Mato Grosso do Sul | Categorias / Mala de Aventuras
Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

Perfeito para os amantes de ecoturismo, o Mato Grosso do Sul é o Estado que abriga as mais belas paisagens brasileiras junto de uma biodiversidade sem igual.

Mato Grosso do Sul

O Centro-Oeste do Brasil é riquíssimo e cheio de paisagens incríveis. Composta por apenas três Estados, a região conta com cachoeiras de águas claras, chapadas verdejantes, Cerrado e Pantanal.

Mato Grosso do Sul é uma das estrelas da região e esconde muitas surpresas para o viajante, desde trilhas no meio do mato até poços de águas claras e quentinhas. Para os amantes de natureza e ecoturismo, Mato Grosso do Sul é um prato cheio.

O Estado é excelente para rodar de carro e conhecer cada cantinho. Além disso, a História e a Gastronomia são de tirar o chapéu.

Vem com a gente descobrir as belezas de Mato Grosso do Sul, o coração do Brasil.


Turismo em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é um Estado jovem, criado oficialmente em 1977. A área de Mato Grosso do Sul é de 357.125 km². O Estado é tão grande que tem divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e também com o Paraná. Ainda faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia!

o que fazer no mato grosso do sul
Bonito é um destino que faz jus ao nome. Foto: @nandahudson

A cidade com mais habitantes é Campo Grande, a capital do Estado. Mas os principais atrativos de Mato Grosso do Sul são as regiões de Bonito e do Pantanal. Além disso, o Estado também é conhecido pelas suas fronteiras internacionais.

Ponta Porã, cidade fronteiriça coladinha com Juan Pedro Caballero, no Paraguai, é um destino de compras e Corumbá, vizinha da Bolívia, é uma das portas de entrada para o Pantanal.

O turismo no Estado de Mato Grosso do Sul é dividido em dez regiões, o que incentiva o potencial turístico dos municípios individualmente e do Estado como um todo. O foco principal nessa região do Brasil é no ecoturismo e no turismo de aventura, e as rotas são complementares. Por exemplo, a Rota Pantanal Bonito é bastante procurada pelos turistas, já que une as duas áreas mais conhecidas do Estado.

As principais divisões turísticas do Estado de Mato Grosso do Sul são as seguintes:

Pantanal

O Pantanal é uma das paisagens mais ricas do Brasil, e foi eleito um dos melhores destinos para observação de animais selvagens no mundo. As cidades consideradas “portas do Pantanal” são quatro: Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda.

Bonito & Serra da Bodoquena

Criado em 2000, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena conta com uma área de mais de 76 mil hectares, e é administrado pelo ICMBio. O principal atrativo do parque são as inúmeras cachoeiras e trilhas no meio da mata. Logo ao lado estão Bonito e Jardim, dois destinos imperdíveis com poços de águas claras cheios de peixinhos e muita natureza. Os outros municípios da região são Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho.

estado mato grosso do sul brasil
Os amantes de ecoturismo vão se apaixonar por Bonito. Fotos: @nandahudson

Cerrado Pantanal

A Rota Cerrado Pantanal é uma curiosa união de duas paisagens completamente diferentes, mas que funcionam muito bem enquanto destino turístico. As atividades vão desde a observação de aves, trilhas e passeios em cavernas com pinturas rupestres até encontro com cachoeiras e animais selvagens. As cidades que fazem parte dessa região turística são Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de MT e Sonora.

Caminho dos Ipês

Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, está localizada bem no coração do Brasil. Um ótimo destino para quem gosta de juntar passeios de natureza, culturas e históricos, a cidade faz parte da Rota Caminho dos Ipês. As outras cidades que compõem a Rota são Corguinho, Haraguari, Nova Alvorada do Sul, Rubas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.


Quando visitar o Mato Grosso do Sul

O clima predominante em Mato Grosso do Sul é o tropical ou tropical de altitude, ou seja, o verão é a época das chuvas e o inverno é a temporada seca. As temperaturas são bem altas durante o verão e pode fazer bastante frio no inverno. O sul do estado, com seu clima subtropical, muitas vezes enfrenta geadas durante a época fria.

Tudo isso faz com que o bioma mude durante o ano, além das mudanças no ciclo das águas. As divisões são entre períodos de enchente, cheia, vazante e seca; e cada uma dessas estações altera a paisagem e, por conseguinte, a melhor época para ir até lá.

A temporada ideal de visitação em Bonito vai de maio a agosto, entre a vazante e a seca, quando as águas estão mais claras. Já o Pantanal pode ser mais interessante de se ver entre outubro e abril, que é a época cheia.

Verão no Mato Grosso do Sul

O verão é a época cheia, ou seja, das chuvas, em Mato Grosso do Sul. Por isso, prepare-se para o calor e os mosquitos e também para ver as paisagens mais incríveis. O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e é nessa época do ano que a água toma conta da região. Além disso, durante a enchente e a cheia, as quedas d’água estão mais abastecidas. Mas atenção às cabeças d’água que podem ocorrer nessa época.

Os melhores destinos para visitar no verão do Mato Grosso do Sul são:

  1. Pantanal
  2. Aquidauana
  3. Bonito
  4. Jardim
  5. Dourados
  6. Costa Rica
  7. Eldorado

Inverno no Mato Grosso do Sul

Ao contrário do verão, o inverno é a época seca na região Centro Oeste do Brasil. Mas isso não quer dizer que os passeios não vão valer a pena, muito pelo contrário. Mas atenção, o auge do inverno pode ser bastante frio, vá com as roupas adequadas.

Se você for a Bonito, vai encontrar as águas super claras e cheias de peixinhos. E se passar pelo Pantanal, vai se deparar com muitas trilhas que são impossíveis de se fazer na época cheia.

Se você quer fazer muitas caminhadas e não sofrer de calor, aproveite o inverno em Mato Grosso do Sul para conhecer o seguinte:

  1. Pantanal
  2. Bonito
  3. Jardim
  4. Campo Grande
  5. Corumbá
  6. Ponta Porã

Cidades turísticas de Mato Grosso do Sul

Mesmo que você nunca tenha ido a Mato Grosso do Sul, com certeza já ouviu falar das belezas escondidas no Estado. Os destinos mais badalados são Bonito, com os seus poços de águas cristalinas, e o Pantanal, com a sua fauna e flora ricas e diversas.

Mas Mato Grosso do Sul é muito mais do que isso e nós vamos te mostrar nessa lista algumas cidades para fugir do óbvio e aproveitar o melhor que o coração do Brasil tem para oferecer.

Bonito + Jardim

Localizado a aproximadamente 300 km da capital Campo Grande, Bonito, como o próprio nome já diz, é um dos destinos mais lindos do Brasil. Inclusive, o destino vem sendo eleito, ano após ano, com o melhor destino de ecoturismo pela Editora Abril. E não é para menos! Cheio de nascentes, cachoeiras, lagoas, cavernas e grutas, Bonito ganhou um lugar especial no coração dos turistas por conta da sua preocupação com o ecoturismo responsável.

As atividades são bastante variadas e agradam a todo tipo de viajante, você pode fazer passeios de flutuação em Bonito, barco, bicicleta, quadriciclo, rapel e até cavalgadas. E mesmo quem procura uma viagem mais devagar, os balneários de Bonito fazem jus ao destino. Não deixe também de aproveitar a Lagoa Misteriosa.

flutuação em bonito MS
A flutuação em Bonito é imperdível. Foto: @maladeaventuras

No quesito hospedagem, fica até difícil decidir as melhores pousadas em Bonito. Isso porque você encontrará opções muito charmosas e gostosinhas, ideais para quem quer descansar em meio à natureza.

Logo ali ao lado, a apenas uma horinha de viagem, está Jardim, uma cidade menor e menos explorada que Bonito. Ideal para quem quer ver as mesmas belezas com menos movimento e mais tranquilidade.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Bonito:

Campo Grande

A capital do estado de Mato Grosso do Sul, é uma daquelas cidades que surpreende. Considerada uma das capitais mais verdes do Brasil, Campo Grande tem parques urbanos lindíssimos que quebram a ideia de que a cidade é apenas um grande centro urbano, ponto de passagem para o Pantanal ou para Bonito.

O Mercado Municipal de Campo Grande concentra uma variedade enorme de produtos locais, pratos tradicionais e peças de artesanato. E para quem gosta de visitar museus, os destaques vão para o Memorial dos Povos Indígenas e o Museu de Arte Contemporânea.

Um dia é o mínimo para conhecer a cidade e você pode se hospedar em áreas centrais ou mais calmas.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Campo Grande:

Corumbá

A uma distância de km da capital Campo Grande, coladinha com a Bolívia, está Corumbá. Conhecida como uma das portas do Pantanal, a cidade é ponto de partida para muitos dos passeios que seguem para o Pantanal.

Outros passeios interessantes para se fazer em Corumbá são visitar o Museu de História do Pantanal, caminhar pelo Porto Geral, fazer um passeio de barco pelo Rio Paraguai, visitar o Mirante do Cristo Rei do Pantanal ou fazer comprinhas na Feira da Rua Ladário.

Pantanal

O Pantanal é composto por várias cidades de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Ele é dividido em Pantanal Norte e Pantanal Sul e, a partir de cada uma das cidades, é possível fazer diferentes passeios.

Saindo de Corumbá, os passeios mais pedidos no Pantanal Sul são o safari de 4×4 pela Estrada Parque Pantanal, os passeios a cavalo organizados pelos hotéis pantaneiros e os passeios de barco e chalana.

Você pode optar também por passeios de flutuação nos rios de água cristalina com uma visibilidade incrível, trilhas guiadas e aventuras noturnas para ver jacarés e outros animais que saem para caçar a noite!

jacaré pantanal
O Pantanal Sul é perfeito para ver jacarés e outros animais em seu habitat natural. Foto: @nandahudson

Localizado no município de Miranda, o Hotel Caiman é super famoso e oferece experiências completas e inesquecíveis. O hotel funciona no esquema de pensão completa e a variedade de quartos é sem igual. Outras cidades para explorar o Pantal Sul são: Anastácio, Aquidauana, Corumbá e Ladário.


Recentemente, fiz uma viagem incrível para Pantanal Norte, no Mato Grosso. Com suas peculiaridades, o turismo no Pantanal Norte ainda é menos desenvolvido do que no Pantanal Sul, com menores alternativas de hotéis. Mas tudo compensa pelos passeios: a chance de ver onças-pintadas é muito maior do que no Mato Grosso do Sul, onde os animais que prevalecem são as aves e os jacarés.


Ponta Porã

Vizinha do hermano Paraguai, Ponta Porã está localizada a cerca de 300 km de Campo Grande. A cidade é um ótimo destino para quem vai em busca de compras, especialmente de eletrônicos com um precinho mais em conta. Mesmo assim, é importante ter atenção e escolher bem as lojas. O tradicional Shopping China é bastante procurado pelos turistas.

Mas Ponta Porã não se resume às compras, a cidade também tem muitos atrativos para quem gosta de natureza e atividades ao ar livre. Destaque para o Parque dos Ervais e, do outro lado da fronteira, o Parque Nacional Cerro Corá, no Paraguai.


Pronto para turistar em Mato Grosso do Sul?

Mato Grosso do Sul é um estado riquíssimo em história, cultura, natureza e aventura. Destaque para a biodiversidade encontrada por lá nos seus diversos ecossistemas e as muitas atrações em todo o estado.

Neste post, reunimos todos os detalhes sobre o estado para te ajudar a escolher os destinos que valem a pena visitar de acordo com o seu estilo de viagem.

Lembrete importante: não se esqueça de verificar se a sua vacina contra a febre amarela está em dia! A vacina precisa ser tomada ao menos 10 dias antes da viagem.

Agora é com você! Preparada para fazer as malas e ir conhecer Mato Grosso do Sul?

Mala de Aventuras