Se tem um passeio que você não pode deixar de fazer em Bonito, é a flutuação nas nascentes e rios com água cristalina. Parece até de mentira quando você mergulha o rosto e dá de cara com muuuitos peixes coloridos, nadando pra lá e pra cá. Esse é realmente um dos passeios imperdíveis em Bonito, mas que pode gerar muitas dúvidas para quem nunca foi.

Por isso, continue lendo para descobrir tudo sobre a Flutuação em Bonito: qual passeio escolher? Qual é a melhor época? Quanto custa e como reservar?


Passeio de Flutuação em Bonito

Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito ficou muito conhecido por suas belezas naturais e claro, as flutuações. Os rios são super cristalinos por conta da alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina. Caso você tenha interesse em saber mais curiosidades sobre as água de Bonito, sugiro ler essa matéria.

Dito isto, é claro que um passeio de flutuação em Bonito não pode faltar no seu roteiro. Aliás, não somente um passeio, mas vários. Nós ficamos 5 dias por lá e fizemos 3 flutuações – pra você ver como é realmente imperdível essa atividade.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Os rio ficam dentro de fazendas privadas, então você deve pagar para ter acesso a eles e a toda estrutura que é oferecida para os turistas. O lado importantíssimo desse controle todo de turistas, é a preservação dessas áreas naturais.


Aproveite para ler: Roteiro Bonito: o que fazer em 5 dias de viagem


Como é o passeio de flutuação em Bonito

Antes de qualquer coisa, você precisa agendar o seu passeio com alguma agência de turismo local. Nós escolhemos a Bonito Way, que nos deu todo o suporte e nos ajudou demais com a organização do roteiro.

Depois de pegar todas as informações com a agência, seguimos com o nosso carro alugado até a recepção do passeio. Lá, eles explicam todo o roteiro e tudo o que vai acontecer ao longo do caminho. Está incluído no valor do passeio uma roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas e snorkel. Você deverá colocar por cima da sua roupa de banho!

Flutuação em Bonito: como é o passeio de flutuação e qual escolher

É importante saber:

  • Você não pode colocar os pés no fundo do rio, deve estar sempre boiando durante a flutuação, e pra isso, o colete salva vidas é ótimo!!
  • Não precisa ficar com o rosto afundado na água o tempo todo. É só virar de costas pro rio e ficar boiando, enquanto a correnteza te leva e você descansa o pescoço!
  • Não pode tocar em nada! É apenas para observar a vida marinha!
  • Não pode passar protetor solar ou repelente antes de entrar no rio, por conter substâncias tóxicas para a água!

Mais dicas: evite acessórios e leve com você somente o que pode molhar! Nós fomos apenas com a GoPro nas mãos. Dependendo do passeio, vai um barquinho acompanhando o grupo da flutuação, para socorrer em alguma emergência, mas não é nada prático ficar parando toda hora para pegar coisas no barco. Então a dica é essa: vá apenas com o que você pode molhar e deixe o restante no locker do passeio.

Nós fizemos 4 flutuações diferentes em Bonito, e agora vou contar a nossa experiência em cada uma delas:


Barra do Sucuri

Foi a primeira flutuação que fizemos e claro que nos surpreendemos com a cor azul vibrante do rio! Nesse passeio, estacionamos o carro, seguimos para os vestiários para nos prepararmos. Começamos com uma pequena trilha, de 10 minutinhos no máximo, até chegar em um píer. Ali, um barco motorizado nos buscou para navegarmos mais de 800m rio acima, para então começar a flutuação, com a ajuda da correnteza.

barra do sucuri flutuação
No barquinho, à caminho do início da descida do Rio Barra do Sucuri!

Descemos do barco e começamos a flutuação, que teve duração de mais ou menos 1 hora. O rio estava bem mexido e com correnteza forte em algumas partes, mas foi super especial e lindo. Há muuitaaa vegetação, plantas enormes e de todos os tipos, que se confundem com os peixes que ficam nadando pra lá e pra cá! Nesse dia, ainda tivemos a sorte de ver uma Ariranha nadando pertinho da gente e alguns macaquinhos na beira do rio, saltando de árvore em árvore. A natureza é perfeita!


Aquário Natural

É muito difícil dizer que um passeio de flutuação é mais bonito que o outro. São parecidos, mas cada um com sua peculiaridades. No Aquário Natural nos sentimos realmente dentro de um aquário. O esquema foi o mesmo: estacionamos o carro, nos vestimos com as roupas e equipamentos de segurança e fizemos uma trilha rápida até chegar na beira do rio. Nesse passeio, não precisamos pegar o barco, ele foi apenas acompanhando o grupo de longe.

aquario natural bonito
A visibilidade da água, no Aquário Natural, é incrível no inverno!

O início da flutuação é na nascente do rio, onde há muuita concentração de peixes. Eu nunca vi tantos peixes juntos na minha vida, deu até um nervosinho, mas foi incrível. A instrutora nos passou algumas orientações nesse lugar que era bem aberto e calmo, para então começarmos a descer o rio.

O passeio durou uns 30 minutos e foi bem tranquilo, pois o rio é calminho e com correnteza leve. A todo momento víamos muuitos peixes, lindíssimo!! Para fechar, passamos por algumas quedas de cachoeira e uma pequena tirolesa bem divertida. Ah! E ainda passamos por um lago cheio de jacarés. A estrutura do Aquário Natural é super completa e organizada!


Rio da Prata

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é imperdível. O passeio é mais longo e você tem a experiência de flutuar em dois rios diferentes – Olho d’Água e Prata. 

A primeira etapa do passeio é à bordo de uma Jardineira – aquelas caminhões com bancos atrás – passando por dentro da Fazenda, até chegar em uma área de reserva ambiental, para iniciarmos a trilha, passando por árvores centenárias e frutíferas. O nosso guia, Aurélio, era incrível, nos explicava tudo pelo caminho e contava diversas curiosidades.

flutuação em bonito MS
Muuuitos peixinhos no Recanto Ecológico Rio da Prata! Essa foto foi tirada no início da descida do primeiro rio, o Olho D’águá!

Depois, chegamos no primeiro rio – o Olho d’Água. Iniciamos próximo à nascente e já ficamos impactadas com a vida marinha. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante toda a descida pelo rio, que é bem rasinho e muito cristalino.

No Rio da Prata vale à pena você contratar o serviço de fotos. Os fotógrafos ficam em pontos estratégicos do passeio, registrando tudo com a GoPro e o MeuDome, um acessório que faz fotos meio a meio, sabe? Faz um efeito super interessante, a gente adora e temos os nossos também, que inclusive usamos para tirar diversas fotos nos passeios de flutuação.


Acesse o site do Meu Dome para conhecer os produtos e use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto no final das suas compras!


A segunda parte do passeio é a flutuação no Rio da Prata, que é um rio maior, mais fundo e com um tom de verde esmeralda. A grande beleza desses passeios é você se sentir praticamente parte da natureza. Nada em volta, apenas muitas árvores, peixes e rio. Experiência única que você não pode perder quando for a Bonito.

melhor época para conhecer bonito
No finalzinho do passeio do Rio da Prata, o rio muda um pouco de tom e fica mais fundo! que delícia boiar junto com os peixinhos!

Abismo Anhumas

E para fechar, fizemos também a flutuação no Abismo Anhumas, uma experiência bem diferentes das anteriores que tivemos nos rios de água cristalina.

O Abismo Anhumas é uma caverna inundada, de água também cristalina. O acesso é feito com a descida de 72m, até o interior da caverna, com um visual surreal de lindo. Você pode fazer passeio de bote, flutuação ou o mergulho com cilindro. Fizemos a flutuação e ficamos impressionadas com a visibilidade da água  e o que encontramos por lá: diversos espeleotemas como cones, estalactites e estalagmites. Uma paisagem alucinante, que parecia de filme!

A flutuação dura cerca de 30 minutos e é bem tranquila! O Abismo Anhumas oferece roupa de neoprene bem grossinha, já que a água é mais geladinha, e realmente foi ótima para não sentir frio. Além disso, é fornecido sapatilhas, colete e máscara. Um guia nos acompanha e vai contando curiosidades durante o trajeto.


Como falei, fechamos todos os nossos passeios com a Bonito Way, agência local que organizou tudo pra gente! Super recomendo entrar em contato com eles via WhatsApp para tirar as dúvidas e já garantir os passeios de flutuação, que são realmente imperdíveis!!!

 Agendar passeio!


Quem pode fazer flutuação em Bonito

Qualquer pessoa pode fazer a flutuação em Bonito! Não é necessário saber nadar, mas se você tiver uma boa intimidade com a água, ajuda. Todos os passeios contam com a presença de um guia, que vai te ajudando e tirando dúvidas a todo momento, além do que o colete mais a roupa permitem 100% de flutuabilidade.

Há opções de flutuações mais tranqüilas e outras mais radicais para quem gosta de aventura, como no Abismo Anhumas.


Qual é a melhor época para fazer flutuação em Bonito

Entre os meses de maio e setembro ocorre a estação seca em Bonito. E como não chove tanto, as águas ficam maais cristalinas, favorecendo (e muito) a visibilidade dentro da água. E o bom é que a temperatura das águas não oscila muito, então você não vai sentir muito frio dentro d’água. Porém o maior problema é que a temperatura fora d’água costuma ser mais baixa, então se você é do time dos friorentos, talvez não seja uma boa ideia fazer passeios de flutuação.

Eu gosto sempre de indicar as transições de estações. Nós fomos no finalzinho de abril e início de Maio, e pegamos dias lindos de sol, em uma época que já é ótima para fazer a flutuação. Mas, nos últimos dias da viagem, o tempo virou e esfriou bastante. É frio real! hehehe! Vale a pena apostar nesses meses intermediários e contar com a sorte pro clima ajudar!

flutuação bonito
A água é super cristalina em alguns pontos do rio!

Aproveite para ler:
Melhor época para visitar Bonito: um guia com os melhores atrativos mês a mês


Qual passeio de flutuação escolher

É muuito difícil responder essa pergunta. Das 4 flutuações que fizemos, eu não descartaria nenhuma, pois cada uma delas tinha a sua beleza e experiência única. Porém, se você quer um passeio de dia todo e mais completo, sugiro ir no Recanto Ecológico Rio da Prata! Além da flutuação, que óbvio, é a parte mais legal do dia, a fazenda é super bonita, com muuitos animais selvagens (vimos muitas araras por lá!) e o almoço também é espetacular! Por ser um lugar mais completo, onde você pode fazer inclusive outras atividades, é o que eu recomendo em primeiro lugar.

Mas, o Aquário Natural e a Barra do Sucuri também são imperdíveis para ver peixes nos rios de água cristalina. Há ainda outras opções de flutuações em Bonito, vale a pena você consultar a Bonita Way para ela te explicar a diferença entre elas, mas acredito que essas três são as mais recomendadas!

E claro, a flutuação no Abismo Anhumas foi uma experiência super diferente, com paisagens exóticas, dentro de um lugar único no mundo! Recomendo fortemente, apesar do valor mais elevado. Se você puder, não pense duas vezes antes de ir!


Dicas para fazer flutuação em Bonito


Aproveite para ler também:

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza

Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza

Cupom de desconto Columbia: 10% de desconto para compras no site da Columbia

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *