Petrópolis é uma cidade de natureza exuberante – repleta de cachoeiras, parques, trilhas, além de várias atividades culturais que podem ser feitas no Centro da cidade. Se você está em busca de um passeio de ecoturismo pela Cidade Imperial, não pode deixar de conhecer nossa lista com 10 cachoeiras em Petrópolis com dicas de como chegar e dicas para visitar cada uma delas. 

As melhores cachoeiras em Petrópolis

  1. Véu da Noiva – PARNASO
  2. Circuito das Bromélias – PARNASO
  3. Cachoeira da Macumba
  4. Poço Negro, Rocio
  5. Cachoeira da Ponte Funda, Vale das Videiras
  6. Piscina Natural da Pousada Paraíso
  7. Cachoeira da Rocinha, Secretário
  8. Poço São Pedro, Vale das Videiras
  9. Cachoeira das Sete Quedas
  10. Piscina Natural da Pousada Paraíso Açú

Cachoeiras em Petrópolis: como visitá-las

Para visitar as cachoeiras de Petrópolis é imprescindível ter um carro. A maioria delas fica em lugares remotos e que não possuem transporte público.

Portanto, pode ser uma boa alugar um carro ou contratar os serviços de um motorista particular – tipo um Uber, mas que vai ficar a sua disposição durante o dia!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Aluguel de carro

Por aqui, nós sempre usamos e recomendamos a Localiza. Essa é a nossa locadora preferida para viagens de carro aqui pelo Brasil. Eles ganham no quesito custo x benefício: ótimas ofertas e atendimento muito bom. Isso sem falar nas vantagens a seguir:

> Parcelamento em até 10x sem juros;
> Assistência 24h;
> Programa Fidelidade: suas diárias valem pontos para você trocar mais pra frente por novas diárias gratuitas!

locação de carro

Não deixe de conferir também a página exclusiva de benefícios e descontos para os clientes Localiza.

Motorista particular

Se você não dirige ou não quer preocupações durante a sua viagem, uma boa alternativa pode ser a contratação de um motorista particular para te levar nas melhores cachoeiras de Petrópolis.

A Elite Driver é uma empresa petropolitana que oferece transfer Rio Petrópolis, além de passeios em Petrópolis! Se você quiser fazer um tour pelo Centro Histórico de carro ou conhecer esse lado de ecoturismo da cidade, é só chamar eles!

O serviço é impecável. Eles dirigem bem, são super cuidadosos e ainda podem te ajudar a montar o melhor roteiro! Os passeios são personalizados e exclusivos.


Veja todas as dicas de Petrópolis no post: Petrópolis: como chegar, onde se hospedar, passeios e dicas imperdíveis


Cachoeiras em Petrópolis

Agora que você já sabe a melhor forma de ir até as cachoeiras petropolitanas, vem com a gente descobrir as quedas d’água mais lindas da cidade!

01. Véu da Noiva – PARNASO

A cachoeira Véu da Noiva, fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e conta com uma trilha própria bem sinalizada, com duração de mais ou menos 1h30 de caminhada.

A trilha é de nível moderado e tem alguns trechos bem íngremes que exigem um pouco mais de preparo físico. Nossa dica é parar pelo caminho na Gruta do Presidente para um pequeno descanso e ainda apreciar a beleza do local.

Os mais aventureiros curtem fazer rapel na cachoeira Véu da Noiva, que conta com 32 metros de queda e o visual é realmente imperdível sob qualquer ponto de observação.

10 cachoeiras em Petrópolis que merecem uma visita
Cachoeira Véu da Noiva, em Petrópolis

Como chegar na Cachoeira Véu da Noiva

A entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na Estrada do Bonfim, no Bairro de Corrêas, e custa R$18 para brasileiros (R$4 para petropolitanos).

Do centro de Petrópolis até lá, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que liga Petrópolis à Juiz de Fora. Ao se aproximar do PARNASO a estrada é de terra e com trechos ruins de asfalto e paralelepípedo. É bom estar atento na direção e tomar cuidado.

De ônibus, a melhor opção saindo do Centro de Petrópolis é pegar um ônibus para o Terminal Corrêas. De lá existem duas linhas que atendem o Bonfim – a linha 611 (Bonfim) que tem ponto final a cerca de 1 Km da portaria e a linha 616 (Pinheiral) que chega mais perto, até a Escola Rural do Bonfim.

Veja também: Centro Histórico de Petrópolis: roteiro de um final de semana


02. Circuito das Bromélias – PARNASO

O Circuito das Bromélias é considerado fácil e rápido, porque em cerca de 30 minutos você irá conseguir apreciar várias quedas d’água  da região.

Por ser bastante leve, é indicado para todos os tipos de grupos, sendo um passeio interessante até mesmo para quem está com crianças.

A trilha é muito bem sinalizada, por isso, não precisa ficar com medo de se perder! Os principais poços desse trecho são: o Poço  Paraíso, Poço das Bromélias e o Poço da Ducha. Em todos eles você poderá fazer belíssimas fotos.

O mais divertido de tudo, é que todo o caminho é encantador e, por ser uma trilha rápida e curta, você pode aproveitar para observar cada cantinho com mais calma.

cachoeiras parnaso
Uma das cachoeiras do PARNASO, em Petrópolis

Como chegar no Circuito das Bromélias

Como o Circuito das Bromélias também fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos o modo de chegar é exatamente o mesmo que explicamos acima.

Veja também: Cachoeiras do Circuito das Bromélias, Petrópolis


03. Cachoeira da Macumba

De acesso muito fácil, a trilha até a cachoeira é bem sinalizada e não levará mais do que 10 minutos de caminhada, o que torna esta uma das cachoeiras mais frequentadas durante o verão.

O nome da cachoeira se dá pelos artefatos religiosos que facilmente são encontrados no início da trilha e que devem ser respeitados pelos visitantes.

Com duas quedas de água, uma de 15 metros e a outra de 35 metros de altura, a segunda é especialmente encantadora. O ideal é ir para a cachoeira em dias bem quentes para encontrar a água em temperatura agradável para se refrescar.

cachoeira da macumba
A belíssima cachoeira da Macumba, em Petrópolis

Como chegar na Cachoeira da Macumba

Ela fica localizada entre Itaipava e Teresópolis. Do centro de Petrópolis para lá são pouco mais de 50 minutos de carro. Basta pegar a Estrada União-Indústria, dirigir até a saída para a BR 495. O ponto de referência é uma pontezinha branca onde, ao lado, há uma entrada para uma estrada de terra.

Seguindo, você chegará em um espaço aberto, onde é comum estacionar o carro. Depois, é só seguir pela trilha que começa ali mesmo no estacionamento e é bem demarcada,

O ideal é fazer esse trajeto de carro e uma boa sugestão pode ser alugar um veículo, caso você não tenha um e queira muito fazer esse passeio.

Veja também: Como chegar na Cachoeira da Macumba, Itaipava


Nós indicamos a Localiza, pois é super simples, a interface do site é fácil de usar e os preços são acessíveis.


04. Poço Negro, Rocio

Essa cachoeira é simplesmente perfeita! Tem um poço ótimo para nadar, bate sol o dia inteiro e a queda d’água é uma delícia. 

Por ser de fácil acesso, ela sempre fica lotada no verão. Ou seja, se quiser fugir do tumulto prefira ir durante a semana. 

Vista da Cachoeira Poção, no Rocio
Cachoeira Poço Negro, no Rocio

Como chegar no Poção?

Sentido Juiz de Fora/Rio, no km 76 da BR 040, você vai percorrer alguns quilômetros até chegar em uma ponte onde deverá virar à direita e seguir por uma rua estreita onde terá um recuo que você pode estacionar.

A trilha que dá acesso a essa paradisíaca cachoeira fica em frente ao recuo e é extremamente leve, com duração média de 5 minutos de caminhada.

Veja também: Conheça o Bairro Rocio, em Petrópolis


05. Cachoeira da Ponte Funda, Vale das Videiras

Se você não gosta de trilha, saiba que essa linda cachoeira fica a 3 minutos da beira da estrada, o que facilita demais o acesso, tornando-o o local ideal para um dia imperdível em Petrópolis com a família toda.

Linda, de acesso gratuito e com 20 metros de queda d’água, essa é uma cachoeira incrível para curtir o dia inteiro.

cachoeiras em petrópolis

Como chegar na Cachoeira da Ponte Funda

Do centro de Petrópolis até a cachoeira são aproximadamente 50 minutos de carro. Basta pegar a BR 040 e em seguida a Estrada Bernardo Coutinho, em direção ao Vale das Videiras. A cachoeira está na altura do km 14.

Veja também: Como é a trilha do Morro dos Palmares em Petrópolis


06. Piscina Natural da Pousada Paraíso

A piscina natural de águas esverdeadas, é sem dúvidas imperdível! Ela fica embaixo de uma pedra onde os aventureiros podem fazer rapel! Abaixo da piscina natural se forma a cachoeira que é sensacional de linda. 

pousada paraíso
A incrível piscina natural da Pousada Paraíso!

A Pousada Paraíso é por si só um passeio imperdível em Petrópolis!

Onde fica a Pousada Paraíso

Ela está localizada no Taquaril, bem pertinho de Pedro do Rio, distrito de Petrópolis. Para chegar lá não use o GPS, pois há vários caminhos alternativos e você pode se atrapalhar. No site da pousada tem um mapinha para te ajudar.

mapa de como chegar na Pousada Paraíso em Petrópolis
Como chegar na Pousada Paraíso em Petrópolis

Além da piscina natural maravilhosa, a Pousada Paraíso também oferece uma ótima acomodação e várias atividades. Tem sauna, barzinho, espreguiçadeiras e redes para você curtir a área comum, além de uma quadra de vôlei e mini golf.

Dica: Você pode passar o dia por lá, sem se hospedar, pagando o valor do Day Use.

Veja também: Conheça a belíssima Pousada Paraíso em Itaipava


07. Cachoeira da Rocinha, Secretário

Essa é uma das cachoeiras imperdíveis em Petrópolis. Ela é bem grande, ótima para mergulhar, tem vários poços e um escorregador natural que é o máximo (mas aproveite com cuidado, hein!).

Como o acesso também é fácil, e gratuito, ela fica bem cheia nos finais de semana.

cachoeira da rocinha secretário
Cachoeira da Rocinha, em Secretário

Como chegar na Cachoeira da Rocinha

Para chegar na cachoeira basta subir pela BR-040, após Petrópolis e Itaipava, é só entrar na RJ-123 por mais alguns quilômetros até Secretário. Veja aqui o caminho certinho para chegar na cachoeira.

A trilha que dá acesso a essa cachoeira é de fácil acesso, com apenas alguns desníveis e pontos íngremes. Porém são apenas 5 minutinhos de caminhada, bem tranquilo, não?

Veja também: O que fazer em Petrópolis: 30 passeios imperdíveis


08. Poço São Pedro, Vale das Videiras

O Poço São Pedro é incrível e possui águas geladas para recompensar os aventureiros que chegam até lá depois de uma trilha de bike. 

Cachoeiras em Petrópolis
Poço São Pedro, no Vale das Videiras

O acesso é por uma propriedade particular na beira da estrada, por conta disso é preciso pagar uma taxa de conservação, bem baratinha. Quando fomos (em 2018) a entrada custava R$5,00. 

Como chegar no Poço São Pedro

É possível chegar na cachoeira por conta própria, porém é bem complicado encontrar o caminho, já que não tem sinalização. Nós fizemos esse passeio junto com o Galpão Caipira e super indicamos.

No centrinho de Vale das Videiras você pode contar com toda a estrutura do Galpão Caipira que leva até o Poço São Pedro. O percurso do centrinho até o Poço pode ser feito pedalando por 12km ou pegando carona no carro do Galpão Caipira, o que torna o passeio acessível até mesmo aos mais sedentários, vale muito a pena!

Veja também: Um dia no Galpão Caipira: trilha de bike, massagem no spa da cachoeira e almoço delicioso


09. Cachoeira das Sete Quedas

Como o próprio nome sugere, essa linda cachoeira tem 7 quedas d’água e, além de imperdível, ela é de fácil acesso. Você sequer precisará passar por uma trilha, o que torna o local bastante procurado, principalmente no verão.

Na cachoeira você também encontra um bom espaço para nadar e tomar banho de sol. 

É preciso pagar uma taxa de R$2,00 para visitar, mas vale muito a pena, pois está sempre limpa e ainda oferece uma boa estrutura, com lanchonetes e quiosques.

Como chegar na Cachoeira das Sete Quedas

Saindo do centro de Petrópolis basta pegar a BR 040 e, em seguida, a Estrada Bernardo Coutinho no sentido Vale das Videiras.

Veja também: Petrópolis: como chegar, onde se hospedar, passeios e dicas imperdíveis


10. Piscina Natural da Pousada Paraíso Açú

A piscina natural da Pousada Paraíso Açú é, sem dúvidas, um dos pontos imperdíveis de Petrópolis! As águas em tom de verde escuro são provenientes de uma nascente local e garantem um banho refrescante no verão. Ao redor da piscina ainda tem um deck para você tomar um sol e relaxar nas espreguiçadeiras.

Pousada Paraíso Açú
Piscina natural na Pousada Paraíso Açú

As instalações da pousada também são espetaculares. Tem sauna, área comum arborizada e quartos (ou chalés) super confortáveis. Uma boa para quem quer curtir um final de semana a dois.

Como chegar na Pousada Paraíso Açú

Pousada Paraíso Açú está localizada no Vale do Bonfim, ao lado do Parque Nacional Serra dos Órgãos. Para chegar lá basta pegar a Estrada do Bonfim e se prepare para encarar alguns trechos sem asfalto e ruas bem estreitas, mas acredite, vale a pena!

Veja também: Pousada Paraíso Açú: tranquilidade, contato com a natureza e puro charme em Petrópolis


São várias opções para todos os gostos né? Entre as 10 cachoeiras imperdíveis em Petrópolis, basta que você escolha uma ou algumas para conhecer, levando em consideração principalmente seu condicionamento físico para encarar uma trilha.


Você pode gostar de ver também: 

Conheça o Vale do Amor, um santuário ao ar livre em Petrópolis

Caminhos do Brejal: uma ótima opção em Petrópolis para quem curte ecoturismo

Itaipava: roteiro de um final de semana

10 passeios de ecoturismo em Petrópolis


 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

1 resposta

  1. Obrigado pela citação de meu blog indicando o caminho da cachoeira da rocinha! Gratidão!
    O blog de você é maravilho e uso como referência em algumas postagens minhas!
    Sejam sempre bem vindas ao Trilhas e Mochila!
    Um forte abraço de Roberto Bessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *