pena visitar o Boca da Onça Ecotour?

Depois de compartilhar cada detalhes da nossa experiência, acho que deu para entender que a gente AMOU esse passeio, né? As cachoeiras são realmente belíssimas e a infraestrutura do local é perfeita para que você tenha um dia delicioso em meio à natureza.

Então nosso veredito final é que você não deixe de visitar o local, porque vale super a pena visitar o Boca da Onça Ecotour, em Bonito! Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que teremos maior prazer em ajudar. =)


Continue o planejamento da sua viagem para Bonito (MS):

Melhor época para visitar Bonito: um guia com os melhores atrativos mês a mês

Flutuação em Bonito: como é o passeio de flutuação e qual escolher

Lagoa Misteriosa em Bonito: como é o passeio? Fazer a flutuação ou o mergulho?

Melhores Pousadas em Bonito: TOP 10 pousadas mais charmosas


Nota: esta viagem foi feita com o apoio da Bonito Way. Foi incrível poder contar com eles para o desenvolvimento deste roteiro impecável por Bonito e arredores! 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *